“Sob a Luz da Lua” foi um dos lançamentos do mês de outubro, da editora Galera Record e é o primeiro livro da série Nightshade, que pode ser resumida como uma história sobre lobisomens!
Eu nunca escondi o fato de que sempre detestei lobisomens. Nunca via menor graça em pessoas que viram bicho e saem por aí descontroladas, causando estragos e colocando a culpa na coitada da lua cheia! Para mim, os lobisomens representam a nossa infância, quando não temos controle sobre nossas emoções, nos deixamos dominar pelos instintos e não temos lá a inteligência muito desenvolvida!! rs… Hum! Acho que já deu para entender o meu ponto de vista, né??
Quando vi que esse livro seria lançado, achei a capa tão bonita que nem me dei ao trabalho de ver do que se tratava. Pedi um exemplar para a editora e quando o livro chegou e li a sinopse, pensei: “Ai que m****! Onde fui me meter??!” Mas já estava com o livro na mão, então resolvi arriscar! E tive uma bela surpresa!!
O livro é escrito sob a perspectiva de nossa protagonista, Calla Thor! Calla é tanto humano quanto loba, mas não é uma lobisomem tradicional, daquelas que se transformam com a lua cheia… Calla é uma Guardiã, da alcateia dos Nightshane, e pode se transformar em loba quando há necessidade de se defender ou atacar! Os Guardiões foram criados e existem para proteger os Defensores – feiticeiros que, quando necessário, interferem na vida dos humanos – do ataque dos Inquisidores!
Além de ser uma Guardiã, Calla é ainda uma fêmea Alfa, o que significa que tem uma aptidão natural para liderar seu bando. Além dos Nightshade, uma outra alcatéia – dos Bane – também faz a função de guarda. Desde que nasceu, Calla está prometida a Ren Laroche, o macho Alfa dos Bane. Eles sempre souberam que seu destino era a união entre eles, para a formação de uma nova alcatéia. Assim foi determinado pelos Defensores e a desobediência seria punida com a morte. Calla nunca questionou seu destino e nem as tradições de seu povo… até conhecer Shay Doran, um garoto humano. Por causa dele, Calla desobedece as leis mais severas dos Guardiões e coloca em risco a vida de todos à sua volta.
O pano de fundo dessa história não foi muita novidade para mim. Durante toda a leitura, percebi semelhanças com a história contada em Destino, da autora Allie Condie: em um sociedade regida por regras severas, garota obediente destinada a se unir a um par escolhido para ela, conhece garoto diferente, fica dividida entre a obrigação e o direito de escolher o próprio destino e começa a questionar todas as regras da tal sociedade…
Calla é uma personagem interessante, mas se mostrou um pouco irritante também, com vários momentos de crise: “Eu Devo X Eu Quero”. A verdade é que a paixão dela por Shay não foi muito convincente! Me pareceu mais um lance de rebeldia do que se sentimento mesmo! Shay não me cativou em momento algum e cansei dele se fazendo de coitado a todo momento!
Fora isso, o universo criado pela Autora foi bem original! Gosto quando um autor cria a sua própria versão de um ser sobrenatural já conhecido e foge do senso comum. Interessante pensar nos lobos como Guardiões (ou cães de guarda!! rs…), com um controle sobre a transformação e com uma excelente explicação de “onde vão parar as roupas”!! hehehehe Em vários momentos, nem me lembrei da minha aversão aos lobisomens!!
O segundo livro da série já foi lançado nos Estados Unidos e se chama Wolfsbane. O terceiro livro se chamará Bloodrose e tem seu lançamento previsto para janeiro de 2012. Segundo informações do site da própria autora, essa série será mesmo uma trilogia. Vamos ver, né??
Opa, só estou lendo resenhas ótimas sobre este livro, e por isso ele será o livro da semana, já que todos estão gostando vou me arriscar.
Gostei da sua analogia sobre lobisomens, faz todo sentido. Eu tb não sou muito fã, mas este livro tem uma capa maraaa.
Espero gostar tb.
Beijocas
Oi Vivi,
A capa é linda mesmo!
Pelo menos a autora aborda o mito dos lobisomens de uma outra forma!! rs…
beijos
Ok, tenho que admitir que só comprei o livro pela capa. Ela é divina não é? Fico me debatendo sempre olhando para ela tentando entender de onde saiu o ” Sob a Luz da Lua ” da Galera, considerando o fato de que o título da capa Original é “Nightshade” e já que obviamente a lua não tem interferência nenhuma na história desenvolvida… – ou será que é o que Nightshade significa? – mas enfim. Faz um tempo que eu espero essa resenha, desde que vi ele na suas leituras do skoob, e obviamente estava bem ansiosa! E gargalhei quando a resenha saiu bem hoje, no dia do meu aniversário! hahahaha Concordo plenamente com tudo com o que você disse… O Shay me irrita, e o Ren me fascina, adoro o instinto feminista da Calla, e estou apaixonada pelo Ansel. Ótima resenha!
Oi Desiree,
Realmente o título não tem muito a ver com a história, já que os lobisomens não dependem da lua para se transformar. Mas acho que faz um certo sentido.
Olha só, parabéns atrasado então!!!
Beijos
Camila a tradução de Nightshade não seria Sombra da Noite?
Oi Natália,
Talvez pudesse ser traduzido assim. O mais esquisito é que nighshade é o nome de uma planta, que aqui no Brasil chamamos de Beladona, muito usada na fabricação de remédios. Mas isso não tem nada a ver com a história… é só curiosidade!! hehehe
beijos
Vc me deixou com muita vontade de ler mais este livro…rs, isso sempre acontece quando leio suas resenhas!
Mas vou ter que esperar um pouco pois estou com uma lista de 13 livros para comprar e Papai Noel esse ano não irar me trazer nada, a não ser que eu deposite na conta dele o dindim para ele comprar para mim.rsrsrs….
Oi Nat,
Esse ano o papai noel está em crise, né??! rs…
Sem bem como é!!
Beijos
Oi camila, tudo bem??
Mais um livro que vai para minha lista de aquisições futuras, mas dessa vez com um ponto de interrogação…. vou esperar sair os demais volumes (esperando que seja realmente uma trilogia) e esperar comentários do livro 2 para comprar…. eu realmente não ando muito empolgada com livros de lobisomens e vampiros (acho que por enquanto estou saturada desses temas rsrs).
Oi Carol,
Realmente o mercado está abarrotado de literatura sobrenatural e às vezes a gente fica com uma ressaca, né??!
Mas se você não se empolgou logo de cara, espere mesmo pelos próximos livros!
Beijos
Sempre gostei de lobisomens( principalmente qdo o livro vem do ponto de vista feminino como O Baile das Lobas já leu.. não ..então se tiver um tempinho…) mu mas leio de tudo fadas, elfos, vampiros, sereias enfim o mundo da fantasia me fascina ..rsrsr …A capa é um show a parte mesmo sendo um livro YA quero muito para minha coleção de lobos.. já ta na lista de Natal caso não ganhe nas Promos que estão rolando,,, e sua resenha de alguém q não gosta do assunto só me deixou com mais vontade de ler…Bjokas!!
Oi Sonia,
Que bom que existe gosto para tudo!! Pelo menos assim não me sinto culpada por odiar lobisomens!! hehehe
Vou torcer para você ganhar um exemplar!
beijos
Uau, você realmente não gosta de lobisomens, hein? HAHAHAHAHA
Mas o Jacob não é assim! *-* Tá, eu prefiro o Edward, mas o Jake é fofo!
Tudo bem que não estou aqui para falar de Crepúsculo, né? XD
Esse negócio de ser prometida à alguém desde sempre é tão ultrapassado! Ficaria p*** da vida se descobrisse que já sou prometida a alguém. Quem manda na minha vida sou eu!! Mas também não escolheria alguém só para fazer “birra” e não cumprir com as “obrigações” – que ninguém perguntou se eu queria assim, por um acaso. E parece que é isso que a Calla está fazendo, e não se apaixonando pelo Shay.
Se bem que eu não posso dizer se isso realmente acontece, porque eu ainda não li o livro, mas enfim… Fiquei com vontade de ler!
Adorei a resenha, Camila!
