Título: O Sangue do Olimpo

Série: Os Heróis do Olimpo

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 432

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse no Skoob

***

O ano de 2014 foi cheio de altos e baixos, mas uma das melhores coisas que aconteceram é que muitas séries que eu vinha acompanhando chegaram ao final! É lógico que quando a gente ama uma história não fica tão feliz assim em dar adeus aos personagens, mas a alegria de saber como tudo acaba e finalmente riscar mais uma série da lista supera isso! rs…

Hoje estou aqui justamente para contar a vocês um pouco sobre o livro “O Sangue do Olimpo”, quinto e último livro da série “Os Heróis do Olimpo”, do autor Rick Riordan, publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca! Para quem não sabe, essa série é uma espécie de sequência da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, mas agora com novos personagens e um novo super vilão para combater.

Gosto tanto dessa série – e dos livros do Rick Riordan em geral – que assim que soube do lançamento desse livro, já fiz a minha solicitação pela parceria e comecei a ler o livro assim que chegou!

E como é tradição, antes de falar sobre o último livro, vamos ao resumo de tudo o que rolou até agora…

No primeiro livro da série – “O Herói Perdido” – conhecemos Jason. Ele e seus amigos, Leo e Piper,  se  metem em uma confusão e acabam resgatados pelos semideuses do acampamento Meio-Sangue. Os semideuses estão desesperados à procura de Percy Jackson, que simplesmente desapareceu! Logo descobrimos que Jason não é um semideus como os outros. Jason não se lembra de seu passado, mas ao longo do livro começa a recuperar a memória e revela que existe outro acampamento de filhos de deuses, mas deuses romanos e não gregos!! Junto com outros semideuses, Jason parte na primeira missão para impedir o retorno de Gaia, a grande vilã dessa nova aventura!

Depois de acompanhar as aventuras de Jason e seus amigos no acampamento Meio-Sangue, em “O Filho de Netuno” reencontramos Percy Jackson e descobrimos o que aconteceu com ele depois da batalha com Cronos. Tal como aconteceu com Jason, a memória de Percy foi alterada pela deusa Juno (ou Hera). Ele não se lembra de que é um semideus grego e acaba indo parar no acampamento Júpiter, o acampamento dos semideuses romanos, onde é chamado de filho de Netuno e não mais de filho de Poseidon. Junto com Frank e Hazel, Percy embarca numa missão para derrotar o gigante Tanatos e atrapalhar os planos de Gaia. Assim como aconteceu com Jason, aos poucos Percy começa a recuperar a memória…

Já em “A Marca de Atena“, terceiro livro da série, finalmente temos o encontro da turma vinda do Acampamento Meio-Sangue – formada por Anabeth, Jason, Piper e Leo – e a turma do Acampamento Jupiter – formada por Percy, Hazel e Frank. Juntos eles partem para uma nova missão, agora para derrotar os gigantes a serviço de Gaia e libertar Nico de sua prisão. O final desse terceiro livro é muito “Uau!!”

No quarto livro – “A Casa de Hades“, acompanhamos a trajetória de Annabeth e Percy Jackson pelo Tártaro, a caminho das Portas da  Morte. Eles passam por todo tipo de problemas, incluindo o reencontro com monstros mandados para lá por eles! Não é nada fácil reencontrar velhos inimigos! Mas nem todos no Tártaro são ruins e os dois encontram ajuda onde menos esperam. É angustiante acompanhar o caminho desses dois, já que eles sofrem demais!! Em compensação, o relacionamento dos dois fica cada vez mais intenso e eles se unem ainda mais diante das dificuldades encontradas. Ao mesmo tempo, a tripulação do Argo II, formada por Jason, Piper, Leo, Frank, Hazel e Nico, parte em direção à Casa de Hades. A intenção é chegar às Portas da Morte e impedir que Gaia desperte! Além disso, eles têm a esperança de encontrar Percy e Annabeth! Mas o caminho deles também não é nada tranquilo. Eles terão que enfrentar muitos desafios e cada um dos nossos heróis terá que dar o seu melhor. Além disso, eles ainda precisam evitar que o pessoal do Acampamento Júpiter ataque e destrua o Acampamento Meio-Sangue!

E finalmente chegamos o final da história e podem preparar seus corações porque esse último livro é eletrizante…

Depois que os sete semi-deuses da profecia se reencontram, é hora de partir para a derradeira luta contra Gaia. Eles precisam chegar a Atenas e impedir que a maluca Mãe-Terra desperte e destrua tudo! A viagem não é nada fácil e eles só podem contar com os amigos para sair das mais diversas enrascadas. Os deuses estão malucos, sofrendo de dupla personalidade, e não se mexem para ajudar!! Para piorar, quanto mais se aproximam do destino, mais pesa sobre eles a possibilidade de um deles não sobreviver… Todos precisam se esforçar ao máximo nessa luta.

