Mas enfim, o importante é que deu tempo e consegui cumprir o Desafio Realmente Desafiante do mês de abril! Para quem ainda não conhece, o DRD é um desafio literário, proposto pela Clícia do blog Silêncio Que Eu Tô Lendo, por meio do qual somos provocados a ler, a cada mês, um livro com uma característica específica.
Para o mês de abril, o desafio era ler um livro com cenas passada na África ou na Ásia. Não era necessário que fosse o livro todo, mas pelo menos algumas cenas. E o livro escolhido foi Brilhos, o segundo livro da série Linhas, lançada pela Intrínseca. Inclusive, Linhas foi o livro que li para o desafio de janeiro, que exigia um livro de um autor europeu. Assim que terminei de ler Linhas, corri para ler esse livro, então vi na sinopse que haveria uma viagem para a Índia e resolvi guardá-lo para esse mês.
Então vamos ao livro…
Para quem não conhece a série, ela trata de três amigas inglesas – Nonie, Eddie e Jenny. Nonie é uma garota que ama moda e está sempre usando roupas estranhas. O sonho dela é trabalhar no mundo da moda! Eddie tem um blog que trata sobre diversos assuntos “politicamente corretos”. Já Jenny é atriz e acaba de participar de um filme de ação de Hollywood. Juntas elas encontram uma garota de Uganda chamada Crow e descobrem que a menina possui um talento inacreditável para criar, desenhar e costurar roupas! Com a ajuda das três garotas, Crow se torna uma estilista e ao mesmo tempo um símbolo pela luta contra a violência em Uganda. Crow transforma a vida de todos ao seu redor!!
Nesse segundo livro, encontramos nossas queridas protagonistas em uma nova aventura pelo mundo da moda! A primeira coleção de Crow lançada pela Miss Teen é um sucesso tremendo, mas o blog de Eddie é invadido e ativistas levantam a suspeita de que as fábricas que produzem as roupas de Crow na Índia exploram trabalho infantil! Enquanto isso, os manda-chuvas da Miss Teen ficam muito bravos com a publicidade negativa e tampouco ficam satisfeitos com os novos desenhos de Crow. Para tentar resolver essa situação, as garotas partem numa viagem para a Índia para ver as fábricas com seus próprios olhos!!
As personagens nessa série são bem diferentes, mas todas muito fofas. Nonie, tem um jeitão bem adolescente e às vezes adolescentemente egoístas, mas tem um bom coração! Está sempre metida em confusão, mas acaba dando um jeito de sair delas. Inclusive é Nonie quem narra essa história e acabamos nos tornando mais íntima dela que das outras personagens. Eddie é uma personagem interessante! Ela é a amiga careta, certinha, CDF, engajada nas causas ambientais e sociais. Às vezes ela pode parecer chatinha ou perfeitinha demais, mas os resultados que ela obtém justificam tudo! rs… Jenny é uma das minhas prediletas. Ela não tem uma participação tão direta na história e nesse livro sequer viaja com as amigas para a Índia, mas ela foi a aquela com quem me identifiquei! Jenny é como uma lagarta esperando o momento para se tornar uma borboleta… E Crow é simplesmente sensacional à maneira dela. Uma garota que tem pouco a dizer, que vive em seu próprio mundo, que cria obras de arte com tecidos, rendas e contas… e sequer chegou aos 16 anos! O que mais Crow faz é dar de ombros e mesmo assim, todos a sua volta entendem perfeitamente o que ela quer!! rs… Crow é capaz de enxergar a beleza do mundo como poucos e isso é o que mais me encanta nela.
Esse livro tem de tudo um pouco: amizades, dramas adolescentes, relações familiares, romance, inveja, celebridades e uma mensagem social/política bem bacana! Enquanto o primeiro livro explorou os problemas com as milícias africanas, desse vez o foco é o trabalho escravo e infantil nas fábricas indianas. É assustador pensar que ainda hoje possa existir pessoas que exploram o trabalho escravo, que tiram as crianças de seus lares e da escola e as obrigam a trabalhar em troca de comida. A autora fez mais um belo trabalho ao criar uma história divertida e ao mesmo tempo levantar essas questões tão importantes!
Agora é esperar ansiosamente pelo último livro da série! E torcer para que seja mesmo o último!! hehehehe
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Bem Camis, não é o meu tipo de livro, mas acho bem legal um livro teen levar essa discussão sobre assuntos políticos/sociais tão importantes quanto trabalho infantil. Espero que os leitores dessa série possam refletir sobre isso e tomar algum tipo de atitude/consciência em relação a essas barbaridades do nosso mundo.
bjs
Oi Mel,
Eu adoro esse tipo de livro, bem juvenil e gostosinho de ler! É bom que aproveito para relaxar a mente!! rs...
E o mais legal é que a autora se preocupa em fazer os leitores pensarem sobre temas importantes.
Beijos
Gostei! parece interessante!
Adoro livros que tenham uma mensagem por trás (sou do grupo de opinião que livros tem que te dar uma ideia a refletir e levar como aprendizado ^^'), embora também goste daqueles que são uma simples história.
Espero ler este logo!
Beijos!
~-ACLyoko
Oi Ly,
Acho que os livros sempre tem algo a ensinar para quem sabe "ler nas entrelinhas". Mesmo quando uma história parece bobinha, pode ter certeza que dá para aprender alguma coisa com ela! Acho que essa questão do aprendizado sempre está ligada ao leitor e não ao livro! Infelizmente tem gente que é incapaz de aprender com a experiência dos outros, mas fazer o que?
beijos
Essa série tá começando a me interessar por causa de suas resenhas. Eu achava que seria bem 'bestinha', bem juvenil. Mas apesar disso, a trama é interessante. Além do que, tenho desculpa para comprar: é só dar para minha irmã que é bacharel em design de moda! rsrs
Bjs Camis! Ótimo feriado.
Pois é, Nat!
Eu achei que fosse mais bestinha no começo também! Mas acho que a autora fez um trabalho excelente ao abordar temas importantes e sérios e ao mesmo tempo criar uma história descontraída e adolescente!
beijos
Bom dia Camila, tudo bem?
Pois é, toda vez que você comenta sobre livros em série eu fico com o coração na mão... todos parecem ser tão interessantes, e se torna impossível adquirir todos rsrs... Então esse livro é mais um que vai para a minha quilomêtrica listinha de aquisições futuras, rsrs.
Tenha um ótimo feriado!!
Beijos
Oi Carol,
Infelizmente não dá para ler tudo, né?! Quem sabe um dia o governo resolve criar um Bolsa Cultura!! Se eu ganhasse pelo menos um salário mínimo por mês, acho que largava o emprego, virava dona de casa e teria mais tempo para ler!!!
Beijos
Ahahah nos duas passamos pelo mesmo desafio de postar a resenha dos nossos desafios no último dia rsss. Acho as capas desta série fofas demais, mas tenho certo receio de não serem muito meu estilo, ainda assim tenho vontade de ler, quem sabe um dia.
Beijocas
Hahaha,
A mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora!!
Mas agora estou esperta e já comecei a procurar o livro de maio! hehehe
Vi, espera sair o terceiro livro e depois vê se compensa ler tudo de uma vez!! Dá para ler esses livros em algumas horinhas!
Beijos
Oi Camila!
Já li um livro com a temática parecida, mas totalmente voltado para o trabalho escravo e a prostituição, que é "Cruzando o Caminho do Sol", e não curti muito a história não, apesar de enxergar a gravidade do caso e o fato de que às vezes a imprensa nem a polícia não dão muito ibope para o submundo do tráfico na Índia!!
A história dessas três amigas da moda filantrópicas parece no mínimo agradável, divertido e ao mesmo tempo "sério", mas não me interessei simplesmente por questões pessoais, uma vez que a outra obra a respeito não me agradou muito. Rsrs...
Apesar disso, acho as capas legais.
Beijo...
Oi Vini,
Acho que essa série não seria mesmo para você... É muito coisa de menina, sabe?!
Mas a história é bem legal, ao mesmo tempo leve e que nos faz refletir sobre a realidade dura de certos lugares!
Beijos
Oi Camis! Nossa, eu li há muuuuito tempo Linhas e gostei bastante, mas sempre fico adiando a compra de Brilhos o.O Parece que sempre tem alguma obra que eu "preciso" mais! Tipo, agora a necessidade URGENTE é Fazendo Meu Filme 4 *-*
Meu livro do desafio deste mês foi A Pirâmide Vermelha, e também li e resenhei nos últimos dias =P Me atrasei pra valer em Abril em todos os desafios que participo!
Pelo que vc falou sobre Brilhos, parece tão fofinho e divertido quanto o primeiro. Provavelmente ainda lerei, só não faço a menos ideia de quando!!!
Beijos
Adriana - Mundo da Leitura
Nossa, Adri!!
Você me salvou agora... Estava começando a ficar preocupada, pensando o que eu poderia ler para o desafio de Maio, que é um livro que seja o último de uma série! E você apareceu com a solução perfeita: será o FMF4!! hehehehe Bom, isso se eu conseguir um exemplar até o final desse mês! hehehehe
Fica de olho nas promoções, volte e meia o Brilhos aparece com um bom desconto! De repente você se anima! É o tipo de livro que dá para ler em algumas horinhas!
Beijos
Realmente eu já pensei em ler o livro '-' mas não é meu tipo. Muito... infantil eu acho xD
Ah so avisando :D Eu te recomendei a um meme lá no meu blog. Não se se poderá responder as perguntas, mas seria muito legal se sim :D
http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-e-respostas.html
Oi Helena,
Eu confesso que sou chegadinha em um livro mais infantil!! rs...
Na verdade, trabalho com tantos problemas da vida adulta que, quando chego em casa, quero livros leves e lúdicos!! hehehe
Vou lá conferir o meme!
beijos
Oi, Camila! Como vai?
Tive a oportunidade de ler "Linhas" logo quando ele foi lançado e, apesar da pegada bem infanto-juvenil, consegui ser cativada pelo enredo e pelas personagens dele. Dei boas risadas com os tiques de protagonismo da Nonie, com o jeitinho certinho da Edie e o deslumbramento da Jenny. Assim como a Adriana, entretanto, estou enrolando pra comprar "Brilhos". Não é uma questão de urgência ainda, mas é um ótimo passatempo, acredito eu.
Beijos!
Ana - Na Parede do Quarto
Oi Ana,
Realmente não é um must-read, mas achei bem bacana!
Essa série é para ser lida num momento de descontração mesmo!
beijos
Uau ainda bem que vc conseguiu né,essa parece ser bem interessante tipo aqueles livros para passar o tempo com conteúdo.
Você viu, Jay? Na última hora! hehehehe
Beijos