Primeira, segunda e terceira impressões sobre o KOBO Glo!!!

No mês de outubro desse ano participei do VI Encontro de Blogs de Letras, que contou com a presença da Beatriz Simonini, da empresa Kobo. No final do encontro foram sorteados dois e-readers e fui uma das contempladas. Apesar de já ter um e-reader da Sony, fiquei super feliz com o presente. Sou apaixonada por tecnologia e não dispenso a oportunidade de brincar com um novo gadget, ainda mais quando é relacionado com leitura!

Sei que já estamos em dezembro e pode parecer que demorei muito para escrever esse post. Afinal, como uma boa viciada em tecnologia, a primeira coisa que fiz quando cheguei do evento foi abrir o Kobo e começar a mexer em tudo, né?! Mas ao longo do post vocês vão entender o porquê da demora!

Em um post que fiz no mês de julho desse ano, contei um pouquinho sobre minha história com livros digitais e com os aparelhos de leitura, mas vale a pena fazer um resuminho!!

         

O primeiro dispositivo móvel que usei para ler arquivos digitais foi um Palm IIIe. Ele permitia apenas a leitura de arquivos em PDF e eu usava basicamente para ler as leis que eu baixava do site do Planalto. Ajudou bastante na faculdade de Direito! rs… Depois de alguns anos comprei um N800, que foi um dos primeiros tablets lançados por aqui. Como ele tinha acesso direito à internet, facilitava muito na hora de baixar os arquivos. Novamente só era possível ler arquivos em PDF, mas a vantagem é que tinha luz, então eu conseguia ler no escuro! rs…

Em 2010 comprei um e-reader Sony PRS-600. Ele tem a tecnologia do e-ink, a bateria dura uma semana de uso mais ou menos e é possível ler PDFs, EPUBs, DOCs e outros. Para melhorar ainda toca MP3, permite anotações (e tem uma caneta para isso) e adoro o fato de que é possível separar os e-books em coleções, o que facilita muito a busca por um determinado livro. Tem memória interna e expansível por meio de um cartão SD. Além do e-reader da Sony, tenho também um Ipad e nele costumo ler jornais e revistas porque a tela é colorida e permite uma maior interatividade com os textos. Além disso, tenho instalado o aplicativo do Kindle e acabo fazendo a leituras de ebooks da Amazon no Ipad mesmo, já que os malditos arquivos não podem ser instalados em leitores de outras marcas. Sempre que possível, evito comprar livros digitais em sites que não usam o formato epub, ou seja, na Amazon. Mas nem sempre dá para evitar porque alguns livros são exclusivos dessa loja. Quando é assim, só o Ipad para me salvar… (ou então usar os famosos programinhas de quebra de segurança! rs…)

E finalmente chegamos ao mais novo gadget da família: o Kobo Glo!!!

Minha primeira impressão:

Muitos dizem por aí que “a primeira impressão é que a fica” e por isso é sempre importante caprichar no visual, não é mesmo?! Não posso dizer que a caixa do Kobo Glo me impressionou pela beleza, mas com certeza me conquistou pela praticidade. A caixa tem o tamanho exato para acolher bem o dispositivo dentro dela, sem nenhum excesso. Basta tirar a tampa e o Kobo está bem à vista e ao mesmo tempo protegido pela moldura da caixa. Como a caixa não é muito grande, dá para usá-la tranquilamente no dia-a-dia para transportar o e-reader em bolsas e mochilas!

Dentro da embalagem encontrei o e-reader, alguns folhetos e um cabo USB para conectar o aparelho ao computador. Como não há nenhuma outra peça, presumi que o carregamento de energia deveria ser feito pela conexão com o computador, o que poderia ser um problema em uma viagem. O que acontece se precisar carregar o Kobo e não tiver um computador por perto? Resolvi então ligar o cabo do Kobo na fonte do carregador do celular e adivinhem só?! Funcionou perfeitamente! rs… Quem não tem um smartphone com esse tipo de carregador, pode facilmente comprar uma fonte xing-ling que custa baratinho…

Feitas essas considerações, o segundo passo então foi ligar o aparelho, que tem um botão de liga/desliga na parte superior. Com o aparelho ligado, bastou seguir as instruções que apareceram na tela, conectá-lo à internet e fazer todas as atualizações necessárias. Depois de atualizado, inseri minha conta da Kobo e todos os livros adquiridos no site da Kobo e da Livraria Cultura foram baixados automaticamente.

Depois disso, passei um tempo “fuçando” nas opções de configuração e testei a luz do aparelho, que é uma das melhores coisas do dispositivo. Eu tinha um certo preconceito, porque achava que a luz na tela poderia atrapalhar a leitura, assim como acontece com as telas de computadores e de tablets, mas a luz do Kobo Glo é suave e não é direcionada para os nossos olhos. Passei um bom tempo lendo com a luz ligada e não tive nenhum problema!

Com base nisso, minhas primeiras impressões sobre o Kobo Glo foram boas. É um e-reader leve e que desempenha bem a função de leitor básico de e-books, de preferência os Epubs. A memória é boa e a duração da bateria me impressionou bastante, mesmo com a luz ativada. O material utilizado no acabamento do dispositivo pareceu um pouco frágil no começo, mas depois me convenci que é bem resistente. A sensibilidade da tela para mudança de página é ótima, mas achei o teclado sensível demais! rs…

Minha segunda impressão:

Passada a euforia inicial com o novo brinquedo, decidi que já estava na hora de colocar o dispositivo para trabalhar de verdade. Conectei o aparelho em meu computador e segui todos os procedimentos necessários para a instalação de livros adquiridos em outras lojas, utilizando o Adobe Digital Edition para isso. Eu sempre usei o mesmo procedimento para instalar os epubs no meu e-reader da Sony e não tive qualquer dificuldade com ele. Eu já tinha cadastrado a minha Adobe ID no aparelho e estava tudo certo, só que não!!

Apesar de ter feito tudo certinho, quando tentei abrir os livros adquiridos em outras lojas e até mesmo os recebidos de parceria, recebi uma mensagem de erro dizendo que havia um problema com a licença dos arquivos! E foi então que começou o meu martírio. Refiz todos os passos, conferi minha licença da Adobe, procurei informações nas dúvidas mais frequentes do site da Kobo, consultei o manual online, procurei no Google, restaurei o aparelho aos padrões de fábrica, reinstalei o Adobe Digital Editions e até mesmo entrei em contato com uma amiga que tem um Kobo… Nada funcionou!!

O jeito foi entrar em contato com a assistência técnica da Kobo. Liguei no número informado e fui super bem atendida por uma moça chamada Michele. Eu disse a ela que já tinha realizado todos os procedimentos possíveis e ela foi super atenciosa. Infelizmente ela não pode me ajudar na hora, mas abriu um chamado para a área técnica mais especializada…

Fui viajar, voltei e ainda não tinha uma resposta. Resolvi então responder o e-mail que eu tinha recebido quando o chamado foi aberto e cobrei uma resposta. Depois de aproximadamente dois dias recebi resposta. Foram super educados e pediram mil desculpas pela demora. De qualquer forma me passaram alguns procedimentos diferentes, tais como a instalação de uma versão anterior do Adobe Digital Edition. Fiz os procedimentos indicados e novamente restaurei o aparelho aos padrões de fábrica. Quando religuei o Kobo, tive que fazer toda a atualização de software novamente. Configurei o aparelho na internet, escolhi a cidade em que estou para identificar o fuso horário automaticamente e… Opa! Peraí… Tinha alguma coisa errada… A configuração automática do relógio mostrava uma diferença de quase 12 minutos para o relógio do meu micro. Mudei então a hora pelo modo manual e tudo passou a funcionar perfeitamente!!!

Mesmo com todos os problemas e a dor de cabeça que tive, minha segunda impressão sobre o Kobo foi positiva. Nunca iremos encontrar pessoas perfeitas ou empresas perfeitas. Nenhum aparelho eletrônico é à prova de falhas! O que diferencia as boas das más empresas é a forma como lidam com os problemas. Assim que entrei em contato com a assistência, fui muito bem tratada e a atendente esperou que eu explicasse tudo o que já tinha feito, antes de simplesmente me mandar ler as instruções básicas. Ela percebeu de imediato que meu problema era mais complicado que o normal e não tentou me enganar. Adorei a sinceridade dela quando disse que só estava preparada para auxiliar nos problemas mais básicos e que meu caso seria passado para “especialistas”!! Ok, eles demoraram para responder o chamado?! Demoraram sim! Mas pelo menos pediram desculpas e foram atenciosos na resposta. Em momento algum insinuaram que o problema era que eu não sabia o que estava fazendo, como acontece com a maioria das empresas!

Minha terceira impressão:

Ufa!!! Finalmente meu Kobo passou a funcionar perfeitamente e só me restava curtir e finalmente formar uma opinião definitiva sobre o aparelho! Usei o Kobo Glo para ler uns 4 arquivos diferentes, sendo 3 EPubs e um PDF. Levei o aparelho a diversos lugares e no final identifiquei uma porção de pontos positivos e outros tantos negativos…

Pontos Positivos:

– o aparelho é leve e o material é resistente;

– a luz é suave para os olhos e ao mesmo tempo forte o suficiente para permitir a leitura em ambientes completamente escuros. O conforto na leitura é impressionante!;

– a capacidade de armazenamento é suficiente para uns 1.000 livros, mas vale lembrar que o e-reader é um dispositivo móvel que pode ser perdido, roubado ou danificado. Imagino que ninguém quer confiar só na memória do aparelho para guardar os arquivos, né?! É importante ter um backup dos livros em algum lugar;

– é possível alterar a fonte e o tamanho das letras com facilidade nos arquivos EPUBs, o que ajuda muito para quem tem dificuldade com letrinhas pequenas;

– a sensibilidade da tela é ótima e permite uma mudança rápida de página durante a leitura;

– permite a instalação de EPUBs adquiridos em outras lojas, dando uma maior liberdade ao usuário para procurar o melhor preço. Além disso a instalação de livros usando o Adobe Digital Edition é muito fácil (a não ser que vocês tenham o mesmo problema que eu! rs…)

– A Kobo tem um acervo de livros excelente e é possível fazer compra diretamente pelo aparelho conectado à internet. Os preços dos ebooks são super competitivo;

– a Kobo disponibiliza aplicativos de leitura para computadores, tablets e smartphones, que sincronizam os dados entre si. Então, se você sair de casa sem o e-reader e decidir começar uma leitura no smartphone, por exemplo, quando chegar em casa e pegar o e-reader, basta continuar a leitura de onde parou;

Pontos Negativos:

– o Kobo não é compatível com arquivos DOC (do Word). Para mim isso foi um problema, mas duvido que seja um problema para a maioria dos leitores;

– não há reflow para arquivos em PDF, o que significa que os arquivos não se adaptam à tela da mesma forma que os EPUBs. Mais uma vez isso pode não ser um problema para a maioria dos usuários comuns que vão usar o aparelho somente para a leitura de EPUBs;

– a tela inicial, da forma como vem configurada de fábrica é um pouco confusa para mim… Optei por desativar alguns conteúdos e deixar a tela mais limpa;

– não é possível organizar arquivos por coleção, o que dificulta na hora de encontrar livros de uma mesma série;

– as capas originais vendidas na livraria cultura são muito caras.

Conclusão:

O Kobo Glo é uma excelente opção de compra para quem procura um e-reader simples, mas extremamente funcional. É super fácil de usar, até mesmo para quem não tem muita intimidade com tecnologia. Existem e-reader mais baratos no mercado, mas vale a pena investir um pouco mais em um aparelho com luz e que conecta a internet. Essas foram as duas coisas que mais senti falta no meu e-reader da Sony ao longo desses anos. Mesmo sendo um aparelho resistente, é necessário comprar uma capa para a proteção da tela do aparelho. Apesar das capas originais serem caras, existem opções genéricas bem mais baratas, então isso não é um empecilho! rs…

Enfim… Essas foram as minhas impressões sobre o Kobo Glo.

E vocês, tem algum leitor de livros digitais? Gostam? Tem alguma dúvida?

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

    • Que pena, Kate.
      Eu sou apaixonada por livros físicos, mas os livros digitais vem ganhando cada vez mais o meu respeito pela praticidade.
      Já não tenho mais espaço na estante para guardar livros e a verdade é que tem muito livro que não vale a pena guardar. Quando é assim, prefiro os digitais mesmo!
      E olha que minha biblioteca de livros digitais dá quase tanto trabalho para organizar que a física! Pelo menos não pega pó!! rs...
      beijos

  • Camis, eu tenho um kindle que comprei em NY em 2012 e não vivo sem! Livros de papel são meus queridinhos, mas o meu kindle já me salvou a pele inúmeras vezes, especialmente quando preciso de um texto pra faculdade e ele não é fácil de achar (a não ser em ebook).

    Um beijo, amei esse post! Super informativo pra quem quer se aventurar no mundo dos e-readers =)

    • Oi, Nina.
      Eu até cogitei comprar um kindle em 2010, mas não gosto da ideia de ficar presa à Amazon, sabe?! E não tenho paciência para ficar convertendo arquivos!! rs...
      Gosto muito dos livros em papel, mas minha estante está tão lotada que comecei a ver o que vale a pena manter em papel e o que vale trocar por e-book! Tem muita história que eu quero ler, mas não faço questão de guardar o livro depois, sabe?!
      Beijos

    • Oi, Letícia.
      O e-readers até parecem um tablet, mas tem uma tecnologia especial para a leitura.
      Eu era viciada em livro em papel, mas dá tanto trabalho!!! Todo mês tenho que esvaziar minha imensa estante e limpar livro por livro! Não é fácil!
      Para piorar, tenho lido uns livros enormes que cansam demais o braço! rs...
      beijos

  • Eu tenho um Kindle basico que eu adoro, so me arrependi de nao ter comprado o que tem luz. Eu leio muito mais com o kindle o ruim é o preço dos livros digitais e nao sao todos que voce encontra nesse formato.

    • Oi, Rafa.
      É uma pena mesmo que não comprou o com luz, mas às vezes o preço não compensa mesmo.
      Infelizmente não é todo título que a gente encontra na versão digital, mas ainda acho que as coisas vão melhorar... As editoras já estão investindo em novos títulos. E o mais engraçado é que tem livro que só tem em e-book!!
      beijos

  • Só você mesmo pra ganhar tanta coisa em sorteios, Camis!! E eu aqui sem nenhum ereader! Vou ter que ir atrás! hahaha!

    • Oi, Vi.
      Com certeza tenho sorte de morar numa cidade com tantos eventos literários bacanas.
      Mas além disso estou sempre de olho nas promoções por aí! hehehehe
      Se aparecer alguma boa promoção de ereader, te dou um toque!
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva
Tags: Kobo

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

6 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

4 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás