Título: Vida e Morte

Subtítulo: Crepúsculo Reimaginado

Série: Crepúsculo #5

Autor(a): Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 393

Tradução: Regiane Winarski e Ryta Vinagre

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Há dez anos o livro Crepúsculo chegou ao mercado literário internacional e em pouquíssimo tempo conquistou milhares de fãs por todo o mundo. Quem poderia acreditar que uma história de amor entre uma humana desengonçada e apaixonada por livros e um vampiro de cem anos passando o tempo no colegial de uma cidade gelada dos Estados Unidos poderia arrancar tantos suspiros por aí… Rs!!!

Depois desse primeiro livro foram lançados mais três sequências e alguns outros livros extras. O livro foi adaptado para o cinema e tanto sucesso assim não poderia passar impune… Logo começaram a surgir as críticas e ofensas desmedidas. Surgiram os famosos “haters” – e até hoje não entendo quem dedica tanto tempo perseguindo alguma coisa que não gosta!! E nem mesmo tudo isso foi capaz de diminuir o carinho que os verdadeiros fãs tem por essa história.

Sim, sou fã e nunca escondi isso nesses anos de blog. Não sou daquelas que sai em defesa da série como se fosse a melhor coisa já escrita no mundo, porque não é, né?! Mas não é porque existem livros melhores no mundo que essa série deixa de ter uma enorme importância para o mundo literário. Gostando ou não, vocês precisam admitir que conhecem pelo menos alguém que já disse: “Comecei a ler por causa de Crepúsculo!” rs…

Dez anos se passaram e uma edição comemorativa do livro chegou às livrarias no mês de novembro, com uma grata surpresa aos fãs: uma edição Vira-Vira, que traz a história original de um lado e um conteúdo inédito, escrito por Stephenie Meyer como presente para os fãs!!

Acredito que a maioria de vocês já leu ou pelo menos conhece a história de Crepúsculo… Infelizmente li a série antes de criar o blog e, apesar de ser super fã, nunca me empolguei para resenhá-la aqui no blog. De qualquer forma, não vou perder tempo comentando o lado “Crepúsculo” do livro, porque ele continua igualzinho!! rs…

Vamos então direto ao “Vida e Morte”…

Quando essa edição especial foi anunciada, muita gente imaginou – e torceu muito para isso – que esse conteúdo especial fosse o texto acabado de ‘Midnight Sun’, o livro que contaria a história de Crepúsculo sob o ponto de vista de Edward Cullen. O livro começou a ser escrito pela autora há alguns anos, mas o projeto foi abandonado depois que os primeiros capítulos rascunhados vazaram na internet. Mas não é…

Confiram o vídeo abaixo para ver a apresentação feita por Cristhiane Ruiz, a editora de livros infantojuvenis da Intrínseca:

“Vida e Morte” traz uma versão nova da mesma história, mas agora temos como protagonistas o humano Beau Swan e a vampira Edythe Cullen. Essa mudança de gênero proporciona algumas cenas muito interessantes e até mesmo engraçadas, que combinam muito bem com o caráter de “brincadeira”, dado pela autora a essa publicação!

Vale ressaltar que não são só os protagonistas que mudam de gênero. Todos os personagens mudam, menos os pais da Bella, que agora é o Beau, mas isso tem uma justificativa muito bacana e bem pensada pela Stephenie! E falando nela, quem melhor para explicar essa nova versão senão a própria autora do livro?! É por isso que o livro vem acompanhado de uma carta super bacana que ela escreveu e que a Intrínseca disponibilizou para os leitores:

Antes de ler o livro, fiz questão de ler essa carta da autora e acredito que isso tenha sido essencial! Aconselho que todos que tenham interesse em ler o livro, deem uma lida nas explicações antes. Isso porque a carta deixa clara a intenção dela em fazer uma brincadeira e não corrigir nada… O mais importante é que ela dá o recado: não fiquem de mimimi!! rs…

E o que achei do livro?!

Eu adorei essa leitura!! Foi muito interessante acompanhar uma história tão conhecida, mas agora escrita do ponto de vista de um garoto. São menos adjetivações e o Beau tem um jeitão bem moleque! Me diverti muito com as certas situações… Imaginem que Beau é um cara grandão e a Edythe parece uma mocinha pequena e indefesa… E então ela sai carregando ele por aí!! kkkk Achei ótimo!! rs….

Tive um pouco de dificuldade com os nomes dos personagens. Afinal, Beaufort é mais estranho do que Isabella, né?! Edythe também não é um nome que estamos acostumados. Fora que, uma vez que todo mundo mudou de gênero, passei parte da história tentando associar o novo nome ao antigo!! rs…

Boa parte do texto é idêntico ao original, mas a autora não se limitou a trocar o gênero dos personagens. Ela também fez algumas modificações, principalmente no final da história e vale muito a pena ler!! Eu adorei!!!!

Apesar de ter gostado bastante da história, confesso que ainda sou mais fã da original! Tenho um carinho muito grande pela Bella (a do livro e não aquela retardada dos filmes!). Senti um pouco de falta da delicadeza dela e do modo como ela vê o mundo, que para mim fez mais sentido!! Confesso que depois que terminei de ler “Vida e Morte”, virei o livro e reli o “Crepúsculo” original!!

Ainda tenho esperanças que o Midnight Sun seja lançado um dia, mas por enquanto essa foi uma leitura bem gostosa!!

No entanto, indico apenas para quem é fã da história original! Se você não gosta, nem perca o seu tempo achando que quem sabe agora você vai gostar porque a essência da história é a mesma!! Ah… E para quem torceu pelo Jacob, já aviso que a versão garota dele quase não tem expressão nessa versão!! Para a minha alegria!! kkkkkkkk

Preciso reclamar apenas de uma coisa: a revisão do texto! Infelizmente encontrei pelo menos 10 erros de gênero no texto. Imagino que eles tenham reaproveitado a tradução do texto original, mas deixaram passar algumas coisas na hora da revisão. São coisas como: “Ele hesitou”, quando na verdade deveria ser “Ela hesitou”, já que agora se refere a uma mulher… Eu até anotei os erros que encontrei, mas não vou ficar aqui apontando um por um porque não vem ao caso… Espero apenas que isso seja corrigido nas próximas edições!!

****

Promoção Surpresa encerrada!!!

E quem vai receber em casa um kit incrível do livro Crepúsculo/Vida e Morte, da autora Stephenie Meyer é:

Parabéns, Helena!!!!

Não esqueça de responder o e-mail, em até 3 dias, enviando seus dados completos de correio!!

E quem não ganhou pode participar da promoção oficial que está rolando aqui no blog. São mais 3 kits iguais ao que foi sorteado aqui!! E em breve teremos o sorteio de mais um kit no Instagram!!!

Não percam!!!

 

 

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe....... comprei o livro para uma amiga.Mas não tive a oportunidade de ler também...

    • Oi, Thássila.
      Eu estava doida para ler e estou torcendo para que você consiga ler em breve!!
      Adorei esse livro!
      beijos

  • Oi Camis! kkkk Eu ri imaginando a cena dela carregando o tal do Bello, quer dizer Beau! Acredito que seja mesmo um livro legal para aqueles que gostaram da série original. Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe, mas, sou suspeita para falar, já que Crepúsculo foi um título que marcou muito meu 2008. Ah! E na época em que li, a história era uma mistério para mim, já que não havia acontecido ainda o booom do filme. kkk Bons tempos.

    Bjs!

    • Oi, Carol.
      Essa nova versão tem que ser entendida como uma brincadeira da autora e achei muito interessante.
      Eu fiquei muito marcada por essa história porque até então não lia nada de romance. Eu sempre li livros meio nerds e depois de Crepúsculo passei a curtir histórias diferentes!! Valeu a pena!!
      Beijos

  • fiquei com um medo danado de ler Life and Death, mas eu amei DEMAIS! achei o máximo essa troca de gêneros e confesso que caí do cavalinho pensando que era MS hahahaha, fã sofre muito nas mãos da Stephenie kkkk. imagine isso nos cinemas, como ficaria? tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe em uma adaptação cinematográfica! acho que iria valer a emoção de sentar na cadeira do cinema e esperar tocar 'Full Moon' com o logo de Twilight no fundo... (entendedores entenderão).

    • Oi, Karina.
      Ia ser muito engraçado ver o filme no cinema!!
      Acho que valeria mesmo a pena, mas não acredito que a autora queira filmar isso... Não sei... Só fiquei com essa impressão!!
      Beijos

  • Caramba... admito que estou curiosa para ler esta história, sempre imaginei como seria se Bella fosse um pouco mais... não sei explicar... acho que mais real. Os motivos dela são nobres e bonitos, mas é difícil ver alguém assim na vida real. Acho que, sendo um homem, talvez eu consiga associar mais a personagem com a realidade. Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe. Espero não me decepcionar!!!

    • Olá, Ivanete!!
      Engraçado você dizer isso sobre a Bella porque para mim ela sempre foi muito próxima do real! kkkk
      Espero que tenha a oportunidade de ler esse livro e que goste tanto quanto eu!!
      Beijos

  • Assim com você sou muito fã de Twilight e tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe, nessa nova versão!! Fiquei imaginando algumas cenas e rindo sozinha... Quem sabe dou sorte em algum sorteio por aí RS!
    Beijos
    Lena

    • Oi, Helena.
      Em breve teremos sorteios por aqui!! rs... Fique de olho!!
      Essa história é muito divertida mesmo! E amei o final!!!
      Beijos

  • Também sou fã da série e não estou "nem aÍ" para os críticos de plantão. Mesmo depois de tanto tempo, o Edward continua sendo um de meus personagens masculinos favoritos. Gostei do vida e morte e entendi a proposta da autora. Aliás, acho que ela deveria escrever mais. Gosto da escrita dela. Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe em versão cinematográfica. Mas acho difícil gostar mais deles do que da Bella e do Edward.

    • Oi, Jô.
      Eu também gostaria que a Stephenie Meyer escrevesse mais.
      Ainda espero que um dia ela se anime a terminar o Midnight Sun e quem sabe escrever uma sequência para Hospedeira, que eu amei também!!
      beijos

  • Pena que não é o texto de Midnight Sun... seria ÓTIMO! Infelizmente o começo vazou como vc disse e ela nunca terminou, ou se terminou não falou p ninguém. Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe, mas tenho um certo receio com livros que recontam uma mesma trama - geralmente é o ponto de vista que muda, aqui é o genero, mas estou curiosa quanto ao final
    bjos

    • Oi, Pah.
      Acho que todos os fãs torcem para que ela finalize o Midnight Sun, né?!
      Quem sabe ela se anime vendo tantos pedidos dos fãs!!
      Achei super original ela contar a mesma história, mas trocando o gênero dos personagens!! E vou contar... O final é demais!!
      beijos

  • Olá, Camilia!

    Achei interessante que você falou da diferença entre as versões, sem ter que repetir (ou nesse caso, criar) uma resenha para Crepúsculo em si mesmo. Afinal, o mote aqui é fazer o leitor pensar se essa história é boa o suficiente para que ele possa dizer “Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe.".
    Eu já tinha até lido a carta da Stephanie Meyer no site e entendo essas questões de terem mantido o sexo dos pais do Beau, já que perderia até o link de ele ser a versão masculina da Bella.
    Ah, queria entender uma coisa: Nessa edição especial há duas tradutoras, a Ryta Vinagre (acredita que tem haters que a odeiam só porque traduziu toda a Saga Crepúsculo?) e a Regina Winarski. Será que a Regina foi quem traduziu Vida e Morte enquanto mantiveram a tradução da Ryta para Crepúsculo. Alias, acredito que os erros que você citou ocorreram muito pelo fato da edição ter sido preparada para ser lançada ao mesmo tempo em todo mundo, afinal penso que nesses casos, a tradução e revisão é feita com um prazo menor e uma pressão maior.
    Por fim, consigo entender o porque da Stephanie ter escolhido Beau pelo motivo que Bella e Beau significam bela e belo, respectivamente em italiano e francês, e como são apelidos, no caso de Beau, só teve como solução o nome Beaufort, que é um nome mais conhecido na Europa.
    Ah, só acho que a autora ainda não lançou Midnight Sun porque essa coisa de livro com o POV do protagonista masculino se espalhou demais, até Cinquenta Tons de Cinza, que era uma fanfiction de Crepúsculo antes de se tornar um fenômeno, ganhou também um POV, o famoso Grey. Então penso que a Stephanie esta esperando a poeira abaixar nessa moda para depois finalmente terminar esse livro.

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Muito embora eu não tenha escrito uma resenha para Crepúsculo, achei que depois de tanto tempo, dificilmente tem alguém que não conhece a história, seja porque leu o livro, seja porque viu o filme ou seja porque já ouviu falar!! rs... Não vi necessidade de ficar falando sobre a história! Quis ressaltar que a história, apesar de ser um mais do mesmo, é bem interessante e vale a pena ser lida!!
      Sobre a tradução, entendo que a Regina fez a tradução do texto novo, em cima da tradução já feita pela Ryta e por isso constou o nome das duas. Infelizmente, a pressa é inimiga da perfeição e para que o livro fosse lançado dentro do prazo, alguns problemas com a revisão surgiram! É isso mesmo... Menor prazo e maior pressão.
      Muito embora o nome faça sentido, é bem esquisito porque não estamos muito familiarizados, né?! Algumas pessoas reclamaram que nem sabem pronunciar isso!
      Achei muito original a ideia dela lançar o livro assim... O Midnight Sun cairia na mesmice, como você mesmo disse.
      Mesmo assim espero que ela um dia termine!!
      Beijos

  • As minhas amigas ficam me zoando porque eu sou apaixonada por crepusculo e elas ficam falando que é ridiculo os vampiros brilharem. Só que o livro não é de vampiro e sim de historia de amor e não ia dar certo se eles queimassem no sol porque não podiam ir na escola. Quero ler esse novo livro e Tenho muita curiosidade de conhecer o Beau e a Edythe porque deve ser muito legal ver a Bella com menino. Mas não sei nem como fala esses nomes! Kkkkkkk
    Beijinhos da Liloca

    • Ai, Liloca.
      Que saco essas suas amigas, hein?! Ninguém merece!!
      Afinal gosto é gosto e não tem nada a ver esse negócio de falar mal da série só por causa desse lance dos vampiros. Concordo com você, a história não funcionaria se eles queimassem no sol. As cenas mais românticas não dariam certo!! rs...
      Os nomes são um pouco complicados, mas a gente acostuma!!
      rs...
      beijos

  • hahahaha, bom, não tenho vontade de ler, mas imaginei que você fosse! rsrs Mas se foi bem escrito e não repetitivo a ponto de tudo parecer igual, isso é ótimo!!

    • Oi, Vi.
      Você acha que eu perderia esse livro?! Que nada!!
      Assim que chegou já me joguei na leitura!!
      A história é basicamente a mesma, mas as pequenas mudanças são interessantes, principalmente as do final!!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás