Ally Condie – Destino

Esse livro foi lançado há alguns meses e na semana passada recebi um exemplar da Suma de Letras. Recebi o livro amarradinho com uma fita verde e junto veio um marcador super fofo… O marcador é redondo, com essa mesma imagem da capa… Achei muito fofa essa produção da editora!

Como eu acompanhei toda a divulgação de lançamento desse livro, já tinha uma boa idéia do que se tratava a história…

O livro conta a história de Cássia. Ela acaba de completar 17 anos e finalmente vai descobrir quem a Sociedade determinou para ser o Par dela. Da mesma forma como a Sociedade decide o que e quanto as pessoas devem comer, a profissão e o posto de trabalho, as atividades de lazer de todo mundo e até quando as pessoas vão morrer… a Sociedade é que determina com quem cada pessoa vai se “casar”.

Tudo funciona de uma maneira organizada e simples. A Sociedade diz que as coisas devem ser feitas assim e todo mundo faz! Assim todos trabalham para o bem de todos e tudo segue na mais perfeita ordem…

Hum… mas acho que até a mais perfeita ordem tem seus defeitos… Voltando a falar da Cássia, finalmente ela descobre quem será o seu par e todos ficam surpresos ao descobrir que o rapaz é alguém que Cássia conhece e gosta muito. A probabilidade disso acontecer na Sociedade é pequena e Cássia fica toda animada! Só que assim que ela chega em casa abre o microcartão com as informações de seu Par, um outro rosto aparece na tela e esse rosto também é conhecido.

A partir daí, várias coisas acontecem na vida da garota que a levam a questionar todo o sistema à sua volta. Cássia quer poder tomar decisões, fazer suas próprias escolhas… Mas será que isso vai funcionar?

E é nesse momento que preciso confessar que eu senti raiva da Cássia! Sério mesmo!! Quis dizer para ela: você não sabe a sorte que tem por não precisar fazer escolhas!! Tá bom… eu sei o quão importante é o nosso direito de escolher, mas confesso que algumas vezes eu queria férias das decisões!! Um único diazinho já estava bom!! hehehe

Mas acho que o lance desse livro é justamente fazer a gente pensar no quanto nossas escolhas são importantes, não só pelo fato de termos escolhas a fazer, mas também para que a gente reflita o quanto nossas escolhas afetam as pessoas a nossa volta! Além disso, será que somos tão livres assim para escolhermos o que a gente bem entender ou será que nossas decisões são manipuladas??

Bom, chega de filosofar senão não termino essa resenha nunca! Um assunto como esse rende muito pano para manga e se deixar, não paro mais!! hahahaha

Antes de terminar a resenha, aproveito para dar os parabéns à Suma de Letras pelo trabalho de divulgação desse livro!! São diversas as formas de conhecer um pouco mais sobre esse livro e sobre a Sociedade! No Site Oficial vocês podem encontrar informações sobre o livro, sobre a autora e podem ainda baixar o primeiro capítulo e obter informações de onde comprar o livro!! E por que não experimentar o Sistema de Pares??

Site Oficial

Blog

Twitter

Facebook

Orkut

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Nossa, resenhei pra faculdade esse livro essa semana! ahaha
    Bom, eu penso que somos, não manipulado, mas levados a entrar nas historias que nos mostram. É exatamente como no livro, a gente acredita nisso proque as informações que temos só são suficiente pra irmos por esse caminho.O livro é exagerado, mas fazemos isso todos os dias e nem percebemos. Quando contamos alguma coisa pra alguém, nossa postura, tom da voz enfase em alguns fatos, levam as pessoas a concordar ou não. As vezes não percebemos mas tem muitas pessoas que se utilizam disso na vida. Viajei né? ahahaha
    Bom, no mais, adorei o livro e estou esperando a continuação da trilogia (:

  • Camila, eu só achei uma coisa estranha na resenha, vc não disse se gostou ou não na verdade. E aí?

    • Opa, não disse??
      Gostei do livro, mas não morri de amores!
      Fiquei com birra da personagem!! rs...
      Lógico que vou querer acompanhar os próximos livros, mas não me deixou maluca pela continuação não!! rs...
      beijos

      • É que vc falou da birra com a personagem, mas não ficou muito explicito se vc recomenda o livro ou se torceu o nariz de vez, rs.

  • Parece legal a história. Eu já tinha visto mtas vezes essa capa por aí e nunca parei pra ver do que se tratava.. Mais uma vez lembra aquele que dei, do governo manipulando as pessoas e todo mundo agindo como robozinhos felizes que nunca se revoltam contra nada..
    Tomar decisões é tão chato qnto ser "gente grande" pq implica em responsabilidade sobre o caminho que decidimos tomar.. Tb me canso disso as vezes e fico com vontade de ter 12 anos de novo, qndo tudo era mto fácil e simples, pq eu não precisava fazer nada mais do que meu dever de casa rsrs
    Bjos!

    • Oi Mila,
      Achei esse livro interessante, mas acho que teve o efeito contrário em mim! Em vez de ficar revoltada com o controle exercido pela Sociedade, fiquei com uma tremenda inveja!!! hehehe
      Ando tão cansada e estressada que ultimamente adoraria ter alguém para me dizer o que fazer! hehehehe
      Beijos

      • Hehehe pelo jeito o trabalho tá num ritmo muito pesado ultimamente, né? Vc precisava arranjar um tempinho pra vir pra cá descansar um pouco a cabeça disso tudo aí..
        De que adiantaria se fôssemos meros robôs controlados por uma sociedade que se julga melhor do que nós a ponto de tomar as nossas próprias decisões? Seriamos apenas marionetes?
        Bjão!

        • Estou cansada demais mesmo, Mila! Os finais de semana não estão sendo suficientes...
          Sobre o livro, acho interessante mostrar que não estamos tão longe assim dessa realidade maluca. Não podemos esquecer que a Sociedade é formada por pessoas também, pessoas estas que foram escolhidas pelos demais para ocupar cargos de chefia. Nossos governantes não vivem ditando regras para nós? E não fomos nós que demos esses poderes a eles??
          Beijos

          • Pois é, por falar nisso, vc viu a tal proposta de reforma política do Cristovam Buarque? Se fosse pra frente seria revolucionária!! Mas não é interessante pra nenhum político, então ninguém tá falando nada a respeito.. Só fiquei sabendo pq meu professor do cursinho comentou, mas só ele sabia disso..
            Bjos!

          • Hein?? Não tô sabendo de nada não!!
            A única coisa que sei ultimamente é o tanto de trabalho que tenho para fazer! rs...
            beijos

          • Dá uma pesquisada qndo tiver um minuto sobrando (sei que tá difícil rs) pq parece interessante a proposta dele. Ouvi dizer que ele quer um plebiscito para transformar os políticos em funcionários públicos que nem os concursados.. Não sei detalhes sobre a proposta, mas depois vou procurar.
            Bjos!

  • Oi Mila! Estou com esse livro aqui na estante para ler! Tá na minha filinha... Aquela que eu furo toda hora...rsrs. Ah, surtei com o final de Cidade das Cinzas, aliás surtei com o livro todo que é mto bom. Se eu tinha gostado de Cidade dos Ossos nem posso dizer o quanto gostei de Cidade das Cinzas! Li várias vezes a página da corte das fadas. Totalmente team Jace e Clare!!! Louca para ler Cidade de Vidro, acho que não vou aguentar e vou ler em e-book mesmo... Estou tentando me segurar, mas já baixei na internet uma tradução tão fiel...rsrs. Agora comecei a ler Tormenta... Ah, tomara que lancem Cidade de Vidro na Bienal aqui do RJ em Setembro!!! Bjs e boa semana!

    • Oi Alê,
      Eu também sou totalmente Team Jace. Impossível resistir!! rs...
      Tomara!! Tô tentando não lembrar dessa continuação para não cair na tentação do e-book!
      Beijos

  • Camila, eu também fiquei com raiva da Cássia, mas não sei não se eu não tomaria a mesma atitude que ela tomou. Essa sociedade utópica é muito surreal né ?!

    • É surreal mesmo, mas mostra que os seres humanos nunca estão satisfeitos.
      No final fiquei com a sensação que a Cássia estragou tudo!! Ela agia como se fosse toda dona do próprio nariz, mas não se ligou que foi completamente manipulada!! rs...
      Só sei que essa idéia dá muito pano para manga e daria para discutir horas e horas sobre isso!! rs...
      Beijos

  • Adorei este livro. No geral, tem uma crítica bastante firme sobre a nossa sociedade em geral. Dá pra fazer uma bela reflexão sobre a história e, como você disse, sobre o poder das escolhas. Achei incrível a divulgação pesada em que investiu a editora, precisávamos que este tipo de atitude fosse tomada em relação à cada livro que é lançado no país... Outra coisa que se deve elogiar é a rapidez com que trouxeram o livro para o Brasil, o problema é ter que esperar por Crossed!!! Adorei a resenha, até me fez ter vontade de ler novamente (infelizmente não será possível por conta de tudo que ainda tenho pendente na estante, hehe)!
    Beijos
    Adriana

    http://mundodaleitura.wordpress.com/

    • Oi Adri,
      Essa é uma das desvantagens de um livro chegar tão rápido no Brasil... ter que esperar o lançamento lá fora ainda!! rs...
      Acho que daria para fazer uma reflexão gigante sobre as questões que são abordadas nesse livro!!
      Beijos

  • Olá Camila,
    Mais então, gostou do livro????
    Já tinha lido uma resenha dele no Lá Sorcière. E a opinião da blogueira foi que o livro é ótimo.
    Como me identifico muito mais com as tuas leituras, gostaria de saber a tua opinião!!!
    bjo.

    • Oi Bárbara,
      Gostei do livro sim, mas não é uma história que eu faria de tudo para ler, sabe??
      Depois que terminei de ler o livro, fiquei pensando em inúmeras implicações dessa história e até fiquei curiosa pela continuação, mas não rolou aquele lance do desespero e nem nada!!
      Mas mesmo assim o livro é bom sim!
      Beijos

  • Nossa, parece bem legal esse livro, Camis...pelo menos original parece! hahaha, bem que confesso que queria um pouquinho de férias das decisões, viu? rsrsrs

    • Oi Vivi,
      Não seria ótimo poder tirar uma folga de vez em quando?? Sem dúvidas, sem questionamentos... bastava acordar de manhã e encontrar a roupa para vestir e o café da manhã pronto!!
      Ai que delícia!! rs...
      Beijos

  • Eu estou louca pra ler esse livro, desde a primeira vez que a vi a capa, assim que foi o lançamento nos Estados Unidos. Eu não sabia do que se tratava mas fiquei completamente encantada pela capa. =D E foi só ler a sinopse que o livro me pegou de jeito.
    Eu também fico filosofando por muito tempo sobre a questão das nossas escolhas, se são realmente impulsivas ou se é tudo manipulado porque, querendo ou não, sempre tem uma opinião que levamos em conta. Principalmente quando vem de uma pessoa que é muito importante.
    Decidir não é uma tarefa fácil e, se a a decisão for por algo muito grande, é impressionante como o nosso sub-consciente não nos deixa esquecer! Passamos noites em claros e dias a fio pensando naquilo! E aí que eu pergunto: como vamos ter calma pra decidir? oO'

    Enfim, a Suma está de parabéns pelo trabalho com o livro, mas acho que a Sociedade é totalmente propícia a cometer erros: eu e a Fernanda fizemos o teste e caímos com o mesmo par! HAUHAUAHUAHAUHAU Como será que a Sociedade ia resolver uma coisa dessas?? XD

    Adorei a sua resenha! o/
    Beeijo! ;3

    • Ah... mas acho que tem uma explicação!! rs... Não há gêmeos na sociedade!! Mas pelo menos isso indica que o DNA de vocês aponta para o mesmo candidato!! hehehe
      Beijos

      • HUAHAUHAUAHUAHUAHAU
        Verdade! Não tinha pensado nessa do DNA! Mas que é de ficar pensando nisso é... Eu passei um tempão tentando me colocar na Sociedade e tentando adivinhar o que eles fariam, se isso ia causar algum tipo de crise, se uma de nós ficaria injustiçada...

        Beeijo! ;3

  • Oi Camila!
    Eu gostei muito do livro. E pela primeira vez fiquei dividida no triangulo amoroso. Eu gostei dos dois rapazes, cada um tem seus atrativos e carisma. rsrs
    Ótima resenha.
    Bjs

    • Oi Herida,
      Gostei dos dois rapazes também, o que não gostei foi com a insatisfação dela!! hehehe
      Ela bem que podia ter entendido que tudo aquilo foi apenas um erro e continuado na felicidade da ignorância!! hehehehe
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás