Cris Cleave – Pequena Abelha

Recebi esse livro da Editora Intrínseca e confesso que fiquei com um certo receio dele no começo. Li o release e pensei na hora que deveria ser um livro triste! Dei uma enrolada… passei outros livros na frente, mas depois não resisti!! rs…

E querem saber de uma coisa?? Sou extremamente grata à Intrínseca por ter colocado esse livro em minhas mãos!! Chorei muuuuito, sofri bastante… é verdade! Mas simplesmente não consegui parar de ler!!

O livro aborda um tema sério: a vida real!! Uma vida real tão distante da nossa vida que alguns podem achar que é apenas mais uma ficção triste que colocamos em nossa estante! Mas a verdade é que, mesmo distante da nossa, é uma realidade que não podemos ignorar!

A história nos apresenta Pequena Abelha (é o nome dela mesmo!!), uma refugiada nigeriana, e Sarah, uma jornalista britânica. As vidas dessas duas mulheres se cruzam num momento fatídico e depois desse encontro nenhuma delas jamais terá uma noite de sono tranquilo!

Abelhinha é apenas uma adolescente, mas que já viveu mais horrores do que qualquer ser humano deveria suportar em sua vida! E é justamente por ela que o livro começa a ser narrado. Abelhinha está na fila do telefone de um centro de detenção para refugiadosna Inglaterra. A única coisa que ela tem é um nome e um número de telefone, para o qual ela liga.

A narrativa de Abelhinha se intercala com a de Sarah, que acabou de perder o marido e tem um filho pequeno, que não quer saber de tirar sua fantasia de Batman.

O interessante é que a história começa com o drama pessoal de cada uma dessas personagens e o reencontro delas é o ponto de partida para começarmos a entender o livro! Aos poucos vamos “ligando os pontos” e descobrindo coisas impressionantes sobre essas mulheres… Aos poucos vamos nos envolvendo e nos emocioando! O resultado é uma história triste, mas muito marcante!

Não vou contar mais nada sobre esse livro, inclusive atendendo a um pedido da própria contracapa!!

Talvez vocês leiam outras resenhas com muito mais detalhes… Talvez vocês decidam ler, talvez não… Talvez vocês se emocionem e chorem muito como eu… Talvez vocês se perguntem o que estão fazendo para mudar o mundo, como eu me perguntei… E a resposta será: vocês estão lendo!! E a leitura pode mudar muuuita coisa!!!

O livro é triste? Sim, bastante! Eu recomendo?? Com certeza!!!

Aproveito para indicar que leiam a resenha que a Vivi Fair, do blog Recanto da Chefa, fez sobre esse livro. Clique AQUI para ler!

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi, Camila
    De tanto ler resenhas favoraveis a esse livro, fiquei super curiosa e resolvi compra-lo, mesmo em ingles..preciso comecar a le-lo agora..bjs

  • Pelo que a Vivi me contou deste livro, tenho certeza que não é meu estilo. Eu até gosto de livro sério, suspense, policial, mas triste desse jeito, nestes termos, eu não aguento não...
    Mas como assim estamos mudando o mundo pq estamos lendo? A intensão desta frase foi tão abrangente qnto eu imagino que seja?
    Bjos!

  • Já tinha ouvido falar desse livro, mas sei lá livro muito sério não faz muito o estilo, ñ pq eu ñ goste é só que eu sou tão chorona que quando eu posso evitar de chorar, eu evito.
    BJS

    • Oi Carol,
      Se não faz o seu estilo, nem dê bola para ele!! rs...
      Engraçado, mas eu sou muito chorona e gosto de chorar com livros!! heheh
      beijos

  • Estou tentando ler Pequena Abelha nos intervalos do estágio, e nossa, que angústia! Os capítulos são tão grandes que às vezes eu tenho vontade de largar o livro, não porque é ruim, mas simplesmente porque fico ansiosa demais com tudo que vai acontecendo na história. Ainda estou na metade, mas espero gostar tanto quanto você! :]

    • Oi Camila!!

      Eu não li toda a sua resenha pq bem... eu quer ir lendo o livro e descobrindo tudo com a leitura, conforme o livro prpõe! =D

      Mas quando esse livro foi lançado fiquei muito curiosa... li o primeiro capítulo e resolvi comprar! Ainda não li mas guardo ótimas expectativas para ele (mesmo vendo que é um livro triste e taus)!.
      Desde que li A Cidade do Sol (chorei muito mas amei) procuro algum outro livro que dê uma chacoalhada e me faça pensar: hei, do que que eu tava reclamando mesmo???

      Beijos!!

      • Olha que interessante, você é a segunda pessoa que fala sobre o Cidade do Sol!! Agora quero muito ler esse livro!!!
        Não tem problema não ter lido a resenha!! rs... Eu faço isso às vezes também!! hehehe
        Espero que goste do livro!
        Beijos

    • Oi Pat,
      Que chato ter que ler assim nos intervalos!! Fica parecendo que a história não flui, né?! Eu dei sorte porque pude ler praticamente de uma vez!!
      Espero que goste também!!
      Beijos

  • Aai, é triste, mas fiquei pensando nele tanto tempo! Fiquei imaginando como deve ser a vida dos refugiados, dos imigrantes...rezei muito por eles..talvez eu possa ter feito algo graças a esse livro! =)
    Obrigada pelo link!! =D

  • Ahh Milla, eu tenho vontade de ler e ao mesmo tempo não tenho vontade!

    Eu adoro livros que fazem pensar e toda essa carga emocional, mas não sei se agora é o momento certo. Acho que nesse momento prefiro coisas mais superficiais mesmo como Gossip Girl que eu amo hehe, aventuras e essas coisas. Livros sérios, já bastam os da faculdade que leio chorando! HUAHsua

    A resenha é ótima, e confesso ser a única até agora que me fez ter vontade de ler (ainda não li a da vivi), mas acho que vou deixar para mais pra frente! heheeh

    Bjos

    • Will, os livros tem qua combinar com o nosso momento, sempre!! Não adianta ler nada profundo e triste se a vida já está cheia de tristeza!! Acho que você tá certíssimo em deixar para depois!!!
      Beijos

  • Estou com vontade de ler esse livro desde que li o livreto dele. E todo o suspense de pedir pra quem ler não contar a história é uma estratégia de marketing q me conquista... Sou curiosa!! rsss
    Bjos

    • Achei interessante essa estratégia. Acho que se eu soubesse mais sobre a história, não teria me animado para ler o livro!! Tem coisas que precisam pegar a gente de surpresa!! hehe
      beijos

  • Também gostei bastante do livro, apesar de não ser o meu gênero preferido.
    Sabe o que mais gostei? É triste, mas na medida certa, sem descambar para o drama sentimentalóide. É triste e delicado. Adorei!
    Bj

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva
Tags: Intrínseca

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás