Leitora Compulsiva

A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig #Resenha

a biblioteca da meia-noite matt haig resenha bertrand brasil blog leitora compulsivaTítulo: A Biblioteca da Meia-Noite

Título Original: The Midnight Library

Autor: Matt Haig

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2021

Páginas: 308

Tradução: Adriana Fidalgo

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***




No mês de setembro a Galera Record lançou o livro A Biblioteca da Meia-Noite, do autor Matt Haig, e a aposta da editora foi tanta que eles fizeram um kit de pré-venda ao estilo Compre 1 e Leve 2! 

Fiquei bem curiosa para conhecer essa história e então, quando recebi um exemplar pela parceria, resolvi passar ele na frente de outras leituras!! Rs… Hoje eu conto para vocês o que achei dessa história!

a biblioteca da meia-noite matt haig resenha bertrand brasil blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Biblioteca da Meia-Noite”?

A Biblioteca da Meia-Noite nos conta a história de Nora Seed, uma mulher com uma porção de talentos, mas nenhuma realização. Quando criança ela sonhava em ser glaciologista, mas achou que era um sonho bobo e nunca nem tentou. Era uma nadadora incrível e venceu diversas competições, mas então desistiu da natação. Aprendeu a tocar piano e se tornou uma excelente compositora, mas desistiu da banda que formou com o irmão. Foi convidada pela melhor amiga para partir em uma aventura na Austrália, mas não teve coragem de ir. Quase se casou, mas desistiu na última hora…

Agora, aos 35 anos, Nora acabou de ser demitida de um emprego mediano em uma loja de música e seu gato morreu atropelado. Completamente sozinha e sem ver nenhum sentido em sua existência, Nora decide que chegou a hora de acabar com sua vida.

Mas então, quando ela acredita finalmente ter tido êxito, se depara com a Biblioteca da Meia-Noite, um lugar entre a vida e a morte, que permite a Nora se aprofundar em seus arrependimentos e conhecer todas as vidas que poderia ter vivido se tivesse tomado decisões diferentes.

Com a ajuda de uma antiga bibliotecária, Nora passa a visitar todas as vidas com as quais sonhou! Em uma delas, Nora se casou com o namorado, na outra se mudou para a Austrália com a melhor amiga. Em uma vida viveu o sonho olímpico como nadadora e dá palestras sobre realizações. Uma carreira de sucesso em uma banda de rock?! Claro, por que não?! Nora pode visitar cada uma das milhares de vidas que poderia ter vivido, as opções são infinitas…

A cada visita Nora procura por aquela vida onde ela é totalmente feliz e realizada, mas em cada uma delas aprende uma lição valiosa: o que é o mais importante na vida e o que faz com que a vida valha a pena!

O que esperar desse livro?

A Biblioteca da Meia-Noite traz uma premissa incrível e, junto com ela, a promessa de mostrar aos leitores importantes lições sobre a felicidade, sobre as decisões, sobre os arrependimentos, sobre as realizações e sobre tudo aquilo que realmente importa na vida.

Quem nunca imaginou como poderia estar a própria vida se tivesse tomado alguma decisão diferente?! Quem é que não carrega arrependimentos por coisas que fez ou deixou de fazer? E se tudo tivesse sido diferente?!

Por meio das mais diversas vidas de Nora, o autor nos mostra que, não importa quais sejam as nossas decisões, nossa vida nunca será perfeita. Fama, dinheiro, sucesso, uma medalha olímpica, um bom casamento, filhos, família, saúde… O que é preciso para que a gente se sinta bem com as decisões que tomamos?! As coisas poderiam ser melhores se tivéssemos feito outras escolhas?! Sim, poderiam… Mas poderiam ser piores também!

Como eu disse, a premissa do livro é incrível e o final foi exatamente como eu esperava! Teria sido uma leitura ótima se não fosse por um pequeno detalhe: a protagonista! Infelizmente – não sei se por culpa do cansaço de final de ano ou apenas por algo como “meu santo não bateu com o dela” -, eu não consegui sentir a menos conexão com a Nora. Nada… Nadica… Ela simplesmente não me cativou e isso acabou fazendo com que eu não conseguisse me entregar totalmente à leitura… E o ato de ler esse livro acabou sendo, para mim, muito mais algo mecânico do que uma experiência prazerosa!

De uma maneira totalmente racional, a história fez sentido. Eu entendi tudo perfeitamente! Entendi a construção da personagens, suas motivações, seus anseios, suas necesidades… Compreendi cada uma das mensagens que o autor quis transmitir e as lições que ele quis ensinar com essa trama. Só faltou algo que me fizesse, mais do que entender, sentir tudo isso!

Fico aqui lembrando do quanto me senti consumida e conectada com o livro A Vida Invisível de Addie Larue e acho que era essa sensação que eu queria ter ao ler esse livro. É quase certo que esse meu “não-sentir” tem mais a ver com o meu momento pessoal do que com a história em si, mas eu seria desonesta se falasse que amei a leitura! Rs…

Apesar de tudo, é um livro que eu recomendo a leitura! Essa é uma história que proporciona muito aprendizado, que nos diz que não estamos sozinhos na vida e que encontrar a felicidade pode ser mais simples do que parece!

Sobre o autor e seus livros…

Matt Haig é autor de romances adultos e também escreve para crianças e jovens e suas obras foram traduzidos para 30 idiomas.

A Biblioteca da Meia-Noite é o mais recente livro do autor e foi lançado pelo selo Bertrand Brasil. Pelo selo Galera Record foram publicados os livros Os Radley e Floresta Sombria. Pelo selo Record temos os livros A Possessão do Sr. Cave e Sociedade dos Pais Mortos.

Ainda podemos encontrar outros três livros do autor publicados pela Editora Intrínseca: Razões Para Continuar VivoObservações Sobre um Planeta Nervoso O Livro do Conforto. Pela Harper Collins foi publicado o livro Como Parar o Tempo. Pela Jangada temos o livro Os Humanos. Pela Ciranda Cultura foi publicado o livro Um Menino Chamado Natal. 

8 comentários sobre “A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig #Resenha

  1. ELIZETE SILVA

    Olá! Confesso que esse livro me atraiu por causa essa ação da editora de compre um leve dois, nem sabia do que se tratava a história, mas já tinha adicionado aos desejados (#quemnunca), aí fui lendo algumas resenhas, e me interessei ainda mais pela história, achei o plot bem interessante e reflexivo, uma pena você não ter curtido a protagonista, mas acontece né!

  2. rudynalva

    Camis!
    Nossa! É um enredo que todos podemos nos identificar, porque esse questionamento permeia toda existÊncia de qualquer pessoa…
    E realmente me parece um livro para ser sentido e profundamente e ter uma protagonista que não nos identificamos, é complicado, ainda assim preciso ler.
    cheirinhos
    Rudy

  3. eliane

    ola Camila
    Acontece .fazer o que né ? ou sentimos ou não empatia por determinados personagens ,mas o importante é que voce gostou da trama em si.é um livro que tenho vontade de ler.

  4. SORAYA FELIX

    Olá Camila,
    Adorei a resenha. Eu tinha ouvido falar sobre este livro, mas como tudo o que aconteceu em 2021 ficou suspenso no ar. Vai para minha lista de leituras deste mês.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!