Leitora Compulsiva

Carina Rissi – Perdida: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo

Há muito tempo estou com esse livro na estante, ou melhor dizendo, no meu e-reader já que meu exemplar e digital. Ops… deixa só eu fazer um comentário sobre isso… Como vocês devem saber, esse ano rolou Bienal do Livro aqui em São Paulo e a Carina estava lá autografando livros. Então fiquei toda feliz e fui procurar meu livro para levar para ela autografar… Aí me lembrei que meu exemplar era digital! Que coisa inconveniente essa! hehehehe Acabei indo lá mesmo assim e aproveitei para tirar uma foto com ela e peguei um autógrafo num marcador. Já é alguma coisa, né?!

Mas voltando ao assunto…

Sempre ouvi muitos elogios sobre o livro, mas a oportunidade de ler nunca aparecia. Cada resenha que eu lia só me deixava com mais vontade de lê-lo e de alguma forma eu senti que iria gostar muito do livro.

Então, recentemente recebi um exemplar do segundo livro da autora – Procura-se Um Marido – e decidi que, mesmo que os livros não tivessem qualquer relação entre eles, eu teria que ler na ordem em que foram escritos pela autora. Bom… pelo menos acho que ela escreveu Perdida primeiro…

Enfim… Semana passada tive que viajar a trabalho e decidi que aproveitaria as horas de espera em salas de embarque para ler o livro.

Basicamente, o livro conta a história de Sofia, uma jovem que cresceu em um mundo moderno, cheio de tecnologias. Acho que muitos de vocês se identificariam com ela, já que ela mal sabe o que é uma máquina de escrever!! rs…

Como muitas garotas dos tempos atuais, Sofia trabalha duro para se manter, é independente e não tem a menor intenção de se “amarrar” a alguém. A vida amorosa de Sofia não é lá muito agitada, mas pelo menos ela tem seus livros que a ajudam a manter o coração aquecido! rs…

E então, num belo dia, depois de uns certos acontecimentos, Sofia precisa comprar um celular novo e acaba encontrando uma vendedora estranha, que a convence a levar um aparelho super moderno e exclusivo.

Assim que Sofia liga o aparelho, um grande clarão ofusca sua visão e PUFF… Quando percebe ela está em pleno século XIX. Bom, não que ela tenha noção disso logo de cara… Mas enfim!!

A questão é que Sofia está no meio do nada, usando suas roupas do século XXI e não tem a menor idéia do que está acontecendo. Até que… Tcharam… Um cavalheiro bonitão surge em seu cavalo para ajudá-la. E assim ela acaba acolhida na casa de Ian Clarke e precisa descobrir como se ajustar àquela vida sem modernidade alguma (pois é… pensa num lugar sem descarga e sem chuveiro…) e ao mesmo tempo procurar uma forma de voltar para casa.

Para saber o que acontece com ela por lá, só lendo o livro mesmo, porque eu não quero estragar a surpresa de ninguém!!! E sério… O livro vale mesmo a pena ser lido!!

Depois que terminei de ler fiquei me perguntando porque é que demorei tanto tempo para me dar esse prazer. O livro é sensacional!!

Alguns poderiam dizer que a história é clichê ou nada original, já que fala sobre uma garota do mundo moderno que de alguma forma acaba indo parar no passado e encontra um cara maravilhoso.

Não estou nem aí se esse tema já foi explorado por outras pessoas… A questão é que a Carina Rissi soube escrever uma história muito divertida, romântica e impossível de largar. Confesso que até deixei de aproveitar a única noite que eu tinha em Salvador, só para terminar de ler o livro. Eu simplesmente não consegui parar!!

Uma das coisas que achei muito interessante e audaciosa por parte da Carina é que ela não se preocupou em situar a história. Pelo o que entendi, ela se passa no Brasil, mas poderia se passar em qualquer outro lugar do mundo. Não há uma cidade definida, o que, por incrível que pareça, tornou a história mais crível para mim!

Ao não definir exatamente um lugar para essa história, a Carina permite que a cada leitor imagine a sua história em sua própria cidade, da sua própria maneira, o que facilita aquele lance da identidade que a gente sente.

Fora a questão de ter amado a história, não posso falar muito sobre a edição do livro. Como meu exemplar é digital, só posso dizer que o livro está muito bem revisado e que não encontrei nenhum erro que eu lembre. Ah… depois que eu terminei de ler o livro, passei a gostar ainda mais da capa!! rs…

15 comentários sobre “Carina Rissi – Perdida: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo

  1. Nica (@DraftsdaNica)

    Comprei esse livro na Bienal justamente pelos elogios que vi na blogosfera… Estava esperando pra lê-lo, mas dps da sua resenha tão empolgada, preciso ler pra ontem… A sinopse já tinha me chamado a atenção e vc ressaltou pontos interessantes sobre o livro !!!
    Beijos,
    Nica

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nica,
      Confesso que sempre que eu vejo um livro nacional muito elogiado fico com um pé atrás, ainda mais quando o autor ou a autora tem uma certa ligação com blogueiros literários. Tenho medo que as pessoas só falem bem do livro por medo de magoar que o escreveu ou coisa do gênero.
      Mas, quando a gente só encontra elogios sobre um livro, também bate uma enorme curiosidade, né?!
      Hoje, depois de ler o livro, consigo ver que o livro merece mesmo todos os elogios que li na blogosfera! hehehe
      Beijos

  2. Juh Sutti

    OI Camis!
    Perdida é mesmo tudo de bom! Um dos meus favoritos com certeza.
    Também nem ligo se a história é clichê ou não, o que importa é o talento e a narrativa deliciosa da Carina. Tenho certeza que você vai gostar muito de Procura-se um Marido também. 😉
    Amei a resenha.

    Beijos
    Livros e blablablá

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Juh,
      Terminei de ler Procura-se um Marido ontem a noite e achei o máximo!!
      Esse é exatamente o tipo de livro que justifica minha paixão por leitura!!
      Eu leio para me sentir feliz, para acreditar que existem coisas boas no mundo e foi exatamente assim que me senti quando terminei tanto o Perdida quanto o Procura-se um Marido!
      beijos

  3. Juliane

    Eu adoro a capa desse livro! Acho linda!
    Já li vários comentários positivos a ele, e sua resenha aumentou minha vontade de ler!!
    To com uma pilha gigante pra ler já! Rs..

    Beijos!

  4. Gih

    Oi!
    Quando comecei a ler seu resumo do livro confesso que pensei que era só mais um… Mas ao ver que você elogiou tanto, bateu uma certa curiosidade… Quem sabe…
    Beijos!
    Gih, do minhasmelhoresimpressoes.blogspot.com.br

  5. Aione Simões

    Camis, sou doida pra ler esse livro!
    Garanti o meu na Bienal, mas ainda não consegui ler. Tenho certeza de que vou amar, principalmente depois de ter lido Procura-se Um Marido. Que leitura deliciosa!
    Vou aguardar sua resenha!
    Beijão!

  6. Rayane

    Ai! Eu simplesmente amos este livro…a história pode até não ser original mas foi escrita de maneira única por Carina Rissi…devorei o livro pois depoi de começar a ler um livro da Carina é impossível parar de ler, vc tem que sabe como a história termina (vc vai ver que com Procura-se um marido vai ser desse jeito tb).

    O meu livro é a versão impressa e é lindo, a editora foi bem cuidadosa com a diagramação…

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!