Série: Trilogia Estilhaça-me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 304
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
***
“Estilhaça-me” é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome escrita por Tahereh Mafi e publicada aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito. A autora tem 25 anos e nasceu em uma pequena cidade de Connecticut; Atualmente mora em na Califórnia. “Estilhaça-me” é seu livro de estreia e os direitos de publicação já foram vendidos para mais de 20 países e inclusive já se fala por aí em um filme baseado nessa história.
Escolhi ler esse livro para cumprir o item 6 do Desafio Realmente Desafiante, que consiste em pedir para alguém olhar na sua estante e escolher um livro a muito esquecido. Bom… então deixa eu explicar melhor, porque não fui eu que escolhi o livro, né?! hehehe Na verdade, eu tenho uma pilha de livros que fica separada em uma prateleira da estante. Nessa pilha ficam os livros que tenho em duplicidade que estão esperando para serem lidos e para serem feitas promoções!! rs… Como esse é o mês de aniversário do blog e prometi que faria sorteios em todas as resenhas, então pedi ao marido que olhasse aquela pilha em especial e escolhesse um livro. E logicamente esse foi o escolhido! hehehehe
Feitos os esclarecimentos acima, bora papear sobre o livro! rs…
Para começar, “Estilhaça-me” é uma distopia. A história se passa em um futuro incerto, mas com certeza pós apocalíptico. A população está morrendo, a comida é rara e os pássaros não voam mais… Até a cor do céu mudou! O mundo como o conhecemos já não existe mais. E agora o que resta é o Restabelecimento, um governo tirano criado sob a promessa de consertar as coisas!
O livro conta a história de Juliette, uma garota de 17 anos. Logo no início do livro ficamos sabendo que ela está aprisionada há 264 dias e que sua única companhia é um caderno, uma caneta quebrada e números em sua cabeça. A cela de Juliette é seu mundo! E justamente por estar aprisionada há tanto tempo, sem qualquer contato com outro ser humano, percebemos em sua narrativa que ela, muitas vezes, se perde em pensamentos descoordenados. E é aí que entra em lance interessante do livro: as frases riscadas, que correspondem justamente a esses pensamentos perdidos de Juliette! rs…
E por que Juliette está presa?! Ela está presa por ter causado acidentalmente a morte de uma pessoa, simplesmente por tocá-la. Ninguém sabe o porquê, mas o toque de Juliette é mortal! E mantê-la isolada foi a única alternativa encontrada pelo Restabelecimento. Se ela não pode tocar ninguém, não pode matar ninguém! O raciocínio é muito simples, não?! E vocês pensam que a família de Juliette se importou com sua prisão?! Não mesmo!! Para seus pais foi um verdadeiro alívio. Quem é que aguenta uma filha que sequer pode ser tocada?! Pobre da Juliette!
Mas então, depois de 264 dias sem qualquer contato com outro ser humano, Juliette ganha um companheiro de cela que logo de cara não é nada amigável com a garota! O simpático toma a sua cama, seu cobertor e seu travesseiro! Bacana, não?! O nome dele é Adam e tem a mesma idade de Juliette. Aos trancos e barrancos a relação dos dois começa a melhorar. Apesar de tudo, Adam é um cara bonitão e até bacana de alguma forma! rs…
Quando finalmente as coisas entre Juliette e Adam entraram na rotina, eles são arrancados de sua cela e é aí que a história começa de verdade!!! Juliette é levada para o centro de controle do Restabelecimento e colocada diante de Warner, o filho de um figurão do governo e que conhece a verdade sobre a garota e seu dom. E sabem o que Warner quer? Quer transformar Juliette em uma arma na guerra contra os rebeldes! Já imaginou como seria útil ter alguém ao seu lado que pode matar outras pessoas simplesmente tocando nelas?! É assim que Warner pensa e decide que já está na hora de convencer Juliette a trabalhar para ele! Warner tem uma fixação louca pela garota!
O problema é que Juliette não está muito disposta a se tornar um monstro e tem ao seu lado um grande aliado: Adam. Apesar de guardar muitos segredos, Adam está disposto a tudo para salvar Juliette das garras de Warner, mesmo que para isso precise colocar sua vida em risco. E juntos eles vão descobrir que Juliette não é a única pessoa no mundo com dons especiais!
Bom, acho que já deu para entender mais ou menos o lance dessa história, né?! E podem esperar muita ação, muitos segredos e muitos poderes dos personagens! hehehehe
A autora chegou a ser duramente criticada quando o livro foi lançado. Muitas pessoas a acusaram de plagiar a ideia dos mutantes do X-Men, criados por Stan Lee, principalmente no que se refere aos poderes da Juliette, que seriam claramente inspirados na personagem Vampira. Bom… quanto a isso, não posso dizer que a história criada por Tahereh Mafi não tenha semelhanças com as histórias de Stan Lee, mas até aí, não vejo mal nenhum!! Até porque, quem nunca desejou ter poderes especiais?! Quem nunca brincou de super herói na infância?
A verdade é que a escrita da autora é ótima e a história é muito bem construída. O livro é daqueles que prende a nossa atenção do começo ao fim e é repleto de reviravoltas!! Gostei muito dos personagens, principalmente de Juliette. Gosto da maneira como a autora utiliza a narrativa em primeira pessoa para nos colocar dentro da mente da personagem. É lógico que, com isso, ela também limita muito da história, já que só temos a visão da Juliette sobre tudo o que acontece!
E justamente por isso, a autora resolveu presentear seus leitores com um e-book gratuito, que aqui no Brasil recebeu o nome de Destrua-me. Esse e-book traz uma breve narrativa sob o ponto de vista de Warner, o aparente vilão da história. Esse e-book já está na minha lista de próximas leituras e em breve trago resenha dele aqui para vocês! Será que minhas impressões sobre o Warner vão mudar de alguma forma?! rs… Depois desse, é claro que já vou partir para o Liberta-me, segundo livro da trilogia e também já lançado aqui no Brasil. O terceiro livro tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para fevereiro de 2014! Vamos esperar!!!
Para finalizar, deixo vocês com o book trailer do livro.
E não se esqueçam de comentar nessa resenha para participar do sorteio do “Comentário Premiado”!!!
***
E o que acham de concorrer a um exemplar autografado desse livro?!
Isso mesmo… EXEMPLAR AUTOGRAFADO!!
Para concorrer a um exemplar autografado de “Estilhaça-me”, leia atentamente as Regras Gerais! Depois preencha as informações solicitadas no formulário abaixo e cruze os dedos!!
O sorteio será feito no dia 30/09 e o resultado será divulgado aqui mesmo nesse post.
Um e-mail será enviado para o vencedor, que terá 3 dias para confirmar o recebimento e informar o endereço para o qual o prêmio deverá ser enviado!
Boa sorte a todos!!
***
O sorteio foi realizado e infelizmente (mais uma vez) a primeira pessoa sorteada não seguiu as regras!
Na verdade, a pessoa foi sorteada por ter compartilhado o link da promoção no Twitter, mas o link fornecido para conferência levou a uma página inexistente!! Então tive que desclassificá-la!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Esse livro é muito bom, (a Juliete me lembra um pouco da personagem vampira dos X-men), adorei a abordagem da autora, de pessoas com certos poderes. Com relação ao e-book Destrua-me, posso dizer que vale muuuito a pena ler, pois passamos a ter uma visão completamente diferente sobre tudo. Adorei a ideia da autora escrever um pouco contando os fatos a partir da visão do Warner.
Oi, Thais.
Acho que essa semelhança com a Vampiroa é proposital!
Mas vou te dizer que os poderes da Juliette são mais legais! hehehe
Estou doida para ler o Destrua-me!
Beijos
Acredito que essa distopia seja muito boa, e não vejo mal nenhum na semelhança atribuída aos mutantes de Stan Lee, até mesmo porque todos nós já pensamos em ser super-heróis e em ter super poderes e isso, automaticamente lembra a obra de Stan Lee.
A história parece ter assunto pra uma trilogia mesmo! Não imagino qual seria a solução para Juliette, por isso espero ler em breve!
Beijos!
Oi, Julia.
Acho que o tema de pessoas com super poderes não é novidade e nem foi criado pelo Stan Lee. Ele apenas se aproveitou e criou inúmeros heróis de sucesso!
Mas essa história é muito bacana e bem original!
beijos
Uhu, participando. Adoro a série :)
Oi, Natália.
Boa sorte com a promoção!
Beijos
Primeiramente: Adorei a promoção, participando *-*
Segundo: Adorei o blog, estou revirando ele todo.
Terceiro: Resenhas onde o blogueiro mergulha dentro do livro e de suas opiniões são muito melhores, do que aqueles parágrafos resumidos sem nenhuma alma que a gente vê por ai. Então no minuto que vi essa resenha grande, foi bem simples: Essa eu quero ler, tem resumo, opinião, tem um pedacinho do livro de verdade.
Quarto: Estou chateado comigo mesmo por diversas vezes ter tido esse livro em mãos enquanto estava na livraria da minha cidade(única por sinal) e não tê-lo comprado, e em vez disso levado outro livro. A capada dele é perfeita porém, fora isso nada me chamava atenção no que dizia a história. Depois de certas resenhas, fiquei doido, mas cade o dinheiro? CADÊ?
