Título: Abandono

Série: Abandon

Autor(a): Meg Cabot

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 204

Tradução: Camila Mello

Sinopse no Skoob

***

Se tem uma autora capaz de me deixar doida por seus livros, essa com certeza é a Meg Cabot. Bom, não que seja a única, mas é uma delas!! rs… Cada livro que ela lança entre automaticamente na minha lista de desejados e até hoje não teve nenhum livro dela que me decepciou!

E é por isso que fiquei muito receosa em ler “Abandono”, já que li vários comentários negativos a respeito desse livro. Vi que muita gente se decepcionou com o livro e passou a dizer que mitologia não é o forte da autora!!! Acredito que muitos leitores tenham se acostumado a associar livros de mitologia aos de Rick Riordan e sempre esperam algo do gênero.

Com certeza Abandono não é em nada parecido com os livros do Rick Riordan, mas isso não significa que o livro não seja bom. Porque mitologia pode não ser o forte da Meg Cabot, mas com certeza histórias de amor adolescentes e complicadas são! rs…

Abandono conta a história de uma adolescente cheia de problemas que acaba de se mudar para Isla Huesos, a cidade Natal de sua mãe. Pierce Olivieira tinha apenas quinze anos morreu afogada e depois voltou à vida. Diferentemente de outras pessoas que passaram por experiências como essa, Pierce não viu apenas a luz, mas vivenciou muito mais coisas quando esteve “do outro lado”. E essas coisas a acompanharam de volta à vida.

Desde esse episódio, a vida de Pierce vem sendo tremendamente conturbada. Seus pais se divorciaram e pessoas à sua volta acabam se machucando sem explicação. Na verdade, Pierce tem uma explicação para toda a confusão que acontece ao seu redor: o misterioso John! Mas ninguém acredita nela e todos acham que ela é louca!! Bater a cabeça, se afogar e morrer não deve mesmo fazer bem à cabeça de alguém, né?!

E é por isso que Pierce e sua mãe se mudam para Isla Huesos. A mãe de Pierce acredita que um novo começo é tudo o que a filha precisa… Mas mal sabe ela que Isla Huesos foi onde tudo começou, onde Pierce conheceu John! Pelo menos Pierce começará a ter respostas que tanto procurou, ainda que elas sejam inacreditáveis.

A história é narrada em primeira pessoa por Pierce e a cronologia não é o forte da moça. Pierce acaba de se mudar para Isla Huesos e precisa enfrentar a nova escola. Ao mesmo tempo, as lembranças do passado veem à tona e vamos descobrindo o que é que realmente aconteceu com ela. Talvez o tipo de narrativa possa confundir um pouco os leitores, mas todas as peças vão se encaixando. Eu gosto muito desse tipo de narrativa e não tive problemas com isso!

E fiquei feliz por não ter dado ouvido às críticas e ter arriscado. A história é claramente baseada no mito de Hades e Perséfone, e a autora sob como abordar o tema de uma forma bem original. Percebi uma certa mudança no estilo de escrita da Meg. A história é mais sombria, os personagens são mais densos do que os de outras histórias. Não há nessa história nenhum traço de humor, tão característico da autora. Nem por isso o livro deixa de ser muito interessante!!

Ao que parece, esse é o primeiro livro de uma trilogia. Os outros dois livros já foram lançados nos Estados Unidos: Undeworld e Awaken. Só não tenho certeza se serão só esses livros mesmo, porque na descrição de Awaken não consta nada sobre ele ser mesmo o último livro da série! rs… Mas enfim, de qualquer jeito estou ansiosa pela continuação e espero que a Galera continue com as capas originais, porque são lindas!!!

Para terminar, deixo vocês com um link para uma entrevista dada pela Meg Cabot a Zola Book, na qual ela conta mais sobre sua inspiração para escrever os livros da série Abandono, baseados no mito grego de Perséfone e Hades. A entrevista está em inglês, mas o tradutor do Google ajuda! rs…

E que tal uns vídeos sobre o livro??

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi, Camis!
    Segunda resenha que vejo de Abandono, e a outra era negativa rs
    Então, eu quero me arriscar a ler algo dela. Acho que a mistura de mitologia é um aspecto bem positivo. E quanto ao estilo dela, percebo que é bem diversificado, vários gêneros diferentes ela já arriscou-se a escrever rs Vou por esse na lista de desejados, e quem sabe não o compro logo!
    Beijos!

