Resenhas

A Profecia das Sombras, de Rick Riordan #Resenha

Título: A Profecia das Sombras

Série: As Provações de Apolo #2

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2017

Páginas: 336

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***



Como uma grande fã do trabalho do autor Rick Riordan, fiquei toda animada com o lançamento de A Profecia das Sombras, o segundo livro da série As Provações de Apolo. Assim que tive a chance, pedi um exemplar para a Intrínseca e gostei bastante da leitura.

Mas antes de contar mais sobre esse livro, vale lembrar que a série As Provações de Apolo tem grande ligações com as séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, então aconselho que leiam as essas séries antes. Até é possível ler essa série de forma independente, mas não vejo qual seria a graça! Rs…

Sobre o que é “A Profecia das Sombras”?

“A Profecia das Sombras” é o segundo livro da série As Provações de Apolo, que conta a história do deus Apolo e de como ele acaba se tornando humano, sem nenhum de seus poderes divinos. Na pele – cheia de espinhas – de Lester Papadopoulos, Apolo acaba encontrando Meg, a semideusa que convoca os seus serviços.

No primeiro livro, Apolo/Lester e Meg partem para o Acampamento Meio-Sangue e lá descobrem que há um novo vilão à solta, ou melhor, três novos vilões conhecidos como O Triunvirato. Junto com outros semideuses, Apolo e Meg partem para encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos do mundo grego.

Nesse segundo livro, Apolo contará com a ajuda de Leo Valdez e Calipso – personagens já conhecidos das séries anteriores – para chegar a Indianápolis. E lá eles terão que enfrentar um imperador romano conhecido pelos seus espetáculos cruéis e sanguinários, que raptou muitos dos aliados dos deuses. Nessa nova missão, Apolo e seus amigos terão que encontrar o Oráculo de Trofônio, que pode trazer conhecimento e loucura para quem se arriscar a consultá-lo.

O que esperar desse livro?

Por ser o segundo livro da série, “A Profecia das Sombras” traz a continuação das aventuras do deus Apolo, na pele do adolescente Lester Papadopoulos. Diferentemente do que aconteceu nas séries anteriores, em As Provações de Apolo temos uma narrativa mais escrachada e até mesmo sem noção, já que tudo é contado do ponto de vista de um ex-deus narcisista, que se acha a última bolacha do pacote!! Rs…

Quem já leu as outras séries do autor, em especial as que envolvem os deuses greco-romanos, não encontrará nada de muito novo na estrutura desse livro. A trama já começa a parecer meio óbvia, mas mesmo assim a história ainda vale a pena!! Acho muito interessante a forma como o autor usa a ficção para popularizar a mitologia e história de uma maneira tão divertida.

O que essa série tem de novo em relação às anteriores é a narrativa do ponto de vista de um deus, ainda que na pele de um humano e sem seus poderes! Nas outras histórias, os deuses sempre se mantiveram distantes, usando os semideuses para resolver seus problemas… Agora, Apolo terá que fazer as coisas sozinho, contando apenas com a ajuda de seus novos amigos. E nem mesmo isso o torna mais humilde… Rs!!

Como eu disse no começo desse post, indico essa série para quem é fã do autor e já leu as séries anteriores. Existem muitas referências a personagens e lutas travadas nos livros das outras séries e muita coisa fica sem explicação para quem ainda não as leu! Apesar de estar me distanciando um pouco da literatura infanto-juvenil, os livros do Rick Riordan continuam a fazer parte da minha lista de desejos!! Rs…

Sobre o autor Rick Riordan e seus outros livros…

Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).

Rick Riordan é, até o momento, autor:

A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.

 
Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi Camila, tudo bem com você? Eu sou suspeita para falar, pois sou mega fã do autor, mas gostei bastante desse livro. Achei a leitura bem fluida e eu gosto dos protagonistas.
    Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    • Oi, Carol.
      Eu também sou super fã, mas achei esse livro um tiquinho menos empolgante que os outros! Rs...
      beijos

  • Ei Camis,

    Não sei se enjoei (eu ainda gostei bem mais desse do que daquela série do martelo de Thor), mas não amo como antigamente. Gosto do Apolo e dos outros personagens, mas sempre acho o enredo sem graça e as missões muito fáceis rsrs. O mais legal é rever o pessoal todo.
    bjs

    • Oi, Nanda.
      Estou com essa mesma sensação! Eu gosto, mas já não é a mesma coisa!
      Estou gostando mais da Os Deuses de Asgard também!
      Eu sou risada, aproveito, mas já não é aquela empolgação louca! Rs...
      beijos

  • Camis!
    Gosto demais das fantasias mitológicas criadas pelo Rick Riordan e ver mais um livro dessa série, cheio de aventuras e ação, é o máximo.
    Faz tanto tempo que não leio um livro do autor, esse seria uma boa pedida.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    • Oi, Rudy!
      Aproveita para tirar o atraso! Rs...
      Essas histórias do Rick Riordan são ótimas!!
      beijos

  • Eu AMO o tio Rick Riordan, estou esperando só eles lançarem a continuação logo, assim eu já leio junto e não morro de curiosidade rs Série é uma merda, por que temos que ficar esperando um tempão até chegar hehe Mesmo assim AMO, AMO e AMO

    Beijos

    • Oi, Mi.
      Acho que o mais complicado das séries é que as continuações demoram tanto que a gente perde um pouco o pique no meio do caminho.
      Sua ideia é ótima!
      Beijos

  • Olá, Camila!

    Me lembro de ter lido a resenha desse livro no blog Viagem Literária, escrito pela Nanda, e ela comentou que esse livro puxou muito nas semelhanças com Harry Potter, seja pelo vilão a la Voldemort, quanto pelo papel de Apolo na missão entre outros detalhes. Penso até que seja uma homenagem do Rick aos 20 anos da série da J. K. Rowling, mas deixa a trama muito manjada.
    O fato do Apolo, mesmo sendo humano, não deixar chance para a humildade, torna ele bem diferente na narração, mas espero que, mesmo que de leve, ele aprenda alguma lição e se torne mais humilde.

    Um abraço!

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

4 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

2 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

3 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

3 semanas atrás