Título: Bem Atrás de Você
Título Original: Right Behind You
Série: Quincy & Rainie #07
Autor(a): Lisa Gardner
Editora: Gutenberg
Ano: 2018
Páginas: 352
Tradução: Eric Novello
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo), Saraiva (LEV)
***
Lançado em fevereiro desse ano pela Gutenberg, o livro Bem Atrás de Você foi tema do Clube do Livro Autêntica no mês de março e eu, que sou mediadora do clube aqui em São Paulo, tratei de fazer a leitura. Infelizmente eu jurava que tinha colocado meu exemplar na pilha de livros para resenhar, mas só agora encontrei o coitado (e mais alguns) perdidos na pilha de livros ainda para ler… E já que o que não tem remédio, remediado está… bora fazer a resenha dele agora!! Rs…
Sobre o que é “Bem Atrás de Você”?
Bem Atrás de Você é o sétimo livro de uma série policial que gira em torno de Quincy e Rainie. Pierce Quincy era um especialista em perfis criminais do FBI e foi nesse trabalho que conheceu Rainie. Ela era delegada na cidade de Bakerville e eles trabalharam juntos em uma investigação. Estão juntos desde então e prestam consultoria em casos arquivados ou em assassinatos estranhos.
Há algum tempo eles decidiram adotar uma criança e receberam Sharlah de braços abertos. Serem pais de acolhimento não é uma tarefa nada fácil para os dois, que trabalham com crimes o tempo todo. Mas Sharlah não se importa com o jeito meio esquisitão dos dois… Ela os adora de verdade! E em relação aos crimes, ela mesma tem sua própria tragédia para enfrentar.
Quando ainda era pequena, seus pais morreram de maneira horrível e a única pessoa de sua família que restou foi seu irmão Telly, quatro anos mais velho. Ela sabe que ele está envolvido de alguma forma, mas nunca soube de verdade o que aconteceu naquela noite e nunca mais viu o irmão! Ela tinha certeza que tudo isso tinha ficado no passado, mas se enganou.
A xerife de Bakersville, Shelly Atkins, é chamada logo cedo para uma cena de crime: o posto EZ Gas. Lá ela encontra dois corpos e a estranheza do caso a leva a pedir auxílio de Quincy e Rainie. A única pista do que aconteceu é o vídeo de segurança da lojinha e todos ficam chocados quando descobrem que, após o crime, o assassino voltou, encarou diretamente a câmera antes de atirar nela. E ele era apenas um jovem… Com a imagem tão clara assim do rapaz não é difícil para a polícia conseguir uma identificação. O nome do garoto? Telly Ray Nash, o irmão de Sharlah… E as vítimas do posto de gasolina não são as únicas!
A partir daí se inicia uma verdadeira caçada por Telly. Quincy e Rainie não escondem a identidade do suspeito e contam tudo para Sharlah, que se recusa a acreditar que o irmão tenha alguma coisa a ver com isso. Suas poucas lembranças dele é de um garoto que a amava e que fazia de tudo para cuidar dela… Ele nunca poderia ser um assassino! Mesmo assim todas as provas estão contra ele.
O que esperar desse livro?
Normalmente, quando acompanho uma série policial, mesmo sabendo que são histórias independentes, gosto de ler todos os livros na ordem que são lançados. Infelizmente nem sempre isso é possível porque é comum que alguns livros sejam lançados aleatoriamente… Isso acontece em razão das negociações de direitos autorais envolvendo agentes de autores e as editoras. Não sei exatamente qual foi o caso desse livro, mas tudo indica que é comum que os livros da autora Lisa Gardner, mesmo fazendo parte de séries, sejam publicados de maneira avulsa. Outros livros dela foram publicados pela Novo Conceito e aconteceu a mesma coisa…
Então como não havia nada o que fazer, lá fui eu direto para o sétimo livro da série e preciso reconhecer que não foi de todo ruim! Apesar de sentir bastante falta de uma melhor apresentação dos personagens, foi fácil entender a dinâmica do casal Quincy e Rainie e deu para pescar uma informação ou outra sobre o passado deles ao longo da história. Foi pouco, mas tudo bem, já que deu para entender bem o lado policial da trama!!
O livro é narrado de três maneiras. A primeira delas é a narração em terceira pessoa, com um narrador onisciente que não só conta aos leitores o que está acontecendo com os personagens no presente, como também dá um toque mais íntimo à narração, mostrando pensamentos, sentimentos e sensações. Em um segundo momento, temos uma narração em primeira pessoa feita por Sharlah, que nos conta o que está acontecendo com ela no presente e ainda traz um pouco de suas lembranças. Por fim, temos capítulos narrados em primeira pessoa por Telly, o irmão de Sharlah e principal suspeito das mortes. No entanto, o que difere a narração dele da de Sharlah é que, embora seja escrita no tempo presente, trata de fatos de sua vida anteriores aos crimes… Por meio desses capítulos é que vamos descobrindo o que aconteceu com Telly até aquele dia fatídico em que ele foi filmado no posto de gasolina!
A trama toda basicamente se resume à investigação e a caçada ao principal suspeito dos crimes. Enquanto Quincy, Rainie e a xerife Shelly se concentram nas pistas, uma equipe de busca liderada por Cal Noonam vasculha as florestas da região em busca do garoto! No meio disso tudo está Sharlah, que não consegue acreditar nas provas e insiste na inocência de seu irmão.
A dinâmica escolhida pela autora funciona muito bem. Sou completamente apaixonada por esse tipo de “narrativa quebra-cabeça”, que vai nos apresentando pequenas peças aleatórias, que vão, aos poucos, formando uma imagem sinistra dos acontecimentos.
Ao longo da narrativa a gente fica torcendo para que Telly não seja o culpado e muitas vezes vem a certeza que não é, mas então uma nova prova surge contra ele e bate a maior sensação de estarmos sendo enganados pelo rapaz! E a cada reviravolta, a vontade de chegarmos ao final desse mistério só aumenta!!
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei bastante! Quem sabe outros livros dessa série acabem sendo publicados pela Gutenberg… #natorcida
Sobre a autora e seus outros livros…
Romancista de thriller policiais número 1 na lista do New York Times, Lisa Gardner, natural do Estado do Oregon, nos EUA, começou sua carreira na área de alimentos, mas depois de incendiar o próprio cabelo várias vezes, ela pegou a deixa e focou na escrita, publicando sob o pseudônimo de Alicia Scott. Uma auto-descrita viciada em pesquisa, seu trabalho como analista de pesquisa para uma empresa de consultoria internacional foi aproveitado, por seu interesse pelo procedimento policial e pela perícia de pontas de cigarros e restos de unhas cortadas, em uma gama internacionalmente publicados de romances best-seller de thriller, suspense e aventura. Com mais 22 milhões de livros impressos, os livros de Lisa foram publicados em 30 países. Seu sucesso passou para a televisão com quatro de seus romances. Os romances de Lisa Gardner também receberam prêmios por todo o globo.
Lisa mora em New Hampshire, com o marido piloto de automobilismo e a filha que é esquiadora. Ela passa seus dias escrevendo em seu loft na companhia de um jovem tolo sheltie e um terrier aventureiro. Vive com sua família na Nova Inglaterra.
Bem Atrás de Você é o sétimo e mais recente livro da série FBI Profiler (ou Quincy & Rainie, como ficou conhecida no Brasil). Nenhum dos livros anteriores dessa série foram publicados aqui no Brasil, mas são eles: The Perfect Husband, The Third Victim, The Next Accident, The Killing Hour, Gone, Say Goodbye, The 4th Man (short story).
Outros três livros da autora, publicados pela Editora Novo Conceito, podem ser encontrados no Brasil: Esconda-se, Viva Para Contar e Sangue na Neve, respectivamente o segundo, o quarto e o quinto livro da série Detetive D.D. Waren. O livro Sangue na Neve também é considerado o primeiro livro da série Tessa Leoni.
Para conhecer outros títulos da autora, sugiro consultar a lista atualizada no site dela.
Oi Camila, tudo bem?
Eu li esse livro e gostei, mas não amei. Esperava mais da parte do casal de protagonistas, algo no estilo Criminal Minds rs.
Bjkas
Oi, Carol.
Acho que fez falta a gente não ter lido os livros anteriores!!!
Uma pena!
beijos
Olá!
Esse livro foi uma grata surpresa. Quando comecei a leitura de cara me envolvi com os personagens, mas como em todo bom suspense o final teve uma reviravolta interessante e gostei bastante de como se deu esse desfecho.
A escrita da autora é envolvente e vale a pena dar uma chance.
Beijos!
Oi, Cá.
Você sentiu falta de não ter lido os livros anteriores?!
Beijos
Tudo bem?
Eu li e gostei muito. A riqueza da trama é incrível, Lisa Gardner vai fundo na mente humana e destrincha suas nuances, doenças e traumas de maneira intrínseca! Quanto mais eu lia, mais vontade eu tinha de saber mais!
Beijos.
Além das Páginas
Oi, Ká.
Foi uma reviravolta atrás da outra, né?!
beijos
Nem me fala em pilha de livros para resenhar rsrsrs
Infelizmente eu perdi esse clube, mas tenho o livro e já fiquei morrendo de vontade de conferir o livro e a escrita da autora, fiquei bem curiosa para conferir os três estilos de narrativa
Que agonia quando as editoras publicam fora da ordem. :/
Mesmo sendo histórias independentes e tal os personagens principais sempre acabam tendo uma evolução dentro do enredo, e isso se perde desse jeito.
Quero muito ler algo dessa autora, eu gosto bastante desse gênero.
beijos
Que bom que gostou do livro!! Sou apaixonada por séries de detetive e amo a escrita e estilo da autora (li Sangue Na Neve há alguns anos e é um favorito). Mal posso esperar para conferir esse também… algo me diz que irei amar 🙂 Adorei a resenha!
Beijos!
Oi Camila,
Acabei de ver esse livro nas livrarias, por isso fiquei surpreso em saber que não é o primeiro, mas, sim, o sétimo livro da série Quincy & Rainie. Também gosto de ler os livros em ordem, mesmo sabendo que cada livro é um caso diferente. Sempre há uma história maior de pano de fundo que ganha força se lida na ordem correta.
Estou relendo os livros do Myron Bolitar, do Harlan Coben, por isso.
Fiquei intrigado com a série e pretendo ler assim que lançarem o primeiro livro.
Adorei a dica! Obrigado.
Beijos,
André | Garotos Perdidos
Eu também gosto de ler os livros na ordem, mesmo sabendo que as histórias não sejam interligadas entre si. Ainda não li nenhum livor da autora, mas morro de curiosidade e este enredo aqui me deixou empolgada.
Beijos
Oi, Ivi.
Porque será que a gente fica com essas manias, né?! Rs…
Beijos