Quinto: Estilhaça-me tem o booktrailer mais perfeito que já vi, pois normalmente são atores estranhos com cara de LAVAGEM andando pela cidade(ironicamente sem nenhuma outra alma viva pra fazer figuração).
Sexto: Concordo plenamente em relação a Vampira, a própria autora já deu entrevistas explicando que usou sim a Vampira/Marie como inspiração, porém, o fato de uma personagem muito conhecida ter certo tipo de característica não faz do autor dela o dono desse poder. Se fosse assim, mau existiria super heróis e vilões, nos próprios quadrinhos, não é mesmo? O que você faz daquela ideia, o mau a qual construí tudo é que o diferencia. Mas inspiração e familiaridade são coisas diferentes de plágio, caso alguém que vá ler isso, tenha entendido a minha opinião erradamente.
Sétimo: Anseio para sua resenha de Liberta-me, pois algumas pessoas não gostaram muito, porém, não eram claras em dizer o por que de Liberta-me não agradar tanto quanto Estilhaça-me.
Oitavo: Ótima resenha, novamente.
Olá, Felipe.
Muito obrigada pelo comentário tão rico!
Que pena que nunca se animou para comprar esse livro. Se bem que pode ser um bom sinal! Vai que você ganha o sorteio! hehehe
Eu adorei o booktrailer desse livro. Tem um clima super legal!
Apesar da autora ter se inspirado na Vampira, os poderes de Juliette são diferentes de certa forma, o que torna tudo muito interessante!
Quero só ver o que vou encontrar em Liberta-me! Mas pode ficar tranquilo que serei bem sincera!! hehehe
Beijos
Muuuuuuito boa resenha! E, coincidência ou não, eu li uma resenha sobre "Estilhaça-me" hoje de manhã!
A história parece ser muito boa, e mais uma vez, me arrependo por não ter comprado esse livro as várias vezes que passei por uma livraria e vi ele =/
Eu sou tão viciada em Nicholas Sparks e Agatha Christie que sempre compro livros deles e não dou chance pra novas histórias =/
Espero ter a oportunidade de lê-lo, pois graças aos blogs tão legais que ando visitando ultimamente, a minha lista de "vou ler" está aumentando heheheh
bjo
Oi, Lauren.
Que coincidência mesmo!
E a história é ótima! Estou adorando!
Mas entendo essa sua fixação... Eu sou assim com alguns autores, embora não goste dos livros do Nicholas Sparks, acredita!
beijos
Pois é, mas estou aprendendo a dar chance a novos autores hehehehe
Não acredito, como tu não gosta do Nicholas??? hehehehe
beijo
Ai, Lauren...
Acho os livros do Nicholas um pouco deprimentes com todas aquelas desgraças!!
Para mim não rola! rs...
Beijos
Várias amigas estão falando tão bem dessa série, que estou doida para ler. E com essa resenha então! Não posso esperar para começar.
Oi, Maraise.
Espero que goste do livro. Quem sabe suas amigas não te emprestam?! rs...
Beijos
Estou adorando esta série. A autora escreve tão bem, de uma forma até poética. Ela nos envolve até o fim.
Bjs, Rose.
Oi, Rose.
Adorei a escrita da autora!
Estou ansiosa para ler os próximos livros.
beijos
Meu Deus!! Eu preciso ler esse livro *_*!! Antes de ler a resenha eu não esperava uma história tão envolvente, pelo menos é a impressão que a resenha passa. Não conhecia o ivro e agora que conheço quero ler. Adorei o post e mais essa promoção! Participando.
bjs
Oi, Laisa.
Esse livro é muito legal!
Estou super curiosa para ler a continuação!
beijos
Eu li o livro e gostei da história, mas foi justamente a escrita da autora que não me agradou, sabe qndo vc espera uma coisa e encontra outra? foi isso que aconteceu.
Realmente parece com X-men, mas até ai tem vários livros de super heróis por ai, o que pegou mal mesmo foi o principio da história que se assemelha e muito com a da vampira
Oi, Pah.
Sério que se incomodou com a escrita da autora?! Por que?!
Eu não acho que tenha pegado mal o lance da Juliette ter poderes parecidos com os da Vampira. Até porque os poderes são apenas parecidos!
Beijos
Não curto muito distopias, talvez por implicância gratuita mesmo... Porém, não sei por que, essa resenha me deixou louca pra começar a ler os livros da Tahereh Mafi. A história parece incrível, espero mudar minha opinião sobre esse tipo de literatura.
Que pena, Michele.
Por que essa implicância?!
beijos