Série: The Selection
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 352
Tradução: Cristian Clemente
***
Depois de me encantar com os dois primeiros livros da série The Selection – A Seleção e A Elite – e também com os contos extras – O Príncipe e O Guarda, estava super ansiosa para ler esse livro. O lançamento do livro foi no dia 06 de maio e eu sabia que se não lesse logo, acabaria dando de cara com algum indesejável spoiler… Mas como adquirir o livro se eu estou no meio da minha promessa de não comprar livros novos até a Bienal?? Simples! Bastou pedir de presente para o maridão!! rs…
E sabem o que foi o melhor de tudo?! Como todos os meus livros dessa série são digitais, obviamente o último também teria que ser, não é?! Então assim que o relógio bateu 00:05 do dia 06 de maio, lá estava eu conectada no site da Kobo, explicando pro marido como fazer a compra do meu presente! rs… Compra feita, bastou fazer o download e instalar no meu e-reader. E lá fui eu pra cama começar a ler o livro. No dia seguinte, enquanto as pessoas ainda estavam pensando em passar numa livraria para comprar seus exemplares, eu já tinha terminado de ler e não corria mais o risco do maldito spoiler!! Mas eu contei tudo isso só para mostrar que, apesar de livros físicos serem ótimos, os livros digitais também tem suas vantagens!!! rs…
Para quem ainda não conhece a trilogia The Selection, vamos ao resuminho básico: Apesar da série ter características bem marcantes de uma distopia, mas é bem diferente de outras séries do mesmo gênero. A história se passa em um futuro não muito distante, no qual os Estados Unidos deixaram de existir, dando lugar a um país chamado Illéa, cujo sistema de governo é uma monarquia. Os membros da realeza são da casta 1 e a população é dividida em mais sete castas, que vão da 2 a 8, de acordo com sua função. Quanto mais baixa a casta, menor é o padrão de vida! O príncipe de Illéa, Maxon, acaba de completar a idade para se casar e, conforme a tradição, são escolhidas 35 garotas dentre todas as castas e elas se mudam para o palácio. Aos poucos, o príncipe terá que eliminar as candidatas, até que reste apenas aquela com quem ele pretende se casar.
Em “A Seleção” conhecemos nossa protagonista América e é dela o ponto de vista sob o qual a história é narrada. América é uma jovem artista pertencente à casta cinco. Ela vive com sua família em uma casa simples, onde todos precisam trabalhar para ajudar no sustento. Apesar das dificuldades, America leva uma vida feliz e sonha em se casar com Aspen, um garoto da casta seis com quem ela namora secretamente. Mas o destino resolve ser um pouco mais criativo com a garota e ela acaba sendo uma das 35 escolhidas para a Seleção. Depois de ser magoada por Aspen, America parte para o palácio e conhece o famoso príncipe Maxon e passa a desenvolver um relacionamento no mínimo curioso com o rapaz. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o processo da seleção, descobrimos a existência de rebeldes, que insistem em atacar o palácio! Esse primeiro livro é bem introdutório, com menos ação e mais explicação, já que a intenção da autora é deixar seus leitores bem familiarizados com o cenário, com os personagens e com a premissa.
Já em “A Elite” temos uma história com muito mais ação e menos explicação. E agora temos um grupo de garotas muito reduzido. Isso porque, após inúmeros ataques rebeldes, o príncipe Maxon se vê obrigado a cortar o máximo de garotas possível, restando apenas seis finalistas. Obviamente América está entre elas, já que não teria a menor graça se nossa protagonista fosse eliminada, né?! Como eu disse antes, a história é narrada sob o ponto de vista dela, o que significa que ela precisa estar presente para sabermos o que está rolando! rs Ah… e para ficar tudo mais complicado, Aspen resolve dar as caras outra vez. Ele se tornou um soldado e agora trabalha no palácio protegendo a família real e tentando a todo custo reconquistar América. Isso significa que a escolha não está só nas mãos de Maxon, mas também nas de América. E os dois são irritantemente indecisos! rs…
Vale dizer ainda que existem dois contos extras dessa série. O primeiro deles – O Príncipe – traz a versão de Maxon sobre o início da seleção e seu primeiro encontro com América mostrando ainda a relação conturbada que ele tem com o pai. O segundo conto – O Guarda – traz o ponto de vista de Aspen sobre sua vida no palácio e sobre os ataques rebeldes, com direito a algumas informações podres sobre o rei.
E finalmente chegamos em “A Escolha”… Restam apenas 4 garotas e America praticamente tomou uma decisão, mas precisa acertar os ponteiros e conseguir assumir seus sentimentos. Durante a seleção ela acabou se mostrando um tanto quanto revolucionária e suas opiniões ousadas só aumentam a ira do rei e incendeiam os rebeldes. Mas enquanto tem fortes opiniões sobre como o governo deveria agir, não consegue articular as palavras quando o assunto é amor!
As outras garotas estão empenhadíssimas em conquistar a coroa, cada qual por um motivo particular. E os rebeldes não estão a fim de dar trégua. Os ataques agora são dirigidos à população e parece que tudo vai desmoronar. O mais importante de tudo é que chegou a hora de America e Maxon fazerem suas escolhas, que podem ou não combinar! rs…
Independentemente de ter gostado ou não de quem foi o escolhido de América e de quem foi a escolhida de Maxon, achei o final bem bacana e todas as pontas foram devidamente amarradas. Alguns acontecimentos foram bem tristes, uma pessoa que eu detestava me surpreendeu e se mostrou bem legal e os momentos finais do livro foram de tirar o fôlego.
Achei que rolou muito mimimi da América, mas qual heroína literária não fica de mimimi hoje em dia?! rs… Achei também que o Maxon poderia ter sido um pouco mais forte, mais amadurecido e mais corajoso em enfrentar o pai. Mas nem isso tirou a graça da história! rs… Eu já tinha sacado várias pistas que a autora deu nos livros anteriores, principalmente no conto ‘O Guarda’, então já tinha ideia do que aconteceria. Fiquei toda me achando quando o final foi bem próximo do que eu imaginava! rs…
Desde que eu terminei de ler o livro até agora já li vários comentários nas redes sociais e vi algumas pessoas reclamando que esperavam mais dos rebeldes e da parte distópica da história. Por isso é importante deixar claro que, apesar das características de distopia, essa trilogia tem como tema central a história de amor, o conto de fadas! O lance das revoltas é apenas um pano de fundo… E isso é importante vocês saberem justamente para não se decepcionarem!
E vocês?! Já leram essa trilogia? Tem alguma expectativa sobre o final?
Para terminar, deixo vocês com o booktrailer de The One e também com o ‘making off’ da sessão de fotos para a capa do livro!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Também adorei toda a trilogia e concordo com você em relação ao foco da série ser o romance. E o romance, mesmo com as frescurinhas da America, foi muito fofo.
Oi, Ana.
Achei a série bem fofa, apesar do final! rs...
Beijos
Ei Mila
Eu estou louca para ler, mas o meu atrasou e não chegou até hoje. :/
Torcendo para chegar ainda esta semana, curiosa.
Eu sou team Maxon e vou ficar arrasada com outro final rsrsrs. Mas vou ficar é puta se a autora matar um dos dois, ou eles virarem padre, ou desistirem dela por algum motivo, só para ela não ter q escolher igual sempre fazem em quase todos os finais YA que tenho lido. :P
bjs
Nossa, Nanda.
Que saco essa demora. Espero que não pegue nenhum spoiler antes!!
Acho que você pode ficar satisfeita com o final, apesar de um certo probleminha com a escolha! hehehe
Beijos
Ainda não li, mas pretendo ler. Essa série parece bonita, mas acredite, no inicio não desejava lê-la mas de tando ler elogios, hoje quero.
Oi, Oliveira.
Aproveita que todos os livros já foram publicados e assim você pode ler tudo de uma vez.
Não precisa ficar esperando uma eternidade pela sequência! hehehe
Beijos
Camis eu não li a resenha porque ainda vou ler os livros, só vi que vou me decepcionar... mas tá valendo né...
Por que vai se decepcionar, Mi?
Beijos
Camis, fiz como você e logo li o livro também! Fiquei meio desapontada por achar que tudo correu meio depressa, sabe? Achei que o ritmo poderia ter sido um tantinho acelerado nos dois primeiros livros pra que o terceiro não precisasse ser tão corrido, mas no geral gostei bastante da história!
Um beijo!
Oi, Nina.
Acho que teve muita correria, mas no geral também gostei bastante!
Beijos
EU AMO ESSA TRILOGIA
Eu tenho os meus livros autografados
Eu queria físico e fiz meu pai ir em uma livraria longe e comprar, li em 2 dias pq estava com muita coisa e mesmo assim deixe de estudar para prova, só fui estudar quando acabei, eu gostei bastante do livro, mas EU QUERO MAIS
Eu imaginava muita coisa inclusive a parte do Guarda :D Você é TeamMaxon ou Aspen? :D
Oi, Bia.
Apesar dos meus exemplares serem digitais, também estão autografados! rs...
Confesso que sou super Team Maxon! hehehe
Beijos
Meu Deus! Eu amei esse livro.Uma trilogia que me encantou e li em apenas um dia.Não gostei do final para a rainha Amberly,ela era muito boa.Quanto ao final para Aspen era bem previsível porque a autora deixou escapar no livro de A Elite.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
Oi, Pamela.
Fiquei triste com muita coisa que aconteceu nesse último livro, mas acho que o final foi ótimo!!
beijos
Gente!! Acabei de ler hoje o último livro... Estou encantada com a história. Apaixonada para falar a verdade.
Fiquei muito triste no final do livro, por causa das pessoas que morreram e fiquei na esperança de mais... Sempre fico na esperança de mais no final dos livros. Rsrsrs.
Por fim a história é sensacional um pouco JOGOS VORAZES mais com muito mais de ROMANCE e AMOR... do jeito que eu gosto!!
PS: Adoro o seu Site Camila... sempre compro a maioria dos livros por causa dos seus comentários. Obrigada por me trazer pra esse mundo maravilhoso!
Beijos.
Olá, Larissa.
Muito obrigada pelo carinho.
Fico muito feliz que goste do blog!
E sobre o livro, é bem triste que alguns personagens tenham morrido, né?! Mas acho que no geral foi um bom final!
Beijos