Esse é mais um post do Desafio Realmente Desafiante e infelizmente não consegui publicá-lo no mês de junho em razão de todos os problemas que tive.
Mas enfim… Agora no mês de julho vou tentar ser mais pontual! rs…
Esse é o primeiro livro que eu leio do autor Nicholas Sparks e, ao final,cheguei a conclusão que o tipo de narrativa dele não me agrada muito.
Eu sempre ouvi excelentes críticas sobre os livros desse autor, mas fiquei com um pé atrás depois de ver alguns dos filmes baseados em suas histórias.
Lembro-me de ter visto Um Amor para Recordar e Noites de Tormenta. Ambas as histórias me deixaram arrasadas ao final. Sou do tipo de pessoa que gosta de ler um livro e sentir alguma esperança. Gosto de acreditar que a vida reserva um final feliz para todos nós.
Então, quando me deparo com esse tipo de história “real demais”, fico muito mal. Poxa, a gente acompanha toda a história, se apega aos personagens, torce para que tudo fique bem… Então o autor vem e mata alguém e a gente se acaba em lágrimas! Desculpe, esse tipo de livro não é para mim.
Mas então, algumas pessoas me disseram que se eu quisesse ler um livro do Nicholas Sparks sem medo de sofrer, deveria ler esse livro. Por coincidência acabei ganhando um exemplar numa promoção e, quando vi que o Desafio Realmente Desafiante para o mês de junho exigia um livro que tivesse virado filme, resolvi dar uma chance.
O livro conta a história de Logan Thibault, um ex-fuzileiro naval americano que lutou por três oportunidades na Guerra do Iraque. Logo na primeira vez que Thibault é enviado para a batalha, encontra uma fotografia de uma garota e, depois de não encontrar o dono da foto, resolve guardá-la. A partir desse dia, a sorte de Logan começa a mudar e, por diversas vezes, escapa da morte certa.
De volta aos Estados Unidos, Thibault decide descobrir quem é essa garota. Ele sente que tem uma dívida com ela e que a foto foi o seu amuleto da sorte. Então decide sair do Colorado e caminhar em direção a Hampton, a cidade onde desconfia que a foto pode ter sido tirada.
Por óbvio, senão a história não teria sentido, ele encontra a moça da foto e, a partir daí começa a conhecê-la e a se relacionar com ela. Thibault nem imaginava que poderia se apaixonar pela garota e que ela salvaria sua vida mais uma vez!
O que achei sobre o livro? Bom, desde o início da leitura fiquei incomodada com a narrativa. Alguma coisa na forma como o autor escreve me manteve distante dos personagens. Não consegui me apegar a eles e nem me envolver com a história. Cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um dos três personagens principais: Thibault (o ex-fuzileiro), Beth (a garota da foto) e Clayton (o ex-marido de Beth). Entretanto, toda a narrativa é feita em terceira pessoa.
A história, como um todo, é bem interessante. Assim que terminei de ler o livro, achei que tinha valido a pena insistir na leitura. O problema foi o durante. Não consegui sentir aquele desejo enlouquecedor de terminar o livro. Se eu não fosse tão cabeça dura e se não tivesse escolhido esse livro para o DRD, provavelmente teria abandonado o livro logo nos primeiros capítulos e me dedicado a outra história, uma que me deixasse desesperada para chegar ao final! rs…
Em resumo, achei a história boa, mas o desenvolvimento deixou a desejar para mim. Decididamente, o que mais gosto em um livro é uma boa dose de emoção e aventura e esse livro permaneceu na categoria de “morno”. Rs…
Espero que os fãs do Nicholas Sparks não me odeiem depois desse post. Hehehehe
Bom dia Camila, tudo bem? Eu sou fã do Sparks, e não vou odiar você por não gostar da leitura…. Eu sempre comento isso, no caso do Sparks, ou você ama ou odeia… não tem meio termo… rs
Eu sempre me emociono quando leio os livros deles, sem dúvida… e sempre choro… não consigo evitar.. Mas mesmo assim eu amo os livros dele.. Não sei explicar, apenas acontece rs..
Beijos
Bom, eu parei de ler o Nicholas depois dos primeiros livros que li; é sofrimento demais, sabe? Sempre que algo começa a dar certo, alguma coisa ruim estraga…eu acabo gostando, mas enfim. Sempre sofro demais! Pelo menos com esse livro não é assim..rsrs
Oi Vivi,
O que me incomoda nessas histórias é a falta de esperança! Qual é a graça de ler um livro sobre uma pessoa com câncer que morre no final? Imagino o que isso representa para quem está doente, ou tem alguém doente na família! Deve acabar com todas as esperanças do universo!
Acho isso horrível!
Beijos
Mila, pois a fórmula do Sparks funciona super bem pra mim. Eu tenho todos os livros dele publicados no Brasil e já estou louca pra comprar a continuação de Um Amor Para Recordar que saiu esse mês pela Arqueiro.
Eu acho que ele escreve de uma maneira muito simples e envolvente sobre relacionamentos e emoções.
Pena que vc não gostou porque eu amo 🙂
Ops continuação de Diários de Uma Paixão . Abafa o caso !!
hehehe
Oi Luka,
Infelizmente não curti mesmo!
A narrativa me incomodou mesmo. Não consegui me envolver com a história.
beijos
Olá, Camila. ^-^/
Sempre achei que não gostaria de ler os livros de Nicholas Sparks, justamente pelo o que você disse. Assisti ao filme dele “Um amor para recordar” e apesar de achar uma história muito tocante, não faz o meu tipo, é muito sofrimento. Não gosto de pensar que não haja uma luz no fim do túnel, tal como você. Lendo a sua resenha percebi justamente os pontos que não me agradam nesse autor, e agora tenho certeza de que esses livros não são pra mim. Ou me acabarei em lágrimas e ficarei arrasada demais. rs
Beijos
Oi Debee,
E a verdade é que tem tanto livro excelente por aí, né?! Por que perder tempo com livros que já sabemos que não vão nos agradar?
beijos
Eu, ao contrário, adoro um dramalhão bem real. Daqueles que temos que repensar nas coisas da vida e etc. Adorei Um amor pra recordar e Diário de uma paixão.
Achei que (pelos filmes e pelo que lia dele) que iria AMÁ-LO. E fiquei muito decepcionada com o livro Diário de uma paixão. Fiquei feliz de terem conseguido transformar o filme em algo brilhante.
Fiquei com três pés atrás com Sparks. Mas a Aione me deu uns conselhos e acho que é possível que nos próximos meses eu encare outro.
liliescreve.blogspot.com
Oi Laise,
Não li os outros livros, mas odiei o Amor Para Recordar! Se eu tivesse uma pessoa doente na família, teria arremessado o livro longe! Odiei o Dias de Tormenta também!! Simplesmente não consigo gostar de alguma coisa que termina em desgraça! rs…
Beijos
Eu não posso dizer se realmente gosto. Li apenas um livro dele: Querido John! E foi uma grande merda! Mal traduzido, a narrativa é chata e, como você disse, não consigo me apegar aos personagem. Adorei o final do livro. Não porque a história era boa, mas pelo fato d’eu ter insistido e conseguir acabar.
As vezes penso se devo dar chance para outro livro. Só para ver se muda esse gostinho que tive do primeiro livro que li dele. Será que devo? Afinal “Querido John” pode ser um exceção.
Oi Mariana,
Sempre que comento que não gosto desse tipo de história, aparece alguém me dizendo que eu deveria ler um outro livro para tirar a má impressão! Mas duvido que eu vá ler outro! Se esse, que não tem dramalhão no final, já não me agradou, imagina os outros?!
beijos
Camis,
Meu problema com o Nicholas Sparks não é nem essa coisa da tristeza, mas sim o cliché. Parece que é sempre a mesma coisa: um cara emburradinho conhece uma mocinha boazinha e eles se apaixonam perdidamente e vivem a história de amor mais linda de todos os tempos. Sabe, não tenho nada contra amores inesperados, acho mesmo que pode acontecer, mas escrever TODOS os livros sobre o assunto é meio chato. Confesso: tenho a maior preguiça.
Okay, talvez eu deva dar uma chance pro cara, mas é que tenho tantos livros legais planejados pra ler que realmente não vou parar por causa do Sparks. Coisa feia, mas é verdade.
bjs
Oi Mel,
Penso exatamente assim!
Com tantos livros bons na prateleira, por que me prender em livros que já sei que não serão tão bons para mim?
Não gosto desse lance de explorar a desgraça humana, sabe?
beijos
Oi Camis!
Apesar de eu ter adorado o livro, ele é realmente morno! Não tem muitos altos e baixos mesmo.
Diferente de você, eu me envolvi bastante, mas talvez seja por já estar acostumada à narrativa do Nicholas e por ela me agradar.
O livro de Noites de Tormenta é bem melhor que o filme, só pra constar. Eu odiei o filme porque ele me pareceu muito mais depressivo que o livro… A história em si, inclusive o final, é o mesmo, mas a visão dos dois foi diferentes, sabe? O livro tem um ar mais de superação e o filme…Não! Rsrs
Em termos de emoção, acho que A Última Música tem mais acontecimentos!
Beijão!
Oi Aione,
Para mim não rola, não!
Nem livro e nem filme! Simplesmente não vi nada que me deixasse curiosa para ler outro livro desse autor.
Achei a narrativa muito parada e o livro completamente sem emoção!
Beijos
Mila,
o que me incomoda nos livros do Nicholas,que nem vc citou é que eles são muito reais,não há esperanças
Quando eu digo isso,é pq no final nós (leitores) já sabemos que um final feliz é praticamente impossível.
Até em O Milagre,que a editora brasileira em questão não publicou o segundo livro,ele fez um final drástico.
O que muitas pessoas desconhecem,e acreditam que como ele fez um livro (O milagre) um final happy é possível que ele faça em outros livros.
Ler os livros do Nicholas só com uma caixa de lencinhos do lado.
bjs Nati
Oi Nat,
Acho ruim ler um livro que me deixe arrasada no final! Prefiro ler histórias que podem até trazer um grande drama, mas que acabe bem!
A vida real já é cheia de desgraça e quero que um livro me desperte sentimentos bons! Quero poder acreditar que a vida pode ser boa!
Beijos
Nunca li nada do Nicholas Sparks,só vi a maioria dos filme que foram baseados nos livros dele não sou tão louca para ler um livro dele não tipo tenho a curiosidade de ler alguma obra do autor mas não aquele desespero de eu preciso ler hj se não vou ter um troço sabe.
Oi Jay,
Te entendo perfeitamente!
Beijos
Ai Camila, sabe que eu concordo com você… não consigo ler nem assistir nada que vá me deixar muito arrasada. Não gosto, me sinto mal. E particularmente nunca gostei nem dos filmes das histórias do Sparks (todo mundo insistiu pra caramba para que eu assistisse Diário de Uma Paixão falando que eu ia amar, mas não gostei não), então nunca me aventurei a ler. Como você disse, eu prefiro ler até algo que traga grandes dramas mas termine bem. Talvez não esteja agindo como uma leitora ideal, mas já temos muitas obrigações na vida, e então não gostaria de me obrigar a ler algo que não me fará bem emocionalmente.
Oi Liége,
Disse tudo! Porque ler alguma coisa que já sabemos que não nos fará bem??
Eu já tinha um pé atrás por causa dos filmes, mas mesmo assim resolvi dar uma chance! Como uma boa blogueira, é bom estar antenada com tudo o que rola no mundo literário e é inegável que esse autor faz muito sucesso. Mas decididamente não é para mim. Não gostei da maneira como ele escreve.
Beijos
Oi Milla!!
Primeiro eu já li esse livro do Nicholas e dentre os outros achei o mais distante dos personagens! Esse é muito bom, mas tem outros dele que são melhores. Esse foi um livro dele que quando estava lendo até pensei que não mataria ninguem… mas sabe como é no fim levei até um susto pensando que a pessoa que tivesse morrido foi aquela que você já sabe rsrsrs…
E foi confirmado Milaaaaaaaaaaaaa comprei a minha passagem para São Paulo *-* embarco no dia 8, chego ai de 14:35 e volto no dia 20 de 11:00 😉 Nos encontraremos eu espero nem que seja para tomar um cafezinho ( cafezinho mesmo e com muito leite) para nos conhecermos. E eu desisti de lhe enviar o presente pelos correios… eu já comprei mas acabei optando por lhe entregar pessoalmente rsrsrs é mais emoção quero ver o que você vai achar né rsrsrs Um xerãoooooo
Oi Li!!
Que feliz que você vem!!
Não vejo a hora de te encontrar… Só que eu não tomo café, então peço uma coca-cola, ok?!!
Estou super ansiosa para a Bienal!!
Beijos
kkkkkkkkkkkkkk Eu tbm não sou fã de café não.. e quando tomo tem que ser com bastante leite rsrsrs
Eu topo a coca-cola sim ;D E também estou super ansiosa!
Um xerão!! ;**
Cami querida, tenho um livro do Nicholas, dois na realidade, que talvez consigam te prender um pouco mais. Sou suspeita para falar pois adoro o autor mas mesmo sendo muito fã achei o livro um dos mais fracos, me emocionei um pouco mais com o filme que com o livro por ter o meu queridinho desde que eu tenho 9 anos (e isso já fazem 9 anos) Zac Efron, então eu como viciada em livros E filmes adorei o fato do meu autor preferido e meu ator predileto JUNTOS. Mas enfim vou parar de tagarelar se não eu falo até amanhã haha, experimenta ler os livros: Lembranças (um dos ultimos que saiu dele, e é narrado em primeira pessoa no ponto de vista dos dois protagonistas) e também o “O melhor de mim”, esse realmente me surpreendeu totalmente no final e olha que eu custumo ser do tipo que prevê os finais do Nicholas por ler muito os livros dele haha. É só uma dica, se for ler me diz se gostou *-*
Beijinho
Oi Bruna,
Eu realmente tenho o maior pé atrás com Nicholas Sparks porque sempre acho que os livros dele terminam em tragédia. Eu sei que isso é um pouco de preconceito, mas não sou muito fã de sofrer e chorar copiosamente com livros. Decidi ler Um Homem de Sorte justamente porque me disseram que não tinha (tanta) tragédia assim! rs… Depois que terminei o livro, percebi que nem esse foi capaz de me agradar, então tive ainda mais medo dos outros, embora todo mundo diga que os outros é que são os melhores.
Um dia ainda tento ler outro livro e vou anotar a suas dicas!
beijos
o lembranças ninguém morre UASHUASHUAHSU tem tragédia mas no fim tudo da certo :p
Hum…
Bom saber, Bruh!
Vou dar uma olhada!
Beijos