Leitora Compulsiva

Uma Proposta Irrecusável, de Katie Fforde #Resenha

Uma Proposta Irrecusável Katie Fforde Editora Record resenha blog leitora compulsivaTítulo: Uma Proposta Irrecusável

Título Original: A Perfect Proposal

Autora: Katie Fforde

Editora: Record

Ano: 2020

Páginas: 406

Tradução: Thaís Britto

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

Participação Especial: Flavia, do Floresça Entre Livros

***




Em janeiro do ano passado, a Editora Record lançou o livro Uma Proposta Irrecusável da autora Katie Fforde e minha amiga Flavia do Floresça Entre Livros se animou toda para ler essa história e resenhá-la aqui para o Leitora Compulsiva! Então, quando surgiu a oportunidade, pedi um exemplar desse livro para ela! Rs…

Vamos conferir o que a Flavia achou desse livro?

Uma Proposta Irrecusável Katie Fforde Editora Record resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Uma Proposta Irrecusável” e o que esperar desse livro?

O gênero de hoje é Comédia Romântica, com altas doses de risadas, algumas lágrimas sentidas e muita descoberta. E já na largada fiquem sabendo que eu favoritei esse livro, porque foi impossível não me apaixonar pela história!

Eu nunca havia lido nada da Katie Fforde, mas confesso que foi uma leitura muito gostosa de fazer. Daquelas que você pega a pipoca e coca-cola e fica horas a fio se divertindo com um enredo do tipo sessão da tarde que envolve, aquece o coração e enche a gente de novos sonhos. Eu me senti em livros como os de Sophie Kinsella, Maryan Keyes ou até mesmo Jojo Moyes.

Em Uma Proposta Irrecusável conhecemos uma personagem nada convencional chamada Sophie. A jovem inglesa, me fez sentir em uma versão moderna de O patinho feio com Cinderela.

É impressionante o quanto essa personagem conquista nosso coração. E o fato de ter traços tão marcantes como ser um tanto azarada, estabanada e com um pé no mundo dos sonhos, nos faz pensar se ela é normal. De uma forma moderna, percebemos que Sophie é membro de uma família que usa e abusa dela nas coisas da casa e em suas necessidades pessoais, dentre elas, prestar serviços a um tio-avô riquíssimo e convencê-lo a dar dinheiro pra suprir as dívidas da família!

Mas não se enganem, os empréstimos e concessões que a família faz é tão somente para atender seus objetivos. Então, assim que podem voltar a fruir de seus serviço 5 estrelas, Sophie tem que estar lá para atende-los.

Indignada pela proposta de praticamente ser vendida, Sophie se vê a oportunidade de levantar o capital necessário para poder encontrar sua amiga em Nova York e abrir as oportunidades de sua vida profissional que curte moda vintage.

Como toda boa comédia romântica, tem seus altos e baixos. E nela, a cada porta que se fecha, outra se abre. É nos Estados Unidos que ela se descobre tanto como ser humano único, como reforça seus valores de honestidade, trabalho duro, e criatividade, surpreendendo na capacidade de se reinventar e conquistar as pessoas ao seu redor! É lá que as portas se abrem para deixar de cuidar da própria família e encontrar o tempo e a oportunidade para correr atrás dos próprios sonhos

Com essa leitura vivemos um contos de fada moderno onde a mocinha é tudo em uma, investigadora, modista, paralegal, defensora dos direitos familiares, conhecedora de artes entre outros! Encontramos a coroação de valores como amizades verdadeiras, dedicação, sonhos perseguidos para fora do papel, Cenários incríveis entre Londres, Nova York e a Cornualha. Cenas emocionantes entre grandes eventos naturais e muito romance no ar!

Ah e tem direito a vilã na pele de cordeiro! Eu amei demais acompanhar essa história!

Ponto alto da história: A habilidade da protagonista em transformar simples peças de brechó, em pura arte em forma de vestimenta. A descrição é tão visual, que até o mais leigo em moda, vai conseguir visualizar os looks, e se encantar com a história.

E não menos importante, queria dividir com vocês sobre os personagens secundários. Eu sou totalmente inclinada a sair da história principal e me apaixonar por personagens que ajudam na construção da trama, abrilhantando o enredo.

Aqui três personagens em particular roubaram meu coração: Tio Eric, um senhor metódico, mas extremamente amoroso. Acho que comprei o olhar de Sophie e não vou me arrepender de fazê-lo jamais; Matilda, uma senhora inglesa sonhadora que conhece Sophie e se torna quase que sua fada madrinha nesse contos de fada; E por fim Sheila, aquela amiga que faz o necessário sem esperar nada em troca.

Eu não vou negar que eu adoraria ver essa história protagonizada na telinha ou streaming! Já tenho até meu elenco em mente, mas como cada um imagina o personagem de uma forma, sugiro você ler para conhecer e tirar as próprias conclusões.

E finalizo dizendo que, com certeza, farei releitura dessa belezura. É aquele tipo de história que, se virasse filme, a gente assistiria um zilhão de vezes e nunca se cansaria, porque é assim que os contos de fadas nos tratam né?! Eles nos inspiram, aquecem o conhecer e nos lembram de sonhar!

Sobre a autora e seus livros…

Katie Fforde mora em Gloucestershire, na Inglaterra, com o marido e os três filhos. É autora de diversos romances e dedicou a vida toda à literatura. É autora de Uma Pitada de Amor, que foi vencedor do prêmio de melhor romance contemporâneo da Romantic Novelists’ Association, instituição inglesa que tem por objetivo promover a ficção romântica e Amor nas entrelinhas. Também é fundadora da Katie Fforde Bursary, que visa a apoiar jovens escritores.

Uma Proposta Irrecusável é o terceiro livro da autora a ser publicado pela Record. Os dois primeiros foram Amor nas Entrelinhas e Uma Pitada de Amor.

12 comentários sobre “Uma Proposta Irrecusável, de Katie Fforde #Resenha

  1. Angela Cunha Gabriel

    Vou admitir com vergonha que não tinha dado muita atenção a esse livro não. Aliás, atenção nenhuma rs
    Mas ao ver uma personagem tão real, que beira a gente, digo, eu rs pela estabanação, azar e constantes “king Kong” pela estrada, já me fez desejar conhecer Sophie!
    E terminar já programando uma releitura, é sinal de que o livro realmente vale a pena!
    Lista de desejados pra já!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  2. Elidiane Lima

    Oi, Camis e Flavia!
    Não conhecia Uma Proposta Irrecusável, mas gosto muito do gênero comédia romântica, principalmente quando é um enredo do tipo sessão da tarde; com certeza pretendo ler a história de Sophie.
    Valeu pela dica! Bjos!

  3. rudynalva

    Flávia!
    A empolgação da sua resenha já inspira para podermos fazer a leitura.
    Amo livros no estilo ainda mais se podemos fantasiar que poderá se transformar em filme, nem que seja em nossa cabeça.
    cheirinhos
    Rudy

  4. Pamela Mendes

    Oiii
    Eu amo livros de comédia romântica, e já estou com esse livro aqui na minha lista de próximas leituras, pretendo ler esse mês ainda. A história parece ser bem divertida mesmo, e já percebi que todos os personagens são perfeitos, os secundários e os protagonistas. Acho que vou amar o livro também.

    Bjss ^^

  5. ELIZETE SILVA

    Olá! Hum que a protagonista e eu temos em comum esse jeito estabanado de ser hein, tenho esse livro, mas ainda não o li, mas gosto desse “que” de conto de fadas que o enredo possui, e por termos uma história assim leve e divertida.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!