Até às vésperas do Oscar eu nem sabia que esse livro existia e aposto que a maioria de vocês também não, né?? Talvez, se não fosse a existência do filme baseado nesse livro e suas inúmeras indicações ao Oscar, talvez nem a editora se interessasse em lançar esse livro aqui em terras tupiniquins…
E é bem verdade que, se não fosse esse lance do filme e do Oscar, eu nunca teria parado na frente da estante e pegado esse livro na mão! Mas foi isso o que aconteceu…
Assim que vi o livro, comecei a dialogar com meu próprio cérebro:
– De onde eu conheço esse livro? – Não é aquele livro do filme do Oscar? – O do menininho? Do diretor famoso? – Esse! – Hum… Será que é bom? – Como é que eu vou saber? – Caramba, o livro é grosso, hein? E essas páginas pretas e sinistras? – Onde? Ah… Deixa eu ver… – O que é isso? Desenhos? Que coisa mais linda!! – Será que o livro é cheio desses desenhos? Peraí que vou sentar ali para ver…E depois que percebi que já estava na página 73 do livro e nem tinha visto o tempo passar, decidi que precisava levar o livro para casa comigo!! hehehehe
Apesar de ter 533 páginas, o livro é recheado de ilustrações lindíssimas, o que torna o livro bem fácil e rápido de ler!! Mas é lógico que a excelência da escrita e a trama interessante também ajudam!! hehehe
Hugo Cabret é um órfão, que acaba indo morar em uma estação ferroviária de Paris, junto com seu tio. Seu tio, o relojoeiro encarregado dos relógios da estação desaparece e Hugo assume, secretamente, seu posto. Enquanto mantém os relógios em pleno funcionamento, Hugo realiza pequenos furtos na loja de brinquedos para adquirir peças e consertar um autômato (máquina que imita movimentos humanos). Para Hugo, restaurar essa peça é como estar perto do pai. Era nesse autômato que o pai de Hugo trabalhava quando morreu em um incêndio.
Mas o crime nunca é uma boa saída e Hugo acaba sendo pego pelo dono da loja, que arranca-lhe das mãos seu caderno de desenhos. A partir daí, uma grande aventura começa para Hugo, que busca recuperar seus desenhos, restaurar o autômato e descobrir a verdade sobre essa estranha máquina e seu criador.
O que encontrei nesse livro foi uma história de sobre sonhos, sobre saudade, sobre mágica, sobre cinema, sobre medo… E o resultado de tudo isso é uma trama muito bonita, embora não seja daquele tipo de livro obrigatório na estante de um leitor compulsivo.
E não, não fiquei maluca… Eu sei que acabei de escrever que o livro é lindo, mágico e tudo mais. Mas também sou obrigada a ressaltar que é um livro mais… digamos… tranquilo! Não é um livro daquele que deixa a gente sem dormir porque precisa saber o final. E eu digo isso porque sei que muitos de vocês que acessam o blog estão numa febre literária, buscando romances arrebatadores ou momentos de tirar o fôlego. E esse livro não tem nenhuma das duas coisas!! rs…
Recomendo? Sim!! Como prioridade? É um livro para furar a fila? Não, não é não!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Eu nem sabia que esse filme era baseado em um livro!!!!
Enfim, eu gosto de ler uns livros mais tranquilos de vez em quando, sabe. Eu acho que faz parte. A gente entra mesmo nessa febre de ficar lendo livros mega arrebatadores, como você bem disse. Mas aí a gente esquece que existem outros tipos de livro, com um estilo diferente, mas que não deixa de ser legal. Eu sou super a favor de experimentar todos os tipos de leituras. :)
Ah, eu gosto de ilustrações quando são bonitas. Vou dar uma espiadinha nesse livro.
bjs
Oi Mel,
Acho que, depois de uma certa idade, a gente passa a apreciar coisas mais tranquilas!
Esse livro é muito bom, bom mesmo! Me encantei com a história e o final é muito fofo!
Sobre as ilustrações, editei um post para incluir uma imagem!
Beijos
Ai Milla, tenho esse livro aqui desde o começo do ano passado, e desde que eu o peguei sabia que seria transformado em filme. Só não comecei ainda, porque minha fila de leitura estava enorme e eu não podia me dar ao luxo de furá-la. O filme já está em exibição e eu não vou vê-lo no cinema, pelo simples fato de não ter lido o livro ainda.
Eu guardo boas expectativas para o livro, e mesmo você me falando que ele não é um livro para furar fila, eu simplesmente me pego pensando sempre nele, só não furei ainda porque vou lê-lo para o "Desafio Realmente Desafiante" se não fosse por isso eu já tinha lido! HUSAyhu
Beijo
Will
Vício de Cultura
Oi Will,
Acho que também não vou ver o filme no cinema!
Daqui a pouco sai de cartaz e ainda não tive tempo para assistir.
Pelo o que eu vi do trailer, o filme parece bem parecido com o livro! Até porque, com todas essas ilustrações do livro, não tinha como o diretor errada a cena! hehehe
beijos
Oi Camis!!
Antes da sinopse na sua resenha, pensava que o GAROTO que era inventado, o tal Hugo Cabret.
Rsrs...
O que fazer das ambiguidades, né?
Putz... Agora que percebi isso!
Não tinha me dado conta que o título permite essa interpretação! hehehehe
Beijos
Bonitinho, mas eu não leria. Nem mesmo o filme eu me dispus a assistir.. E olha que sempre procuro ver os filmes que tem mtas indicações ao oscar, mas como normalmente me arrependo, estou começando a aprender a lição e fugindo deles! rs
Bjos!
Oi Mila,
Se eu só lesse uma resenha, provavelmente não me interessaria pelo livro!
Mas quando peguei ele na mão e vi as ilustrações, aí bateu um vontade de ler!! hehehe
beijos
Oi Camis!
Eu não conhecia o livro também, só conheci por causa do Oscar.
Mas, confesso que não é um livro que me atraia, no momento não me animo em ler. Quem sabe mais para frente?
Nem o filme eu queria ver hehehe, mas, marido está insistindo, vou acabara vendo.
Beijos ;)
Livros e blablablá
Oi Juh,
Pelo o que pude sentir do livro, essa é uma história fofa, mas que não me arrastaria correndo para o cinema não!
Quando comecei a escrever a resenha, apesar de ter gostado muito livro, senti que eu tinha que ser realista!! hehehe
beijos
Oi Camis!
De fato, só soube da existência do livro por causa do Oscar hehe!
E ele é lindo mesmo, babei nas ilustrações!
Como a história não parece ser daquelas que super chama minha atenção à primeira vista e você também falou que não é um livro de se furar a fila de espera, não me empolguei muito pra lê-lo, por melhor e mais gostoso de se ler que ele seja.
Sei lá, vai que em algum momento (utópico) eu consiga eliminar meus livros que estão na espera, ai dou uma chance!
Beijão!
Oi Aione,
O livro é bacana, mas não consigo pensar nele como um "must-read".
Na hora que a gente olha para a estante e vê muito mais livros do que damos conta de ler, então é melhor ser bem seletivo!! hehehehe
Mas não me arrependo! O livro é lindo!
Beijos
Ei Mila,
Eu ainda não assisti ao filme e nem queria ler o livro...até ver esta foto da ilustração aff. Agora fiquei doida por ele rsrsrs, mesmo sem ter nada assim de emocionante na historia rs.
bjo
Oi Nanda,
Foram justamente as ilustrações que me fizeram sentar e ler o começo do livro.
Depois disso, tive que levar para a casa!
Os desenhos são do Autor do livro mesmo e são impressionantes!
Beijos
Nem sabia que tinha o livro!!! Oba, mais um pra minha lista!!!
Pois é, Aline!
Tem sim e está a venda em várias livrarias do país!
Mas o preço é salgado, viu??
beijos
Bom saber que o livro é tranquilo, as vezes mergulho de cabeça em historias que me envolvem completamente e acabo sendo arrebatada por elas, não que isso seja ruim, mas contrabalançar com uma historia mais tranquila é sempre bom.
Beijos
Oi Jú,
Acho sempre bom mesclar os estilos literários para não enjoar de nada!!
Beijos
Oi Camis,
Realmente, se não fosse pelo Oscar eu não saberia da existência desse livro. Eu sempre fico curiosa quando sei de livros que originaram filmes e procuro lê-los antes de assistir a adaptação, mas confesso que não estou com pressa em ler esse (nem ver o filme, rs). Mas quem sabe se eu foleá-lo também me apaixone pelas ilustrações e não resista, hehe
Beijos
Oi Cacá,
Eu nunca tinha visto desenhos tão bonitos em um livro de literatura!
Só pelos desenhos o livro já mereceu um lugar na minha estante! hehehe
beijos