Leitora Compulsiva

Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo #Resenha

sombra e ossos leigh bardugo resenha planeta minotauro gutenberg blog leitora compulsivaTítulo: Sombra e Ossos

Título Original: Shadow and Bone

Série: Trilogia Grisha ou Grishaverso #1

Autor(a): Leigh Bardugo

Editora: Planeta de Livros

Ano: 2021

Páginas: 288

Tradução: Eric Novello

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




Com uma nova edição lançada pela Planeta Minotauro no último mês de março, o livro Sombra e Ossos da autora Leigh Bardugo é o primeiro da Trilogia Grisha – uma das minhas histórias de fantasia favoritas da vida.

Para quem não sabe, os três livros da trilogia já tinham sido publicados aqui no Brasil pela Editora Gutenberg entre os anos de 2013 a 2015, mas agora ganharam essa nova roupagem pela Planeta, que aproveitou o lançamento da série Shadow and Bone na Netflix para dar nova vida a essa trilogia! (E já adianto que a série de TV mescla a história de Sombra e Ossos com Six of Crows!)

E como eu sempre fiquei devendo as resenhas dos livros dessa série por aqui, aproveitei esse relançamento para não só aumentar minha coleção, mas também para reler essa história e pagar minha dívida com vocês.

Sobre o que é “Sombra e Ossos”?

Sombra e Ossos é o primeiro livro da trilogia Grisha, que nos conta a história de Ravka, um país dividido por uma enorme faixa sombria, chamada de Dobra das Sombras ou Não Mar, habitada por criaturas terríveis e mortais. Para ter acesso ao mar – algo de extrema importância para comércio e abastecimento do país, as pessoas são obrigadas a arriscar suas vidas cruzando a Dobra, contando com alguma ajuda da magia dos Grishas, habitantes de Ravka dotados de poderes especiais.

Mapa disponibilizado pela Netflix. Clique na imagem para ver maior!

Nesse cenário encontramos Alina Starkov, uma jovem que cresceu em um orfanato e sempre foi considerada uma garota comum. Já adulta, Alina e seu melhor amigo Malyen Oretsev se alistam no Primeiro Exército: ele como soldado e ela na equipe de cartografia. Eis que os dois são recrutados para uma travessia pela Dobra e quando Maly acaba gravemente ferido, um poder enorme desperta dentro de Alina: ela consegue conjurar luz e afastar os monstros.

Essa descoberta não muda apenas a vida de Alina, mas de toda a população de Ravka, que passa a acreditar que finalmente a Dobra poderá ser destruída. Mas para isso, Alina precisa de treinamento e orientação. A jovem é então levada ao palácio, onde, sob supervisão do Darkling – o líder dos Grishas – ela passará por um intenso aprendizado. Ele acredita que juntos, Alina e ele conseguirão dominar os terrores da Dobra e reunificar o país.

Claro que nada é tão simples e Alina terá que lidar com seus novos poderes, enquanto aprende na marra as “regras sociais” dos Grishas e lida com perigosas intrigas da corte e pessoas nada felizes com a sua existência, que pode ameaçar o poder político de Ravka!

O que esperar desse livro?

Então… Estou há três dias tentando escrever essa resenha porque simplesmente não consigo ser objetiva e controlada. Tampouco consigo controlar meu coração, que insiste em querer assumir o controle do teclado, empurrando meu cérebro pra escanteio! Rs…

A verdade é que eu adoro essa série! Adoro mesmo!!! Adoro amar a Alina e o Darklindo, adoro odiar o Mali, adoro a mitologia criada pela Leigh Bardugo,  adoro as decisões acertadas da autora em relação ao enredo e adoro até mesmo as falhas da história! Pode isso, produção?! Rs… Ah! Claro que pode!! Rs… A verdade é que meu amor nunca exigiu a perfeição, nem com pessoas e nem com livros!

Agora, respirando fundo e tentando ser objetiva, esse primeiro livro da trilogia Grisha nos apresenta um novo mundo. Como todo bom primeiro livro de fantasia, ele tem a missão de nos guiar por esse mundo, nos apresentar seus personagens e nos dar uma ideia geral do que vamos encontrar na trama… E tudo isso, mantendo uma boa dose de ação, para atiçar aquela boa e velha vontade de continuar virando página depois de página, capítulo depois de capítulo.

E para mim uma das grandes qualidades dessa história é o fato da trama ser envolvente, ser sem elaborada ou intrincada demais, o que a torna ótima para ser uma história de introdução ao gênero da fantasia! Os personagens são bem construídos e cativantes, principalmente o Darkling, que é de longe o melhor personagem dessa trama e dono do meu coração! Rs…

Nem preciso dizer que essa é uma série que super indico, né?! Acho que já deu para perceber que eu sou fã! Rs… Mesmo depois de tantos anos, essa ainda é uma das minhas histórias de fantasia favoritas e estou amando relê-la!

Sobre a autora e seus outros livros…

Leigh Bardugo é autora da trilogia Grisha e de Six of Crows. Nascida em Jerusalém, Leigh cresceu em Los Angeles, estudou em Yale e trabalhou com publicidade, jornalismo, maquiagem e efeitos especiais. Hoje ela mora e escreve em Hollywood, onde se apresenta de vez em quando com sua banda.

A Trilogia Grisha – ou Grishaverso – é a série de maior sucesso da autora, composta pelos livros Sombra e Ossos, Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão. Os livros foram inicialmente lançados entre os anos de 2013 e 2015 pela Editora Gutenberg e agora em 2021, ganharam uma nova edição pela Planeta Minotauro.

sombra e ossos blog leitora compulsiva

*edições da Gutenberg

Sombra e ossos blog leitora compulsiva

*edições da Planeta Minotauro

Além dos livros da trilogia, existe uma duologia derivada, composta pelos livros Six of Crows: Sangue e MentiraCrooked Kingdom: Vingança e Redenção. A duologia foi lançada pela Editora Gutenberg e os livros ainda estão disponíveis para a venda. Não sabemos ainda se também ganharão uma edição nova pela Planeta.

Ainda dentro do mesmo universo Grisha, a autora lançou a duologia The King of Scars, composta pelos livros King of Scars e Rule of Wolves, o livro The Language of Thorns, o livro The Live of Saints e um diário chamado The Severed Moon. Nenhum deles tem previsão de lançamento aqui no Brasil ainda!

Fora do Grishaverso, é possível encontrar aqui no Brasil outros dois livros da autora. O primeiro deles é Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra, o primeiro livro da coleção Lendas da DC lançada pela Editora Arqueiro. A versão em quadrinhos dessa mesma história foi lançada pela Panini. Outro livro da autora que já foi lançado no Brasil é o Nona Casa, pela Planeta.

Sombra e ossos blog leitora compulsiva

Sobre a série da Netflix, ainda pretendo fazer um post contando mais sobre ela, mas aqui vale destacar que, embora ela tenha o nome do primeiro livro da trilogia Grisha, a série mescla os acontecimentos tanto de Sombra e Ossos como de Six of Crows, o que faz com que haja uma boa mudança na trama original!!!

Para terminar, deixo vocês com um vídeo de uma música, escrita e interpretada pela própria autora Leigh Bardugo:

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

10 comentários sobre “Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Tenho a maior vontade de ler a trilogia, gosto demais e toda fantasia construída.
    Já assisti a primeira temporada e achei sensacional, embora tenha visto comentários que é um pouco diferente dos livros.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Angela Cunha

    Então rs
    Eu tenho esse livro, o primeiro, mas como ler fantasia tem sido uma promessa que ando cumprindo com louvor esse ano, ainda quero muito comprar os dois livros que faltam.
    Quanto a série, só não vi ainda, pois pretendo ler esse primeiro livro primeiro.
    Aliás, as novas roupagens estão perfeitas demais né?
    Os livros estavam esgotados e foi uma jogada certa esses re lançamentos!!
    Lerei sim e verei com certeza.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      A Planeta já tinha adquirido os direitos dessa série há um bom tempo, por isso a Gutenberg não podia mais publicar os livros e abastecer os estoques das livrarias. Mas tivemos que esperar pelo lançamento da série da Netflix, para a Planeta finalmente recolocar esses livros no mercado.
      Valeu a espera!!
      beijos

  3. Eliane

    Ola Camila
    então fantasia não é um dos generos que eu leio,esse ano estou querendo ler .mas o problema é que as autoras sempre lançam trilogias , e os preços dos livros são altos.
    ah gostei da sua frase ;O meu amor não exige perfeiçao.,nem com pessoas nem com livros .

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Eliane.
      Acho que já virou moda que histórias de fantasia sejam sempre publicadas em vários volumes e isso acaba encarecendo mesmo.
      Uma pena! Uma fantasia que li e amei e que é volume único é O Feitiço dos Espinhos, mas mesmo um livro só é caro!! Rs…
      beijos

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Eita que eu fiquei ainda mais animada para conferir essa história depois dessa resenha, adoro fantasias e como elas conseguem no prender de tal maneira que não conseguimos largar né, essa nova edição está linda. Agora a série na Netflix só vou conferir quando tiver lido boa parte dos livros.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Elizete.
      Acho bem legal ler os livros antes de ler a série, justamente para evitar confusão!
      Muita gente que viu a série e foi ler o primeiro livro ficou achando estranho porque metade da série não está em Sombra e Ossos e sim em Six of Crows! Rs…
      beijos

  5. Flavia

    Eu simplesmente me emociono com sua paixão nessa série. Gosto mais ainda de sentir que a sua dificuldade em resenhar seja a vontade de panfletar com toda a soma de argumentos e dane -se o spoiler, pois tudo o que vc quer é que amém a série como vc! Resultado?! Convencida. Vai pra lista já kkk

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!