Para piorar, o pessoal do acampamento Júpiter – liderados pelo incrivelmente sem noção do Octavian – está cercando o acampamento Meio-Sangue e estão prontos para atacar. A única maneira de evitar a guerra entre os dois acampamentos é se Nico, Reyna e treinador Hedge conseguirem vencer todos os desafios e chegarem sãos e salvos, juntos com a gigantesca estátua da Atena Partenos. Eles viajam pelas sombras o quanto podem e encaram desafios muito pessoais! Muita coisa sobre Reyna é revelada e Nico ganha mais uma vez um papel de destaque nessa trama.

Os capítulos desse livro se alternam entre as narrativas do ponto de vista de Jason, Reyna, Leo, Nico e Piper, mas todos os personagens são de extrema importância na trama. Para derrotarem Gaia e impedirem a guerra entre os acampamentos, os heróis precisam enfrentar o passado e todos os seus medos. O ritmo do é alucinante, com tantos perigos e momentos de tensão. Passei boa parte do livro angustiada, temendo que o autor matasse alguns dos mocinhos da história.

É surpreendente ver como os personagens amadurecem e superam os obstáculos: Jason finalmente assume o papel de líder que lhe foi destinado, Piper mostra que tem muita fibra e não é só um rostinho bonito, Frank e Hazel assumem papeis de destaque em momentos importantes, Percy e Annabeth ampliam cada vez mais os laços entre eles e Leo mostra que não é preciso músculos e nem grandes poderes para ser um verdadeiro herói!

O final dessa série realmente me cativou. Se alguém estava esperando o último livro para ver se compensa começar a série, pode se jogar nessa leitura porque vale muito a pena!!

Com mais uma série chegando ao fim, Rick Riordan se consagra como um grande autor, especialista em histórias de mitologia para jovens. Suas histórias são ao mesmo tempo divertidas e instrutivas. Graças aos seus livros, muitas crianças passaram a se interessar pela mitologia e a estudar mais o assunto.

E sabem qual é o próximo projeto do autor? Uma série chamada Magnus Chase e os deuses de Asgard, que vai tratar de mitologia nórdica! Estou super ansiosa por esse lançamento!!!

Quem quiser saber mais sobre a série Os Heróis do Olimpo, acessem http://www.osheroisdoolimpo.com.br/

Para terminar, deixo vocês com um vídeo no qual o próprio Rick Riordan fala sobre esse quinto e último livro! Não reparem nos erros da legenda, por favor!! rs…

 

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi Camila !
    Bem não curto muito mitologia e com certeza os livros de Rick ficaram longe de minha estante . Mas minha irmã ama de coração e com certeza ficou louca sobre a continuação kkk' . Verdade o ano de 2014 foi um tanto alegre quanto ficar ansioso sobre o fim e triste por acabar =/ . Fiquei assim em Instrumentos Mortais .
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    • Oi, Lê.
      Sério que não chega nem perto dos livros do Rick Riordan?! Mas já chegou a ler algum?!
      Ah... Se sua irmão curte, então vai mesmo querer saber do final dessa série! hehehehe
      Eu preciso terminar de ler Instrumentos Mortais, sabia?! heheh
      beijos

  • Menina, eu estou assim assim para terminar de ler! Não terminei herois do olimpo porque queria ler o ultimo de Percy Jackson - sim, eu confesso! Aí fiquei adiando, adiando...aiai, tenho que retomar!!

    • Oi, Vi.
      Essa é uma série que consegui acompanhar de acordo com os lançamentos, mas tenho algumas séries aqui que preciso me atualizar urgentemente!
      beijos

  • Até hoje não li Percy Jackson, quem sabe em 2015 leio e ai parta para está. Sei como é triste acabar uma série, mas é bom saber os detalhes finais.

    • Oi, Bia.
      Acho triste dizer adeus a alguns personagens, mas sofro mais quando uma série não termina nunca! hehehehe
      beijos

  • Adorei a retrospectiva dos livros, principalmente pq não li nenhum deles rs
    Agora que a série terminou TALVEZ dê uma chance.... mas primeiro tenho que terminar a do percy jackson rsrsrs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    • Oi, Pah.
      Ainda não terminou PJ e os Olimpianos?! E como é que você aguenta?! rs...
      Eu adoro os livros do Rick e sempre acabo correndo para a livraria quando um livro novo é lançado!
      Espero que o resumão tenha ajudado a mostrar como é essa série!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

5 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

3 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás