Autor(a): Leticia Wierzchowski
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 240
***
“Sal” é um dos mais recentes lançamentos nacionais da Editora Intrínseca. A autora, Leticia Wierzchowski é gaúcha e tem 41 anos. Estreou na literatura aos 25 anos e já publicou 11 romances e novelas, uma antologia de crônicas, além de seis livros infantis e infantojuvenis. Seu trabalho mais conhecido é “A Casa das Sete Mulheres”, livro que inspirou a série de mesmo nome produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países. Atualmente, além dos livros, a autora ainda escreve uma coluna no blog da Editora Intrínseca!
Mas antes de falar sobre o livro, é interessante mencionar que a Intrínseca liberou gratuitamente um e-book chamado “Sal, Um Prólogo”, no qual a autora delega aos seus próprios personagens a apresentação dos outros. São 12 textos introdutórios, que dão uma bela ideia do que esperar do livro e da linguagem poética da autora. Para baixar o e-book, clique AQUI.
“Sal” conta a história da família Godoy, formada por Ivan e Cecília. O casal vive na pequena e isolada ilha de La Duiva e tem 6 filhos: Lucas, Julietta, Orpheu, as gêmeas Flora e Eva e o caçula Tiberius. Ivan herdou de seu pai a função de cuidar do farol da ilha e a família vive sob sua luz e proteção. Cada um dos filhos possui uma personalidade tão distinta que Cecília, a matriarca da família, tece sua tapeçaria e nela representa cada um com uma cor distinta.
Na primeira parte do livro conhecemos mais sobre os personagens e suas sinas. A escrita da autora é extremamente poética e até melancólica de certa maneira. A narrativa se alterna e temos vários personagens se intercalando na posição de narrador, mas o destaque fica para Flora, a escritora da família. A narrativa não é nada linear, mas aos poucos descobrimos como o livro escrito por Flora teve papel essencial na vida dessa família. O livro de Flora encanta Julius – um professor de literatura – que vai à La Duiva para conhecer a autora daquela tocante narrativa. A chegada de Julius muda a vida de todos!!
Já na segunda parte do livro há uma mudança clara na estrutura do livro. Passamos a acompanhar a trajetória de Tiberius, que partiu pelo mundo atrás do irmão Orpheu. Cecília agora mora sozinha em La Duiva e vive à espera da morte. Ela perdeu o marido e alguns dos filhos, outros simplesmente foram embora e ela continua ali, à sombra de um farol enlouquecido, sem ninguém para cuidar dele. Nessa segunda parte temos um relato mais linear e duro. A sensação que dá é que a segunda parte costura todos os retalhos apresentados na primeira parte, formando uma colcha colorida.
Confesso que para mim essa foi uma leitura extremamente difícil. Demorei quase duas semanas para ler a primeira parte do livro e algumas horas para ler a segunda parte! rs… Por mais que linguagem fosse encantadora, alguma coisa no livro simplesmente não me segurava. Já sentiram isso?! Cada vez que eu sentava para ler, conseguia avançar no máximo duas ou três páginas e logo alguma outra coisa despertava a minha atenção e eu abandonava a leitura! Bom, nesse ponto é preciso dizer que pode ter sido apenas coincidência, já que nessas duas semanas eu tive muito trabalho e muitas atividades extras, então pode ser que eu apenas estivesse preocupada demais para me concentrar no livro. Mas enfim… Assim que cheguei na segunda parte do livro, a história me pegou de jeito e não consegui parar de ler até chegar ao fim!
Ao final, posso descrever a leitura desse livro como uma montanha russa de emoções. Me irritei, pensei em abandonar, me encantei com a linguagem poética, me apaixonei por alguns personagens e odiei outros, chorei, me angustiei e devorei o final do livro com fervor. Fazia tempo que eu não lia uma livro tão denso e que exigisse tanto do meu emocional. Se eu gostei?! Bastante apesar de tudo!! rs…
Definitivamente não é um livro para qualquer leitor. Para desfrutar de uma boa leitura desse livro, é preciso ter paciência, serenidade e estar disposto a encarar um desafio. Não esperem acontecimentos eletrizantes ou momentos de aventura. É um livro para fazer a gente refletir e demora a ser digerido! Mesmo assim é um livro lindo e o final foi tristemente encantador.
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Camila, coincidência ou não, estou lendo este livro exatamente agora, ou melhor, esta semana. Demorei um pouco para comprar por que sempre passo literatura estrangeira na frente, mas outro dia, na livraria algo me pegou na prosa de Letícia. Acho que é por que a autora me lembra o estilo de Julio Cortazar, em Jogo da Amarelinha. Você já leu este livro? Uma mescla de poesia, sonhos e as vezes um fio condutor da trama meio confuso. Ainda estou na primeira parte, e estou gostando muito. Mas você tem razão quando diz que talvez o excesso de tarefa tenha atrapalhado na leitura. Sal tem que ser lido na tranquilidade, Não é um livro para devorar. Sal é para degustar, e isso exige paciência. Assim que acabar de ler vou postar a resenha no blog, mas confesso que se ainda não tivesse começado a ler, correria para o livro depois da sua resenha. bjs
Oi, Soraya.
Acho que infelizmente não tive a traquilidade necessária para ler o livro mesmo!
Quero muito ler a sua resenha!
Beijos
A sensação que você teve com o livro, eu tive com o ebook que a editora liberou. Simplesmente não vingava a leitura e decidi não tentar ler o livro. Não sei, como já tive uma experiência de abandono com o outro livro dela, não me arriscaria a ler esse.
