Subtítulo: O Homem Que Mudou o Esporte
Título Original: The Master: The Long Run and Beautiful Game of Roger Federer
Autor: Christopher Clarey
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 432
Tradução: Cássia Zanon, Isadora Prospero, Marcelo Schild e Paula Diniz
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)
***
Em setembro do ano passado, a Intrínseca lançou a biografia Federer: O homem que mudou o esporte, de Christopher Clarey – um dos jornalistas esportivos mais renomados do mundo. Apesar de eu não ser tão chegada em biografias, eu sou grande fã do Roger Federer e aproveitei para pedir um exemplar pela parceria.
Hoje conto o que achei dessa experiência!
Roger Federer é um tenista suíço que fez história no esporte e se tornou um dos atletas mais admirados do mundo, não só pela sua atuação dentro das quadras, como pela sua postura irretocável fora delas.
Com uma habilidade técnica sem igual, Roger Federer conquistou 20 títulos de Grand Slam (os maiores torneiros do esporte) e atraiu milhares de fãs para tênis. Eu com certeza sou uma dessas pessoas! Claro que, como uma boa brasileira, já torcia e vibrava vendo o Guga jogar e me encantava com os vídeos da maravilhosa diva do tênis Maria Esther Bueno! Mas o Federer?! Ele sim é o responsável por eu querer entrar em quadra e aprender a jogar tênis!!
Esta biografia permite que fãs de tênis como eu saibam mais sobre a jornada de Roger Federer para se tornar um dos grandes nomes do esporte.
Uma das primeiras qualidades que destaco sobre esse livro é que ele se baseia em pesquisas e entrevistas feitas pelo autor ao longo de duas décadas. Clarey fez bem a sua lição de casa e soube como equilibrar os fatos e estatísticas do jogador de tênis com revelações da vida e intimidade de Roger Federer. E faz tudo isso usando uma linguagem fácil, envolvente e acessível ao público leitor. A escrita do autor transmite paixão e elegância, duas marcas registradas de Federer!! Rs…
O autor não poupou esforços e cobriu todos os aspectos da vida do atleta: a infância, seus pais imigrantes, seu treinamento na Suíça, suas lutas para controlar as emoções, sua namorada e futura esposa Mirka e seus pares de gêmeos, sua ascensão à fama como um fenômeno global, sua chave rivais Nadal e Djokovic e partidas marcantes em sua carreira. Além disso, os leitores não apenas têm uma visão interna da jornada e da vida de Roger, mas também dos seu lado marido, pai e empresário. Federer é um dos melhores tenistas da atualidade e também um dos atletas mais bem pagos. E isso não é apenas resultado de seu esforço e suas vitórias em quadra. Federer também se esforça para ser conhecido por seus negócios e filantropia. Ele é uma pessoa motivada por si só, mas este livro também destaca a influência que sua esposa, Mirka, teve e continua a ter em sua vida pessoal e profissional.
Quem viu Roger Federer em quadra nos últimos anos pode achar que ele sempre foi um perfeito cavalheiro, mas nem sempre foi assim. Até ele já teve seus momentos de rebeldia e Clarey não deixou nada disso de fora dessa biografia. Ele não apenas descoloriu o cabelo loiro quando adolescente, mas também adorava PlayStation e ouvia heavy metal no volume máximo. Rs!!! Em nenhum momento o autor tenta pintar Federer como um santinho e traz diferentes momentos de sua carreira em que ele não estava em seu melhor. Dessa forma, Clarey relembra a todos nós leitores que, embora nossos ídolos possam parecer perfeitos, eles também são seres humanos, tem seus altos e baixos e sentem as mesmas coisas que a gente!!
Outro assunto bem abordado é a rivalidade entre Federer e Nadal. Mesmo quem não conhece muito do esporte já deve ter ouvido falar nesses dois tenistas. Com apenas alguns anos de diferença, os Federer e Nadal protagonizaram uma das maiores rivalidades do esporte. Federer parecia imbatível até o jovem Nadal surgir e começar a ganhar dele. E é claro que essa rivalidade só fez bem ao esporte, porque ambos os jogadores passaram a buscar o seu melhor, cada vez mais e mais.
Esse é realmente um livro para apaixonados pelo tênis, mas também uma ótima dica para quem gosta de biografias, de histórias reais de pessoas que chegaram ao topo com muito esforço e dedicação!
Christopher Clarey é jornalista especializado em tênis e cobre o mundo esportivo há quase trinta anos para veículos como The New York Times e International Herald Tribune, atuando como principal correspondente de esportes e colunista de longa data.
Federer: O homem que mudou o esporte é o primeiro livro do autor publicado aqui no Brasil, mas ele tem outras obras que sobre a Copa Davis que são referência.
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Ola Camila
Que bom que ganhou o livro e pode conhecer mais sobre esse grande talento de tênis. Não sou muito fã de biografia mas tem algumas pessoas que eu gostaria de saber realmente quem são.
Bjs
Camis!
Gosto de biografias e se é de alguém que conheço e gosto, melhor ainda.
Acredito que ninguém é perfeito e fico feliz que o autor mostrou até a fase mais rebelde de Federer, acho necessário sabermos da realidade.
cheirinhos
Rudy
Oi, Camis! Confesso que esse universo do tênis não é tão próximo a mim, apesar de admirar o esporte. Federer, sem dúvida, será sempre um dos grandes nomes dentro desse esporte. E achei bem bacana o autor trazer esse lado humano do atleta.
Tinha visto algumas imagens da despedida do Roger, ele e o Nadal chorando muito, muito emocionante! Não tinha conhecimento sobre esse livro.
Olá! Eita que até eu que não entendo nada do esporte, fiquei curiosa para conferir essa biografia, e conhecer um pouco mais do atleta e ser humano.