Título: Antes que eu vá (Edição Especial)
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 384
Tradução: Rita Sussekind e Ana Rodrigues
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Em 2011 a Editora Intrínseca lançou a primeira edição do livro “Antes Que Eu Vá” e fiquei doida para ler o livro. Cheguei até mesmo a participar de um evento de lançamento e o livro entrou para a minha lista de desejados… Passado algum tempo, comprei o livro na versão digital, baixei para o meu ereader, mas nunca consegui tempo para encaixá-lo na minha lista de leituras…
Mas então, eis que a Intrínseca anuncia o lançamento dessa edição especial do livro, com capa inspirada no pôster do filme e com conteúdo extra!! Percebi que essa era a minha chance de finalmente ler o livro e pedi um exemplar pela parceria!
Sobre o que é “Antes Que Eu Vá”?
“Antes Que Eu Vá” conta a história de Samantha Kingston, uma adolescente que tem tudo o que podia querer: é bonita, tem amigas fantásticas, um namorado lindo e muita popularidade na escola. Sam e suas amigas são as rainhas do colégio Thomas Jefferson, em Connecticut e não dão a mínima para o sentimento dos outros. Elas vivem como se o amanhã não importasse… O que Sam não imaginava é que o amanhã não chegaria para ela!
Finalmente o Dia do Cupido chegou e Sam está animadíssima! Esse é um dos dias mais aguardados por elas e suas amigas: o dia em que elas receberão uma porção de rosas na escola e que reafirmarão a sua popularidade para todo mundo! E para Sam é um dia ainda mais especial: o dia em que ela perderá sua virgindade com Rob Cokran, um dos caras mais cobiçados da escola e, por acaso, o seu namorado!
Tudo seria perfeito se, ao final da noite, Rob não caísse de bêbado e Sam não precisasse pegar uma carona com suas amigas… E se elas não sofressem uma acidente… E se aquele não fosse o último dia de vida de Sam…
E então ela acorda em sua cama, na manhã do Dia do Cupido novamente! Sam percebe que há algo de muito errado quando o dia começa a se repetir e tudo termina mal outra vez, e outra vez, e outra vez… Sam está revivendo o último dia de sua vida e descobre que ganhou a chance de consertar as coisas, antes que ela se vá!
O que esperar desse livro?
“Antes que eu vá” é um livro emocionante, que nos faz refletir sobre tudo aquilo que amamos e o que é realmente importante! Fiquei encantada com o amadurecimento de Sam ao longo dos sete dias que ela “ganha” para descobrir o mistério por trás de sua morte e para tentar fazer alguma coisa a respeito…
Esse é aquele tipo de livro que mexe com a gente, que nos faz refletir sobre a importância daquele telefonema para as pessoas que amamos só para saber como elas estão, de dizer “eu te amo” antes sair de casa todos os dias, de saber que podemos fazer alguma coisa para impedir as injustiças que acontecem ao nosso redor!
Gostei muito do livro, mas confesso que demorei muito para gostar da protagonista e mesmo assim ainda não fiquei completamente cativada por ela. Não senti nenhuma empatia por ela e seu discurso vazio… Sam se coloca como coitadinha, uma pobre garota que foi vítima de piadas maldosas, mas que se tornou popular por “sorte” e que por isso fica lá, sendo apenas patética e seguindo Lindsay Edgecombe – a mega psicopata – como um cachorrinho!
Sam e suas amigas representam o tipo de pessoa que sempre me enojou na vida e por isso foi difícil me colocar “em seus sapatos”! Elas são completas vacas! Sério mesmo!! Para mim, Sam é irritantemente fraca e muito apegada a futilidades. Ela nem ao menos consegue reconhecer que não sente nada pelo namorado!!
Outro ponto negativo desse livro é o fato de que os adolescente estão sempre fumando pelos cantos, bebendo até cair e consumindo drogas. E vocês podem achar careta da minha parte, mas acho que os escritores deveriam ser mais cuidadosos com isso, porque no final das contas, tudo isso se torna um péssimo exemplo. Não me importa que essa seja a realidade dos jovens (e tenho pena deles por isso!), só não acho que os livros deveriam incentivar essas práticas!
Apesar desses pontos negativos, acho que essa foi uma leitura interessante, que me fez refletir sobre muitas coisas importantes! E, mesmo tendo tido meus problemas com a Sam ao longo do livro, gostei muito de como toda essa história terminou! É um livro que tem muito a ensinar!!
Sobre a autora e seus outros livros…
Lauren Oliver é formada pela Universidade de Chicago e mestre em Fine Arts pela Universidade de Nova York, Lauren Oliver foi assistente editorial numa grande editora nova-iorquina e dedica-se hoje integralmente a seus livros e a novos projetos editoriais.
“Antes que eu vá” foi o primeiro livro da autora lançado pela Editora Intrínseca. Após, a editora ainda publicou a trilogia Delírio, composta pelos livros: Delírio, Pandemônio e Réquiem. Agora em 2017 o livro “Antes que eu vá” ganha essa nova edição, com a capa-filme, dois contos adicionais e uma entrevista com a atriz Zoey Deutch e a diretora Ry Russo-Young.
Além dos livros publicados pela Intrínseca, é possível ainda encontrar no Brasil o livro Desaparecidas, publicado em 2015 pela Editora Verus.
Para terminar, deixo vocês com o trailer do filme:
Eu realmente me emocionei com este livro, tenho com carinho na minha estante, mas confesso que ele demorou um pouco para decolar mas qdo o fe…z bummm, tive de ler tudo em uma noite!!rsrsrs Recomendo mas tenha paciência e dê uma chance, com certeza verei o filme e já tenho um porém pq acho que a protagonista é mais nova que a atriz, mas só Daniel é a cara doHarry Portter …rsrsrsrs Bjs!!
Oi, Sonia.
Para mim também demorou para decolar, mas valeu a pena!
E Vá sim ver o filme, é ótimo!
beijos
Não disse que ela ia ir caindo em si com as sextas feiras … meu coracao deu um trincadinha naquela manha que ela dá a pulseira pra irma dela ! Acho a capa livro maravilhosa e guardo ele com carinho na estante tbm …pq fiquei mto tempo depois pensando na historia
Oi, Ká.
Adorei o crescimento da personagem durante esses sete dias e fico feliz que o livro tenha acabado como acabou!
O final foi perfeito!
beijos
Eu tenho a primeira edição desse livro e também não gostei muito desse negócio dos jovens ficarem bebendo e fumando! Achei um mau exemplo. Te entendo.
Queria ver o filme, mas acho que não vai passar na minha cidade.
Se der vou pra Campinas ver.
Bjs
Oi, Dani.
Espero que consiga ver o filme. Já tive a chance de assistir e é melhor que o livro!! Rs…
Beijos
Olá, Camila!
Eu não tenho tanto essa cisma com o fato dos personagens fazerem coisas que não deviam, já que minha mente sabe que é uma ficção e que é o autor quem escreve o destino de cada um dos personagens. Se o leitor tem a maturidade também para entender isso, as atitudes erradas para ele vão ser só atitudes erradas e não exemplos. Mas Antes que eu vá mostra os efeitos nocivos de bebedeira e drogas, pois se não fosse a bebedeira, a Sam não teria sofrido o acidente e não teríamos o livro, não é?
A lição aqui é que a Sam não percebia o quanto ela estava sendo vaca com todos e que apesar da popularidade, sua autoestima está detonada e não notava isso. Ou seja, virou uma pau-mandada só para ter o respeito que ela deveria ter mesmo quando não era popular.
Bem, estou esperando pelo filme e, já que você falou que ficou muito bom, ele deve ser sido muito bem feito e portado uma dose maior de empatia pela Sam, já que se no filme essa empatia não ocorrer, ele não vai dar certo.
Um abraço!
Oi, Lê.
Eu fico um pouco incomodada quando os autores mostram jovens bebendo e consumindo drogas como se isso fosse algo bacana de se fazer.
Nesse livro não é bem a bebida que provoca o acidente!
Beijos
Eu ainda não li, mas tá aqui do lado pra ler… Com certeza vou pontuar a mesma coisa sobre a bebida e as drogas… Isso também me incomoda um pouco.
Amei a resenhona 🙂
Bjkssssss
Oi, Lelê.
Acho que me empolguei um pouco, né?!
kkkk
Beijos
Camis!
Que amigas, hein? Com amigas dessas, nem precisa de inimigas.
Sem contar com os maus hábitos que tem…
O bom é que Sam consegue amadurecer no decorrer dos dis que tem para voltar ao mesmo momento e tentar mudar as coisas.
“A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oi, Rudy.
Infelizmente a realidade da Sam é a de muitos jovens, que se comportam de maneira horrível só para impressionar os amigos e se tornar popular!
beijos
Oi Camila, tudo bem? A premissa do livro combina perfeitamente com a realidade dos jovens de hoje, que usam a popularidade para dificultar a vida daqueles não tão populares.
Eu li o livro e gostei, mas não o achei espetacular. Talvez por se tratar de um assunto que já foi discutido várias vezes, mas a autora surpreendeu com o final.
Parabéns pela resenha.
Bjkas
Oi, Carol.
Acho que o melhor dessa história foi o final!!
Gostei também do dia que ela dá uma surtada e coloca tudo para fora!!
Rs…
beijos