    Lucas ~ Descobrindo Livros

    • Oi, Lucas.
      Vi muitas resenhas negativas desse livro e entendo até porque as pessoas ficaram decepcionadas.
      Mas esse é o tipo de livro que eu gosto, meio sombrio!
      Beijos

  • Meu amor pelos livros da autora começou com diário da princesa (anos atrás, amor antigo), adoro a escrita dela, mas fiquei curiosa ao ler que não tem um traço de humor na história. Assim como vc, quando sai um livro novo dela eu já o adiciono na minha lista do skoob. Beijos

    • Oi, Evy!
      Esse livro tem um ar sinistro, diferentemente dos outros que a autora costuma escrever. Até quando ela escreveu sobre vampiros, o texto tinha um toque de humor, né?! Mas nesse não... Mesmo assim achei ótimo!
      Beijos

  • Oi Camila, tudo bem?
    Eu tive a oportunidade de ler esse livro e gostei bastante. E estou torcendo para que seja uma trilogia de três livros mesmo rs
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    • Oi, Carol.
      Bom saber que você também gostou! Assim não me sinto tão sozinha! hehehehe
      beijos

  • Ei Mila,

    Ah eu achei este livro o pior que já li da Meg, e olha que vc sabe como adoro os livros da autora. Acho que este só perde para Sorte ou azar rsrs.
    Ela não desenvolve nada direito, achei o mito pouco explorado - e é difícil não comparar com Riordan, ele escreve para pré adolescentes a partir de 12 anos e consegue desenvolver mil vezes melhor o assunto. Eu não me incomodei com a cronologia não, acho até interessante.
    Mas a menina é chatinha e achei que o romance dela e do cara não tem nada haver, não senti química nenhuma entre eles. Sei lá, devo até continuar lendo o próximo, mas esperava bem mais.
    bjs

    • Que pena, Nanda!
      Tive uma experiência bem diferente da sua... Achei que ela desenvolveu bem a história e trouxe bastante informação para um primeiro livro de série.
      Gostei da protagonista e achei que o romance vai emplacar! hehehe
      Beijos

  • Falou em Meg, eu me interesso! Assim como você os livros dela entram na minha lista no automático! rss! Aliás, aproveitei uma promoção do submarino duas semanas atrás e comprei "A Mediadora", que eu já tinha lido mas ainda não tinha na estante!

    Fiquei curiosíssima com a história, quero ler ASAP! =D

    Beijos, Camis ;)

    • Oi, Nina.
      É impossível não ficar interessado por um livro novo da Meg, né?!
      Eu adoro a série da Mediadora. Também li antes e comprei depois! hehehe Mas confesso que minha favorita é 1-800-Where-Are-You, que aqui está sendo lançada como Desaparecidos!
      beijos

  • Eu tenho uma relação 8 ou 80 com a Meg, adoro mitologia e esperava mto mais desse livro, ele é bem parado, mas acredito que o próximo possa salvar bastante (tem mto potencial), então só vou desistir da série dps que ler o próximo...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    • Oi, Andy.
      Realmente o livro é bem parado, mas eu curti o estilo.
      Acho que o grande problema foi a Meg Cabot ter decidido escrever sobre mitologia depois do sucesso de Percy Jackson. Ficou todo mundo esperando um livro tão dinâmico e tão cheio de mitologia quanto os do Rick Riordan e não foi o que aconteceu!
      Beijos

  • Oi Camis,
    Nunca li nada da Meg Cabot, mas ela está na minha lista. Até porque uma das pautas para a minha coluna na revista Neo Tokyo é uma série dela que foi adaptada para mangá. Então quero ler algo dela pra ir me familiarizando, antes de escrever o texto da revista.
    Eu acho que esse poderia ser um dos que eu vou gostar, por ser inspirado numa história da mitologia.
    Valeu pela dica!
    Beijos!
    Ademar Júnior
    http://coolturalblog.wordpress.com/

    • Como assim nunca leu nada da Meg, Ademar??
      Ela tem séries ótimas, embora eu reconheça que a autora escreve bem mais para o público feminino!!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

6 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

4 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás