Drama

O Regresso, de Michael Punke

 

Título: O Regresso

Autor(a): Michael Punke

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 272

Tradução: Maria Carmelita Dias

Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/oregresso/

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Sejam bem vindos à Semana Especial ‘O Regresso’! rs…

Hoje é segunda-feira e um dia completamente atípico! Em primeiro lugar, é dia 29 de fevereiro, coisa que só acontece a cada 4 anos!! E em segundo lugar porque hoje é o dia seguinte da tão famosa premiação do Oscar e finalmente o Leonardo DiCaprio ganhou a tão cobiçada estatueta por sua atuação no filme “O Regresso”, filme esse que ainda levou os prêmios de ‘Fotografia’ e ‘Melhor Diretor’.

Tá… Confesso que sou uma pessoa bem desinformada no que diz respeito a filmes. Não que eu não goste ou não vá no cinema, não é isso… É que simplesmente sou incapaz de reter informações sobre atores, atrizes, diretores… Normalmente sou do tipo que sempre gosta do filme que todo mundo achou fraquinho e que não vê a menor graça nos filmes mais premiados… KKKK!

Posso não entender nada de filmes, mas entendo de livros!!! rs… Se não fui ainda ao cinema assistir o tão falado e premiado “O Regresso”, pelo menos li o livro escrito em 2002 por Michael Punke, que narra uma das mais conhecidas histórias de sobrevivência que se tem notícia na História Norte-Americana, protagonizada pelo aventureiro Hugh Glass. O livro serviu como base para o roteiro do filme, mas no fundo, tanto um quanto outro são inspirados na vida real desse caçador de peles.

“O Regresso” nos traz um misto de realidade e ficção ao narra o episódio mais marcante da vida de Hugh Glass, um homem que nasceu destinado à aventura e à tragédia!!

O livro começa em 1823, justamente com um dos momentos mais difíceis da vida de Hugh Glass: quando ele é abandonado por dois de seus companheiros após ser gravemente ferido. Além deixá-lo para morrer, os dois ainda roubam seus únicos pertences: uma pederneira e um pedaço de aço para fazer fogo, sua machadinha, sua faca, seu rifle e seu polvirinho (frasco de pólvora), ou seja, tudo aquilo que poderia lhe garantir o mínimo de condições de sobrevivência!

Mas então voltamos ao começo de tudo e toda a narrativa que vem a seguir nos leva a entender como Hugh Glass chegou ao ponto em que a morte era seu destino mais provável!!

Desde criança Hugh Glass sempre se mostrou interessado em aventuras e ainda na tenra idade saiu de sua casa na Filadélfia para se tornar marinheiro. Após anos de serviço e ao receber a notícia da morte do pai, Hugh acaba refém do famoso pirata Jean Lafitte e fica um bom tempo preso. Quando finalmente a chance aparece, Hugh Glass finalmente escapa e descobre que sua mãe e sua noiva também morreram.

Sem muita perspectiva, Hugh decide responder a um anúncio de William H. Ashley e se torna membro da Companhia de Peles Montanhas Rochosas. Seu grupo, liderado por Andrew Henry, parte para as terras inóspitas do oeste americano. O caminho a ser percorrido é território de “peles vermelhas”, que não estão nada felizes com o avanço do “homem branco”.

Sempre acompanhado de seu rifle Anstadt, Hugh Glass se torna um caçador precioso para o grupo e fica responsável por conseguir comida para todos. Hugh Glass é um caçador experiente, mas acaba se deparando com um enorme urso cinzento, que o ataca e o deixa extremamente ferido! Quando seu grupo o encontra, não há esperança de que ele possa sobreviver, mas Henry se recusa a deixá-lo para trás. Enquanto Hugh Glass não morrer e não tiver um enterro decente, o grupo de Henry deverá carregá-lo.

Carregar um homem moribundo pelas trilhas árduas no meio da mata não é nada fácil e o grupo acaba se atrasando demais. Henry então pede por dois voluntários que possam ficar ao lado de Hugh Glass até a sua morte e dar a ele um enterro adequado, para só então seguirem e encontrarem o restante do grupo. Os voluntários são Fitzgerald e o jovem Bridger, os dois companheiros de Glass que o abandonam no meio do mato, mas não antes de roubarem seus poucos pertences e seu tão caro rifle Anstadt.

Mas Hugh Glass é um ‘highlander’ e ele simplesmente se recusa a morrer. E sabem de onde ele tira forças para sobreviver? Da raiva e do desejo de vingança que nutre por Fitzgerald e Bridger!!

E se acham que eu contei demais sobre a história, fiquem sabendo que esse é só o básico… O foco de toda essa trama é o desejo de vingança de Hugh Glass e a capacidade inigualável que ele tem de sobreviver a todos os obstáculos mortais que aparecem à sua frente… E falando em obstáculos mortais, depois de ler esse livro, tenho a impressão que Hugh Glass é o personagem mais azarado da história americana. Caramba!! As coisas dão muito errado para ele o tempo inteiro e todos à sua volta sofrem com as desgraças que o acompanham.

Apesar do livro não ser tão grande, a história é intensa e do tipo que prende o leitor, nem que seja pela curiosidade mórbida!! rs… Durante toda a leitura eu ficava imaginando como é que tanta desgraça podia acontecer com uma única pessoa. Será que ele conseguiria sobreviver a tanta coisa e ainda ter sua vingança?!

Gostei do livro? Sim! Gostei do final?! Não. Sinto muito, mas não gostei… Mas entendo perfeitamente que não poderia ser diferente porque o livro é baseado em uma história real, em pessoas reais e em destinos reais. Então, no final das contas, o autor do livro acabou sendo limitado pela verdade dos fatos. Por mais que ele tenha tido liberdade para preencher as lacunas com ficção, não poderia alterar o final da jornada de Hugh Glass!

E depois dessa leitura, só me resta ir ao cinema para assistir ‘O Regresso’! rs… Alguém já viu??

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Não, não vi, mas agora quero ver.
    Mulher, e preciso saber desse final que você não curtiu!!!
    Sério. Fiquei curiosa por causa disso, hahahaha

    Bjkssss

    Lelê

    • Kkkkkkk
      Acho que a graça foi só ver o Leonardo DiCaprio ganhar o Oscar! kkk
      beijos

  • Não estou só nessa vida rsrsrsrsrrs , eu não gostei do filme (pelo menos não ao ponto do estardalhaço que ele tem feito ) , fiquei com preguiça do livro ! Mas pelo menos Leo enfim desencantou ! Acho até que ouvi fogos de artificio no Oscar goes to Di Caprio hahahah ...continuo fã de o quarto de jack adptação do livro Room ( e apaixonada por Jacbo ...criança mais fofa da HISTORIA do oscar )

    • Oi, Ká.
      Eu ainda estou em dúvida se vou ou não ao cinema ver esse filme.
      Acho que depois de ler o livro, já sei o suficiente sobre o Hugh Glass... Ainda não me decidi mesmo!
      Mas foi ótimo ver o DiCaprio ganhar o Oscar!
      Não sei também se quero ver a adaptação de Room. Esse foi um livro que mexeu muito comigo e não estou muito na vibe de reviver essas emoções!
      beijos

  • Oi!!!
    Aeee... Alguém como eu que não retem informações sobre atores, diretores... Lembro da história do filme, dos personagem, mas dos nomes dos atores, não lembro... Não assisti ao filme, a história não me chamou a atenção, não sou louca pelo Leonardo DiCaprio a ponto de assistir ao filme só porque foi ele que estrelou, e confesso que eu achei o filme com cara de filme Corujão, um filme que daqui a um tempo vai estar passando depois das series na globo (pode ser preconceito, mas tive essa impressão, quando vi o trailer). Assisti alguns dos ganhadores do Oscar, e eu gostei do Spotlight (ganhou como melhor filme), mesmo o povo falando que esperava mais, que era fraquinho. Eu gostei. :)

    • Oi, Gláuce.
      Sou do tipo que começa a ver um filme e fica relacionando os atores com outros trabalhos deles, simplesmente porque não sei seus nomes!
      Não esqueço do dia que meu marido caiu na risada... A gente tava vendo Star Trek e falei: Esse cara aí então é o filho do Thor com a Cameron do House?! E o Sherlock Holmes é quem mesmo?! kkkkkk Sou dessas!!!!
      O único filme que eu vi do Oscar foi o Mad Max e só porque sou velha o suficiente para lembrar dos filmes originais com o Mel Gibson!! kkkkkk
      Os outros vou ver quando chegar na TV a cabo!! kkk
      beijos

    • Oi, Lê.
      Eu também não sou chegada em livros baseados em fatos reais porque eles sempre me afetam mais do que os outros!!
      Só li esse porque não sabia que o Hugh Glass tinha existido! Só descobri no final do livro! kkkk
      beijos

    • Oi, Anna.
      O livro é bem rápido de ler, se você tiver paciência. Isso porque algumas partes são um tanto quanto morosas...
      Beijos

  • Olá, Camila!

    A Intrínseca já está merecendo o titulo de editora pé quente para os atores que concorrem ao Oscar! Ano passado, mesmo que o livro A Teoria de Tudo tenha sido publicado pela Única, a Intrínseca já estava publicando livros sobre Stephen Hawking e, de alguma forma deu sorte ao Eddie.
    Agora vem O Regresso e o Leo ganhou o Oscar finalmente!
    Ou seja, você quer ganhar o Oscar? Busque um filme baseado num livro da Intrínseca!
    Sobre o livro, é uma lição de sobrevivência, não como aqueles programas na TV sobre o tema, mas sim em como o ser humano pode lidar com tanto azar e tragédia e mesmo assim lutar. Na história, o move o Hugh é a vingança pelos companheiros que o abandonaram, mas na nossa vida há outros motivos, bem mais nobres, que também nos movem em momentos de luta pela sobrevivência.
    Ah, só uma coisa, você escreveu essa introdução a 1h da madrugada, ou como um bom indicado a um premio, você já preparou o discurso na tarde de domingo tanto para o caso do Leo DiCaprio ganhar ou não? Só para saber.

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Acho que a Intrínseca é pé quente mesmo!!
      Se bem que a música do 50 Tons de Cinza não ganhou, kkkkkk
      kkkk Eu escrevi o texto inteiro antes e fiz duas introduções, uma comemorando e outra lamentando!! rs... Mas fiquei assistindo o Oscar e quando o Leonardo DiCaprio ganhou, editei a introdução e deixei só a comemoração! kkkk
      Beijos

  • Oi Camila, tudo bem?
    Tenho lido resenhas positivas sobre o livro, mas até o momento ele não se tornou uma prioridade de leitura. Não sei explicar o motivo, mas tem algo nele que não me agrada rs.
    Bjkas

    • Oi, Carol.
      Pelo o que vejo nas suas resenhas, não sei se esse livro faz o seu tipo!
      Beijos

  • Oi Camis,

    Sou super desligada em filmes também, vejo somente os que com insistência são me informados por cartazes, comentários e quando são adaptações de livros, mas são tantas decepções que sempre fico com um pé atrás.

    O Regresso está sendo muitooo comentado, mas receio, assim como você, não gostar do final, como ele meio que é baseado em fatos reais, a tendência é a triste realidade.

    Beijosss!

    • Oi, Thaís.
      Acho que depois de ler o livro e ver os comentários de vocês por aqui, nem vou perder meu tempo com esse filme.
      Pelo menos serviu pro DiCaprio levar a estatueta!
      kkk
      beijos

  • Olha Camis, eu não assisti ao filme ainda. mas acho que será melhor aproveitado se eu ler o livro antes, neste caso. Mesmo sendo duas mídias diferentes, eu acho que minha imaginação enquanto eu leio é melhor que a visão de alguns diretores rsrs

    Beijinhos

    • Oi, Mi.
      Depois dos comentários que li por aí, acho que o filme e o livro são bem diferentes!
      Mas se quiser ler, posso te emprestar o meu livro! rs...
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

4 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

3 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás