Gillian Flynn – Objetos Cortantes

Título: Objetos Cortantes

Autor(a): Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 256

Tradução: Alexandre Martins

Site Oficialhttp://www.intrinseca.com.br/gillianflynn/

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Em março desse ano participei de um evento da Editora Intrínseca e ganhei um kit muito bacana. Um dos itens desse kit era um exemplar do livro “Objetos Cortantes”, de Gillian Flynn – a mesma autora de “Garota Exemplar” e “Lugares Escuros“, ambos já resenhados aqui no blog.

Fiquei tão empolgada que comecei a ler o livro alguns dias depois… Tudo bem que já estamos em outubro e só agora estou escrevendo a resenha de um livro que li em março, mas tudo bem… Essas coisas acontecem! Rs! Mas não precisam se preocupar porque o livro é tão marcante que ainda me lembro muito bem da história!! rs…

“Objetos Cortantes” conta a história de Camille Preaker, uma jovem repórter do Daily Post, o quarto maior jornal de Chicago, a cidade onde atualmente ela mora. Seu editor, Frank Curry, sempre apoiou Camille durante os dois anos em que ela trabalha no jornal e ele acredita que só precisa encontrar uma boa história para se tornar uma grande repórter…

Agora parece que a grande história da Camille finalmente apareceu: uma garota foi assassina um ano antes e agora outra menina está desaparecida na pacata cidade de Wind Gap, que por coincidência é a cidade natal da garota. Curry acredita que as pessoas de cidade pequena desconfiam de jornalistas da cidade grande e o fato de Camille ser uma “local” pode ajudá-la a conseguir boas informações. Apesar de não estar nada contente com a ideia, ela aceita o trabalho e retorna a Wind Gap depois de oito anos. Para piorar, ela ainda terá que se hospedar na casa da mãe, com quem ela nunca teve uma boa relação.

O primeiro lugar que Camille procura ao chegar na cidade é a delegacia, mas o delegado não gosta muito da ideia de ter uma repórter fazendo perguntas, mesmo que seja uma que tenha nascido em Wind Gap. E já que a polícia não vai passar as informações que ela precisa, então Camille vai tentar extraí-las das famílias e amigos das vítimas… A presença dela não é muito bem vinda, mas aos poucos ela vai conseguindo o que precisa para sua história.

Essa investigação no entanto não é o maior desafio de Camille, mas sim ter que conviver com uma mãe neurótica, um padrasto que nem conhece e uma meio-irmã intragável. E tudo isso enquanto as lembranças de seu passado e de uma irmã que morreu a atormentam…

Aos trancos e barrancos Camile vai descobrindo coisas sórdidas e sinistras, mas também vai mostrando mais sobre suas própria escuridão. Considerando que Camille Preaker é uma protagonista de Gillian Flynn, é claro que ela não é uma garota normal. Sua infância e adolescência foram problemáticas e Camille desenvolveu um vício um tanto quanto afiado: ela escreve palavras por toda a pele de seu corpo utilizando qualquer tipo de objeto cortante…

E é assim que a história se desenvolve… Camille tenta descobrir a verdade sobre os assassinatos e desaparecimentos em Wind Gap, mas ao mesmo tempo tenta manter sua sanidade diante de um passado traumático!

Apesar de Camille ser uma protagonista incomum e cheia de esquisitices, é a primeira com quem consegui sentir uma certa empatia! Talvez porque esse tenha sido o primeiro livro da autora e ela ainda estivesse ensaiando para criar protagonistas detestáveis! rs…

Quanto à parte policial da história, não há do que reclamar. O livro é cheio de reviravoltas e o final é surpreendente – os dois finais, na verdade!! Rs… As pistas que vão sendo reveladas ao longo do livro acabam fazendo com que a gente desconfie quem é o assassino, mas mesmo assim a trama é surpreendente!!

Curiosamente resenhei os livros da autora aqui no blog na ordem contrária da que foram publicados originalmente, mas isso não me atrapalhou em nenhum momento porque as três histórias não guardam nenhuma relação. No entanto, se vocês ainda não leram nenhum dos livros da Gillian Flynn ainda, eu recomendo que comecem por esse e sigam a ordem, para poderem acompanhar o amadurecimento da escrita da autora.

Além de indicar que vocês leiam os livros, recomendo também que leiam um artigo super bacana publicado no Site da Intrínseca!!

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi Camis, olha morro de vontade de ler os livros dessa autora, só tenho o Garota Exemplar mas também fiquei curiosa com esse livro, toda a trama policial e o drama da personagem. Bjsss

    • Oi, Dani.
      Eu adorei os três livros dela. Acho que ela é uma das poucas que sabe como criar finais ousados, que vão contra às expectativas dos leitores!!
      Beijos

  • Olá, Camila!

    É o primeiro livro da Gillian, mas já começou bem! E é difícil dizer isso quando um autor estreia, pois normalmente a primeira história é a mais cheia de falhas.
    Curiosamente, li ontem a carta que abre a edição especial de Crepúsculo e até de algum modo a Stephenie Meyer comenta que quando ela começou a escrever a versão invertida da trama, ela percebeu as falhas que ela fez na sua trama. Sim, só eu sou a louca de ligar uma autora de um YA paranormal com uma autora com tramas mais sinistras e terríveis, mas o que eu quis dizer com isso é que a Gillian fez em Objetos Cortantes uma trama consistente e ao mesmo tempo forte, mesmo com uma protagonista mais "leve" do que as de Garota Exemplar e Lugares Escuros, e com uma perplexidade digna de escritores veteranos.
    E com uma trama dessas, realmente dá para ler em março e resenhar em outubro!

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Realmente a autora começou bem!
      Se bem que imagino que esse não seja exatamente o seu primeiro trabalho, apenas o primeiro publicado. Imagino que mesmo com um texto bom como esse, se ela tivesse a opção de mudar alguma coisa faria isso!! rs... Acho que todos os autores passar por isso em algum momento...
      Acho engraçado porque eu escrevo muito no meu trabalho (sou advogada) e todas as vezes que eu leio alguma coisa que escrevi fico pensando que poderia ter feito alguma coisa diferente... Acredito que escritores passem por isso o tempo todo! kkkk
      O mais interessante das tramas da Gillian é que ela não escreve pensando em agradar os leitores, mas sim em dar sentido e veracidade à história. A gente sabe que nem sempre no mundo real o vilão se dá mal, então por que na ficção tem que ser assim?! rs...
      Beijos

  • Será que esse livro logo vai virar filme também? Nunca li nada da autora, mas está nos meus planos em breve comprar um dos seus livros.

    • Oi, Amanda.
      Estou na torcida para que vire filme também!
      Ainda preciso assistir o Lugares Escuros, mas quero ver se faço isso nessa semana!
      beijos

  • oi camila,
    bom esse livro ja estava na minha(enorme) lista de leitura a muito tempo mesmo! kkkkk
    mas eu ainda ficava com o pé atras sabe, ate vi videos de resenha dele mais ainda estava com o pé atrás.
    depois da sua resenha estou super convencida de que esse livro vale muito apena ler .
    minha próxima leitura com certeza!
    bjuuu

    • Oi, querida.
      Espero que coração que goste tanto do livro quanto eu gostei!
      Ele não é um livro convencional, então esteja de mente aberta na hora de ler!
      Beijos

  • Depois que li/ vi garota exemplar acho que leria até a lista de compras de supermercado da Gillian .....a resenha só fez aumentar a minha vontade de ler ....okay me rendo mais um pra lista de desejados do skoob !

  • Eu gosto muito de investigações misteriosas perpetradas por policiais ou jornalistas bem agoniados e traumatizados. Deixa tudo meio sórdido, meio noir, e parece que essa autora é mestre em criar personagens assim. Quero muito ler.

  • Ei Camis

    Ótima resenha. Eu sou fã da autora, gostei de todos os livros dela até agora e ela constrói protagonistas muito bem, mesmo essa sendo a menos detestável rsrs - concordo kkk-, eu passei o livro todo agoniada com as atitudes dela.
    bjs

    • Oi, Nanda.
      Acho que todas as protagonistas dela são detestáveis, né?! A que eu mais odiei foi a Libby! Rs...
      Beijos

  • Objetos Cortantes é um livro incrível. A relação da Camille e sua mãe é tão bem construída. Além do mistério que envolve a trama ser muito bom - claro que não descobri quem era né. A nossa protagonista também possuí uma história de vida bem interessante e que não dá para parar de ler. Livro vale muito a pena...

    • Oi, Maurício.
      Você nem desconfiou de quem era? Eu fiquei na dúvida entre duas pessoas! kkkkk
      Também foi uma leitura que não consegui largar!
      beijos

  • Estou doida pra ler esse livro, gostei muito do Garota Exemplar, acho a escrita da Gillian Flynn ótima e essa resenha me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

  • Gosto de livros com histórias que me prendem a atenção desde o começo e esse parece-me que seja exatamente esse o livro. Gostei muito da resenha e do video.

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Caçador Sem Coração, de Kristen Ciccarelli #Resenha

Título: Caçador Sem Coração Título Original: Heartless Hunter Série: mariposa Escarlate V. 01 Autor(a): Kristen Ciccarelli…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

2 meses atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás