Leitora Compulsiva

Quer ser um blogueiro literário? Preste atenção em algumas dicas!!

Olá people!!!

O post de hoje é um pouco diferente…

Tenho recebido alguns e-mails de pessoas interessadas em criar um blog literário e pedindo algumas dicas e algumas pessoas querendo saber sobre parcerias…

Além disso, tenho visto uma infinidade de blogs literários sendo criados sem qualquer cuidado!!

Por isso resolvi fazer esse post e passar algumas dicas sobre o que EU ACHO importante num blog literário!!

Quero que fique bem claro que essa é uma opinião pessoal! Se algum de vocês já tem um blog e não segue nada do que vou dizer aqui, não sinta isso como um insulto, viu??

Então vamos lá…

1) Antes de criar um blog literário, tenha em mente que você vai precisar dedicar um bom tempo para a leitura, para escrever resenhas, para divulgar seu blog… Verifique se você tem esse tempo disponível e se isso não vai prejudicar seus estudos ou trabalho. E não basta pensar só no agora… Hoje você pode ter tempo, mas e amanhã?

2) Se você é menor de idade, INFORME SEUS PAIS sobre sua vontade de criar o blog! Já sei, aposto que alguns de vocês pensaram: “Até parece!! Eu sou bem grandinho para tomar minhas próprias decisões!!” Pois é… você pode até ser grandinho, mas escrever um blog envolve responsabilidade legal e se você fizer alguma bobagem e for menor de idade, são seus pais que responderão por isso!!

3) Analise qual os recursos oferecidos pelas plataformas disponíveis. As mais conhecidas são o wordpress (que é o que uso no Leitora) e o blogspot (que é o mais popular!). Escolha com calma!!!

4) Você pode manter o blog sozinho ou decidir formar uma equipe. Se você optou pela equipe, escolha pessoas com quem você tem afinidade e saiba respeitar a opinião de todos! Nada de sair brigando por causa do blog!

5) Sobre as resenhas: Escreva as palavras corretamente! Tome cuidado com os erros de português, com a pontuação e nada de usar “linguagem de internet” (os famosos tb, vc, fds…). Não tem nada mais chato que ler uma resenha mal escrita ou perceber que o blogueiro tem preguiça de escrever!! E lembre-se que existem coisas como letras maiúsculas em começo de frases, ponto final, vírgulas e acentos!!! rs…

6) Leia os livros sobre os quais pretende escrever!! Não adianta colar sinopse e dizer: “Acho que esse livro deve ser legal”… Fala sério, né people??! Lógico que você pode escrever um ou outro post sobre lançamentos ou sobre livros desejados… Mas todos não!! E também não vale escrever resenhas só com base nas informações que tem na orelha do livro, na sinopse ou em resenhas de outras pessoas!

7) Se você não é formado em Letras, não tente fazer uma análise técnica do livro! Deixe esse tipo de coisa para os profissionais! Dê a sua opinião, fale sobre a sua experiência.

8 ) Seja sincero!!!!!!  Mas tome muito cuidado com a forma como diz as coisas! Você tem todo o direito de não gostar de um livro, mas deixe claro que essa é a sua opinião e não uma verdade absoluta! NUNCA OFENDA um autor ou um livro! Você pode ter problemas na justiça com isso!

9) Não use palavras de baixo-calão na sua resenha! Usar palavrões na sua resenha NÃO o torna o bonzão ou boazona, só uma pessoa grosseira e sem conteúdo!!

10) JAMAIS ofenda os fãs de um determinado gênero literário ou obra!! Lembre-se que ninguém é dono da verdade e gosto não se discute!!! Tenha respeito acima de tudo!

11) Dê atenção para as pessoas que comentam no seu blog! Algumas pessoas fazem perguntas… Então responda!!

12) Faça moderação dos comentários deixados. Você pode ser até processado por comentários ofensivos que deixa publicado no seu blog!!!

13) Cuidado com Spoilers!! Se for contar alguma coisa importante, avise antes!!

14) NUNCA, JAMAIS, NEVER copie resenhas de outras pessoas! Isso é crime!!!!! Além de ser uma baita falta de caráter!! Se quiser mencionar um texto, peça autorização para o autor e dê os devidos créditos!!! Não se engane dizendo que publicar texto dos outros é fazer uma homenagem a um trabalho que você achou ótimo!!

15) Cuidado com a divulgação do seu blog!!! Isso é de extrema importância!!! Não faça spams! Infelizmente temos visto uma infinidade de mensagens de divulgação de blogs no Skoob e isso virou uma praga!! Ainda mais quando as pessoas que fazem divulgação não se atentam aos murais das pessoas! Eu, por exemplo, deixo claro que não quero receber esse tipo de mensagem… Mas toda vez que abro meu skoob, tem umas dez!!!

16) SE resolver anunciar suas promoções no Skoob, tenha pelo menos o cuidado de verificar se a pessoa já tem o livro!! Anuncie só para as pessoas que marcaram o livro como desejado!!!

17) Quem não é visto, não é lembrado!!! Crie uma conta no Twitter, no Faceboook… Mantenha contato com outros blogueiros!! Se quer que comentem no seu blog, comente no blog dos outros!! Ah… e retribua visitas!!!

18) Parcerias com outros blogs: não imponha regras e JAMAIS cobre por isso!! Troque banners com outros blogueiros! Seja simpático!!!

19) Não implore para as pessoas te seguirem! Isso é um tanto humilhante!! Deixe que as pessoas te sigam porque gostam do que escreve e não porque pediu. Número de seguidores NÃO representa a qualidade de um blog!!!!!

20) Se for fazer promoções, seja honesto!!! Não anuncie um prêmio que você não tem! Não faça trambiques!!! Isso pode dar um problemão!!

21) Não disponibilize links para e-books “piratas”! Mais uma vez, você pode ter problemas com a justiça por causa disso!

22) Sobre as parcerias com Editoras: ter um blog literário não é garantia de livros de graça!! Então, se esse é o seu objetivo ao criar um blog, pode esquecer!! As parcerias com editoras exigem muita responsabilidade e dão muito trabalho!! Não é festa do oba-oba não! Se você quer ter uma parceria, tenha primeiro algo para oferecer às Editoras!

23) Esteja disposto a manter o blog mesmo que não consiga nunca uma parceria! Isso pode acontecer!!! A concorrência hoje é muito grande e as Editoras não tem como manter parcerias com todo mundo! Mas não desanime!

24) Tenha paciência, a maioria dos blogs só começa a conseguir parceria depois de pelo menos uns 6 meses de trabalho! Não pense que com você será diferente!

25) Adicione um feed ao seu blog. Muita gente não tem tempo de entrar em todos os blogs para ver se tem coisa nova!! Então, ser avisado por e-mail sobre as novidades é ótimo!

Ufa!!! Cansei de escrever!!! E acho que vocês já se cansaram de ler também!!

Se alguém ainda tiver alguma dúvida, pode deixar um recado aqui nesse post!!

107 comentários sobre “Quer ser um blogueiro literário? Preste atenção em algumas dicas!!

  1. Ademar Júnior

    Oi Camila,
    Adorei o post, muito bom mesmo!
    Ótimas dicas, está realmente complicado essas chuva de blogs literários, o filtro está e deve ser afunilado.
    Achei ótimas todas as dicas, só não concordo muito com a 7ª, ainda mais porque tecnicidade não se aprende apenas na academia, uma prova disso é o fato de não se precisar mais de diploma pra ser jornalista!

    Bom, é isso!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!

    1. Camila

      Oi Ademar,
      Que bom que gostou!!
      Isso é verdade, não precisa de diploma para ser jornalista, mas para outras profissões se exige sim!! rs…
      O problema é que vejo inúmeros blogueiros com resenhas forçadas… Querendo fingir ser uma coisa que não são!!
      Acredito que as pessoas devem ser mais naturais!
      Beijos

      1. Ademar Júnior

        Então Camila,
        Pois é, vc colocou algo bem interessante, o que soa forçado quase sempre também é nítido!
        A naturalidade é uma consequência de quando se faz porque gosta. Não é incrível quando sentamos na frente do PC e em minutos já fizemos uma mega resenha sobre determinado livro?

        Mas de qualquer forma, há também as exceções, em que algumas pessoas que pela experiência analisam melhor que outras com um excesso massante de teoria! Contudo, não discordo completamente do que você disse, porque gosto tanto de resenhas técnicas (e críticas) como também amo resenhas que falam apenas da opinião (sem spoiler) e experiência do leitor, acho que o importante é fazer com carinho, com isso a resenha fica gostosa de ler!

        Eu adoro o que você faz aqui nesse blog!

        1. Camila

          Oi Ademar,
          Não tava reclamando não!! rs… Eu concordo com o que você disse!!
          Eu também gosto de resenhas mais técnicas, só não dá para ler as que tentam ser técnicas mas não sabem como!! hehehe
          Muito obrigada!!
          Beijos

  2. Dandara

    Olá Camila!
    Parabéns pela postagem, ficou ótima e expõe todos os pontos de o que é ser um blogueiro.

    Canso de ver jovens animados em criar um blog, criam, e depois desistem, pois é muita responsabilidade.

    Bjos!

  3. Liliana

    Camila, amei seu post. Sempre falo sobre isso nos eventos que fazemos aqui em Fortaleza. De repente eu vi um boom de blogs literários. Já disse algumas vezes muitas das coisas que você citou aqui e torno a repetir: ser blogueiro exige RESPONSABILIDADE. Não é tão fácil como muitos imaginam. você precisa GOSTAR.

    Bjsssss

    1. Camila

      Oi Lili,
      Infelizmente algumas pessoas só conseguem ver os blogs literários como uma forma de ganhar livros de graça!!
      E não imaginam o trabalho que dá fazer uma coisa séria!!
      Mas o tempo se encarrega disso!! hehehe
      A Bianca Briones uma vez falou: queria ver quantos blogs literários sobrariam se as editoras cortassem todas as parcerias! Eu também queria ver!! hehehe
      beijos

  4. Vivianne Fair

    Ótimo post, Camis!!! Eu também lembro de ter feito um aborrecida com os mesmos problemas, ahhaa! Ter blog já virou coisa de rede social..todo dia tem spam…e muitos deles nem se firmam. Acham que é facil ter que escrever resenhas de 10 livros no mesmo mês? hahaha!

