Kiersten White – Polícia Paranormal

Título: Polícia Paranormal

Série: Paranormalcy

Autor(a): Kiersten White

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 384

Tradução: Fabiana Colasanti

Sinopse no Skoob

***

“Polícia Paranormal” é o primeiro livro da trilogia Paranormalcy, da autora americana Kiersten White. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela Galera Record e a edição está impecável. As páginas amareladas facilitam muito a leitura, principalmente se for ler o livro sob o sol, como eu fiz! rs…

E falando sobre a edição, eu não poderia deixar de tocar no assunto “capa”. Isso porque muitos leitores ficaram decepcionados quando a Galera anunciou que não manteria a capa original e que tinha optado por essa. Particularmente acho que a Galera fez muito bem!! Eu sou do tipo de leitora que detesta capas com fotos de pessoas… Além do mais, a modelo da capa original tem uma cara bem sonsa e não acho que ela reflete em nada a protagonista da história!! Eu já tinha gostado dessa mudança e depois de ler o livro achei a capa ainda mais perfeita! rs…

Vejam só a capa original e me digam qual preferem!!! Mas reparem bem na falta de expressão da moça! hehehehe

Mas chega de polêmica e vamos à história…

Assim que li a sinopse desse livro, a primeira coisa que me veio à mente foi M.I.B – Homens de Preto!! Se lembram dessa franquia de filme?! Nesses filmes, o personagem representado pelo Will Smith faz parte de uma agência secreta de monitoramento e combate a alienígenas arruaceiros que vivem entre os humanos (ou mais ou menos isso…). As pessoas não fazem ideia de que os alienígenas vivem na Terra normalmente a e função dos homens de preto e manter tudo isso em segredo!

E o que isso tem a ver com ‘Polícia Paranormal’?? Bom, digamos que nesse livro temos uma versão adolescente e sobrenatural dos MIB’s! hehehehe Como assim? Evie, a protagonista, é uma garota de 16 anos que trabalha para a Agência Internacional de Contenção Paranormal – AICP. Ela foi descoberta pela agência quando tinha apenas 8 anos e tem um talento especial: ela é capaz de enxergar através do glamour dos seres sobrenaturais – aqui chamados de paranormais – e com isso ninguém consegue se esconder dela! Evie é a única pessoa com essa capacidade e por isso é extremamente importante para a Agência. O trabalho de Evie na AICP é localizar e prender os paranormais que estejam aprontando por aí! E Evie já está craque nisso. Ao longo desses anos, a garota já se acostumou à presença dos lobisomens, vampiros, bruxas e tantos outros seres… Inclusive sua melhor amiga é uma sereia e seu ex-paquera é uma fada!! rs… E é isso o que Evie chama de vida normal!!!

Mas tudo muda quando Evie utiliza seu dom para impedir um ataque à AICP. Ela prende o responsável pelo ataque: um metamordo muito misterioso e gatinho à sua maneira! rs… Lend é um garoto mais ou menos da idade de Evie que pode ter a imagem de qualquer pessoa, mas somente Evie é capaz de enxergar sua verdadeira aparência. Aos poucos Evie começa a conviver com o prisioneiro e suas conversas despertam inúmeras dúvidas em Evie. Será que seu trabalho na AICP é tão nobre quanto ela sempre pensou que fosse? Ao mesmo tempo, a morte de vários paranormais deixa todo mundo na agência enlouquecido!! O que é que pode estar matando os paranormais e o que essas mortes tem a ver com Evie??

Apesar da comparação inicial que fiz desse livro com M.I.B., a história é super original e gostei muito da temática abordada pela autora. Na verdade, é como se a autora tivesse feito um mix de seres sobrenaturais/paranormais de várias histórias e transformasse tudo isso numa coisa nova… Além dos vampiros, lobisomens, sereias e bruxas, temos uma forte presença das fadas (termo usado tanto para o feminino quanto para o masculino). Mas não pensem que essas fadas se parecem com a Sininho, de Peter Pan. A verdade é que elas são descritas de maneira bem semelhante às fadas da série Instrumentos Mortais: belas e traiçoeiras!! rs… Outro ser que chama a atenção é o Lend, que pode se transformar em qualquer pessoa. Já viram isso antes?! Eu já… Pensei na Mística (dos X-Men) na mesma hora! hehehhe

Vale dizer que essas pequenas semelhanças com outras história não tira o brilho de ‘Polícia Paranormal’. O livro é inteligente, divertido e vale a pena!! Evie é uma personagem muito forte, apesar de ser ainda uma adolescente. Ela tem um trabalho estranho, mas como ela cresceu na AICP, aquilo é tudo o que ela conhece. Em alguns momentos cheguei a pensar que ela estava sendo muito ingênua, mas então me lembrei que ela não teria como agir de outra forma!! rs…

Pelo o que vi no site da autora, Paranormalcy é mesmo uma trilogia e todos os livros já foram publicados lá fora. Os próximos livros se chamam: Supernaturally e Endlessly. Ah… e ao que parece, os direitos de adaptação para o cinema já foram negociados!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Eu vi muita gente mesmo reclamando da capa comparando com a original e essa eu também prefiro a que a Galera optou por usar. Sobre a história apesar das semelhanças que você contou ainda assim estou super curiosa para ler, já vai para minha listinha de desejados. ^^

    • Oi, Carol.
      Acho que tem gente que reclama só por reclamar! rs... De qualquer forma, essa capa é bem bacana!
      Espero que consiga ler! E aproveita para participar da promoção!
      Beijos

  • Ei Mila

    Aff eu nem queria ler, quem mandou eu vir aqui hahahaa.
    Eu quero!! Estou super atrasada com a Galera, desde a bienal que pedi uns livros e não chegaram até hoje, ai bagunçou toda a minha programação para os lançamentos rs. Mas eu quero este agora, adorei a resenha.
    Achei legal isso de misturar vários elementos sobrenaturais, e adorei o dom da protagonista. ^^
    bjs

    • Oi, Nanda.
      Que bagunça, hein?! É horrível quando os livros não chegam. Faz a maior confusão na nossa programação, né?!
      Eu estava acompanhando o lançamento desse livro e resolvi pedir! Gostei bastante!! E o bom é que é uma trilogia.
      Beijos

  • Parece ser bem interessante, mas a capa original me chamou mais atenção, não que não goste mais a daqui do Brasil é bastante adolescente e não remete tanto ao jeito do livro como você descreveu

  • Oi, Camis!

    Eu já quis muito ler esse livro um tempo atrás, mas desisti.
    Essa salada de seres não funciona pra mim. E não gosto de fadas! rsrs
    Eu acho que histórias assim acabam tocando demais em muitos assuntos (a variedade de seres sobrenaturais) e não se aprofundando em nenhum, aí fica um pouco chato pra mim.
    E sobre a capa, concordo com quem ficou decepcionado. A capa original é linda, nada a ver com essa da Galera.

    Beijos!

    • Oi, Sandra.
      Que pena que não gostou da capa escolhida pela Galera! A capa nacional tem muito mais a ver com a história!! rs...
      Mas se quiser ler, não precisa se preocupar porque não há "salada" não! A história tem um foco muito bem definido!!
      beijos

  • Eu já tive o prazer de ler o livro e ADOREI !!!
    Quanto a capa do livro Concordo TOTALMENTE com vc Camila, eu AMEI a escolha da capa que a galera optou..sou fã assumida da cor rosa e achei a capa tão fofa e bem de acordo com o nome escolhido em português.. Não sou muito fã de capas com pessoas também rsrs ..Até gosto da capa americana..mais eu ADOREI a brasileira *-*
    Quanta a história é ótima..personagens ótimos..mais eu esperava mais dela..VI tantas críticas boas do livro que pensei que era algo fora do normal e não é.. é um ótima leitura mais é isso.

    • Oi, Moni.
      Concordo que o livro não é excepcional, mas é uma leitura gostosa!
      Que bom que gostou!
      beijos

  • EU AMEI A ESCOLHA DA CAPA !!!!
    AMO ROSA e achei bem mais HAVER com a história do que a americana.. Não sou muito fã de capas com pessoas também rsrs.
    Quanto ao livro é UMA ÓTIMA HISTÓRIA que promete evoluir, eu li ele em ebook depois que tinha vistos tantos comentários positivos..e realmente me agradou mais eu ESPERAVA mais do livro..

  • Também gostei mais da capa brasileira, apesar de que, quando vi pela primeira vez, não consegui fazer ligação alguma com a sinopse do livro, mas a capa original não achei bacana, não. Se é uma mistura de MIB, Instrumentos Mortais e X-Man, já estou gostando ... brincadeira, mas também achei tudo muito original pelo que você contou na resenha, apesar da mistura de seres envolvidos aí. Gostei da premissa da história, achei diferente e se for trilogia mesmo e não aquelas séries intermináveis, muito melhor.

    • Oi, Vani.
      Por incrível que pareça, a capa tem tudo a ver com a história, já que a protagonista é viciada na cor rosa! rs...
      Apesar da mistura de seres, a história é bem bacana e bem original mesmo!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás