Título: Todos os Meus Amigos São Super-Heróis
Autor(a): Andrew Kaufman
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2014
Páginas: 304
Tradução: não informado
***
Por ser parceira do LeYtoras – um projeto da Editora LeYa voltado ao público feminino – todos os meses recebo uma lista dos lançamentos, com as respectivas capas e sinopses, e assim posso escolher qual livro me interessa mais para receber um exemplar e resenhar. É claro que acho esse sistema ótimo, já que posso optar pelo livro que tem a ver comigo e com o blog!
E assim que recebi a lista dos lançamentos do mês de março e comecei a dar uma olhada, o primeiro livro que me chamou a atenção, tanto pelo título quanto pela capa, foi “Todos os Meus Amigos São Super-Heróis”. A primeira coisa que pensei é que se tratava de um livro infantil e já fiquei imaginando que a história seria sobre um garoto novo que acaba indo parar numa escola de super-herois por engano, já que ele não tem qualquer poder especial! Rs… E então a segunda coisa que pensei foi que era estranho que o LeYtoras oferecesse um livro infantil! rs…
Bom… a questão é que resolvi então ler a sinopse e percebi que eu tinha viajado completamente e a história não tinha absolutamente nada de crianças ou escola de super-heróis… Hehehehe
“Todos os Meus Amigos São Super-Heróis” é o primeiro romance do escritor canadense Andrew Kaufman e foi escrito em 2003. Ao longo dos anos o livro foi traduzido para seis línguas diferentes e finalmente chegou esse ano ao Brasil, em uma muito bem produzida edição em português!!
O livro nos conta a história de Tom e a Perfeccionista. Tom é um cara completamente normal, sem nenhum super-poder. Contrariando todas as expectativas, Tom acabou conquistando o coração da Perfeccionista, a quem ele chama carinhosamente de Perfê, e que faz parte do não tão seleto grupo dos 249 super-heróis da cidade de Toronto, no Canadá. A fonte do poder da Perfeccionista é sua mania por organização. Ela simplesmente faz tudo se organizar com o poder de sua mente.
O problema é que, desde o casamento dos dois seis meses antes, Tom passou a ser invisível para a Perfeccionista. Ela foi hipnotizada por um ex-namorado invejoso e mal caráter – o Hipno – e desde então ela deixou de enxergar o marido ou qualquer coisa que ele faça. Todo mundo diz para ela que Tom está ao seu lado, mas ela não acredita. E todas as vezes que Tom tenta tocá-la, ela começa a soluçar, ter espasmos e coisas do gênero. Cansada de esperar pelo marido, a Perfeccionista está pronta para embarcar para Vancouver, onde pretende recomeçar a vida sozinha!
Tom está desesperado e tenta de tudo para que sua mulher volte a enxergá-lo. Para que ele tenha sucesso em sua empreitada, ele precisa repensar suas prioridades e limpar de vez o seu coração. Antes que a Perfeccionista possa voltar a enxergá-lo, Tom precisa conhecer sua própria imagem!!
Ao longo dessa história acompanhamos uma série de lembranças dos personagens, na maioria delas envolvendo antigos relacionamentos e outros tantos super-heróis. Conhecemos O Anfíbio, A Quemsabe, A Garota TV e o Garoto SitCom, o Ouvido e outros tantos personagens dotados dos mais diversos superpoderes, que se parecem em muito com algumas características, profissões e manias que encontramos em nosso cotidiano. E ao longo do livro podemos perceber que superpoderes não são tão super assim e que tudo é uma questão de ponto de vista.
Além dos super-heróis que tem papel importante na história, o livro ainda traz uma lista de outros tantos super-heróis que vivem pela cidade. Essas listas são tão interessantes que comecei a viajar (Pois é… Vocês já devem ter percebido que minha mente é criativa) e comecei a identificar os superpoderes dos meus amigos e das pessoas do meu círculo social. E vocês nem ousem a rir de mim porque tenho certeza que vocês fizeram ou vão fazer a mesma coisa! rs…
O livro é ao mesmo tempo comovente e curioso. Passei toda a leitura angustiada, sabendo que o tempo de Tom estava se esgotando e torcendo para que ele tivesse sucesso. Ele realmente me cativou e consegui sentir empatia por ele. Não posso dizer o mesmo da Perfeccionista. Aos olhos de Tom ela não é só perfeccionista como também perfeita, mas em vários momentos me questionei se ela valia mesmo tanto esforço!! rs… Bom, mas quem sou eu para julgar quem o outro ama, não é mesmo?! rs…
Decididamente esse é um livro diferente de tudo o que já li até hoje!
Sobre a edição: o exemplar que recebi foi digital e posso dizer que o trabalho da LeYa com e-books é muito bom. O arquivo se adaptou perfeitamente tanto à tela do meu e-reader quanto do meu tablet. E faço questão de dizer isso porque tenho um e-reader da Sony, que nunca chegou a ser comercializado no Brasil e poucos conhecem… Mesmo assim o e-book funcionou perfeitamente bem. Adoro quando um e-book é produzido para toda e qualquer plataforma digital!! Mas como eu sei que a maioria de vocês ainda prefere o livro impresso, então fiz questão de ir em uma livraria e dar uma olhada no exemplar físico. Ele me pareceu muito bem feito também, mas não posso dizer muito mais… Não encontrei nenhum erro que tenha me chamado a atenção e, apesar de não ter lido o texto original, tive a impressão que a tradução foi bem feita. Pelo menos tudo fez sentido para mim…
E não sei se vocês repararam no banner ali em cima, mas esta é a Semana Especial dedicada ao livro e o LeYtoras está promovendo várias ações super bacanas:
– Que tal descobrir qual é o seu superpoder?? Para isso basta clicar AQUI e acessar o aplicativo na página do Facebook do LeYtoras.
– Quer ganhar um exemplar do livro? Participe do Concurso Cultural e cruze os dedos!!
– Acesse a fanpage do LeYtoras e acompanhe todas as resenhas desse livro que estão sendo publicadas na blogosfera!!!
Não conhecia, anotei para comprar, gosto de leituras diferente, e creio, segundo sua resenha, ser este bastante diferente. Gostei bastante!
Com certeza esse livro é diferente!!
Aproveita a semana especial e dá uma olhada nas resenhas do pessoal…
Beijos
Oi Camis! Quando vi esse livro na livraria pensei a mesma coisa que você: ah, deve ser um livro juvenil com direito a escola e tudo o mais. kkkkkkk Que diferente a trama ser sobre super-heróis adultos morando no Canadá. Pelo que você descreveu, parece ser bacana, com Tom tendo que enfrentar uma jornada de auto-conhecimento. rs Adorei o booktrailer! 🙂 bjs!
Oi, Carol.
O livro me surpreendeu porque não tinha nada a ver com o que eu pensava dele! hehehe
Beijos
Nossa Camis, eu também viajei quando vi o nome do livro! Onde que eu ia imaginar que a história era essa? Mas fiquei bem curiosa pra conhecer, assim que puder quero ler! Adorei sua resenha! =D
Um beijo!
Oi, Nina.
A capa e o título podem mesmo dar uma ideia errada, né?!
hehehe
Beijos
Qdo comecei a ler as pessoas falando desse livro achei que fosse algo totalmente diferente, mas qdo eu terminei de ler achei tão sem graça =/
Andy_Mon Petit Poison
#ResumoDoPoison > bit.ly/Q3B7lD
Que pena que não gostou, Andy!
Acho que ele poderia ter mais ação, mas gostei por seu uma proposta super diferente!
Beijos
Gente me apaixonei pelo livro *-*
Faz um tempo que realmente me motivasse, gente colocar agora na minha lista <3
Oi, Bia.
Esse livro tem uma proposta muito diferente, então vale a pena ler o primeiro capítulo para entender a dinâmica!!
beijos
Nossa, achei incrível a ideia do livro. Eu também tinha pensado que era algo infantil ahuahuahuahauhauhauhauha, mas nao cheguei a viajar tanto =P Gostei da resenha, fiquei bem curiosa pra ler ^^
Oi, Fran.
A capa também ajuda a dar a impressão de um livro infantil, não?!
Beijos
Nossa…se eu estava curiosa antes, imagina agora!! Deve ser um livro super legal! Caramba, Camis! rsrs
Oi, Vi.
Esse é um livro mais intimista, que faz a gente refletir sobre as relações pessoais!
beijos