Leitora Compulsiva

Seth Grahame-Smith – Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

Muitos de vocês podem ter se surpreendido com o título desse livro e confesso que eu mesma fiquei chocada quando o vi!! rs… Recebi um e-mail da Editora Intrínseca com o sinopse do livro e na hora pensei: “Hein??? Que negócio é esse de Abraham Lincoln ser personagem de um livro sobre vampiros??? Esse é o Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos que lutou para acabar com a Guerra de Secessão e com a escravidão??? Deve haver algum engano!!”

Mas não há engano nenhum!! Essa história é exatamente sobre esse Abraham Lincoln e não será surpresa se esse livro se tornar mais uma polêmica na carreira de Seth Grahame-Smith, que também escreveu Orgulho e Preconceito e Zumbis!!

Ops… Antes que vocês pensem que eu não gostei do livro, já vou dizendo: Eu adorei!!!! E gostei ainda mais da ousadia do autor em transformar um dos grandes heróis norte-americanos em um caçador de vampiros!

Esse livro é uma incrível mistura de ficção e realidade!! Cada pequeno detalhe da vida de Abraham Lincoln está nesse livro, desde a sua infância pobre, a falta de estudos, a morte de sua mãe, seu trabalho como advogado, seu casamento, seus filhos e sua eleição para presidente do Estados Unidos! Os amigos, os discursos, seu físico peculiar e até a sua habilidade com um machado serviram de base para essa história intrigante.

A história começa com uma introdução do autor, que busca nos convencer que chegaram em suas mãos os famosos e até então nunca encontrados diários de Abraham Lincoln! A partir daí a narrativa passa a se intercalar com trechos desses supostos diários e passamos a conhecer um lado obscuro da vida de Abe: suas atividades como caçador de vampiros! Após a morte da mãe, que teria sido causada por um vampiro, Abe faz um juramento de acabar com todos os vampiros que cruzarem seu caminho!!

Para isso, Abe dedica anos de estudo e treinamento. Com um porte físico avantajado para a época e um machado nas mãos, o jovem Abe percorre cidades dos Estados Unidos em busca desses demônios… Para tanto, Abe irá contar com a ajuda sinistra de Henry, um vampiro que salva a vida de Abe e se torna um grande aliado. Henry dá um treinamento completo a Abe e o envia a diversas missões!!

Apesar da atividade como caçador de vampiros, Abe começa a se dedicar à carreira política e descobre que os vampiros possuem grandes aliados entre aqueles que juraram proteger o povo!! Sua caminhada até a Casa Branca não será fácil e Abe contará com seus fiéis amigos e também com alguns daqueles que jurou destruir!!

Quem conhece um pouco da história americana já sabe o que acontece com Abe no final do livro. Isso não é surpresa! O que importa mesmo é o caminho percorrido até lá!

O trabalho de pesquisa do autor foi fantástico e o resultado disso tudo é uma obra onde a ficção e a realidade se misturam com tanta perfeição que é difícil saber onde uma acaba e a outra começa!!

Apesar de ter gostado muito do livro, quero deixar claro que esse livro é indicado para pessoas mais velhas, porque pode parecer bem chato para adolescentes!! Acho que é necessário curtir um pouco de História para gostar desse livro! Bom, e precisa ainda ter uma mente aberta, porque os mais conservadores podem achar esse livro uma verdadeira afronta!! rs…

21 comentários sobre “Seth Grahame-Smith – Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

    1. Camila

      Oi Nina,
      Não acho que é infelizmente não!! rs… Cada um tem um gosto próprio!! Fico muito triste quando vejo pessoas lendo livros por obrigação!! Você pode não se sentir atraída por esse, mas tenho certeza que tem uma lista enorme de livros que pretende ler, não tem?? rs…
      Beijos

  1. Fernanda

    Ei Mila,

    Eu ainda não animei a ler a nenhum destes livros estranhos “adaptados” rsrs, fora os dois dele tem aqueles outros que sairam da Lua de Papel ne? Eu acho muitooo estranho, adoro história mas não sei se ia me acostumar. rs Agora fiquei na dúvida já que vc gostou e nossos gostos são tão parecidos 🙂

    bjoo

    1. Camila

      Oi Nanda,
      Na verdade esse livro não é uma adaptação de outro livro, como nos casos dos da Lua de Papel. Na verdade ele é uma ficção que usa personagens e fatos reais. Talvez por isso não tenha sido tão estranho assim!! Rs…
      Beijos

  2. William

    Hey Milla,
    Preciso dizer o quanto fiquei tentado por esse livro? Confesso que desde o lançamento não li nenhuma resenha e nem cogitei lê-lo, pois sabe que estou um pouco saturado dos vampiros. Mas é sério que após a sua MARAVILHOSA resenha, quero MUITO ler.
    Acho tão legal esses autores misturarem estórias famosas com outras de vampis, lobisomens e afins.

    bejos,
    William,
    http://www.viciodecultura.blogspot.com

  3. Leonel

    Ola camila
    Muito boa sua resenha deste maravilhoso livro.
    Acabei de ler nesse instante,e fiquei realmente surpreendido com o final.
    Desde de que soube da existencia deste livro, senti curiosidade de le-lô, mas como nao gostei muito da adaptaçao de Senhora, fiquei um pouco receoso. Mas me surpreendi com uma narrativa leve e gostosa de ler, e para mim que gosto de historia, foi legal ver um acontecimento tao importante com vampiros no meio.

    Beijos

    1. Camila

      Obrigada, Leonel.
      Ainda não li nenhuma dessas “adaptações” de clássicos porque sou contra isso, mas esse livro é demais! Exatamente por não usar a obra literária de outra pessoa e sim criar uma ficção sobre uma pessoa real!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!