Leitora Compulsiva

Binti, de Nnedi Okorafor (trilogia completa) #Resenha

binti Nnedi Okorafor galera record resenha blog leitora compulsivaTítulo: Binti

Título Original: Binti

Autora: Nnedi Okorafor

Editora: Galera Record

Ano: 2021

Páginas: 378

Tradução: Carla Bettelli

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

Participação Especial: Talita, do Cutucando a História

***




Em junho de 2021, a Galera Record lançou o livro Binti com a trilogia completa de ficção científica da autora Nnedi Okorafor e a história pareceu incrível! Resolvi então solicitar um exemplar e convidei minha querida amiga Talita do canal Cutucando a História para ler e resenhar esse livro aqui para o Leitora Compulsiva!

Vamos conferir o que a Talita achou desse livro?

binti Nnedi Okorafor galera record resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Binti” e o que esperar desse livro?

Binti é uma trilogia de ficção científica escrita pela autora Nnedi Okorafor que a Galera Record resolveu publicar em um único livro, o que fez todo o sentido, uma vez que as histórias são super curtas.

A história nos conta a história da Binti, uma jovem de 17 anos que resolve seguir um caminho diferente daquele que o seu povo queria pra ela. Binti faz parte dos Himba, um povo pacato que vive ao redor do Lago Rosa e que não tem muita pretensão de ser nada além disso. Um povo extremamente inteligente, mas limitado e sem nenhum tipo de ambição.

Binti, contrariando o esperado, torna-se então a primeira mulher do seu povo a ir para a UniOonza, uma Faculdade que recebe alunos de todos os povos e fica em um planeta bem distante da Terra.

A jovem embarca em uma nave em busca dos seus sonhos, mas tendo certeza de que as coisas nunca mais vão ser como antes. Ao deixar o seu povo, ela deixou de lado sua vocação e todos os costumes. Sua mãe deixou claro que nenhum homem vai querer se casar com uma garota Himba que foi pra Faculdade.

Binti só queria estudar e descobrir um pouco mais sobre o seu mundo, mas nada na vida dela é tão simples assim e ela vai descobrir isso logo no começo da viagem quando as Medusas, um povo violento que lembram as nossas medusas marinhas, invadem a nave e matam todos os passageiros e tripulantes. Nesse momento, Binti descobrirá que é mais do que uma simples Himba e vai fazer de tudo para se manter viva, incluindo permitir uma alteração em seu DNA para provar a sua lealdade.

Mas não para por aí! Binti ainda vai sofrer duas grandes transformações ao longo da história, e, somente na última dessas mudanças é que ela vai de fato descobrir quem é e qual é o seu destino, qual caminho deve seguir.

Nessa leitura, iremos acompanhar não só a jornada dela nesse novo lugar, mas também – e mais importante – vamos acompanhar sua evolução e a descoberta do seu lugar no mundo.

Se vocês quiserem ler essa história, se preparem!! Apesar de ser uma leitura rápida e muito fluida, nem tudo é simples! A autora criou um universo complexo, como muitos costumes e palavras diferentes. Isso faz com que, em alguns momentos, a gente se sinta levemente perdido. Mas, como a própria Binti também está descobrindo tudo isso, ela vai nos conduzir durante toda a sua jornada.

Esse é um livro que vai nos mostrar que não importa qual seja o seu povo e o que você seja capaz de fazer, sempre vai ter alguém que vai querer destruir o que não entende e sempre vai ter alguém que vai se levantar e lutar contra essa destruição independente do perigo que corra. Um romance de formação com a dose certa de Drama e Ficção Científica.

Sobre a autora e seus livros…

Nnedi Okorafor nasceu nos Estados Unidos de pai e mãe imigrantes nigerianos. Possui Ph.D. em Inglês e é professora associada de Escrita Criativa. Foi vencedora de diversos prêmios por seus contos e livros para jovens adultos, inclusive o Prêmio África Wole Soyinka na categoria Literatura, o Prêmio Macmillan Writer’s na categoria África, Le Prix Imaginales, na categoria Melhor Romance Traduzido, o Prêmio Carl Brandon Parallax, o Prêmio Black Excellence, na categoria Conquista Excepcional em Literatura, entre outros. Nnedi também está coescrevendo o roteiro de uma adatapção para a Amazon Prime de Wild Seeds, série baseada no primeiro livro de título homônimo de Octavia Butler, com produção de Viola Davis. Nnedi vive em Illinois com sua filha, Anyaugo, e sua família.

21 comentários sobre “Binti, de Nnedi Okorafor (trilogia completa) #Resenha

  1. Angela Cunha Gabriel

    Fiquei lendo a resenha e olhando meu livro na estante. Mesmo tendo o ganhado no ano passado, não consegui ler, então será uma de minhas próximas leituras e espero me apaixonar por Binti e toda sua força e luta!!!!
    Não vi uma resenha negativa dele e entendo os motivos!!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  2. Pamela Mendes

    Oiii
    Confesso que nem sou tão fã de ficção cientifica, mas eu achei a história desse livro super interessante, e gostei desse universo que a autora criou.
    E gostei de saber que a leitura é bem rápido, mesmo com a história sendo mais complexa.
    Vou colocar ele na minha lista.

    Bjss ^^

  3. Elidiane Lima

    Oi, Camis e Talita!
    Confesso que não gosto de drama e nem de ficção científica, mas achei muito bacana a Galera Record lançar a trilogia em um só livro, assim os leitores não sofreram com a demora das publicações das continuações… Bjos!

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Muito bom que temos todas as partes da história em um único volume, meu lado ansiosa agradece não ter que ficar aguardando o lançamento de uma continuação, e apesar de parecer ser um livro curto, acredito que ele tem muito a nos ensinar, com essa trama cheia de reviravoltas e fatos que nos farão refletir um pouco sobre a sociedade né.

  5. rudynalva

    Talita!
    A primeira coisa boa é a trilogia estar condensada em um único livro, o que facilita a leitura.
    Amo fantasia e ver todo um novo mundo criado pela autora, mesmo com alguns termos estranhos, deve ser uma verdadeira viagem.
    cheirinhos
    Rudy

  6. eliane

    ola
    Fição cientifica não está entre os generos que costumo ler ,nem lembro a ultima vez que li um livro de fiçao cientifica,mas esse eu achei bem interessante,toda essa jornada da Binti deve ter ser algo muito bom de acompanhar.

  7. Talita Chahine (@talitachahine)

    Oi Pamela, eu também estou começando a me aventurar de verdade no gênero, e tenho gostado bastante, apesar de parecer complexo, na grande maioria das vezes os personagens estão tão perdidos quanto a gente, então eles vão desvendando o universo e mostrando pra gente, eu acho bem legal porque é como se a gente fizesse parte dessa história !

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!