No final do ano passado, a Editora Intrínseca lançou “Nuvem da Morte“, o primeiro livro da série O Jovem Sherlock Holmes. Na época fiquei muito empolgada e ao mesmo tempo apreensiva. Como seria uma história sobre Sherlock Holmes escrita por outra pessoa? E mais… como o autor conseguiria criar uma infância para o personagem que permitisse que os leitores percebessem a conexão entre o Sherlock criança e o adulto?
Acabei me decepcionando com o primeiro livro de uma certa forma. Achei que o autor fez um belo trabalho ao inserir certas características no pequeno Sherlock, mas senti falta da astúcia e de toda a capacidade dedutiva do “verdadeiro” Holmes. O problema não foi com a história… Por razões óbvias, não dá para achar que o garoto terá a mesma astúcia do adulto. Mas achei que a história poderia ter sido mais leve e com menos violência. Nem por isso eu perdi o interesse em ler os próximos volumes.
E cá estou eu hoje para contar um pouco sobre o segundo livro da série – O Parasita Vermelho – lançado recentemente pela Intrínseca.
Nesse segundo livro, Sherlock recebe uma visita inesperada do irmão Mycroft (não, não é Microsoft, como o meu cérebro insiste em me fazer acreditar!). Mas Mycroft está mesmo interessado em conversar com o tutor de Sherlock, o americano Amyus Crowe, sobre um dos mais famosos bandidos dos Estados Unidos: John Wilkes Booth, o cara que matou o presidente Abraham Lincoln no Teatro Ford.
A história americana registra que John Wilkes Booth teria sido encontrado e morto por soldados da União 12 dias após ter assassinado Lincoln. O problema é que nem todo mundo acredita que isso tenha acontecido e até hoje existem mil e uma teorias sobre o que teria acontecido com Booth. Coincidentemente, no mês passado assisti a um documentário no History Channel sobre esse cara…
Mas voltando ao livro… Mycroft vai ao encontro de Amyus Crowe para perdir ajudar do americano para encontrar e prender John Booth. Obviamente Sherlock não consegue deixar de se meter no assunto e acaba envolvido numa perseguição que resulta no sequestro de seu amigo Matt por bandidos muito perigosos!
Para salvar o amigo e resolver o mistério de John Booth, Sherlock embarca junto com Amyus Crowe e Virgínia em um navio rumo aos Estados Unidos. Mas os bandidos não vão dar mole e a vida de Sherlock é ameaçada inúmeras vezes.
O livro é cheio de aventuras e momentos de tirar o fôlego. A capacidade de Sherlock se meter em confusão é simplesmente admirável! rs… O garoto não consegue dar dois passos sem dar de cara com alguém que quer matá-lo! E o melhor é que nesse livro Sherlock usa bem mais a cabeça que os punhos. Aos poucos suas habilidades começam a se desenvolver e ele está bem mais astuto que no primeiro livro.
Mais uma vez o autor usou e abusou de elementos que fazem o link entre o jovem e o velho Sherlock Holmes, como por exemplo as aulas de violino. Rs… E o bacana é que, ao final da história, o autor faz uma lista desses elementos e nos permite aprender mais sobre esse personagem tão importante da literatura.
Confesso que agora meu interesse sobre essa série aumentou bastante!!
E para quem quiser ter um gostinho do livro, deixo vocês com o primeiro capítulo: 1cap_parasitavermelho_issuu
Bom dia Camila, tudo bem?
Eu ainda não tive a oportunidade de ler “Nuvem da morte”, mas devo te dizer que pelas resenhas que eu andei lendo, você não foi a única a ficar decepcionada. Esse é um dos meus medos quando tentam incluir, ou alterar algo em personagens clássicos de sucesso (seja livros ou filmes), muitas vezes acabam nos decepcionando. Mas é bom ler que o segundo livro da série já deu uma melhorada rs.
Beijos
Oi Carol,
Acho que o problema desse livro é que é difícil pensar em um Sherlock Holmes sem todo aquele talento para decifrar os mistérios. Como ele ainda é criança, está começando a desenvolver o seu potencial… Não que o Autor não tenha razão em fazer isso… A proposta é interessante! Mas acho que fica faltando alguma coisa!
Espero que os próximos livros já tragam um Sherlock mais espertinho!
Beijos
Oi Camis,
Eu tenho nariz torcido com essa série e dificilmente vou mudar de opinião, rss
Sherlock Holmes é um personagem muito querido por mim, e não tenho vontade de ler outra pessoa escrevendo as origens dele que não o Conan Doyle… Mas isso sou só eu sendo chata… ;D
Beijos
Oi Cacá,
Eu te entendo perfeitamente!
Não gosto quando outro escritor “mexe” na história. Mas achei a proposta desse autor interessante, porque ele trata da infância do personagem e tem o maior cuidado com a pesquisa.
Mas enfim…
Beijos
Oi Camis!
Eu fiquei super interessada quando vi que a Intrínseca ia lançar o primeiro, mas um pouco receosa pelos mesmos motivos que você. Não li o livro, mas realmente parece uma pena que ele use mais os punhos que o cérebro no primeiro…Foi mais ou menos o que me decepcionou um pouco no filme (eu adorei, mas não foi fiel ao que eu imaginava do Sherlock).
De qualquer forma, esse segundo parece ser bem mais interessante!
Camis, muito obrigada pelo comentário no post de um ano do blog e, principalmente, muito obrigada por tudo!! O coração pode ir pro ralo à vontade quando a gente faz boas amizades assim 😉
Beijão!
Oi Mi,
Achei um pouco difícil me acostumar com o ‘pequeno’ Sherlock no primeiro livro!
Mas agora comecei a entender melhor o que o autor pretende com essa história e estou começando a me acostumar.
Beijos
Também não gostei do primeiro livro, vamos ver se o segundo me agrada mais. Eu nem ia ler, mas como você disse que melhorou, acho que vale dar uma chance pra ele…
Oi Arthur,
Acho que o Sherlock está ficando mais esperto e menos mimado! Talvez seja isso que o autor queira mostrar ao longo da série!
Beijos
Oba, agora você me deixou com vontade, camis!! rsrs
Vc leu o primeiro?
Beijos
Ei Camis!
Eu troquei o link do blog, e por isso perdi muitas visitas! Poderia me ajudar na divulgação, através de Twitter e Facebook, por favor?
Eu realmente preciso de ajuda.
Vou ter de começar do zero com as visualizações diárias!! =/
Se você se sentir na posição de me ajudar, o novo link é http://www.livroserabiscos.com
Agradeço IMENSAMENTE!
Pode deixar, Vini!
Beijos
Eu gosto de Holmes, + não sei pq não me interessei por essa série, talvez por ser infanto, + gostei da sua resenha e acho que vou gostar dessa série, rs.
bjss Camis!
p.s: tá melhor?
Oi Nat,
Ainda não estou completamente recuperada, mas já estou bem melhor!
Sobre o livro, se vc não curte muito infanto juvenil, então nem se preocupe com esse livro! Rs.
Beijos
Ei Mila,
Eu também não curti tanto o primeiro, esperava bem mais. Na verdade eu não conseguia identificar este Sherlock com o do Conan Doyle rs. Espero gostar mais deste também. ^^
beijos
Oi Nanda,
Acho que é difícil desligar a mente e não ficar pensando no Sherlock Holmes original, né?!
Beijos
ola camilla tudo bem ? ja li todos os dois livros e tambem nao fiquei muito impressionado com a historia foge bastante das caracteristicas do SH ,como tambem nos dois filmes novos deles, mais como sherlockiano nao pude deixar de ler, gostaria de saber quando sai o terceiro livro da saga. valeu.
Oi Paulo,
A Intrínseca deverá lançar o terceiro livro dessa série até o começo do ano que vem.
Beijos
Oi, tudo bem? Pelo que eu entendi, o segundo livro não tem tanta conexão com o primeiro. Será que eu posso ler o Parasita Vermelho antes de Nuvem da Morte?O primeiro livro está em falta, não acho em lugar nenhum…
Beijos
Oi Amanda,
O primeiro livro tem relação com o segundo sim. Se você “pular” o primeiro livro, pode ter dificuldade para entender quem são os personagens e qual o papel deles na história.
beijos