Desafio Realmente Desafiante de AGOSTO: Michael Morpurgo – Cavalo de Guerra

O Desafio Realmente Desafiante do mês de agosto foi um dos mais difíceis até o momento! Isso porque o desafio era ler um livro que tivesse sido lançado no ano do meu nascimento. Na verdade, nem foi tão difícil achar livros que tenham sido publicados em 1982, o problema foi encontrar um que eu tivesse vontade de ler… Digamos que a produção literária dessa época não era tão divertida! Hehe

Mas enfim, meu amigo Google me ajudou muito nesse momento e descobri que “Cavalo de Guerra” foi publicado originalmente, os Estados Unidos, no ano em que nasci. E o melhor de tudo, o livro já estava na minha estante. Pois é… No início do ano lançaram no Brasil o filme baseado nesse livro e por isso ele ganhou destaque nas livrarias e acabei comprando por curiosidade.

A história de “Cavalo de Guerra” se passa por volta de 1900 e alguma coisa e é toda narrada por Joey, um belo cavalo de pelo avermelhado, com uma cruz branca na testa. Conhecemos Joey quando ele ainda é um potro assustado sendo vendido em um leilão e separado de sua mãe. Seu comprador é um fazendeiro bêbado e nada gentil. Mas chegando na fazenda, Joey conhece Alfred, o filho do fazendeiro, e logo uma grande amizade surge entre os dois. Alfred é um garoto atencioso e ensina a Joey tudo o que ele precisa saber para trabalhar na fazenda.

E é então que eclode a Primeira Guerra e o pai de Alfred vende Joey para o exército inglês. Alfred fica arrasado e promete ir para a guerra para encontrar o seu cavalo e trazê-lo de volta par casa. Para Joey tudo é uma novidade e embora fique triste por se afastar de Alfred, ele logo percebe que precisa aprender a ser um cavalo de guerra se quiser sobreviver.

Durante todo o livro vamos acompanhando a jornada de Joey na guerra. Os cavaleiros que vem e vão, a companhia de Tophorn, os invernos, a pequena Emily… Muitos são os acontecimentos na vida de Joey e a história é emocionante do começo ao fim!!

O livro é fininho e muito rápido de ler, mas a história é realmente emocionante!! Nunca tinha imaginado uma história na perspectiva de um cavalo e foi bem interessante ver como o autor trabalhou isso. A leitura valeu a pena!!

Só teve uma coisa me incomodou no livro. Joey entende tudo o que os humanos falam, até aí tudo bem… Ninguém garante que os animais não nos entendam. Mas a minha dúvida é: como é que ele entende perfeitamente tudo o que é dito pelos ingleses e depois pelos alemães?? Se ele cresceu na Inglaterra, provavelmente teria “sido alfabetizado” em inglês, não é? E de repente ele entende perfeitamente o alemão? Isso ficou esquisito… Fiquei pensando naquele trecho de Água Para Elefantes em que o Jacob descobre que a Rose não obedece seus comandos porque foi treinada em polonês!! Mas ok… Dei um desconto porque não deve ter sido fácil para o autor “pensar” como um cavalo.

E para terminar, deixo vocês com o trailer do filme:

http://youtube.com/watch?v=FS3Waptur6g

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Sério que o livro é do ponto de vista do cavalo? Poxa, que bacana! Fiquei curiosa pra ler. E como é bem fininho, quem sabe não dá pra dar uma escapdinha com ele, né?

    bjs

    • Oi Mel,
      O livro todinho é narrado pelo Joey e ele é uma graça! Fiquei bastante emocionada com a história!
      Beijos

  • Eu confesso que não me sinto muito atraída por ler o livro, mas tenho votnade de ver o filme. Quem sabe minha opinião mude depois.

    liliescreve.blogspot.com

    • Quem sabe depois de ver o filme vc não se anima? Eu ainda não assisti, então nem posso dizer se é uma boa adaptação!
      Beijos

  • Cavalo sendo alfabetizado em inglês kakakakaak,lendo a sua resenha me lembrou daquele filme Spirit-o corcel indomável acho porque as historias tem o cavala narrando quase tudo.ainda não vi o filme mais pelo Thriller parece ser bastante legal.

    • Oi Jay,
      Mas vai dizer que não é estranho o cavalo entender tudo o qe as pessoas dizem, em qualquer língua...
      Esse outro do Corcel eu não conheço!
      Beijos

  • Bom dia Camila, tudo bem?
    Adorei saber que o cavalo é poliglota uau rsrs... Ainda não li o livro, nem assisti ao filme, porque quando foi lançado não estava em um clima para assistir coisas tristes rs... Mas adorei saber do seu desafio realmente desafiante de agosto.
    Beijos

  • hahaha, fiquei com medo de ler esse livro com medo do cavalo sofrer alguma coisa, acredita? Sofro demais quando os animais sofrem...Engraçado saber que o autor pensa como um cavalo, haha! É, esse negócio de saber as linguas alheias só poucos notam...tem muitos filmes que não ligam pra isso!

    • Oi Vi,
      Se você sofre com animais, nem leia esse livro que vai ficar mal! Já te aviso!
      Beijos

  • Ei Mila,

    Eu assisti ao filme e amei, filme lindo. O livro não tive aquela vontade de ler, isso das linguas é estranho mesmo, acho que ficou um pouco sem noção. Eu lembro também desta historia da Rose em Água para elefantes. :P

    bjs

  • Oi Camis!
    Que sorte já ter o livro na estante, hein? Quando a Cli lançou o desafio, eu fui atrás dos publicados em 1989 e não lembro de ter visto algum que me chamou a atenção rsrs
    A história parece mesmo emocionante e também achei legal isso dela ser narrada pelo ponto de vista do cavalo. Mas realmente ficou estranho isso dele ser bilingue rs... Acho que mesmo que o autor não tenha pensado como cavalo, ele poderia ter pensado que nem a gente entende facilmente outra língua, a não ser que você tenha aprendido de alguma forma... Enfim, faz parte e nem tudo é perfeito hehe!
    Beijão!

    • Me dei bem com o livro desse mês. Achei que seria o mais difícil, mas nem foi. Agora meu problema é achar um livro com menos de 100 páginas.
      Realmente o lance da língua ficou estranho, mas vai ver que ele quis fazer isso para mostrar que o cavalo tem uma mente diferente da nossa!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

6 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

4 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás