Série: Teardrop
Autor(a): Lauren Kate
Editora: Galera
Ano: 2015
Páginas: 308
Tradução: Priscila Catão
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde comprar: Livraria Cultura, Kobo, Amazon e Kindle
***
“Dilúvio” é o segundo livro da série Teardrop, da autora Lauren Kate, e um dos mais recentes lançamentos da Galera Records. Tive a oportunidade de ler o primeiro livro – “Lágrima” – assim que foi lançado em no final de 2013 e gostei bastante do livro, apesar de reconhecer que ele não é para qualquer um… Como eu sou uma leitora que não gosta de abandonar histórias, assim que esse segundo livro foi lançado, pedi um exemplar para a editora!
Como manda a tradição, vamos relembrar um pouco do que rolou no primeiro livro?!
Eureka, a protagonista dessa história, era apenas uma criança quando sua mãe a fez prometer que nunca mais voltaria a chorar. Nem mesmo quando sua mãe morreu em um acidente de carro ela descumpriu sua promessa! O que ela não sabia, no entanto, é que o acidente que tirou a vida de sua mãe foi, na verdade, uma tentativa dos Semeadores de a garota! Os Semeadores estão certos de que Eureka representa um grande perigo e que apenas a sua morte trará paz ao mundo. O problema é que um desses Semeadores, um garoto bonito chamado Ander, não concorda com isso. Ander foi criado para saber tudo sobre Eureka e ao final se viu completamente apaixonado por ela. Se tornou incapaz de matá-la e se voltou contra os seus para garantir a segurança de sua amada.
Depois de perder a mãe, Eureka entrou numa profunda depressão e tentou se matar. Quando Eureka acredita que nada mais pode piorar, ela conhece Ander e várias coisas estranhas começam a acontecer com ela. O testamento de sua mãe é aberto e ela recebe como herança um medalhão, um livro velho e uma pedra enigmática, tudo isso acompanhado por uma carta da mãe, o que torna tudo ainda mais misterioso. E agora a garota tem novos propósitos: desvendar o mistério deixado pela mãe e entender o motivo pelo qual Ander vive aparecendo em todo lugar que ela vai. A chave para essas duas respostas está no livro, que conta a história de uma garota que teve seu coração partido e chorou tanto que deixou um continente inteiro embaixo d’água. Aos poucos Eureka vai descobrir que essa lenda é mais real do que se imagina…
E depois de anos, finalmente Eureka se rende à dor e derrama as lágrimas que todos tentavam evitar!
O segundo livro começa exatamente onde o primeiro terminou: Eureka não suportou o fardo e chorou. Duas de suas lágrimas tocaram o solo e assim como as lágrimas da garota de seu livro, acabaram provocando tempestades e inundando todo o mundo, dando início à ascensão de Atlântida. O dilúvio provocado pelas lágrimas de Eureka causam muita destruição e mortes incontáveis. Os poucos que ainda sobrevivem estão aos poucos sendo envenenados pela água salgada e sofrendo com a falta de comida e um local seguro!
No entanto, o despertar do Mundo Adormecido ainda depende de uma terceira lágrima de Eureka e enquanto ela não atingir o solo, ainda há uma esperança…
Juntamente com Ander, seu pai, seus irmãos – os gêmios William e Claire – e sua amiga Cat, Eureka consegue escapar dos Semeadores e da inundação… Ela sabe que precisa consertar as coisas e sua única chance é encontrar Solon, um Semeador que traiu sua família ao se apaixonar por uma garota da Linhagem da Lágrima, Byblis, e desde a morte da moça ele vive escondido em uma caverna chamada Nuvem Amarga, em algum lugar do litoral da Turquia.
Mas encontrar quem se manteve escondido por 75 anos não é nada fácil. Eles enfrentam perigos e se deparam com as bruxas fofoqueiras no meio do caminho. Somente com a ajuda de uma magia inesperada, eles finalmente conseguem chegar ao destino!
Solon e seus assistentes, Filiz e Poeta, já esperavam pela chegada de Eureka. Mesmo assim nem todo mundo fica feliz com a sua presença. Querendo ou não, Eureka é a responsável pela morte de milhões de pessoas e pela destruição do mundo! Tudo isso porque ela não conseguiu segurar as lágrimas… Há quem pense que ela não passa de uma garota egoísta, mimada e irresponsável. Ah… e até assasina, por que não?!
Eureka passa por inúmeras provações: perde pessoas que ama, descobre segredos, é traída, é enganada, é julgada, apanha, bate… tudo isso enquanto tenta se convencer que ela não é a pior pessoa do mundo! A tarefa que ela tem pela frente não é nada fácil, mas ela está determinada a colocar um ponto final em toda essa história e mandar Atlas pro inferno de uma vez por todas, nem que para isso precise enfrentar a maior provação de todas!!
E a história finalmente chega ao fim…
Como assim? Hein? No segundo livro??
Pois é… Estranhei muito isso, mas a verdade é que já nesse segundo livro há o grande confronto entre Eureka e Atlas, com um resultado impactante! Não estou garantindo que esse seja o último livro, já que a autora deixa algumas coisas um pouco no ar e até dá para pensar numa continuação… Mas a verdade é que final desse segundo livro é bem satisfatório! Não vejo porque continuar, sabe?!
Como eu disse na resenha do primeiro livro, achei a temática muito bacana e original. A narrativa do primeiro livro foi leve e a leitura teve um ritmo super fluído. Infelizmente isso não aconteceu nesse segundo livro. Passei a leitura inteira com aquela sensação de freio de mão puxado, sabem?! A leitura ia em frente, mas tinha alguma coisa meio emperrada!! hehehe Algumas vezes tive a necessidade de parar e reler um trecho para conseguir entender o que estava rolando… Talvez isso tenha se dado pelo fato de que o livro traz muitas informações novas e importantes para a história, mas o que senti é que a autora optou por um artifício que nem sempre cai bem: primeiro ela dava a informação e alguns parágrafos depois vinha a explicação… ou não! rs… Alguns diálogos me pareceram conversa de doido, principalmente os que envolviam as bruxas fofoqueiras.
Outro problema que senti foi a falta de empatia pelos personagens. No primeiro livro eu ainda consegui senti certa solidariedade com Eureka, procurando entendê-la e aceitá-la, mas nesse segundo livro não consegui entender qual era a dela. Que menina mais depressiva e cheia de mimimi! Ander, o garoto Semeador por quem Eureka se apaixona não me ganhou no primeiro livro e continuou sem me cativar. A química entre eles é praticamente nula, uma paixonite que deveria justificar o fim do mundo, mas que não passa de uma coisa estranha e morna! Até os personagens secundários deixam a desejar… Até agora não entendi o papel de Cat nessa história. Solon deveria ser o grande tutor de Eureka, mas deixa a garota sem muita explicação. As bruxas fofoqueiras me deixaram confusa. O grande vilão da história não é muito esperto!! rs…
Mas… apesar de tudo isso, essa foi uma leitura viciante!!! hahahahha
E não, não estou maluca!!
Simplesmente não consegui parar de ler essa história. Por mais que os personagens deixassem a desejar ou que as coisas me parecessem confusas, eu não conseguia largar. Fui consumida por uma curiosidade quase mórbida! Abri mão de horas de sono na madrugada e até mesmo deixei meu almoço esfriar de tão entretida que estava na leitura!
Alguém explica?? Isso já aconteceu com vocês?
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Esse livro parece ser a maior mistureba, mas o que me incomoda é o nome da protagonista Eureka não consigo levar a serio. Vou tentar ler Lagrima porque tem Atlantida na historia e tal mas não espero muito do livro.
Oi, Rafa.
O nome da coitada é chato mesmo!!
Toda era tinha vontade de gritar: EUREKA!!! rs...
Beijos
Oi Camis, já passei por isso, não com este livro que ainda não li, mas com outros, onde os personagens em si não me agradavam, mas mesmo assim não conseguia largar o livro. Vai entender...
Agora só uma coisa, que nome esquecido Eureka, meio desagradável para ler, pelo menos eu acho.
Bjs!
Oi, Rose.
Alguns livros fazem mesmo isso com a gente, né?! Inexplicável! hehehe
Nossa, o nome da protagonista não ajuda porque é um nome esquisito mesmo! Ninguém merece! hehehe
beijos
Ei Camis
Nossa eu não costumo abandonar nada, mas eu achei o primeiro tão ruim que nem me animei a ler este. Ainda mais vc falando que é lento em algumas partes, eu já achei tudo tão sem noção no 1 rsrs.
bjs
Oi, Nanda.
Só não abandonei porque fiquei curiosa demais!! hehehe
Mas infelizmente não valeu tanto a pena assim.
beijos
Ai Camis, não consigo me empolgar com essa história. Acho as capas maravilhosas, chamam muito a minha atenção mas de resto.
Quem sabe eu dê uma chance para o livro né? Vou deixar anotado o nome aqui.
As capas são realmente incríveis, Agatha.
Mas a história não é nada essencial, sabe?! Eu gosto muito da autora, mas essa história poderia ter sido melhor!
beijos
Eu tenho Lágrima e ainda não li, Camis.
Só passei os olhos pela sua resenha e vi que você continua a gostar, então não desistirei da minha leitura.
Beijão!
Oi, San.
Não posso dizer que essa é uma série boa, mas achei o tema interessante e no final acabei me deixando levar pela curiosidade!
Espero que se dê melhor com a leitura! hehe
beijos
Gente, Camis, que conflito! Não sei se quero ler essa série não, acho que vou esperar pra ver se vai ter mais livros... até porque eu até hoje não peguei o restante de Fallen pra ler, e acho que tem prioridade, né? rss!
Beijos, Camis!
Oi, Nina.
Vergonhosamente ainda não li o último livro de Fallen! hehehe
Entendo seu conflito e aconselho você a dar mesmo prioridade para o que você já tem aí!
Beijos
Oie. Acho q só eu achei legal o nome dela :(
Eureka para mim tem tudo a ver com água e com o livro.
Princípio de Arquimedes fala de volume de um corpo, volume de água....
Lágrima, Dilúvio .
Mas eu sou meio doidinha kkkkk e amo matemática ou vice-versa , então vá saber , né
Bjks
Rô
Rô, acho que o nome dela faz sentido...
Mas não acho que seja um nome fácil na hora da leitura. Eu sempre ficava imaginando o Arquimedes gritando Eureka!!!! hehehehhee
Beijos
Frustrante o fato de que a Eureka meio que morre no final né, tipo sei la, não ressurgi rpa família e amigos dela (só pro BROOKs) ou eu entendi errado...kkkkk, vdd li o último capitulo 2 vezes para ter ctz.
Nossa, Paula.
Confesso que eu já nem lembro desse final.
Se eu achar meu livro aqui em algum lugar, vou reler para saber o que aconteceu! Rs...
Beijos