Autor(a): A.S.A. Harrison
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 256
Tradução: Alexandre Raposo
***
Recebi uma prova desse livro no final do mês de abril e ele veio em uma embalagem tão interessante que logo despertou minha atenção. Além disso, o pessoal da éditora falou super bem do livro durante a Turnê Intrínseca e cheguei em casa determinada a passar ele na frente dos outros livros da minha listinha!! rs… A leitura foi super rápida e minha intenção era conseguir publicar essa resenha antes do lançamento do livro, mas infelizmente só agora estou conseguindo colocar as coisas do blog em dia depois daquela pausa malvada que tive que fazer… Rs!
O livro conta a história de Jodi Brett e Todd Gilbert. O casal está junto há 20 anos, não tem filhos e leva uma vida bastante regular. Ela é psicóloga e atende alguns pacientes pela manhã, em sua casa mesmo. Mas Jodi trabalha muito mais por prazer do que por necessidade. A vida do casal é provida mesmo pelo trabalho de Todd, que tem uma empresa que basicamente compra imóveis caindo aos pedaços e reforma para vender por um preço bem mais alto. A empresa é um sucesso e eles podem se dar ao luxo de morar em um belo apartamento e desfrutar de um certo luxo.
Aos 45 anos, Jodi é uma dona de casa impecável. Sente um imenso prazer em manter a casa em ordem, fazer jantares sofisticados para o marido e ter controle sobre tudo. Ela Jodi não reclama, não chateia o marido, não o critica. Jodi sabe que o marido pula a cerca e não é pouco, mas desde que ele volte para ela no final do dia, ela não se importa muito com essas escapadas. Nada é capaz de estragar aparente vida tranquila de Jodi. Alguns diriam que ela é simplesmente perfeita, mas qualquer mulher saca que alguma coisa tem por trás dessa máscara de perfeição!! rs…
Com uma mulher tão compreensiva e dedicada assim, que é que abriria mão disso? Todd, é claro!! rs… O problema é que ele conhece uma garota que o faz repensar suas prioridades. Filha do melhor amigo de Todd, Natasha Kovacs mexe com a cabeça de Todd como nenhuma outra amante mexeu, a ponto de convencê-lo a deixar Jodi para ficar com ela. E é aí que percebemos que Jodi não é tão impassível assim… Ela dedicou 20 anos de sua vida a Todd e agora ele quer dispensá-la, como se fosse descartável, cortando inclusive toda a ajuda financeira. Ah… isso Jodi não vai aceitar!!! Ele quer apenas o divórcio, mas ela quer vê-lo morto!!
A história é narrada em terceira pessoa, mas os capítulos se alternam entre os pontos de vista de Jodi e de Todd. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o que está acontecendo na vida do casal no presente, vamos tendo pequenos vislumbres do passado deles, por meio das recordações dos personagens. Dessa forma, tudo vai sendo explicado aos poucos, como um quebra-cabeça. As peças vem foram de ordem, mas no final tudo faz sentido!!
O livro é completamente viciante! Jodi é uma personagem muito estranha, mas ao mesmo tempo extremamente intrigante e cativante. Eu bem que tentei sentir raiva dela… No início ela parece apática e totalmente corna-mansa. Que mulher aceita as traições do marido e vai feliz e contente para a cozinha preparar um jantar gourmet para o safado?? Mas aos poucos fui me rendendo a ela e empatia foi inevitável. Minha vontade de socá-la foi substituída pelo ódio que passei a sentir de Todd. Afinal, errado é ele que trai a mulher, que se envolve com a filha do melhor amigo e que apronta tudo o que ele aprontou. Ignorando as descrições de Todd, só conseguia imaginar ele como um velho, gordo, meio careca e tarado. Peguei um ódio dele que vou contar, viu? Quanto mais avançava na leitura, mais torcia para que Jodi se desse bem, ainda que seu plano fosse malvado.
O final me surpreendeu bastante. Não passou nem perto do que eu imaginava, mas foi muito bem desenvolvido e valeu a pena. E mesmo quando achei que tudo já tinha sido explicado, eis que a autora joga uma última bomba sobre Jodi, que explica muito de tudo o que ela fez!! rs…
Não sei se vocês viram as críticas, mas esse livro chegou a ser comparado com o “Garota Exemplar”, também da Intrínseca. Apesar de ter gostado muito dos dois livros, não acho a comparação muito correta. Ambos mexem com as emoções e tratam de relacionamentos falidos, mas cada qual tem suas peculiaridades que os tornam bem diferentes. “Garota Exemplar” é show de rock, enquanto “A Mulher Silenciosa” é uma ópera. Enquanto Flynn optou um texto cheio de suspense e reviravoltas, Harrison preferiu a tranquilidade de já contar o final logo de cara e aos poucos levar o leitor a entender como tudo aquilo aconteceu.
E falando na autora, fiquei tão impressionada com o trabalho dela nesse livro que fui procurar mais informações, ver se ela publicou mais alguma coisa. Só que o que descobri não foi nada legal… Seu nome verdadeiro era Susan Harrison e ela escrever uma porção de livros de não-ficção. “The Silent Wife” foi seu primeiro livro de ficção, mas infelizmente ela não chegou sequer a ver a sua publicação. Susan faleceu em abril de 2013, aos 65 anos e vítima de câncer. O livro só foi publicado dois meses depois.
***
Eu sei que terminei a resenha com uma notícia triste, mas que tal uma promoção para alegras as coisas por aqui?
Afinal, fiquei tanto tempo sumida por aqui que vocês merecem uma compensação! hehehe
Além disso, gostei tanto do livro que fiz questão de pedir um par sorteio aqui no blog!
O prêmio é composto por um exemplar de “A Mulher Silenciosa”, oferecido pela Editora Intrínseca!!
Para concorrerem ao prêmio, primeiro leiam atentamente as Regras Gerais!
Depois preencham as informações solicitadas no formulário abaixo e por último é só torcer!!
As inscrições podem ser feitas até 03/07 e o resultado será divulgado aqui mesmo nesse post.
Um e-mail será enviado para o vencedor, que terá 3 dias para confirmar o recebimento e informar o endereço para o qual o prêmio deverá ser enviado!
Boa sorte a todos!!!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Oi Cami!
Ótima resenha!
Só pela sinopse ele já tinha ido para a minha lista, agora com essa resenha eu fiquei muito curiosa pra ler esse livro.
Eu ainda não li nem o Garota Exemplar, mas ele está a caminho hehehe (tive que comprá-lo quando vi o trailer no cinema, não admiti que chegasse às telonas antes de chegar à minha estante hehehe)
Bom, sendo assim, A Mulher Silenciosa vai pra minha lista de próximos a comprar (ou pegar emprestado) hehehe
bjobjo
Oi, Lauren.
É uma pena que não moramos na mesma cidade, senão teria prazer em te emprestar meus livros.
Pelo visto você é daquelas leitoras que tomam cuidado!!
Espero que goste desse livro e também de Garota Exemplar!
beijos
É uma pena mesmo, eu te visitaria toda semana pra devolver e pegar um novo emprestado hehehehe
Cuido bem deles, mesmo hehehe, só o ruim é que eu sou a que empresta os livros pros amigos, e os amigos que tem livro pra me emprestar ou eu jah tenho ou eu já li, ou não são os que me agradam hehehe
o Garota Exemplar já está na minha estante *0* em breve vou lê-lo =)
E a mulher silenciosa talvez eu compre ele mes que vêm, já passei minha cota deste mês ;P
bjobjo
Oi, Lauren.
Eu sei bem como é isso. Meus amigos vivem me pedindo livros, mas nunca tem nada na estante deles que me interessa! hehhee
Além disso, tenho muito medo de emprestar livros para quem não é tão apegado a eles porque nem sempre essas pessoas vão ter o mesmo cuidado!
Depois quero saber o que achou dos livros!! hehhe
beijos
Fiquei impressionada com a parte de você procurar sobre a autora e ela já ser falecida. Vou colocar esse livro como prioridade de leitura, fiquei muito intrigada com ele e sua resenha. Câncer é uma praga!
Oi, Oliveira.
É uma pena que a autora tenha falecido. Pelo menos deu tempo de publicar seu livro e deixar seu trabalho para os leitores!
Beijos
Nossa, fiquei com gosto de quero mais desde a resenha, esse é aquele tipo de livro que te deixa vidrado na história, sobre a Jodi eu digo: "É das quietinhas que se deve ter medo!" hauhau parece ser um livro ótimo e autora bem talentosa, pena que morreu de maneira tão trágica! :(
Oi, João Victor.
O livro é bem interessante e concordo mesmo com a sua frase...
Na verdade, acho que as mulheres em geral podem ser bem malvadas!! rs...
Beijos
Nossa sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa história, até mesmo pra saber se o livro é realmente bom ou você que arrebenta na resenha ou ainda as duas opções estamos corretas!!
Oi, Elizangela.
O livro é super bacana e acho que vale a pena ser lido.
No fundo toda mulher tem um pouco de Jodi!!
Beijos e obrigada pelo elogio!
Esse livro parece ser bem intenso, aquele tipo de leitura que você pega e não consegue largar, uma história que fica revirando na cabeça mesmo depois de fechar o livro. Sobre a notícia da morte da autora, o mesmo aconteceu comigo quando comecei a ler Millenium, ainda na metade do primeiro livro eu fui procurar informações sobre o autor, querendo saber mais sobre sua vida e se tinha outros livros lançado aqui no Brasil e fiquei chocada quando soube que ele tinha morrido logo depois de terminar a trilogia.
Oi, Cris.
Acho que uma das melhores coisas sobre os livros é que eles tornam seus autores imortais, né?! As pessoas se vão, mas suas histórias ficam por aí, para serem apreciadas por gerações.
Esse é o tipo de livro que mostra que as mulheres podem ser muito perigosas quando querem!! rs...
beijos
Ei Mila
Eu quero muito, também fiquei louca com ele pelos comentários na Turnê Intrínseca e está nos desejados. Li antes O segredo do meu marido, eu gostei, mas esperava algo bem mais diferente, esperava mais suspense e é mais um romance mesmo,a história de 3 família diferentes que meio que se cruzam... eu já fazendo uma mini resenha nos comentários kkk.
bjs
Oi, Nanda.
Esse "O Segredo do Meu Marido" está na minha lista de desejados.
Vou esperar para ver se encontro uma boa promoção na Bienal! hehehe
Beijos
Oi Camis, sua resenha é a primeira que vejo afastar bem Garota Exemplar desse livro. Quando vi as comparações, logo pensei que tirando a temática de relacionamentos falidos, pouco restaria para comparar dos dois.
Quem sabe um dia eu consigo conferir os dois?
Beijos
Fê - Leitora Incomum
Oi, Fê.
Acho que as comparações não fazem muito sentido e por isso quis deixar isso claro.
Espero que tenha a chance de ler os dois livros, que são muito bons!
beijos
Oi Camila, que chato saber da morte da autora. Não li Garota Exemplar para comparar, mas pelo que você disse ao longo da leitura, estarei anotando o nome.
Bjs, Rose.
Oi, Rose.
Não precisa comparar com o Garota Exemplar porque realmente não tem muito a ver, mas é um livro que vale a pena.
De repente você encontra uma promoção!
beijos
Pronto, fiquei curiosa! E louca para ler esse livro. Mais um pra lista.
Oi, Amanda!
Espero que tenha a chance de ler e que goste desse livro!
beijos
Parece ser um livro bom, mas ao mesmo tempo meio calmo, talvez seja o nome. Não conheço Garota Exemplar então não posso fazer uma comparação. Coitada da autora deste livro.
Oi, Bia.
O livro tem um ritmo mais lento, mas nem por isso é ruim.
Podemos até dizer que ele é calmo, mas a Jodi é uma excelente personagem!
Beijos