Beeijo
Oi Fê,
O Jacob é assim, sim!! hehehe
Mas sobre o livro, o problema da Calla é que ela sente atração pelo cara para quem foi prometida, então qual o problema?!
Fora que o que rola com o Shay me parece a maior paixonite sem fundamento! E ela coloca todos os amigos e a família em risco!!
É lógico que esse lance de ser prometido parece absurdo pra gente, mas isso porque, na nossa sociedade, a sobrevivência da nossa espécie não depende disso, né?! Mas na sociedade de Calla depende!! E ela acaba sendo egoísta!
Acho que o livro vale por essa discussão! rs…
beijos
Venho lendo ótimas resenhas sobre o livro, o que da um ponto a mais para ele, pois a capa sem comentários, é linda demais.
Ainda não consigo gostar muito de lobisomens, acho que só quando tiver um livro que conquiste mesmo, porque até agora… mas pelo menos nada de rugir para a lua cheia rasgar roupas e ficar peludo né? rs
Sempre tem um “mundano” na estória para tirar o mocinho ou a mocinha das regras né? aiaiai.
Ainda assim quero ler, e espero também que seja mesmo uma trilogia!!!
Beijos
Oi Marcella,
Mesmo tendo gostado desse livro, meu asco por lobisomens ainda não diminuiu! hehehe
Também espero por uma trilogia, no máximo!! hehe
beijos
Oi Camila
Você não gosta de lobisomens?? XD Hahauhau
Mas você tem razão, a capa é linda. Também quero ler essa série, será que vai ser trilogia mesmo??
Bjs
Oi Fabi,
Não tem como saber se será mesmo uma trilogia, porque hoje em dia tudo é possível!! hehehe
Mas eu não gosto de lobisomens mesmo! hehe
beijos
É verdade, tudo é possível =/
Eu ri porque eles não me agradam muito.
Bjs
Camila, eu gosto das suas resenhas porque você é sincera: fala dos pontos bons e ruins do livro sem medo de ser feliz. Por isso eu confio tanto nesse blog aqui!!! Mas eu não vou ler não. Pra mim a relação entre os personagens tem que ser muito bem desenvolvida, se ficou um troço “meio do nada”, eu não tenho paciência não.
bjs!
Oi Mel,
Acho importante ser sincera sempre! Ainda que essa sinceridade esteja restrita as minhas impressões sobre um livro e não exatamente ao que o livro realmente é! rs… Eu gosto do livro e achei bem desenvolvido, mas tem essa questão de que alguns personagens não me convenceram! rs…
beijos
Oi, Cá! ^^
Eu quase agi como você, achei a capa tão linda que já ia comprar o livro.. rs Mas aí acabei procurando uma resenha antes e desisti. Apesar de ter elementos novos, não me animei muito pela história. Continuarei acompanhando suas resenhas da série pra ver se mudo de ideia. rs
Beijos
Oi Debee,
Eu fiquei apaixonada pela capa e nem me toquei do tema.
Mas pelo menos tive uma boa surpresa!
Se você não se animou, espere mesmo! Tem tanto livro bom por aí, que é melhor você investir seu tempo em livros que te conquistam!
beijos
Oi Camis!
Eu adorei este livro, achei a escrita da autora realmente muito boa, apesar de também não curtir triângulos amorosos…
Ahh, eu gostei do Shay, achei ele tão fofinho *-* Mas também gostei do Ren, tipo estilo bad boy!
Agora é esperar para ver o que Andrea Cremer vai aprontar no segundo volume!!!
Beijos
Adriana – Mundo da Leitura
Oi Adri,
Sério que gostou do Shay? rs… Fiquei com uma impressão ruim dele! Acho que pelo fato dele ficar provocando o Ren e principalmente por ele tentar analisar a vida da Calla sob uma perspectiva completamente humana, coisa que ela não é!! É fácil dizer que é um absurdo a Calla e o Ren terem sido prometidos desde que nasceram, mas isso pensando sob a ótima humana e nos tempos atuais. Ele critica a Calla o tempo todo, mas não pára para pensar que a espécie dela é diferente e essa diferença deve ser respeitada e valorizada, até para a própria sobrevivência da espécie! rs…
Quero saber o que em por aí!
beijos
Oi Camis,
Lobisomens não são meus preferidos, mas não tenho problema com eles não, rs
Estou com vontade de ler esse livro, apesar de ser mais um sobrenatural, mais um triângulo amoroso e mais uma protagonista confusa… eu não resisto =D
Beijos
Oi Cacá,
E quem é que resiste??! Para quem gosta desse tipo de livro, é um prato cheio!
Eu vivo reclamando da “mesmice”, mas estou sempre procurando alguma coisa nova, com as mesmas características!! hehe
beijos
Ei, Camila! Li o livro por sua causa (vi que você tinha avaliado no Skoob). Não achei que ele é “o” livro, por tudo isso que você mencionou na resenha (a Calla é bem chatinha). Mas quero seguir a série para ver no que dá.
BJ
Oi Marina,
Também não achei o livro tão formidável, mas com certeza é uma série que quero acompanhar até o final!!
E a Calla é chatinha mesmo!! Até parece que tendo o Ren, alguém ia dar bola para o Shay!! hahah
beijos
Eu li o livro e adorei!!!!!! rsrs to louca esperando lançar o próximo!!!
hahaha, acho que a Camis vai trocar os vampiros agora..rsrs! Estou com o livro aqui em casa e também estou enrolando pra ler…;/
NUNCA!!!! hahahaha
Beijos
Oi Mila!!! Aiii, eu quero muuuito esse livro, mas não posso comprar agora, tem muitos outros na fila e o dindin está curto… Snif, snif, snif 🙁 Bjs
Oi Alê,
Realmente não é fácil organizar as finanças com esse tanto de livro bom, pedindo para ser comprado!!
Mas vai fazendo uma listinha mesmo e comprando quando der!!
Beijos
Ei Mila,
Desculpe-me pelo sumiço, minha vida está uma correria danada e quase não tenho ficado na net.
O meu ainda não chegou, acabei não pedindo pq a fila estava enorme, ai vi todo mundo falando super bem e não resisti rsrs. Deve chegar em breve, estou louca para ler. ^^
bjos
Oi Nanda,
Esse final de ano está acabando com a gente, não é mesmo!!
Estou em dívida com tanta gente que não consigo nem mais ficar com vergonha!! hehehe
Estou evitando pedir livros novos também! Preciso ler o que tenho aqui primeiro e está difícil!
Espero que goste do livro…
beijos
Nossa.!
Li o primeiro capitulo na internet e pooootz!!
Impressionante… realmente gostei, e estou muito curiosa para ler o resto….
Alguem saberia me dizer se tem algum lugar para baixar o livro aqui pela net???
Ficaria grata se me informassem um siteee…!
Curiosidade mata, sabe!?
kkk
Bejin… otimo site… =)
Oi Jessika,
Eu não poderia disponibilizar o link para você, porque isso é crime.
Mas existem vários sites na internet nos quais você pode procurar, como o 4shared e o PDL!
Beijos
Ai, eu li e apaixonei. Nunca li um romance tão intenso na minha vida! E frustrante!! Porque todo romance é frustrante?! Isso é meio injusto. Não gosto do Shay, exceto pelo fato dele fazer o Ren, que é mega incrível sensacional e sedutor ficar com ciúmes, q é muito kawaaaii!! A Calla tem q ficar com o Ren. Sinceramente, tem resenha do segundo livro, já? e tem já no Brasil? Eu to viciada, li em dois dias e vou morrer se não ler o dois logo, apesar q prefirira q não fosse por download pq me sinto desconfortável, perde um pouco a graça ler no p.c. Wolfsbane parece mega maneiro. Eu qro mto ler o dois, e a espera tá me matando. A escritora deixou mta gente se coçando de vontade de ter o 2!!!
Oi Marcelinha,
Eu também não sou muito fã do Shay, não!! Não vejo a menor graça nele!!
Ainda não tem resenha do segundo livro aqui, porque não costumo escrever sobre livros que ainda não foram publicados! Não quero que ninguém se veja tentado a procurar livros piratas só por causa das minhas resenhas! hehehe
Beijos