      1. Vivianne Fair

        Sem contar que tem gente – tipo eu, haha – que faz outras coisas no site além de resenhas e não pode exagerar na quantidade nem de um nem de outro…tem horas que cansa – se eu não gostasse tanto!

  5. Marcelle Dantas

    Muito bem explicado Camila. Blog tem que ter, acima de tudo qualidade. E qualidade envolve tudo isso, é coisa séria. Ótimo post, como sempre, atendendo aos seus leitores rs.

    Beijo!

  6. Luisa Ortega

    Oi Camila,
    Adorei seu post e concordo 100% com o que você disse viu.
    Parabéns, recebo também alguns emails de pessoas querendo fazer blogs e esse seu post nossa, com certeza vai me ajudar, vai ajudar outras pessoas.

    Parabéns viu.

    Se me autorizar, gostaria de estar publicando em meu blog a suas dicas, lembrando que todas os créditos, serão devidamente formalizados.

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy
    @lu_ortega

  7. Fernanda

    Ei Mila,

    Seu post ficou muito bom e super completo. Morro de rir com o tanto que advogado repete processo e crime em um texto hauhauhauhau

    Falando sério, ficou ótimo. Vamos ver se o povo aprende, pq os spams no skoob estão um saco rs

    bjos
    Nanda

    1. Camila

      Oi Nanda,
      É sempre bom aproveitar o conhecimento que a gente tem sobre uma coisa para ajudar as pessoas, né?!
      Fico chocada com a quantidade de besteira que vejo algumas pessoas fazerem, simplesmente porque não sabem que é errado!!
      E quem sabe as palavras crime e processo façam as pessoas perceberem que ter um blog é uma coisa séria!! hehehe
      beijos

  8. Juh

    Posso assinar embaixo? hehehe.
    Camis concordo com tudo, e também recebo alguns e-mails de gente querendo ajuda e tals, eu não ligo de ajudar. Mas quando pedem dicas de como conseguir parcerias eu já desanimo. Não existe formula secreta para isso! E não é só receber livros e boa né? O pessoal precisa entender isso.
    Beijocas 🙂

    Livros e blablablá

    1. Camila

      Pois é, Juh!
      A cada dia que passa mais e mais pessoas resolvem criar um blog literário e já querem fazer sucesso do dia para a noite!!
      Mal sabem elas o trabalhão que dá!! rs…
      beijos

    1. Camila

      Oi Babi,
      Acho que a gente nunca pára de aprender!!
      Eu acompanho vários blogs e estou sempre tirando novas idéias e corrigindo alguns erros!
      Isso faz parte do crescimento!
      Beijos

  9. Luisa Ortega

    O que me deixa triste tbm é ver que tem blogueiro por ae que ignora os novatos também, como foi o meu caso sabe? E hoje eu sou totalmente ao contrário desses “blogs tops” Eu faço parceria sim, gosto de ser simpática, por que tudo nessa vida é reciproco né?

    Sem contar que, concordo com o que a Juh disse.
    Vem aquele email: “Oi, como faço parcerias com Editoras, poderia me passar email de algumas”
    Cara, isso desanima x.x
    Não é fácil, tem gente que acha que precisa colocar 10 resenhas semanais no blog, sem contar os que fazem cópias de sinopse(criando resenha)
    ABSURDO

    E outra, ninguém vê o lado do blogueiro, que tá ali, ralando e gastando dinheiro, não é barato!
    90% dos meus livros, sou eu que compro 😀 EU AMO COMPRAR, sou Compulsiva assumida!

    É difícil, essas dicas são ótimas, eu AMEI!!!!

    Obrigada pela autorização tá? =)
    Eu coloco seu link-me abaixo linkando o

    Obrigada Camis(se misturando aqui com a galera rsrs)

    Beijos,

    1. Camila

      Bem lembrado, Lu!
      Muita gente que “fica pop” esquece o quanto é difícil chegar lá e acaba sendo esnobe com quem está começando!
      Não consigo acreditar em blogs onde uma única pessoa consegue postar resenhas de 10 livros por semana! Isso é bobagem!! A não ser que a pessoa não faça mais nadica da vida! rs…
      Eu amo comprar livros também!! Não resisto à uma livraria!
      Apesar de receber muitos livros de parceria, continuo comprando a maioria!! rs…
      beijos

  10. Oi Camila!
    Eu adorei as dicas!
    Meu blog só tem 3 meses de vida e eu só o criei por querer compartilhar a minha leitura com outras pessoas. Acho fascinante esse mundo dos blogueiros literários, mas também já reparei que tem muita gente por aí que simplesmente não respeita o espaço dos outros. Também é muito ruim ver quantas pessoas só começam o blog com o intuito de ganhar livros das editoras. Eu gasto muito dinheiro comprando meus livros (a série Mortal que o diga!rs), mas essa é a minha paixão então não tem porque reclamar.
    Sempre gostei muito do seu blog e foi ele que me incentivou a criar o meu próprio espaço. =)
    Beijos!

    1. Camila

      Oi Dé,
      Adorei o que você disse!! Eu sempre vi o LC como um diário de leituras!! O blog é uma parte de mim (não é à toa que tem esse nome! rs…) e é aqui que posso assumir toda a minha paixão doida pelos livros!! rs…
      Hoje em dia acho que gasto metade do meu salário com livros e não tô nem aí!! rs… Melhor que gastar com remédios! hehehe
      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos

  11. Camila Mosqueira

    Ótimo post, Mila! Vc escreveu tudo isso ou copiou de algum lugar? Brincadeira!!! hehehe
    Realmente mta gente deve achar que ter blog é fácil e que pra ganhar livros de graça vale a pena um “pouco” de esforço. Eu mesma já falei isso várias vezes, mas nunca pra valer, pq sei bem o quanto vcs sofrem pra conseguir manter todas as resenhas em dia e pra não deixar acumular os livros das parcerias, em detrimento daqueles escolhidos por vc mesma.
    Ser blogueira com certeza não é nada fácil!
    Bjão!

    1. Camila

      Oi Mila,
      Você sabe muito bem como a gente “sofre” para manter um blog, né??!! Até porque você é uma das comentaristas oficiais do Leitora e sabe que não é fácil!
      Como você bem lembrou, muitas vezes deixamos de ler uma coisa que realme te queremos paramler os livros de parceria e isso nem sempre é legal!
      Beijos

      1. Camila Mosqueira

        Eu sei como é. Ainda bem que vc consegue ler uma centena de livros por ano, senão estaria seriamente enrolada hehe. E tem um ano que estou esperando pra saber sua opinião sobre um livro pequeno que enviei e vc nunca conseguiu terminar o coitado (Não to cobrando, só comentando).
        Estar sempre lendo os livros em primeira mão nem sempre é legal. Principalmente qndo vira obrigação e deixa de ser algo puramente prazeroso, mas acredito que ainda não tenha chegado a tanto, senão tenho certeza que vc mandaria tudo a m.. e voltaria a fazer as coisas do seu jeito. To certa?
        Bjos!

        1. Camila

          Tá certíssima!!
          O livro que você me deu está na cabeceira da cama, mas nunca consigo ler!!! rs…
          Agora estou terminando o livro 9 do 39 Clues, mas já fico com peso na consciência porque tenho uns 7 livros de parceria atrasados!!
          É fogo!
          Beijos

  12. Racky

    Camila
    Parabéns pelo seu post! Super válido, é um manual de boas maneiras, rsrsrs
    Agora uma coisa mega chata é o spam no skoob…
    Posso fazer propaganda deste post?
    Obrigada e bjos

    1. Camila

      Oi Racky,
      Spam é um troço muito chato mesmo!! Ainda mais quando a gente sabe que a maioria das pessoas que faz isso só rstá querendo aumentar o número de seguidores!
      Claro que pode divulgar o post! Fique à vontade!!
      Beijos

  13. Melissa

    Camila, ótimas dicas! Concordo com todas!

    Principalmente com a de não sair por aí soando técnico e falando o que não sabe. Como profissional da área de Letras eu me incomodo muito quando gente sai por aí usando termos sem saber o que significam e fazendo teorias super viajadas. Eu acho que não precisa ser da área de Letras pra fazer uma boa resenha, mas nem todo mundo pode sair por aí usando termos técnicos a bel prazer. É tipo, eu não sei nada de direito, então não vou sair por aí dando pitaco no que não entendo.

    Sobre o lance de esperar parcerias com editoras: sinceramente, se alguém quer fazer um blog só por causa disso é melhor considerar melhor. Quer dizer, o blog tem que ser primeiramente uma diversão pro blogueiro. A pessoa tem que curtir ler, tem que gostar de fazer as resenhas, tem que, principalmente, gostar de blogs de livros. E sair por aí esmolando seguidores só pra conseguir parcerias é no mínimo triste.

    Nem me fala dos recados no skoob. É triste.

    bjs!!!!

    1. Camila

      Oi Mel,
      Às vezes me pego lembrando de quando criei o LC! O próprio nome que escolhi foi para mostrar que o blog é uma parte de quem eu sou e como você disse, um blog tem que ser uma diversão!!!
      Hoje fico triste ao ver o caminho que alguns blogs estão tomando…
      Sei bem o que é esse problema dos termos técnicos! Uma vez eu fui questionada sobre qual a minha formação e como é que eu me atrevia a fazer uma crítica literária! Então eu respondi: não faço crítica literária, conto casos! E para isso meu diploma em direito me serve!! Hehehe Além disso, já li mais de 100 livros em um ano, o que me habilita como uma leitora experiente! Heheheh
      Eu sou advogada e não formada em letras! Posso falar do que eu conheço e só!!
      Mas infelizmente o mundo está cheio de “especialistas”!!

      1. Melissa

        Pois é Camila, eu também criei o meu blog porque ninguém mais me aguentava falando de livros. Ai eu pensei “Bem, alguém deve se interessar, né?” e comecei o blog como uma “válvula de escape”.

        Crítica literária é algo que só acontece na academia. É gente que tem diploma, escreve para revistas especialzidas, escreve dissertações e tese. Blog é uma impressão de leitura. sei lá, você falo o que achou dos personagens, da trama… é uma opinião pessoal. Você não tem que falar “De acordo com fulano de tal e a teoria do bla bla bla” antes de começar sua resenha. Mas os pseudo-especialistas parecem dominar o mundo. Já vi blog dando conselhos médicos por gente que nem passou perto de uma faculdade!

        Você é minha heroína de leitura! Você é super experiente e fala com propriedade sobre as coisas que leu.

        Eu fico muito triste em ver que blogs literários estão virando blogs comerciais.

        1. Camila

          Oi Mel,
          Obrigada pelo “heroína”! Minha cara queimou agora!!
          Mas concordo com o que você disse! Quando leio um blog não quero saber sobre a estrutura da trama, sobre o significado psicológico de certos personagens e acontecimentos ou sobre teoria literária!! Quero saber se o livro é daqueles que a gente não consegue largar, quero saber se tem um mocinho gatão e se o vilão é malvado de verdade!! hehehe
          É assim que procuro escrever minhas resenhas!! rs…
          Beijos

  14. jayane

    Eu já pensei varias vezes ser uma blogueira literária,mas sempre penso tipo ninguém vai lê minhas resenhas ninguém vai visitar o meu blog ai fico sempre na duvida e acabo não criando.

    1. Melissa

      Não preocupa com isso não, jayane. Você tem que criar um blog pra você, os leitores são uma consequência e vêem com o tempo. Eu já tive semanas com 0 acesso no blog. Depois a coisa vai tomando forma… Pouquíssimos blogs têm sucesso imediato.

      1. Camila

        Isso mesmo, Mel!
        Meu primeiro mês de Leitora tive 100 acessos e só duas amigas comentavam! Com o tempo as coisas foram mudando!! rs…
        O mais importante é que nunca desanimei!! E na verdade, até me surpreendo com o tanto de gente que lê o que eu escrevo! Porque na verdade, até hoje escrevo o Leitora como um diário de leituras!! rs…
        Beijos

    2. Camila

      Oi Jay,
      Antes de se preocupar se as pessoas vão ou não ler o que você escreve, precisa pensar se está mesmo com vontade de escrever!
      Você precisa ter tempo e vontade de ser dedicar! No início ninguém lê mesmo, porque ninguém vai te conhecer… mas com o tempo as pessoas começar a aparecer! rs…
      beijos

      1. jayane

        A obrigada Camila e Melissa mas por enquanto vou fazendo as minhas resenhas no Skoob mesmo assim vou treinando para quem sabe um dia tem um blog literário só meu.

        PS:Adoro escrever comecei a gosta bastante depois que comecei a ser viciada em lê livros.

  15. Cacá

    Adorei o post, dicas muito válidas. E ufa, acho que estou fazendo tudo direitinho, rss
    Meu blog é pequeno, o criei sem pretensão nenhuma, mas gosto tanto dele =D Decidi criar um blog quando meus comentários nos blogs alheios estavam ficando muito grandes e eu sentia vontade de comentar mais sobre os livros.
    Desanimo quando vejo blogs ditos literários que só tem sinopse. Marco para nunca mais voltar. E eu já parei de visitar blog, alguns até populares, por causa de muito erro de português. Não dá. Tento ter o maior cuidado possível com isso.
    E seu lado advogada aflorou nesse post, hein Camis? rs, tudo bem, eu sei como é, eu também tenho o meu ;D

    Beijos

    1. Camila

      Oi Cacá,
      Eu tenho vários blogs prediletos que são considerados pequenos, mas são muito bem escritos! Enquanto isso, como você bem lembrou, existem blogs populares que são mal escritos, mal administrados… Existem blogueiras antipáticas… A grande verdade é que basta fazer um monte de promoção, que você terá bastante acesso! Mas se dependesse da qualidade das resenhas, muitos blogs tops iriam quebrar a cara!! rs…
      Nossa, meu lado advogada aflorou total!! Mas achei importante lembrar as pessoas que escrever um blog envolve uma série de responsabilidades!! Tá cheio de criança e adolescente criando blog e falando besteira, copiando resenha alheia!! É um absurdo!!!!!!!
      Beijos

  16. william

    Milla, eu adorei esse post. Gente as pessoas precisam ouvir algumas verdades.
    É divertido ser blogueiro? É. Mas também exige muito trabalho!
    Acho que quem ser blogueiro, tem que ter em mente que seu conteúdo tem que ser exclusivo. Essa coisa de “colunas parecidas” e nomes “quase iguais” me irritam extremamente. Então é bom se destacar!
    Outra coisa que odeio nos blogs é quando eles fazem “indicação” de um livro sem ter lido, como pode acontecer isso hen? Se você faz um release tudo bem, mas INDICAÇÃO já é de mais né? HAUSha
    Falei de mais!

    Beijo
    Will
    Vicio de Cultura

    1. Camila

      Oi Will,
      Aqui você tem carta branca para falar o quanto quiser!! rs…
      Infelizmente falta muita originalidade nos blogs! Um faz uma coisa, todo mundo faz igual!
      Às vezes me sinto até uma ET porque estou sempre de fora dessas coisas… Assumo mesmo que não tenho competência para fazer vídeos, não faço caixa do correio, dificilmente faço post de lançamentos, acho um saco fazer posts só para anunciar as capas… Mas essa sou eu!!!
      A verdade é que cada blogueiro tem que procurar o que mais combina com seu blog! A gente percebe quando as coisas são forçadas!!
      Quando eu criei a coluna do Denis aqui, para falar de histórias em quadrinho, foi para aproximar mais a pessoa que amo do blog que amo! E como ele sabe muuuuito do assunto, foi perfeito!! Pouco tempo depois vi uma blogueira criar uma coluna sobre quadrinhos e arrumou uma colunista ruim demais!! Que só sabe falar de mangás e ainda escreve mal!!! Ficou tão forçado que achei até engraçado!! rs…
      Ops… agora foi a minha vez de falar demais!! rs…
      Beijos

  17. Cíntia Mara

    Ótimas dicas! Algumas delas não servem apenas para blogs literários, mas para todos os tipos. Como não copiar posts alheios, tomar cuidado com o português, não fazer spam de divulgação, entre outros.

  18. alinedal

    Oi Camila! Quanto tempo flor!!! Só passei para deixar um oi e pra te perguntar duas coisas, a primeira é se você já leu aquele livro “Jogo da amarelinha”. Ouvi dizer que é muito bom, e sabe que ele tem duas maneiras de ser lido né? A tradicional, e uma que você vai pulando os capítulos. E a outra é se você também já leu “Insustentável leveza do ser”, esse também que é muito bom!!! Bjos

  19. Lorena G.

    Eu adorei a seu idéia e também acho que existem muitos blog literários hoje em dia. Eu precisei fazer muitas mudanças no meu blog, tenho mais de um ano e ainda assim não tenho muitas visitas. Acho que uma coisa importante é você escolher um nome para o sei blog que tenha relação com ele. Depois de muito tempo, decidi usar apenas o meu nome no título e meu apelido para o domínio do blog, que é outra coisa importante, afinal, mudar de domínio o tempo todo, atrasa a vida do seu blog. Mais uma vez me cito como um “vítima” deste problema. Apesar disso, eu me sinto muito feliz com o meu blog, mesmo não tendo muitas visitas ou mesmo muitos comentários.
    Bjão,
    Lô.

    1. Camila

      Oi Lora,
      A escolha do título é mesmo muito importante!! Ele precisa refletir bem o blog!!
      Quando criei o Leitora, quis que ele representasse uma parte de mim, por isso o nome é tão pessoal!! rs… Além disso, fiz questão de deixar claro que o blog trata apenas de livros e que representa a minha opinião pessoal!! rs…
      Esse problema do domínio também é sério!! Ainda bem que consegui comprar o meu!! rs…
      Beijos

  20. Aline T.K.M.

    Ótimo post, concordo em cada um dos tópicos. Blogar é um hobby mas exige muita dedicação da gente. A questão do tempo é mesmo complicadinha, ano passado, durante alguns meses, eu estive muito relapsa em relação a novos posts e resenhas (estava em intercâmbio e realmente não sobrava tempo para o blog). Esse ano consegui colocar tudo em dia. ^^
    Sobre parcerias, bom, acho que sempre tem gente que quer ter blog para tirar alguma vantagem disso né. Respeito quem faz, mas não é a minha. Até hoje somente ganhei uns 3 livros com parceria, e mesmo assim foram parcerias para determinado livro, e não algo contínuo. Gostei porque eram livros que realmente me interessavam, mas ter milhares de parcerias com tudo quanto é editora nunca esteve entre meus objetivos. Acho muito legal a parte da colaboração mútua, de enriquecer a leitura com a ajuda das editoras e gerar mais conteúdo para o blog; mas, por outro lado, se eu tivesse muitas parcerias, acabaria só tendo tempo para os livros das parcerias, fazendo com que minha leitura fosse direcionada para um caminho que poderia estar bem longe dos livros que realmente me interessam.
    Resenhas técnicas ou não, o importante é escrever com prazer, colocar paixão no que faz. Se a pessoa lê com paixão e escreve com paixão, o resultado sempre vai ser legal! =) Errinhos de português e linguagem de internet são sempre chatinhos, né, mas esse é o tipo de coisa que a gente deve sempre se policiar, já que alguns erros acontecem sem nem percebermos (por isso, acho que ler e reler o que escrevemos antes de publicar é tão fundamental quanto o ato de escrever por si só).

    Bjão!!

    1. Camila

      Pois é, Aline. Você mencionou um problema sério sobre as parcerias! Nem sempre encontramos tempo para lermos o que realmente temos vontade, porque temos os livros dos parceiros para ler!! rs…
      E quanto aos erros, é normal acontecerem!! Eu mesmo digito um pouco rápido e vivo comendo letras!! Ou então escrevo uma coisa, resolvo mudar a frase, apago o que tinha escrito pela metade e minha frase vira uma salada!! hehehe Procuro reler meus textos antes de publicar, mas alguns passam!! O problema é quando a gente percebe que a pessoa escreve errado, mas tem certeza que está escrevendo certo!! rs…
      beijos

  21. Alessandra

    Oi Mila! Mesmo não tendo blog adorei o seu post!!! Eu gosto muito de visitar alguns blogs (o seu é um dos meus preferidos e você já sabe disso…hehe), mas nunca tive a intenção de ter o meu próprio. Além de exigir muita responsabilidade, o que infelizmente já percebi que algumas pessoas não levam a sério, exige tempo e dedicação! Eu amo ler, é a minha maior paixão, mas criar um blog realmente não faz parte de meus planos agora! Eu tenho muita vontade de falar com alguém sobre o que leio, mas aí mato a vontade comentando as resenhas nos blogs! Justamente comecei a procurar os blogs (e conheci o seu!!!) pela necessidade de encontar pessoas que compartilhassem a paixão da leitura, pois as minhas amigas não entendiam essa minha paixão por livros, achavam um absurdo eu gastar em livro e não em roupa e aí eu pensei: “deve ter gente que gosta tanto quanto eu, ne?! “Corri para internet e conheci o Leitora Compulsiva e através dele conheci outros blogs que adoro, dentre eles o da Vivi, Recanto da chefa! Recentemente resolvi que vou criar um Skoob! O seu post foi realmente muito bom e não tem jeito, nós como advogadas, sempre que escrevemos um texto colocamos algum termo jurídico…hahaha. Então, sempre que eu quiser falar sobre algum livro vou perturbar você ou a Vivi!!! Tadinha de vocês…rsrsrs.

    Ah, quase esqueço de perguntar, você também vem na Bienal do RJ? A Vivi eu sei que vem! Já até encomendei doi livros com ela!

    Poxa, esse comentário ficou um tratado… Melhor eu te enviar um e-mail quando for falar tanto assim…kkkkkk.

    Bjs

    1. Camila

      Oi Alê,
      Adorei o seu comentário!!
      Muita gente que ama ler e conversar sobre isso acha que precisa criar o próprio blog e isso não é verdade!
      Como você disso, pode conversar sobre seus livros prediletos nos blogs que você acompanha!!
      Que bom que o Leitora te proporciona esse espaço!! E que bom que conheceu o Recanto! As resenhas da Vivi são muito engraçadas! rs…
      Eu vou sim para a Bienal! Mas só posso ir no final de semana e ainda não sei como eu vou!! hehehehe
      Beijos

  22. Babi Ever

    Adorei as dicas e eu sigo a maioria delas…
    ODEIO os spams dos blogs no meu mural do Skoob e eu já escrevi que não gosto e NÃO faço no mural dos outros…
    Sobre as parcerias,a maioria dos meus leitores me perguntam isso,e muitos querem blogs pra ganhar livro de “graça”,mas não é NADA de graça,você recebe um livro e tem que pagar por ele com a dedicação e tem que divulgar…É um retorno!
    E eles DEVEM entender que todo livro que recebemos tem que ser lido e resenhado não é MESMO o oba-oba que a maioria acha.

    Parabéns pelo post!

    Beijos

    Babi Ever

  23. Sanzinha

    Adorei o post, Camis! Essas dicas são sempre ótimas.
    Fez eu me lembrar do post q fiz no mês passado: 10 Coisas Que Eu Gostaria de Ter Descoberto Antes de Começar Meu Blog.
    Mas o meu foi + 1 desabafo… rs.
    Suas dicas são preciosas pra quem ta começando. Muito legal de sua parte ajudar assim!

    Desculpa escrever pouco, mas é q ainda to só com 1 mão… rsrs

    Beijocas!

    1. Camila

      Oi San,
      Muito obrigada pelo sacrifício de ver comentar aqui!!
      Eu sei que sua recuperação não está sendo fácil, mesmo assim você passa por aqui!! Muito fofa!!!
      Beijos

  24. Mundo da Leitura

    Nossa Camila! Adorei o post, disse tudo (ou quase tudo, visto que esse tema tem muuuuitos tópicos para abordar)! Nossa, se todo mundo seguisse esses passos antes de criar um blog, teríamos muito mais sites com bom conteúdo no ar. Eu mesma me repreendo muito por não ter tempo de postar como eu queria, mas pelo menos não fico apenas copiando e colando sinopses e dizendo que são resenhas, como já vi muitos por aí… Seu blog é um exemplo para quem quer começar a escrever e achei muito legal essa iniciativa. Quanto as parcerias, eu ainda não procurei nenhuma porque o Mundo da Leitura é novinho e também porque sei que, por enquanto, não ia ter tempo de honrar um compromisso assumido com as editoras (mal consigo ler o que eu compro, hehehe)! Acho extremamente válida a sua ideia de colocar estes passos em um post, assim todo mundo que tem dúvidas sobre blogs pode entender melhor como funciona 🙂

    Beijos
    Adriana – Mundo da Leitura

    1. Camila

      Oi Adri,
      Acho importante dividir um pouco das coisas que eu aprendi nesse tempo todo de Leitora… Infelizmente tem muita gente que se empolga, cria um blog e depois abandona porque descobre que não é tão fácil assim mantê-lo!!
      Beijos

  25. Antonio Sagrado Lovato

    Pra mim, tornar-se um blogueiro literario requer duas cosias: COragem apra começar e principalmente Ler livros cheios de fantasia, realidade e imaginação!
    Reocmendo fortemente o livro Gabriel Querubim e os Guardiões do mundo dos sonhos de Rogério Pietro.

    Att
    Antonio

    1. Camila

      Oi Beatriz,
      Infelizmente são poucas as pessoas que realmente se preocupam em fazer um trabalho sério!
      Escrever uma resenha requer muita responsabilidade, já que podemos até estragar a leitura de alguém com o que escrevemos.
      Algumas pessoas chegam ao ponto de ofender o livro e quem o escreveu, usando palavrões e tudo mais! É um absurdo!!!
      Beijos

  26. Rodrigo Nyrak

    ser um blogueiro.
    É uma tarefa dificio essa e muitas das vezes, sei que muitos como eu que tenta manter um blog
    na lei dos buscadores, manter um blog por amor, compartilhar com as pessoas as nossas emoções e de alegria e tambem as vezes de tristezas.
    Desputamos um espaço sem querer disputas, porque eu acho que existe espaço para todos, eu cho!
    Um nós chegaremos lá, e nunca desisto, mesmo que fique dificio das pessoas nos encontrar, mas elas nos acharam em um dessas pesquias do dia a dia.

  27. Ligia Paulino

    Oi Milla!!!

    realmente concordo! a febre de blogs literários sendo criados ultimamente ficou muito grande, e a de blogs sendo abandonados maior ainda, isso é triste! o bom do seu post é que faz o pessoal abrir os olhos de que ter um blog literário é algo que você realmente gosta, não um trabalho forçado, o meu blog é o meu lazer e já perdi a conta de quantas horas de sono já deixei de lado por um bom livro que eu não aguentava largar kkkk.

    Bem fico por aqui! e beijocas ;***

    Lígia.

    1. Camila

      Oi Lígia,
      Infelizmente algumas pessoas acreditam que basta criar um blog que o sucesso vem imediatamente. E não é assim!
      Manter um blog depende de muito trabalho! E um blog literário, que traz resenhas de livros, depende de muita leitura também!! E isso requer tempo!
      Mas espero ter contribuído de alguma forma!
      beijos

      1. Ligia Paulino

        Isso ai Milla!! espero que muitas pessoas possam ter conferido seu post, ele ajuda e muito abrir os olhos de muitos que criaram blogs e ainda por cima literários sem nem ter ideia do tempo de dedicação que é preciso para mantê-lo e que fazemos o que mais gostamos =)

        Beijocas ;**

  28. Quemlefazseufilme

    Mila, falou tudo !!!!! Essa semana um bloguizinho de meia tijela copiou inteiramente a resenha de uma colega nossa e eu fiquei pensando. Se uma pessoa se propõe a criar um blog literário, o mínimo que ela deveria fazer é escrever suas próprias resenhas. Afff Tem gente que acha que é só criar e bum , num passe de mágica as parcerias acontecem e tal. Não é assim não minha gente ! O objetivo principal é compartilhar leituras, opiniões e principalmente formar uma rede de amigos que lêem.
    Tá tudo invertido 🙁

    1. Camila

      Pois é, Luka!
      Já fui vítima de plágio duas vezes e isso me deixou maluca!
      Para que ter um blog se não é para escrever???
      Ah… talvez pelos “livros de graça”, né?!
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Rachel,
      Spoilers são aquelas informações que revelam coisas sobre um livro que podem estragar a leitura de outra pessoa! Tem gente que se empolga na resenha e diz, por exemplo, que não gostou do final porque um dos personagens morreu… Isso é um spoiler!! Feed é uma forma de leitura do blog. As pessoas que assinam o feed recebem as novidades por e-mail e não precisam ficar entrando no blog toda hora para ver se tem novidades!! E banner é a imagem do seu blog, um desenho de divulgação, uma espécie de poster!!
      Beijos

  29. Vanessa Cardoso

    Não aguento mais a praga do skoob! É difícil não ser mal educada com quem invade sua página e não se da nem ao trabalho de dar uma olhadinha de 5 segundos no mural. Fico indignada u_u
    Gostei do texto, falou tudo! 🙂

  30. Nikolas Alvarenga

    Camila!

    Olá! Fiz um blog e está totalmente novo. Comecei a fazer resenhas… E vou chegar lá!
    Suas dicas são valiosas para um blog literário e totalmente novo como o meu!

    E COM CERTEZA, irei seguir as suas dicas 🙂

    we-read-books.blogspot.com

  31. Yasmim

    Gostei muito das dicas. Ultimamente tenho pensado bastante em criar um blog literário, vou guardar e quando eu tiver certeza do que quero usarei essas dicas. Beijos!!

  32. Gaby

    Olá, gostei das dicas, e apesar de não concordar com 100% da sua opinião, concordo com várias.
    Infelizmente muita gente vem criando blogs por criar, escrevendo textos sem conteúdo e até mesmo, desculpe o termo, banais.
    Não sei qual é o propósito dessas pessoas, acho que a maioria são adolescentes que querem cair numa “onda” que está sendo atualmente ter um blog literário. As pessoas acham que ter um blog é simples. Eu sou blogueira a 4 anos, e apesar de achar o skoob uma ótima ferramenta para divulgação, não utilizo ele exclusivamente para isso, como muitos. Faço trocas, e sempre que possível atualizo a estante. Todas as resenhas do meu blog são escritas por mim, e faço isso porque gosto. E não faço resenhas só de livros, mas de games, séries, enfim tudo que gosto. Acho que as pessoas que tem blog tem que gostar de escrever e ler. Adoro o meu blog, e nunca desisti dele, mesmo com as tantas dificuldades que já enfrentei nessa jornada.
    Abraços, bom texto!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Muito obrigada, Gabi.
      Sou obrigada a concordar com você. Muita gente decide criar blogs literários porque estão interessados nos livro “de graça”, mas não é assim que as coisas funcionam, né?! Só quem leva a sério o trabalho de um blog sabe que nada é de graça!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!