Beijo
Fernanda - Leitora Incomum
Oi, Fê.
Acho que é mesmo uma questão de ter tempo e paciência para ler. Infelizmente não tive nada disso nessas últimas semanas!!
Preciso de livros que me prendam mais, senão as atividades do dia-a-dia ganham a minha atenção e a leitura fica de lado!! rs...
Beijos
Ei Mila
Olha eu adorei a leitura, mas também tive problemas com o livro. Na verdade eu não achei a leitura lenta, eu li bem rápido, a primeira parte tbm fluiu bem. Mas isso deles já contarem tudo que ia acontecer antes de acontecer me deixa tão agoniada, perde a emoção do final pq para mim não teve quase nenhuma surpresa nos desdobramentos.
Eu tbm chorei, me irritei, sorri, achei lindo o amor da Cecília e do Ivan.
bjs
Oi, Nanda.
Acho que esse não é um livro para qualquer tipo de leitor! Sofri muito com todos os acontecimentos e principalmente com as mortes!
Beijos
Ainda não li, mas estava ansiando em poder ler. Mas agora lendo seus comentários a respeito dele fiquei na dúvida. Fora esse pequeno detalhe, o livro me parece ser muito bom e envolvente. Vou pensar com carinho se vou ou não vou ler. Obrigada pela resenha. Beijos.
Oi, Elizabeth.
O livro é muito bom, espero que não tenha me interpretado mal.
Só tive dificuldade para ler. Infelizmente não estava no clima!
Beijos
Camis, esse livro parece ser muito bonito! É muito sofrido? Fiquei curiosa!
Um beijo!
Oi, Nina.
É sofrido sim... Mas é aquele tipo de livro sofrido mas bonito!! hehehe
beijos
Camis como tínhamos falado no lançamento do Ragazzo, eu tinha visto muitas pessoas falando que era maravilhoso e tal... a minha sorte é que temos gostos parecidos, portanto sei que será sofrível pra mim também. Agora já sei o que esperar rsrs Beijossss
Oi, Milena.
Depois que conversamos, cheguei em casa e resolvi encarar o livro de uma vez por todas!! E foi então que veio a reviravolta e fiquei grudada no livro, sem conseguir parar de ler até o final!! rs...
Coisa de louco!! rs...
Não sei se foi mesmo a falta de inspiração!
beijos
tenho curiosidade para ler o livro, mas por tudo q vc disse, provavelmente eu acabaria protelando a leitura, e infelizmente quando isso acontece acabo abandonado o livro
bjo
Pah - Lendo e Escrevendo
Oi, Pah.
Se quiser, faça o teste lendo o e-book disponibilizado pela editora! Assim você pode ter uma boa ideia do que esperar!
beijos
Camila, você me deixou curiosa com a resenha desse livro e ele esta me lembrando (pela resenha) um livro que foi uma tortura para mim, O Escândalo dos Wapshot. Do começo até o meio, eu demorei umas três semana para ler (o que é algo muito incomum para mim, visto que eu leio em 3, 4 dias um livro daquela espessura), mas quando chegou o meio do livro eu simplesmente me apaixonei pela história e comecei a gostar dos personagens (eu os odiava antes) e de repente o livro acabou em menos de um dia pois eu comecei a "devorá-lo" e foi mais ou menos assim com você, então eu me identifiquei um pouco e fiquei curiosa para ler o livro.
Beijos
Oi, Gabi.
Talvez minha leitura tenha sido difícil porque eu não estava tão empenhada!
Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e ficou difícil de me concentrar! Quando decidi que tinha que encarar a leitura, então fluiu melhor!!
rs...
beijos
Hey, Camis.
Nunca li nada da autora, mas sempre fico intrigado com autores brasileiros. Tendo como referência "A Casa das Sete Mulheres" pode ser que a leitura de "Sal" seja algo produtivo.
Beijo.
Oi, Gabriel.
Esse livro é do tipo mais poético e merece ser lido com tranquilidade!
Você me disse por e-mail que nossos gostos não eram muito parecidos... O que é que você curte mais?!
Beijos
Hey.
Então, pelo que notei aqui, você gosta bastante de romances, de livros mais "doces" e reais, por assim dizer. Embora dê atenção também aos outros estilos. Estou certo? Não conheço o blog há muito tempo também, então, posso estar redondamente enganado.
Eu prefiro aventuras, fantasia, ficção. Algo mais a algo que vai de Anne Rice (não li nada dela ainda, mas acredito que seja bem o que eu gosto pelo que já vi) a Nárnia e Harry Potter.
Desculpe a demora para responder. Não recebi nenhum e-mail de resposta, :S .
Beijo.
Oi, Gabriel.
Como comentei com você no email, gosto dos mais variados gêneros e acho que calhou de estar lendo alguns romances recentemente!
Mas se procurar aqui no blog, tem resenhas dos livros de todo o tipo!
Beijos
Hey, Camis.
Darei uma vasculhada maior depois. Se gosta de Nárnia e de Harry Potter, com certeza encontrarei mais coisas em comum.
Beijos.
Ah... pode apostar que vai encontrar sim!! rs...
Isso já aconteceu comigo também, e eu detesto. Você até percebe que o livro é legal, tem seus pontos fortes, mas simplesmente não casa com você.
Bjs, Rose.
Exatamente isso, Rose.
O livro é ótimo, mas acho que não é para mim!
Uma pena!!
Beijos