S.Brena e I.Straffi – Maya Fox, A Predestinada

Descobri esse livro na estante de um amigo no Skoob (para quem ainda não conhece, dá uma olhadinha na página que escrevi sobre esse site). Ele tinha marcado como “Vou Ler”, mas fiquei curiosa. Pelas informações achei muito interessante e resolvi procurar o livro. Não foi muito fácil, mas finalmente achei e comecei a ler. Aparentemente é o tipo de livro que eu gosto: história de adolescente com um pouco de sobrenatural.

Infelizmente fiquei muito decepcionada! Tinha tudo para dar certo, mas não deu. Não rolou! Sinto muito!

O livro conta a história de Maya Fox, uma jovem de 17 anos que descobre que consegue se comunicar com os mortos. Bom, pelo menos é isso o que diz a resenha do livro. Fiquei achando que ela seria como a Suzannah da Série Mediadora, da Meg Cabot (que eu recomendo muito, mas conto em outro post). Achei que ela poderia ver qualquer morto, falar com eles e resolver problemas… Que nada. Maya consegue apenas sentir o seu pai, e ela nem vê ele direito.

Além desse “dom”, Maya ainda precisa fugir de um serial killer que, segundo a resenha, a persegue incansavelmente. O que não tem nada a ver mesmo, porque ela nem sabe sobre esse cara até o final do livro.

A narração é meio confusa, com mudança de narradores o tempo todo, hora é a Maya, ora é o Serial Killer. Além disso, é bom prestar atenção nas datas mencionadas em cada começo de capítulo para não se perder.

São 284 páginas que poderiam ser resumidas em 20. Pesquisei na Internet e vi que esse livro é o primeiro de uma série, então talvez por isso ele tenha servido mais como uma introdução do que outra coisa. Talvez nos próximos livros Maya desenvolva realmente o seu dom, talvez a história adquira um sentido, talvez role mais romance.

Agora nada disso teria me decepcionado tanto se não fosse a mania de deixar as expressões em inglês. Eu entendo que quando se escreve para adolescentes, a tendência é utilizar um vocabulário moderno, fazer menção às cosias da moda e de tecnologia. Admiro isso. Mas me desculpe, mas não conheço ninguém que diga que vai em ‘um party‘ de um amigo. Assim mesmo, no masculino. E não curto esse lance de usar palavras meio chulas, ainda que todo mundo fale. Não acho legal escrever por exemplo: “porra, megan” ou “ela me ferrou”. E não custa nada ao tradutor fazer uma pesquisinha para ver que aqui no Brasil chamamos a constelação de Cinturão de Órion e não cintura de Órion. Mas beleza.

Tenho que admitir que gostei muito mais da capa do que do conteúdo! Adorei essa capa com desenho e tudo mais! E o que salva é que o livro é super bem produzido!

Bom, não gostei muito da história. Mas o pior eh que agora tô querendo ler a continuação porque o livro terminou de um jeito que me deixou muito curiosa e com a certeza de que o próximo será melhor! Pode isso?! Acho que sou mesmo bem pirada!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • "cintura de Órion" racheeeii...XDD

    Bom, eu não li, mas acho que "a Mediadora" ganha de qualquer história sobre fantasmas... talvez você não tenha gostado porque tenha esperado uma história parecida? Ou quem gostou é porque nunca leu a Mediadora?? rsrsrs

  • Decididamente a 'Mediadora' é a melhor das histórias de fantasmas. Na verdade, acho que esse livro nem pode ser considerado como história de fantasma porque ela não consegue ver fantasmas... Ela só sente o pai dela. E o mocinho na verdade passa longe de ser um cara lindo como os da Meg!!

  • Eita, não é que vc escreveu mesmo sobre este livro? Eu sei que vc não deixa de falar de um livro quando não gosta dele e eu acho isso ótimo! Mas sinceramente não lembrava nem de ter visto essa capa alguma vez na vida até hoje de manhã (que é mesmo bonita).
    Eu já lia seu blog qndo vc escreveu este, mas não comentava nunca. Só a Vivi que comentava umas mil vezes em cada post. Confere aí os posts de outubro com só dava ela em todos hahaha
    Obrigada pela dica. Não quero este livro nem pensar. E não sei como vc tem coragem de comprar o segundo livro da série. Pra que jogar dinheiro fora? "um party"?? Cintura de Órion?? affffff To fora! ;)
    Bjos!
    Ps.: Bem que o Skoob podia ter opção "não quero ler" pra gente não ter q ficar relendo sinopses dos livros que não interessaram antes e por isso nao foram adicionados. Pelo menos eu passo por isso hehe. Aliás, não rola mta atualização por lá faz tempo, né?

    • Hahaha, lembro desse tempo em que os comentários do blog eram praticamente um chat entre eu e a Vivi!!! hehehe Bom, acho que na época eu fiquei pensando: não é possível que o livro seja tão sem graça, o segundo volume com certeza vai ser melhor!! Aí me empolguei, mas hoje acho que eu não compraria mais não! Passou aquela revolta! hehehe O Skoob podia ter mesmo essa opção! Não precisaria nem ser pública, mas serviria para a gente ter um controle pessoal, né?!
      Depois do que aconteceu em relação àquele caso específico e pela resposta que os organizadores agiram, ou melhor, não agiram, acho que muita gente perdeu o interesse no Skoob. Eu continuo atualizando as coisas lá porque me ajuda a ter um controle dos meus livros e coisa e tal, mas já não me empolgo tanto assim! hehehe

      • É verdade, em cada post tinha mais de dez comentários de cada uma hehe.
        Pois é, eu sinto falta de pequenas atualizações no Skoob que fariam mta diferença. Pelo jeito os organizadores não estão mais interessados em melhorar o projeto. É uma pena, pq apesar de tudo ainda gosto mto do Skoob..

        • Eu gosto também, só desanimei um pouco! Já mandei algumas sugestões e eles nunca responderam! Vou esperar um tempo e escrever de novo! Quem sabe! Acho que eles fizeram bobagem com aquela promoção! Apareceu muito fake e gente maldosa! Só que agora eles não querem tomar providências porque seria como reconhecer um erro!!

          • Exatamente! Vc disse tudo agora! Foi por causa dakela promo de fim de ano que o skoob ficou lotado de fake e bandidinhos que não cumprem as trocas combinadas.. =/
            Eu já mandei umas sugestões pra eles tb e sempre me responderam alguma coisa genérica, tipo "vamos analizar sua sugestão" bah! Fala sério, eles devem ter um programa robozinho pra responder isso pra gente hehe.
            Mas acho que convém continuar mandando. Vai que uma hora eles resolvem ler, né? Vale a pena tentar.
            Bjos!

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva
Tags: Planeta

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás