Leitora Compulsiva

Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Gelo Negro

Gelo Negro é o terceiro livro da série O Jovem Sherlock Holmes, escrita pelo inglês Andrew Lane e publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.

Sherlock Holmes, personagem de ficção criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle, é um investigador do final do século XIX, que ficou famoso por suas técnicas não ortodoxas de investigação e por seu raciocínio lógico.

Ao todo são 60 histórias de Sherlock Holmes escritas por Conan Doyle e, desde a primeira história publicada – Um Estudo em Vermelho – o que encontramos é um Holmes já adulto, com todos os seus conhecimentos bem apurados…

Mas como será que Sherlock Holmes ficou desse jeito? Que tipo de infância ele teve? Que tipo de ensino o preparou para se tornar o mais famoso investigador dos livros policiais?!

E são essas perguntas que Andrew Lane tenta responder com essa série, chamada O Jovem Sherlock Holmes. Com base em tudo o que Conan Doyle escreveu sobre seu personagem, Andrew Lane criou uma infância para Sherlock Holmes e até agora está sendo bem sucedido. Eu já tinha gostado dos dois primeiros livros (são bonzinhos!), mas esse terceiro livro é bem mais legal!!

Com muito menos violência e com mais deduções e raciocínios lógicos, esse terceiro volume da série conta a história de como Sherlock ajuda seu irmão mais velho, o único suspeito de um assassinato.

A missão parece quase impossível, já que o irmão era a única pessoa na sala com a vítima e estava com  uma faca na mão. Mycroft poderá ser levado à forca se o verdadeiro culpado não for encontrado e Sherlock contará com a ajuda de seu amigo e tutor, Amyus Crowe, para descobrir o que realmente aconteceu.

Na busca pela verdade, Sherlock ainda terá que ir a Moscou e encarar bandidos dispostos a causar um gigantesco incidente internacional.

Diferentemente do que aconteceu nos volumes anteriores, dessa vez Sherlock não contará com a ajuda de seu amigo Matt ou de Virgínia. Até mesmo a participação de Amyus Crowe ficou limitada nesse volume, dando mais ênfase ao próprio Sherlock Holmes. Porém nada disso atrapalhou a história!

Como eu disse antes, no início eu não estava muito animada com esse negócio de “reinventar” um personagem já consagrado ou mesmo com as histórias em si. Achei que o primeiro livro principalmente teve muita violência e pouca lógica. Agora, depois desse terceiro livro, me animei tanto que já quero saber qual será a próxima aventura do jovem Sherlock Holmes.

8 comentários sobre “Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Gelo Negro

  1. Nanda

    Ei Mila,

    Nossa eu li o 1 e não gostei tanto, acho que pq estava acostumada com o Sherlock adulto e achei o menino meio bobo para ser ele… mesmo criança rsrs.
    Sei lá, não me convenceu.

    Agora lendo a resenha do 3, fiquei até com vontade de ir atrás do 2 e do 3 e dar mais uma chance pra série hummm. Vamos ver rsrs.

    bjs

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!