Categorias: Memes

Meme: Como Você Cria as Suas Resenhas?

Em uma das minhas visitas ao blog Minha Vida Literária, da Aione Simões, encontrei esse meme, criado pela Van do Balaio de Livros. Apesar dela não ter me indicado, resolvi fazer… hehehe! São apenas 3 perguntinhas rápidas…

Nome: Camila

Blog: Leitora Compulsiva

Link do Blog: www.leitoracompulsiva.com.br

 1 – Suas resenhas nascem durante ou depois de lido o livro?

Enquanto estou lendo um livro, nunca penso no que escrever sobre ele. Só depois de terminar tudo é que  começo a refletir sobre o que eu li e sobre as minhas impressões de tudo. Mas confesso que já me diverti fazendo resenhas “simultâneas”. Acho que fiz isso umas duas ou três vezes. Conforme ia passando pelos capítulos ou determinados momentos da história, corri para o computador e registrava minhas impressões, como uma espécie de histórico! Foi divertido e diferente!!

2 – Você cria diretamente no computador ou vai anotando em algum lugar?

Bom, na verdade é mais fácil dizer que eu escrevo as resenhas direto no wordpress, que é onde o blog está hospedado. Basta ter em mãos qualquer dispositivo com acesso à internet que já saio fazendo resenha. Atualmente tenho uma boa dose de tecnologia a meu favor: desktop, notebook, tablet, smartphone… Nada de caderneta, agendinha ou papel de rascunho. Já cheguei a fazer resenha até no celular, enquanto estava no metrô!! rs…

3 – É sincera na opinião ou a escreve com a intenção de sempre agradar o autor ou editora?

Hahahaha… É sério isso? Entendo que a intenção da criadora desse Meme foi a melhor possível, mas será que alguém teria coragem de dizer: Sim, eu minto para meus leitores para puxar saco das editoras!! Então tá Cláudia, senta lá!!

Desculpe gente, não resisti!

Respondendo à pergunta: eu sempre sou sincera sobre os livros que leio, independente das parcerias. Mas ser sincera é diferente de ser dona da verdade. Quando não gosto de um livro, deixo isso claro, mas sempre de maneira educada e respeitosa. Acho ridículo quando vejo blogueiros dizendo: o livro é um lixo, achei uma m****! Xingar não torna ninguém o Sr. Sinceridade, só mostra que a pessoa não tem o menor talento para a coisa! hehehe

Como eu disse, quando não gosto de um livro, não tenho problema em dizer. Mas faço questão de dizer o porquê de não ter gostado. E sempre me surpreendo com os comentário. Várias vezes pessoas me disseram que aquilo que me incomodou é justamente o que elas querem em um livro, então, graças à minha resenha “negativa”, elas vão comprar o livro.

E já que o tema é a sinceridade, deixa eu aproveitar para fazer um desabafo: Eu não vendo a minha opinião por um punhado de livros “de graça”. Se as editoras me mandam os livros é porque prestigiam o trabalho que eu faço no blog. Elas tiveram a chance de avaliar o meu trabalho e sabem que eu falo quando não gosto de um livro. Mesmo assim me escolheram! E o raciocínio é simples: se eu sou sincera quando falo que não gostei de um livro, significa que também é verdade quando digo que gostei, não é?

Agora chega, que já escrevi demais!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi Camila,
    Achei muito legal o meme. Realmente, essa última pergunta foi capciosa.kkkk Ninguém irá dizer que é um vendido, não é mesmo? rsrs
    Bjs

    • Bom, pelo menos eu espero que não, né Hérida?
      A não ser que o blogueiro seja um completo sem noção! hahahaha
      beijos

  • Adorei a entrevista, e já extraí dela algumas dicas incríveis!!
    Eu costumava xingar os livros que eu não gostava (não em redação, não em resenha, mas entre amigos e no Skoob), mas agora irei parar de fazer até isso!! Hehe...

    • Oi Vini,
      Quando estamos entre amigos, é normal se informal e falar uma bobagem!
      Mas em uma resenha, jamais!
      Beijos

  • Oi Camis!
    Eu adorei esse meme, estou achando super legal ver o processo de criação das resenhas de cada um!
    Adorei sua última resposta, arrasou, pra variar ;)
    E obrigada por me linkar :D
    Beijão!

  • Olá Camila!! Eu sigo alguns blogs literários, mas o seu é de cara o que eu mais gosto.
    Me identifico muito com o seu ponto de vista em determinadas resenhas. Praticamente concordo com você em todas que leio. Quando estou com intenção de comprar um livro, só me decido depois que leio sua resenha, pois sei, se você gostou eu com toda certeza também vou gostar. E muitas das vezes, compro livros só depois de ler algumas resenhas aqui no blog.. Adoro esse blog, suas resenhas, enfim adoro o seu trabalho... parabéns! Beijos da sua leitora de sempre.

    • Olá Maria,
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Fiquei muito lisonjeada!!
      É sempre bom saber o que as pessoas acham do que escrevo por aqui!
      Comente mais vezes, vamos papear sobre os livros!
      Beijos

  • Camis, to morrendo de rir aqui com a sua resposta pra terceira pergunta. rs

    Essa terceira pergunta foi um horror mesmo. Será que alguém realmente responderia se se vendesse por livros de graça? Eu hein...

    Então, eu também acho um absurdo dizer que gostou de algo só porque ganhou o livro. Eu já ganhei livro de autor e fui sincera na resenha. Falei o que não gostei, o que podia ser melhorado... Não babo ovo de autor por nada, que dirá fazer isso pra editora!

    Xingar livro também é o fim pra mim. Acho que temos que ser sempre educados nas resenhas, mostrar os prós e contras de cada obra, assim o leitor poderá decidir o que ele acha melhor. Uma coisa é dizer "isso foi imaturo, poderia ser melhorado" ou "não gostei dessa abordagem, ficou meio sem explicação...". Outra diferente é sair xingando e mandando autor/editora/fã pra pqp. Eu hein. Falta de profissionalismo. Eu fujo de blogs assim.

    bjs

    • Oi Mel,
      Eu também fujo de blogs que tenham palavrões. Eu não sou uma puritana, falo minhas bobagens, mas tudo tem limite!
      Na hora de escrever, as pessoas precisam tomar cuidado e ter mais respeito...
      Beijos

  • Camis, tem razão! A pessoa deve ser sincera, mas de forma respeitosa também. Afinal, a sua opinião pode não ser a mesma que a do seu vizinho! hehehe

    (estou aqui matutando e vendo se foi ofensivo dizer que eu tive vontade de jogar um livro na parede... o.o', se bem que dei os motivos para pensar assim rsrs).

    Adorei o meme!
    Bjos bjos

    • Oi Lucy,
      Acho muito importante ser sincera, mas tudo tem limite!
      Muito blogueiro sai xingando livro/autor/editora por aí, sem nem se dar conta que pode estar cometendo um crime!
      Beijos

  • Oi, tudo bom?
    Cada vez mais lindo o seu blog!
    Adorei as respostas e concordo com você, se não gosto de um livro, falo de uma maneira legal, não maltratando uma pessoa que se esforçou para conseguir aquilo, sem falar que tem gente que tem gostos diferentes, se eu não gostei alguém pode ter gostado.
    Adorei viu!!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    • Obrigada, Poliana!
      Infelizmente muito blogueiro por aí acha que é legal xingar os livros e os autores, para mostrar o quanto ele (blogueiro) é sincero e não tem medo de nada!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás