Chris Claremont e Frank Miller – Eu, Wolverine

Olá. Como este é o mês de segundo aniversário do Leitora, nada mais justo do que fazer uma resenha especial. Então, falarei do meu personagem predileto: Wolverine! Realmente sou fã do cara, afinal acompanho suas histórias desde que aprendi a ler, há mais de 25 anos!!! Poxa, tô velho pra c… rsrsrs

Inicialmente pensei em fazer uma resenha bem linear, contando sobre a primeira aparição de Wolverine, sua entrada para os X-Men etc. Todavia, como a história dele não é assim linear, acabei mudando de idéia e tratarei somente de Eu, Wolverine, saga que selou de vez meu fanatismo (no bom sentido, lógico – rs) pelo personagem.

Isso, contudo, não impede que eu fale um pouquinho dele: seu nome verdadeiro é Logan (pelo menos era o que sabíamos no momento de lançamento dessa HQ); nasceu no Canadá; é um mutante (ser que possui “características especiais” em razão de uma mutação genética); e em razão de um experimento, possui 6 garras retráteis de adamantium (o metal mais resistente que existe) e seu esqueleto também é revestido com o mesmo material. Suas “características especiais” constituem fator de cura e sentidos aguçados e seu nome – Wolverine – deriva de um pequeno mamífero norte-americano (chamado de carcaju em português), muito feroz e com garras afiadíssimas. Ah, não posso deixar de mencionar que o cara é o baixinho mais esquentado do Universo Marvel!!! rsrsrs

A HQ foi editada nos Estados Unidos em 1982, com o nome de Wolverine, em uma minissérie de 4 volumes, escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. O mesmo aconteceu aqui no Brasil no ano de 1987, ocasião em que foi lançada pela Editora Abril, também em uma minissérie dividida em 4 volumes. Lembro que, na época, eu lia cada uma das revistas várias vezes, compulsivamente, esperando o lançamento da próxima edição! Cada espera foi um martírio… Os piores dias da minha vida!!! rsrsrs Para vocês terem uma idéia de como gostei, completei a coleção… 2 vezes! É isso mesmo: tenho 2 coleções completas da edição brasileira de 1987!!!

Já em 2009, a Panini reeditou a saga, em uma versão encadernada com direito a prefácio de Chris Claremont, contando como essa empreitada surgiu e se desenvolveu. Obviamente também adquiri essa versão… 2 vezes! rs Não adianta: fã é fã!!! Mas deixemos de lado minhas divagações e meus surtos de ansiedade e compulsão (rs) e vamos logo a Eu, Wolverine.

Antes desta HQ, o personagem nada mais era do que um mutante impulsivo e briguento, um verdadeiro “psicótico furioso”, como o próprio Chris Claremont o definiu. Não contente com isso, Claremont decidiu reformular e percebeu que precisava dar-lhe mais substrato. Então, ao convidar Frank Miller para desenhar a minissérie, contou sobre sua idéia “de que a essência da personalidade de Wolverine era a de um ‘samurai defeituoso’”. Desta feliz reunião surgiu a melhor história solo de nosso “herói”!!!

Eu, Wolverine se inicia com o seguinte pensamento: “Eu sou WOLVERINE. Sou o melhor no que faço, mas o que eu faço melhor não é nada agradável”. Daí já extraímos o cerne da história: a luta que Logan irá travar dentro de si, que se resume entre ser um animal de puro instinto ou um homem honrado!

Nessa época Logan se relaciona com Mariko Yashida, uma nobre japonesa que conhecera pouco tempo antes. Porém, todas as suas cartas enviadas para ela foram devolvidas e ela não atende suas ligações ou retorna seus recados… Wolverine não fica nada contente com isso e vai até o Japão “resolver a parada”. Lá chegando, descobre que Mariko foi obrigada a se casar para cumprir um compromisso familiar assumido por seu pai, Lorde Shingen Yashida, líder do clã Yashida e um dos figurões do submundo japonês. E as coisas esquentam…

Shingen vê Wolverine como um selvagem e o desafia para uma luta com bokan, espadas de madeira para treino, pois o considera indigno para uma luta “verdadeira”. Nosso herói é derrotado, sendo surrado e humilhado na frente de sua amada Mariko, ficando largado à própria sorte… que lhe lança nos braços de Yukio, uma assassina japonesa que é, digamos assim, um tanto “voluntariosa”. Rsrsrs

E aí Logan se vê metido numa luta contra o submundo japonês, tendo que enfrentar inclusive O Tentáculo, um clã de ninjas assassinos altamente disciplinadaos perigosos. Mas nosso herói não “não deixa barato” tudo que lhe aconteceu e ingressa numa luta incessante para reconquistar o grande amor da sua vida, Mariko!

E é aí que o bicho pega!!! rs Wolverine investe pesadamente contra a organização do Clã Yashida, minando suas bases, até culminar na invasão da sua fortaleza e em mais uma luta sanguinária contra Lorde Shingen – agora com katana, espada de metal – numa seqüência de ótimos desenhos do mestre Frank Miller! Uma verdadeira obra-prima!!!

O mais importante nessa história de Wolverine é a “mudança de rumo” do personagem, que passou a contar com um “lado psicológico” muito mais exacerbado e complexo.

Além disso, é de ressaltar outro grande tema da HQ: o amor!!! Vocês devem estar se perguntando “Hã?! Amor?! Como assim??? A história não é do Wolverine, um baixinho encrenqueiro que possui garras e dá porrada em todo mundo???” (rs). Calma. A história é do Wolverine sim, mas aqui também é reforçado um traço marcante na vida de Logan: suas relações amorosas, que farão parte de quase todas as suas aventuras!!!

Por fim, essa versão encadernada da HQ também traz mais uma história, que se passa após a saga. E pasmem: trata-se do casamento de Logan e Mariko!!! Agora sim, vocês devem estar pensando “Tá loco??? O Wolverine casando??? Assim não dá?!” (rs). Peço calma mais uma vez e digo: é isso mesmo! A história versa sobre o casamento de Wolverine!!!

Entretanto, como candidato a bom resenhista, não revelarei o que ocorre no casório! Vocês vão tem que ler a HQ para saber! E nem adianta dar desculpa de que é difícil encontrá-la e “blá blá blá”, pois neste mês do segundo aniversário do Leitora Compulsiva você pode ser o(a) felizardo(a) que ganhará um exemplar encadernado! É isso mesmo! O Leitora irá sortear um exemplar encadernado de Eu, Wolverine!!!

Para se inscrever, basta seguir as regrinhas abaixo. Boa leitura e boa sorte a todos!

Como diria nosso querido Logan, “Até mais, xará”!!!

Denis

***

Para concorrer a um exemplar de “Eu, Wolverine” (edição da Panini), siga as regrinhas abaixo:

1) É necessário ter um endereço de entrega no Brasil;

2) Deixe um comentário neste post e mencione a seguinte frase: “Quero ir ao casamento do Wolverine”;

3) Para ter mais chances de ganhar, divulgue a promoção no Twitter ou Facebook com a seguinte frase:

“O @LeitCompulsiva me levará ao casamento do Wolverine! http://wp.me/pKbOJ-1f9”

Depois de divulgar, volte aqui no post e comente novamente (como indicado no item 2), mas dessa vez acrescente o link direto da divulgação. Vale lembrar que só serão aceitas inscrições com um intervalo mínimo de 12 horas entre elas!!!!

4) As inscrições poderão ser feitas até as 23:59 do dia 11/10 e o sorteio será realizado, via Random.org, no dia 12/10. Cada participante concorrerá com o número respectivo de seu comentário.

5) O vencedor receberá um e-mail e terá 2 dias para responder, enviando seus dados.

Boa sorte a todos!!!

*****************

PROMOÇÃO ENCERRADA!!!!!!!!!!!!

E quem vai receber um exemplar de “Eu, Wolverine” é :

CAROLINA DURÃES

Parabéns!!!!

Carolina, você tem dois dias para responder o e-mail com seus dados, ok?

Beijos

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Eu entrei aqui já esperando que fosse o Denis!! hahaha! Nossa, o Wolwerine casa?? Essa foi mesmo uma surpresa! Eu sabia que ele tinha clone - a irmãzinha dele X-23, agora esposa...uau! E filhos? Teremos filhos? hehe

    • Oi Vivi.
      Pois é, quantas novidades né?! Mas só lendo a HQ para saber o que ocorre no casamento...
      Então aí vai mais uma: o Wolverine tem um filho!!! Não é com a Mariko, mas com uma outra japonesa (o cara é chegado numa oriental - rsrsrs). Mas isso é papo para, quem sabe, uma outra resenha, não é mesmo???
      Bjs

  • Caramba, quase cai para trás! Wolverine casando??! muito doido isso... e eu q pensei q ele fosse a fim da Jean (é isso q hollywood faz de vc, uma ignorante de gibis :P). Bom, na verdade já sabia dessa japonesa, até vai ter o filme dessa história, o Wolverine a origem 2, se não me engano... mas casar?! vai ser uma das cenas mas bizarras!
    Enfim, eu tmb sou apaixonada pelo Logan! Ele até me inspirou a escrever meu primeiro livro :D
    "Quero ir ao casamento do Wolverine";

    Bjs querida!! muita 'garra' pra vc! (hehe)

    • Thaty, que bom que eu "surpreendi" vc... rs
      O Wolverine já foi a fim da Jean, como retratado nos filmes dos X-Men. Foi logo no começo, quando ele entrou para os X-Men, bem antes de ele conhecer a Mariko... Essa culpa Holywood não pode carregar. rsrsrs
      Não sabia que no próximo filme mostrarão a Mariko. Que bacana!
      Até a próxima. Bjs

      • Eu também achava que a Jean fosse a grande paixão do Wolverine!! Por isso é bom ter um "professor" sempre a disposição para me tirar da ignorância!!! hahaha
        Legal esse lance do filme novo! Vamos esperar com ansiedade!
        Beijos

      • Fico feliz de saber que vocês gostam das resenhas de quadrinhos!!! Assim o Denis se anima e faz mais!! hehehehe
        Beijos

  • Quando eu comecei a ler esse post achei sinceramente que estava falando de outro personagem rsrs
    PS: "Quero ir ao casamento do Wolverine";

      • Hahaha, não imaginava que fosse tão estranho assim pensar no Wolverine casando!! hahaha Afinal... os brutos também amam!!!
        Beijos

  • Olá Denis... Adorei tua resenha!!!
    Esta aprendendo direitinho, com uma professora feito a Camila não tinha como não ser, né??
    É claro que “Quero ir ao casamento do Wolverine”, não perderia este casamento por nada...
    Abraço.

      • Oi Bárbara!!!
        Quando se trata de quadrinhos, a aluna aqui sou eu!! hehehe
        Adoro quando o Denis se anima a escrever. Ainda mais porque ele sabe como escolher um bom tema e gerar todo esse impacto!! rs...
        Beijos e boa sorte!

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás