Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. “Poxa, acho que os leitores vão gostar disso”. Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog.
Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.
Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro.
E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia.
Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog!
Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo.
…Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs… e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.
PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO!
(Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site “Blogosfera Anti-Plágio“, saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.
Muito bom o post. É uma ótima ideia fazerem uma campanha anti-plágio! O texto ficou parecendo um dos seus “Pensei nisso”, pensei até que vc mesma tinha escrito.
Entrei no site pra ver e achei mto legal aquelas ferramentas que pesquisam textos copiados pela web. Que massa! Não conhecia isso e é muito útil!
Bjão!
Hahaha,
Eu achei que o texto parecia com os meus também!!
Que bom que gostou!
E aquelas ferramentas são ótimas mesmo. Já peguei textos meus plagiados em outros blogs!
beijos
Bom dia Camila!
Ótimo texto!!! É realmente triste quando nos dedicamos a algo e alguém simplesmente copia sem dar os créditos, seja um blog, um trabalho, ou qualquer outra coisa..
Oi Carol,
E o pior é que alguns plagiadores ainda tem a cara de pau de dizer que isso é uma homenagem: “eu achei seu texto tão bom que quis compartilhá-lo” Ah tá, Cládia… Senta lá! Se quer mesmo compartilhar, então porque não dá os devidos créditos??
beijos
Oi Mila!!
è uma pena ver que muita gente que subit derrubando os outros, é Triste!
Realmente quando comecei a ler achei que era um dos seus post e adorei… parece até que é você falando ai em cima… passo por isso.. estudo, trabalho e no fim das contas qualquer tempinho que me resta já estou pensando no blog =)
Adorei a idéia da postagem coletiva e que isso realmente cause algum efeito positivo!! #ficareitorcendoedivulgando
Um xerãoo ;**
P.S. confirmado eu irei para a Bienal o/ estou pesquisando preço das passagens.. esperando ver alguma promo legal de ida e volta.
É triste ver como tem gente que gosta de levar os créditos sem ter tido o trabalho!! Mas isso não é somente em blogs ou na internet! Quantas pessoas não se matam para fazer um trabalho e depois o chefe diz para o cliente que foi ele que fez?? Pois é, isso acontece!
Ah… que notícia boa!! Vamos marcar de nos encontrar na Bienal!!
Beijos
Olha, é por essas e outras que eu deixo de fazer um bom texto, e tenho medo de publicar meus textos publicamente. Tenho o costume, por exemplo, de compor poesias ou pequenas histórias, além de escrever sobre livros e fazer resenhas. É legal quando a gente consegue expor uma ideia ou apresentar um conteúdo que trará um retorno significativo e satisfatório. E é uma pena que existam tantos inescrupulosos que se aproveitam de uma ideia brilhante e copiam. É aquela frase “se sua estrela não brilha, não procure apagar a minha”. Eu já tomo o maior cuidado para não expor meu conteúdo, recatando a mim mesmo. E, por esse motivo, muitas boas ideias – não só as minhas, como as de muitos – ficam engavetadas e perdem a chance de brilhar.
Isso é verdade, Guilherme!
Infelizmente existem maus elementos que acreditam que o que está na internet não tem dono, o que é a maior babaquice por sinal!
A internet é apenas mais um meio que pode ser utilizado para uma publicação, assim como um livro, jornal, revista, programa de tv…
É uma pena que a gente deixe de curtir coisas realmente boas por conta dessas pessoas!
Beijos
De tantas palavras que eu poderia usar para retratar esse povo, vou usar uma mais sutil: um bando de preguiçosos.
Beijo-abraço!
Hahaha, você foi bonzinho! Eu pensei em várias outras palavras não tão simpáticas!! rs…
É eu fui bonzinho. Mas só porque estou em seu blog, e sei que você é uma pessoa decente. Aliás, prefiro não ficar no mesmo nível que eles. E, penso como você: tenho um arsenal de locuções nem de longe agradáveis!
hehehehe
Melhor a gente guardar nossos pensamentos para nós mesmos! rs…
beijos
#BlogosferaAntiplagio É a blogosfera unida contra essa prática que, além de antiética, é ilegal.
Oi Nanie,
Obrigada por essa iniciativa!!
beijos
Camis, nem precisa dizer o quanto uma campanha como essa é necessária, né? Poxa, blogar é algo sério, por mais que seja um hobby. E sinceramente, uma pessoa que copia post de blog realmente mostra uma falta de ética absurda. Que dirá de coisas ditas “mais sérias”?
Propriedade intelectual é propriedade intelectual. Não é só porque “está na internet” que é de todo mundo não. Tem trabalho duro ali por trás.
bj
Oi Mel,
É realmente muito importante a gente mostrar para as pessoas que plágio é crime!! Claro que existem aqueles que sabem disso e fazem mesmo assim…
Mas também tem muita gente que acha que não tem problema copiar o que está na internet. Tem gente ainda que pensa que copiar um trechinho só não tem problema!!
Já vi casos de resenhas que são uma verdadeira colagem. A pessoa pega trecho de várias resenhas e monta a dela! E depois vem dizer que isso não é plágio!
Beijos
Ótima campanha, eu não sei como alguém pode ter coragem de copiar outra pessoa na maior cara de pau, poxa, se não consegue fazer um texto de qualidade pelo menos dê os créditos né. Mas infelizmente sempre vai ter pessoas que vão tirar vantagem de outras, e isso é deplorável. Acho que pessoas assim não são blogueiros, pois blogueiros querem ter sua página na internet para mostrar sua própria opinião e não para copiar a dos outros, quem faz isso é porque mal sabe o que realmente quer. O negócio agora é utilizar as ferramentas que informam quando um texto seu está sendo utilizado em outro local, como o myfreecopyright.
E o pior é que, além de todo o trabalho que temos para escrever nossos próprios textos, ainda temos que gastar nosso tempo usando ferramentas de busca para ver se não estamos sendo plagiados!! rs….
beijos
Caramba nem sei o que dizer me deixou sem palavras!!! Palmas…….
Se fosse na escola onde cada um tem que fazer sua própria redação, teria um professor para dá zero naquele plágio!!! Como não estamos na escola seria necessário nossa própria avaliação, nós monitorarmos.
Já aconteceu comigo, não uma resenha mais sim um poema. Eu tenho todo um cuidado de passar o que eu quero e seguir meu estilo e não fugir das ideias, um site até conhecido pelos meus colegas anunciou em sua própria autoria. Resolvi entrando em contato com o site e pedi que colocassem o nome do autor, tá eu fiz algumas ameaças vãs, mas deu tudo certo!
Beijos, May.
Que ruim, hein May?
Dá a maior raiva quando encontramos nosso trabalho copiado, não??
Já tive que arrumar muita briga por causa disso! Hoje, se o blog for do blogspot, nem discuto e já denuncio no Google! Eles tiram rapidinho!
beijos
Nossa, nem me fale…é horrível mesmo. Já peguei muitos desenhos meus pela internet. Pelo menos posts ainda não vi, talvez porque eu use muito de Jessi e Zack e isso os torna um pouco mais conhecidos…vai saber! Apoiadíssima a campanha!! ^^
Caramba, Vivi!
Mesmo você colocando a marca dágua nos desenhos??
Acho isso um desaforo!!
Pelo menos suas resenhas são tão próprias que o povo tem que ser muito burro para plagiar!
Beijos
Pois é!! não é só nos blog… uma pena que o ser humano seja tão egoísta… quantas vezes não já vi isso acontecer lá no trabalho!!
Mudando de assunto!! pois é.. irei sim.. agora estou pesquisando preço de passagens todos os dias de madrugada para ver se encontro alguma promoção… irei ficar os 10 dias *-* ai sim dessa vez não tem volta nos veremos hahaha bjãooo
Caramba, Lígia!
Vai ficar os 10 dias??! Que ótimo!
Não sei se estarei trabalhando, mas se estiver poderei ir só à noite durante a semana!
Beijos
Isso mesmo!! irei ficar os 10 dias porque não pagarei hospedagem… ficarei na casa do tio de uma amiga minha com ela! Vendo promoção de passagens é só avisar para a amiga aqui!! bjuuuuu
Assim é bem melhor mesmo!! hehehehe
Beijos
Ai camila.
eu ja passei por isso, e vou dizer que o sentimento foi o mesmo.
Fiz uma resenha de um livro da Meg que nem tinha lançado aqui no Brasil, deu um puta trabalho, mas como sempre eu fiz com o maior prazer. Como vc disse, a gnt da o sangue por que ama fazer isso.
Ai um dia,, algum tempo depois visitando muitos blogs por ai, começo a ler a resenha do mesmo livro, e a cada palavra ei fiquei olhando, “Espera que eu escrevi algo muito parecido”… quando fui olhar o post do meu blog, com o outro, vi que era o mesmo texto, sem tirar nem por, so que a resenha do outro blog foi publicada bem depois da minha.
Voce imagina a minha revolta, não tinha crédito nem nada!
Eu entrei em contato com a menina, indagando ela do plagio… ela pediu desculpa colocou os creditos e tal…
Mas eu me senti roubada, de uma maneira muito pior do que qndo somos roubados de verdade por assaltantes, A sensação de alguem fazer passar um trabalho seu como o dela é como se nos dessem uma rasteira e falassem que o seu trabalho não vale a pena.
Eu não ligo que utilizem meus textos em outros lugares, desde que sejam dados os devidos creditos pela autoria!
Sou totalmente a favor dessa campanha!
Oi Thaís,
Cheguei num ponto em que não gosto de ver minhas resenhas postadas em outros lugares, nem se derem os créditos! O que escrevo aqui é meu e é para ser lido no meu blog! Gostou do que eu escrevi, então diz que leu uma resenha bacana e coloca o link para o meu blog!
Fico muito brava com isso! rs…
beijos
Querida Camila
Não fique assim tão chateada.
Não tem jeito… você faz resenhas ma-ra-vi-lho-sassss.
E nem todas as pessoas são como eu, que só leem e ficam admiradas com o seu talento!!!
Quem não tem talento, faz plagio mesmo.
Mas não te aba-la guerreira!!! Segue em frente.
Um beijo da sua fã.
Thais Ferreira
Oi Thaís,
Muito obrigada pelas palavras carinhosas!
Beijos