Cristina Norton – O Segredo da Bastarda

Título: O Segredo da Bastarda

Autor(a): Cristina Norton

Editora: Casa da Palavra

Ano: 2014

Páginas: 304

Tradução:  não informado

Sinopse no Skoob

***

Não sei se já comentei com vocês aqui, mas um dos meus gêneros literários predileto é o do Romance Histórico. Eu adoro histórias que misturam ficção e realidade, que trazem para o mundo literário personagens da nossa História. Sempre que posso tento ler um livro assim e é por isso que fiquei muito animada quando vi esse livro no catálogo da Casa da Palavra, selo da Editora Leya. Recebi um exemplar digital do livro e me entreguei de cabeça à leitura.

“O Segredo da Bastarda” é um romance baseado em fatos reais. A autora Cristina Norton, nascida na Argentina e portuguesa por opção, passou cinco anos pesquisando sobre a vida de Eugênia de Menezes, neta do Marquês de Marialva e dama de companhia de Carlota Joaquina. Durante 200 anos a história de Eugênia de Menezes e sua filha foi assunto proibido por ordem régia em Portugal e se dependesse do mau gênio de Carlota Joaquina, Eugênia de Menezes teria sido assassinada pela traição cometida…

Mas calma… Vamos devagar com o andor, senão a Santa reclama!

Eugência de Menezes era filha de Maria José de Cavalleiros e Rodrigo de Menezes. Seu nascimento foi recebido na Casa do Arco – residência dos Menezes – com muita alegria, já que era a primeira menina depois de três garotos. Por tal motivo Eugênia se tornou a queridinha da família. Eugênia era muito inteligente e seus pais permitiram que ela estudasse. Durante sua infância passou alguns anos no Brasil, mas foi em seu retorno a Portugal que teve início sua desgraça.

Por  sua linhagem nobre e por ter quase a mesma idade de Carlota Joaquina, Eugênia é levada ao palácio para passar um tempo com a princesa e acaba por gozar de sua confiança e cumplicidade. Carlota Joaquina tem um gênio muito ruim e sobra para Eugênia tentar acalmá-la, mas isso não é nada fácil. Conforme vai envelhecendo, Eugência se torna uma mulher bonita e atraente. Muitos homens se interessam por ela, mas Eugênia não tem o menor interesse em se casar. E assim Eugênia acaba optando por se tornar dama de companhia da princesa. 

Mas sua presença no palácio real acaba despertando o interesse de D. João VI, que levava uma vida miserável ao lado de Carlota Joaquina. A princesa não fazia a menor questão de disfarçar que tinha amantes e fazia o possível e o impossível para atormentar a vida do marido. Tudo o que ela queria era dar um jeito de se livrar da sogra e do marido para governar Portugal! E com uma esposa assim, não é de se admirar que D. João também pulasse a cerca.

Obviamente não vou contar como as coisas acontecem, mas Eugênia acaba grávida do príncipe e assim que Carlota Joaquina descobre, coloca a cabeça da moça a prêmio. Eugênia se vê obrigada a fugir para salvar não só a sua vida, mas a vida da filha bastarda que carrega em seu ventre.

E toda essa história nos é contada por 3 narradores diferentes. A primeira narradora é ninguém menos que Nossa Senhora, que faz pequenas observações durante toda a trama. A segunda narradora é a própria bastarda – Eugênia Maria – já no auge de seus cinquenta e seis anos. Eugênia Maria está na Ilha da Madeira junto com sua filha, Isabel Maria. A menina está doente e Eugênia Maria resolve lhe contar sobre a vida de sua mãe, sobre sua infância e sobre o segredo que a manteve longe de Portugal! Por fim temos o narrador principal, que é apenas observador e que nos conta tudo o que de mais importante acontece na vida de Eugênia de Menezes.

Com tudo isso, já dá para perceber que o livro tem uma estrutura diferente. É preciso ter muita tranquilidade e concentração. Decididamente não é uma leitura fácil e tampouco fluída. Senti que o ritmo da história foi excessivamente lento e são tantas as desgraças na vida de Eugênia que precisei fazer várias pausas na leitura para digerir melhor a história.

O livro é muito bem escrito e o trabalho de pesquisa da autora é impecável. Não encontrei erros, o que mostra que o trabalho de edição foi muito bem feito. Minha versão digital funcionou perfeitamente no e-reader, ainda que o meu aparelho não seja das marcas mais comuns aqui no Brasil.

Mas… é importante dizer que esse não é um livro fácil de ler e não me sinto à vontade de recomendar para todo mundo. É preciso gostar desse gênero e ter muita paciência. Muitos leitores acabam se acostumando com livros repletos de ação e dinamismo e podem sentir dificuldade com esse livro.

É por isso que eu sempre recomendo que vocês pesquisem mais sobre um livro antes de comprá-lo e se possível, leiam o primeiro capítulo para sentir o clima do livro!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Também gosto de romances históricos e esse parece bem interessante, mas a primeira narradora...é Nossa Senhora?? Como assim?? rsrs

    • Oi, Vi.
      É isso mesmo. Ela é a madrinha da Eugênia e faz vários comentários durante a narrativa.
      São pequenas participações, mas é interessante!
      Beijos

  • Eu não tenho paciência para coisas histórias pelo vocabulário e por ser meio lento, esse parece ser legal, mas por ser lento deve ser muito cansativo

  • Gosto muito de romances, mas geralmente quando são históricos não me agradam.

    Gostei da resenha, e até me deu uma vontadinha de ler :x

    Parabéns pelo blog, pretendo acompanha-lo sempre agora.

    • Oi, Michelle.
      Não sei se eu deixei bem claro na resenha, mas esse é um típico romance histórico, que não se confunde com romance de época (histórias de amor que acontecem no passado) rs!!!
      Beijos

  • Ei Mila

    Gosto de históricos, mas não sei se é muito meu estilo, fico sem paciência com tramas muito lentas.
    bjs

  • Camis, me interessei muito pelo livro! Vou ficar de olho pra comprá-lo assim que puder! Muito obrigada pela resenha maravilhosa =D

    Um beijo!

    • Oi, Nina.
      Esse livro é bem interessante para quem curte romances históricos e pelos livros que vejo você resenhar, acho que vai gostar sim!!!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

6 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

4 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás