(DRD) John Green – A Culpa é das Estrelas

Título: A Culpa é das Estrelas

Autor(a): John Green

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

Páginas: 288

Tradução: Renata Pettengill

Sinopse no Skoob

***

“A Culpa é das Estrelas ” é o primeiro livro do John Green que pego para ler. O livro já estava há um bom tempo na minha estante, mas eu estava adiando essa leitura. Eu li inúmeras resenhas sobre esse livro e sabia que seria uma leitura complicada para mim e  por isso fui deixando o livro ali na estante! E por que é então que resolvi ler agora? Simples! Porque nesse domingo que passou teve encontro do Literatura Solidária e o tema foi justamente John Green! Não queria ir ao encontro sem ter lido nenhum livro do autor, então tomei coragem e resolvi encarar o desafio.

E exatamente por tudo isso é que decidi que “A Culpa é das Estrelas” seria o livro ideal para cumprir o desafio de nº 1 do DRD, que consistia em “ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira”. Bom, eu ganhei esse livro de presente de uma super amiga que sabia que eu estava curiosa para ler. Ela me presentou com a versão digital do livro e eu fiquei toda animadinha… Mas então comecei a ler uma série de resenhas sobre o livro e comecei a ficar preocupada. Todo mundo dizia: “Se prepare para chorar muito!” E foi então que pensei que talvez não tivesse sido uma boa escolha! A cada resenha que eu lia fui ficando mais e mais desanimada e acabei deixando o livro mofando na minha prateleira virtual!! rs…

Mas enfim… resolvi ler o livro e aqui estou eu para escrever um pouquinho sobre o que eu li!! rs…

“A Culpa é das Estrelas”, ou ACEDE para os íntimos, conta a história de Hazel Grace, uma garota de dezesseis anos que foi diagnosticada com câncer terminal. Graças a um remédio revolucionário, Hazel ganha mais alguns anos de vida, mas sabe que não terá muito mais que isso. Seu pulmão foi muito danificado pelo tumor e por isso Hazel anda para cima e para baixo puxando seu cilindro no oxigênio em um carrinho. Cansada de ver Hazel deprmida, sua mãe a obriga a frequentar um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer e lá vai Hazel e seu oxigênio ouvir todos os relatos dos membros do grupo, cada dia menor.

E é em um desses encontros que Hazel conhece Augustus Waters, ou Gus. Ele vai até lá para acompanhar um amigo, mas é também um sobrevivente do câncer. Gus teve osteosarcoma e acabou tendo uma das pernas amputadas e substituídas por uma prótese. Gus é um cara que adora curtir a vida, jogar vídeo game e está sempre com um ótimo humor. Para ele não há tempo ruim e adora fazer piada com os clichês relacionados ao câncer!!

Os dois vão se aproximando e Hazel indica a Gus o seu livro predileto, chamado “Uma Aflição Imperial”. O garoto então resolve ler o livro e descobre que o final do livro é extremamente “cruel” com o leitor porque termina de uma maneira repentina, sem revelar detalhes sobre o que acontece com os personagens depois que a narrativa acaba. E agora Gus também está curioso e juntos eles resolvem ir atrás do autor do livro, Peter van Houten, para saber dele qual o destino dos personagens do livro.

Ao longo dessa busca, Hazel e Gus vão se apaixonando. Mas ao mesmo tempo em que vivem esse romance, também precisam lutar contra a doença . Quando finalmente Hazel e Gus descobrem o amor, descobrem também que o câncer não dá trégua para ninguém. E a maior lição desse livro é, com certeza, a de que não importa o quanto um amor dure ou o quanto vamos sofrer depois de perder quem amamos, o que importa é viver esse amor da maneira mais intensa e verdadeira possível.

E agora vem a parte mais difícil dessa resenha porque é nessa hora que eu conto para vocês o que achei do livro. Bom, a verdade é que o livro é lindo, super bem escrito e emocionante para caramba. É inegável que o John Green tem um talento especial e soube abordar um tema super delicado de uma maneira franca e até bem humorada. Além disso a capa é linda e a edição super bem feita e caprichada.

 Mas eu simplesmente odiei ter lido o livro!!! COMO ASSIM??? Pois é… o livro acabou comigo!! Fiquei mal mesmo depois que terminei de ler o livro e percebi que a minha intuição estava correta antes. Vejam bem… não é que o livro seja ruim, pelo contrário, é maravilhoso!! Só que eu tenho a leitura como uma forma de entretenimento. Gosto de ler um livro que vai me deixar bem, pra cima e no máximo sofrendo pela continuação! O problema com ACEDE é que ele simplesmente me deixou arrasada. Fiquei mal, chorando pelos cantos por coisas não relacionadas ao livro, mas relacionadas ao tema do livro. Perdi amigos com câncer e pessoas que eu amo muito estão doentes. É por isso que eu simplesmente não precisava desse banho de água fria… O livro me fez tão mal que quase entrei numa ressaca literária!!

Me desculpem aqueles que amam o livro! Que fique claro que o livro é muito bom!! O que estou tentando dizer é que o livro é tão bom, tão verdadeiro, que me atingiu de uma forma muito profunda e isso é que acabou me fazendo mal! Me deixou deprimida!!

Eu sei que muita gente já leu esse livro, então gostaria de saber o que vocês acharam dele e como ele afetou vocês!!

E termino essa resenha com um poema. O texto é do Vinícius de Moraes e acho que todo mundo conhece – se chama Soneto de Fidelidade!! Tem tudo a ver com ACEDE!!

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Camis, eu não quero ler esse livro pelos mesmos motivos que você! Não me importo de ler um livro que vai me fazer chorar, mas a verdade é que livros assim, de sofrer sem parar, eu não gosto! Fico mal e não vejo necessidade disso. Depois que li "Ana e o Beijo Francês" e vi que o pai dela é uma caricatura do Nicholas Sparks, e o que o Saint Claire diz sobre a escrita dele, percebi que concordo!

    Sua resenha, como sempre, muito boa! Um beijão! =)

    • Oi, Nina.
      Todo mundo vive falando que esse livro é incrível e eu sabia que tinha que ver com meus próprios olhos! Mas a leitura foi muito sofrida para mim e no final a experiência não foi boa porque fiquei deprimida! Gosto de livros que mexem com o emocional, mas esse passou um pouco dos limites!
      Beijos

  • ACEDE *0*
    Esse foi o primeiro livro do John Green que li, e foi amor a primeira vista quando vi a capa!
    A história é perfeita, é cruel, fikei mal por dias, mas o amor deles é a coisa mais fofa que já li!!
    Eu amei o livro, amei a Hazel, amei o Gus e amei o John Green!
    Tem que ter coragem pra ler, pois o câncer é uma coisa cruel e parece que sempre está nos perseguindo!
    Mas a história é linda e muito, muuuuuito triste!
    Sei como tu te sentiu, Cami!
    Eu adoro um romance dramático! então A CULPA É DAS ESTRELAS foi tudo de bom!
    As vezes abraço o livro e digo pra ele que vou lê-lo novamente hehhehe
    bejo

    • Oi, Lauren.
      Assim que esse livro foi lançado fiquei doida para ler!
      Mas como você disse, a história é cruel e isso foi demais para mim! Eu gostei demais dos personagens e sofri demais com tudo o que aconteceu!
      Eu até gosto de um bom drama, mas esse passou um pouco do ponto!
      beijos

  • Camis, não li o livro e nem pretendo, sei que muita gente fala que o livro é ótimo e como vc disse é bem escrito, mas a temática não me agrada, assim como vc leio por entretenimento, por isso acabo procurando livros com uma temática mais animada.

    • Oi, Pah!!
      Acho que você viu o quanto fiquei transtornada com o livro, né?!
      Menina, o livro me deprimiu e meu deu muita raiva ao mesmo tempo. Acho que um livro pode até ser dramático, mas deve haver um limite!
      Para mim foi cruel demais!
      Beijos

  • Ei Mila

    Eu tenho e quero muito ler, eu já sabia que era triste, só que não sabia como e o que acontecia claro. Ai no encontro dos fãs do autor na Bienal, vem uma menina e conta o final do livro.
    Que ódio, sai do auditório na hora, mas o dano já tinha sido feito.
    Entendo o que você disse, realmente alguns livros apesar de vc saber que são ótimos livros, não são para a gente, ou pelo menos não era para vc neste momento.
    Estou sofrendo com Corações feridos, quase morro de tanta dó da protagonista.
    bjs

    • Nossa, Nanda! Que ódio que eu ficaria se alguém tivesse me contado o final!! Imagino a sua frustração!
      Para mim realmente não era um bom momento!
      Vou tentar ler outros livros do John Green para tirar essa má impressão!
      Beijos

  • Oi Camis,
    Quando comecei a ler esse livro eu tinha uma vã ideia de como seria, surpreendi-me ao começar o livro por ser engraçado e os personagens terem um humor negro. Gostei tanto do Isaac também! Mas aí começa todo aquele rastro da doença, primeiro com a Hazel que foi quando comecei me desesperar e depois com o Gus. É claro que chorei muito, a estória me pegou pelo calcanhar. Li só de uma vez, virei a madrugada, não conseguia larga de jeito nenhum. Enfim, o livro é lindo, mas eu gosto de um romance bem trabalhado, problemático, massss com um satisfatório final feliz.
    É interessante que o John mesmo fala que ele é o Van Houlter (acho que se escreve assim) e que ele não sabe o que aconteceu com a Hazel e se os pais dela ficaram juntos depois que ela morreu... Frustante!

    Beijos, May

    • Oi, MAy.
      Eu sabia que o livro seria sobre pessoas com câncer, mas assim como você prefiro livros que tenham um final mais feliz, mesmo com todo o drama!
      Fiquei arrasada demais com esse livro e ainda estou meio deprimida!
      Beijos

  • Oi, Camis!
    Eu odiei o livro também, mas foi porque pra mim ele é muito mais ou menos mesmo.
    Ele não me deixou pra baixo como você, na verdade eu acho que faltou muito pro livro chegar a ser "bom".
    A mensagem ficou fraca demais, o enredo e os personagens muito pobres. Não curti!
    Aliás, você não comprou Como eu era antes de você? Se sim, vai ficar mais deprê ainda rsrs
    Beijos
    Lucas ~ Blog Descobrindo Livros

    • Oi, Lucas.
      Que pena que achou o livro ruim!
      Não tenho esse outro que você comentou e se for como ACEDE, não quero ler não!
      beijos

  • Oi Camis! Adorei sua franqueza e que barra (!), entendo perfeitamente o que você quer dizer. Também sou assim, procuro sempre livros que me deixem para cima. Claro, o que é um livro sem um pouco de drama, mas final tristes me deixam super mal, então quando começou essa história de sick-lit já fiquei com pé atrás por causa disso. Vou passar longe de A Culpa é Das Estrelas, mas tenho certeza que a história deve ser super linda, porém difícil de encarar. Beijos!

    • Oi, Carol. Acho que o drama nos livros deve ter uma medida certa e para mim esse livro, apesar de lindo, me deixou pra baixo demais!!!! Esse negócio de Sick-lit não é mesmo para mim porque acabo sempre lembrando das pessoas que estão doentes mesmo e isso me afeta demais!!
      Beijos

  • Oi Camis,

    O livro é mesmo maravilhoso, mas eu o odiei também! Como isso?
    Era para ser cinco estrelinhas, dei quatro por conta de me deixar tão mal

    Vá entender hahaha

    Beijos!!!

    • Não sei como isso pôde acontecer, Thaís!!
      O livro é lindo, mas me deixou tão mal que não consegui avaliá-lo tão bem! Dei quatro estrelas também!!
      Beijos

  • Oi!
    Eu sou uma das muitas pessoas que leu o livro. Me apaixonei, amei de verdade, mas confesso que me senti muito insensível por nem chorar... rs
    Acho que a... ok, não quero dar spoiler pra ninguém... mas, enfim, o que aconteceu no fim não me afetou como aos outros porque esse amor fez tão bem ao Gus e à Hazel que eu fiquei feliz. Mas entendo que deixe muita gente mal. É triste mesmo.
    Beijos,
    Gih

    • Oi, Gih!!
      Não tem nada de insensível por não chorar!!
      Eu gostaria de ter me apaixonado pelo romance, mas o final do livro me deixou mal demais, me afetou profundamente!
      Uma pena, porque me encantei com o John Green!!
      Beijos

  • Lendo a resenha lembrei de você falando a respeito dele no LS, rsrsrs.
    Ai Camis, eu tenho uma relação de amor e ódio com o JG, Amo a pessoa que ele aparenta ser, mas não gosto da forma que ele escreve, talvez por ele ter uma fórmula feita pra emocionar em todos os livros e pelos personagens serem tão semelhantes, só me arriscaria em outro livro dele se fosse uma parceria, como "Will & Will" que amei.
    Pelo visto você se tornou fã do homem, rs.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    • Pois é, Fê. Li o livro justamente para o LS!! rs...
      E tinha acabado de ler o livro pouco antes de ir ao encontro e acho que por isso estava tão abalada!
      Eu gostei muito do texto do John Green e achei ele muito bacana nos vídeos! Por isso eu fiquei fã dele, mas não do livro, que me deprimiu! rs...
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

4 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

2 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

3 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

3 semanas atrás