Gillian Flynn – Lugares Escuros

Título: Lugares Escuros

Autor(a): Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2014

Páginas: 352

Tradução: Alexandre Martins

Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/gillianflynn/

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Conheci o trabalho da escritora Gillian Flynn em 2013, quando li o livro “Garota Exemplar“, lançado pela Editora Intrínseca. O livro foi um enorme sucesso de crítica e chegou a ser adaptado para o cinema, com Ben Affleck e Rosamund Pike nos papéis dos protagonistas. Algumas pessoas não gostaram do final, mas eu amei a ousadia da autora, a coragem que ela teve de fugir do óbvio!!

Na época fiz uma pesquisa para saber mais sobre a autora e descobri que “Garota Exemplar” era o seu terceiro livro publicado lá fora e fiquei doida para ler os outros dois. Para a minha alegria e de todos os fãs, a Editora Intrínseca publicou posteriormente os outros dois livros da autora: Objetos Cortantes e Lugares Escuros.

Já tive a oportunidade de ler mais esses dois livros e finalmente chegou a hora de resenhá-los, começando por Lugares Escuros, que também já ganhou uma adaptação cinematográfica.

“Lugares Escuros” conta a história de Libby Day, uma mulher de 31 anos que leva uma vida no mínimo deprimente… Quando Libby tinha apenas 7 anos, sua mãe e suas duas irmãs foram brutalmente assassinadas. Graças ao seu testemunho e a umas poucas provas colhidas, seu irmão Ben foi condenado pelo crime. O caso ficou conhecido como o “Massacre da Pradaria” e virou notícia em todos os Estados Unidos. As pessoas, comovidas com a situação da pobre menina, fizeram doações generosas e uma conta foi aberta em seu nome. Aos dezoito anos ela recebeu acesso integral a essa conta e decidiu viver às custas desse dinheiro.

Vinte e quatro anos se passaram e Libby ainda parece uma garotinha, mas precisa pagar o aluguel e mais uma porção de contas. E adivinhem só? O dinheiro das doações finalmente chegou ao fim e pela primeira vez na vida ela precisa fazer alguma coisa para conseguir se manter, mas trabalhar não faz parte dos planos de Libby…

Para a sua sorte (ou não), ela acaba conhecendo o membro de uma espécie de sociedade secreta, chamada Kill Club. Os integrantes desse clube são obcecados por crimes e mistérios famosos. Alguns membros desse clube acreditam que Ben é inocente e que a polícia fez um péssimo trabalho de investigação, confiando apenas no depoimento de uma garota de 7 anos assustada e traumatizada. Libby não tem dúvidas quanto à culpa de Ben, mas os membros do clube estão dispostos a pagá-la por informações exclusivas sobre aquela fatídica noite e Libby vê nisso uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro.

E é assim que Libby começa uma investigação nada convencional sobre os acontecimentos daquele 02 de janeiro de 1985. Tudo o que ela conseguir descobrir pode ser vendido ao pessoa do Kill Club e ela está muito mais interessada no dinheiro do que na verdade. Ela tem certeza que seu irmão Ben é o culpado, mas sua investigação começa a tomar um rumo totalmente inesperado e essa certeza vai se esvaindo…

Mas Libby não é a única a ter voz nessa história. De maneira brilhante a autora intercala os capítulos de Libby com capítulos narrados do ponto de vista de Patty (a mãe) e Ben Day. Esses capítulos são verdadeiras janelas para o passado e podemos acompanhar tudo o que foi acontecendo com esses dois personagens ao longo daquele dia de janeiro de 1985. Dessa forma a autora consegue conduzir o leitor por uma caminho sinistro e repleto reviravoltas!! As peças vão se juntando aos poucos, como um quebra-cabeça doentio. Quando a gente acha que sabe de tudo, surge uma nova informação, completamente insana, que muda tudo o que pensamos sobre os personagens, não dá para saber em quem acreditar.

Confesso que eu tinha um certo medo desse livro não ser tão bom quanto “Garota Exemplar”, mas esse medo se mostrou infundado. ‘Lugares Escuros’ é simplesmente incrível e foi impossível parar de ler até descobrir se Ben era realmente culpado ou não! rs…

O que eu acho mais impressionante sobre os livros da Gillian Flynn é que seus protagonistas costumam ser perturbados, o que torna difícil para o leitor se apegar a eles. Libby é mesquinha, desprezível, interesseira, mal educada, ingrata e detestável… E mesmo assim a gente torce por ela!! Como pode?? rs… E parece que essas “qualidades” são de família, viu? Não dá para gostar de nenhum membro da família Day, nem mesmo das irmãs de Libby que também foram assassinadas…

Acredito que esse é justamente o maior talento da autora: ela sabe criar uma história tão intensa, misteriosa e viciante, que não precisamos gostar dos personagens! Gillian Flynn sabe explorar com maestria o lado podre da humanidade e despertar aquela curiosidade mórbida do leitor!! rs…

Para mim essa foi uma leitura incrível e eu recomendo mesmo!

Mas vale aqui um alerta: esse não é o tipo de livro para qualquer leitor, principalmente para os iniciantes ou os mais novos. É preciso ter uma certa experiência, tanto de vida quanto de leitura, para apreciar esse loucura toda! Não é uma história fácil de digerir e não tem um final feliz… Então vale dar uma olhadinha no primeiro capítulo e ler algumas resenhas antes de se arriscar com esse livro!

Para terminar, confiram o booktrailer do livro e o trailer da adaptação:

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Olá, Camila!

    Li uma vez o primeiro capitulo e é o que você falou: A Libby não é uma garota exemplar! hihihihi
    E a Gillian consegue escrever sobre essas pessoas imperfeitas e psicóticas com maestria, mostrando que tanto homens quanto mulheres podem ser igualmente maus e manipuladores não só dos outros como de si mesmos.
    Ah, me lembro que a Intrínseca prometeu para novembro o lançamento da versão com a capa normal (ou seja, sem a Charlize Theron), resta saber se vão cumprir.

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Essas protagonistas da autora são inacreditáveis. A Libby é uma mulher mesquinha e nojenta. Tudo bem que ela teve um passado trágico, mas ninguém merece essa mulher! Só que é impossível resistir e a gente se envolve com a história de tal maneira que fica torcendo para que tudo dê certo pra ela! rs...
      Poxa, vai ser legal mesmo se eles lançarem essa edição com a capa normal. Eu não vou comprar porque já tenho esse, mas acho que vai ficar bacana!
      Beijos

  • caracaaaaa!!!!!!
    preciso ler esse livro camila!
    adoro esse clima de mistèrio que o livro traz. sou apaixonada por livros assim.

    embora, pela resenha jà sei que não vou gostar da LIBBY .
    mais esse merece ser lido.
    nunca li um livro da Gillian mais ela ganhou um ponto a mais comigo pelo fato da narrativa não ficar só com a protagonista o legal disso são os ângulos diferentes de uma mesma história.
    adorei a resenha
    bjuuu

    • Oi, Mayra.
      A Libby não é uma protagonista para ser amada pelos leitores! Ela é daquelas que dá raiva!!
      Mesmo assim a gente fica desesperado para saber o que realmente aconteceu naquela noite!
      Beijos

  • Não li nenhum dos 3 livros ainda, que vergonha a minha. Simplesmente adorei sua resenha, e agora não posso mais adiar essas leituras. O que mais me chamou a atenção é a falta total de perfeição na personagem principal, muito diferente isso. A gente fica acostumada com protagonistas cheios de defeitos, mas que sempre têm uma luz de justiça ou decência no final. Vai ser uma experiência diferente!

    • Oi, Lucia.
      Espero que tenha oportunidade de conhecer o trabalho da autora.
      Suas protagonistas são imperfeitas e até mesmo odiosas, mas as tramas são tão bem construídas que vale a pena!!
      Acho que é isso que torna seus livros tão bons!
      Beijos

  • Oi Camis, não li nada da autora ainda, e que bom que este foi tão bom quanto Garota Exemplar. Poucas são as autoras que conseguem um enredo tão bom sem que seus personagens sejam agradáveis.
    Bjs, Rose.

    • Oi, Rô.
      Que pena que ainda não leu nada ainda!
      Os livros da autora são perturbadores, mas de uma boa maneira! Vale a pena pelo menos conhecer o trabalho dela!
      Beijos

  • Já li Objetos Cortantes e Garota Exemplar. Lugares Escuros parece ser tão bom quanto os outros e essa trama tem tudo para me prender. As personagens femininas da Gillian sempre são um prato cheios para nós leitores. Esse ano ainda eu leio esse livro... :D

    • Oi, Maurício.
      Espero que tenha a chance de ler.
      A protagonista desse livro é bem cretina, mas a gente acaba se envolvendo de algum jeito! rs...
      Beijos

  • Estou doida pra ler esse livro, gostei muito do Garota Exemplar, acho a escrita da Gillian Flynn ótima e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    • Mi,
      A escrita da Gillian surpreende por ser meio dura, mas ao mesmo tempo viciante!! Eu já virei fã!!!
      Beijos

  • Mulher!!! Que resenhão!!
    Não li nada dela ainda, mas estou com muita vontade.
    Gostei desse suspense todo, gostei muito desse tal clube aí... colecionadores de crimes, rs.
    Adorei tudo!!!!

    Bjksssss

    • Oi, Lelê.
      Eu adorei a ideia do Kill Club.
      Espero que tenha a chance de conhecer o trabalho da autora porque suas histórias são imprevisíveis e suas protagonistas são improváveis!!
      Vale a pena!!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás