Leitora Compulsiva

O Último Suspiro, de Robert Bryndza #Resenha

o último suspiro robert bryndza detetive erika foster editora gutenberg resenha blog leitora compulsivaTítulo: O Último Suspiro

Título Original: Last Breath

Série: Detetive Erika Foster #04

Autor(a): Robert Bryndza

Editora: Gutenberg

Ano: 2018

Páginas: 304

Tradução:  Marcelo Hauck

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)

***




No final do ano passado a Editora Gutenberg lançou o livro O Último Suspiro do autor Robert Bryndza,  quarto livro da série Detetive Erika Foster. Como eu já tinha lido e amado os três primeiros livros da série, fiquei doida para ler esse também. A oportunidade surgiu logo porque ele foi tema do Clube do Livro Autêntica de novembro e recebi um exemplar da editora para poder mediar o clube.

Por motivos que eu não sei nem quais são, acabei deixando esse livro aqui na pilha de resenhas para fazer e só agora me dei conta de que ainda não tinha resenhado essa belezura!! Rs… Então bora resolver isso…

o último suspiro robert bryndza detetive erika foster gutenberg resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “O Último Suspiro”?

O Último Suspiro é o quarto livro da série policial da Detetive Erika Foster, que, apesar de ser uma incrível investigadora de homicídios e ter solucionado casos importantes, continua afastada da Equipe de Investigação de Assassinatos e presa à Equipe de Projetos. Mas é claro que isso não a impede de meter o nariz onde não é chamada… Rs!

Em uma segunda-feira fria de janeiro, a Detetive Inspetora Chefe Erika Foster tem planos de jantar tranquilamente com o seu antigo colega de equipe, o Detetive James Peterson, mas seus planos mudam quando ele é chamado para uma cena de crime. Mesmo não tendo nada o que fazer por lá, Erika decide ir junto ao local, onde descobre que o corpo de uma jovem, severamente espancado, foi achado em uma lixeira.

Como sempre, Erika começa a se meter na investigação e a forçar a barra para participar do caso. Então, quando ela encontra uma ligação desse assassinato com um crime não solucionado de uma jovem quatro meses antes, seus superiores são obrigados a deixá-la participar!

– Eu só quero pegar esse assassino, Andy. Sim, eu tenho orgulho. Orgulho de levar as pessas à justiça. Não faço isso por mim mesma.

Todas as pistas levam a crer que o assassino procure suas vítimas nas redes sociais utilizando um perfil falso. E agora que ele sequestrou mais uma garota, Erika e a equipe precisam correr contra o tempo antes que ela se torne o próximo corpo na lixeira!

O que esperar desse livro?

A primeira coisa que eu acho legal dizer é que, como é característico dos livros dessa série, esse quarto livro da Detetive Erika Foster traz um caso totalmente novo, que não guarda nenhuma relação com os crimes investigados nos livros anteriores. Por isso pode até ser lido de forma independente! E eu digo “pode até ser lido” porque, apesar do leitor não perder nada em relação ao caso investigado, acho que perde bastante da evolução pessoal da protagonista e dos personagens ao seu redor… Acho que é uma questão de gosto! Eu sempre prefiro ler os livros na ordem, mas quem não se importa de perder uma coisinha ou outra, então “pode até ler” esse livro sem ter lido os outros! Rs…

A segunda coisa é que eu já virei uma fã de carteirinha do autor e minhas impressões podem – e devem mesmo – estar completamente contaminadas pela minha “fãzince”! Rs… O que isso significa? Bom… basicamente significa que, depois de ler quatro livros da série, estou perdidamente apaixonada pela escrita do autor, pela forma como ele constrói suas histórias e pela protagonista! Rs… Já disse várias vezes e repito: queria que a Erika Foster fosse minha melhor amiga!! Rs…

De todos os livro até agora, esse foi o que mais me fez refletir até agora. Ele aborda inúmeros temas importantes e atuais, mas principalmente nos alerta sobre o excesso de informações pessoais que colocamos nas redes sociais e sobre a falta de preocupação com a nossa segurança virtual. As vítimas do serial killer desse livro foram todas atraídas por alguém que as conhecia muito bem, só usando as informações que elas mesmo forneceram sem saber…

Adorei a forma eletrizante como a investigação foi conduzida, mas o que eu mais gostei nesse quarto livro é que nossa protagonista durona está, finalmente, se abrindo para uma vida mais social, se permitindo até mesmo um relacionamento! #queorgulhodaerikinha

Robert Bryndza é, para mim, um dos melhores escritores de thrillers da atualidade. Suas histórias são envolventes, bem trabalhadas e de uma diversidade impressionante. Nessa série temos uma protagonista imigrante, personagens secundários incríveis que são homossexuais ou negros, e a gente simplesmente nem percebe, de tão natural que é!

Esse quarto livro da série terminou de um jeito tenso e não vejo a hora de ler o próximo para saber como a vida pessoal da Erika vai ficar!! Felizmente não terei que esperar muito, porque o quinto livro já está vindo por aí!

Sobre o autor e seus outros livros…

Robert Bryndza nasceu no Reino Unido e já morou nos Estados Unidos e no Canadá. Seu romance de estreia, The Not So Secret Emails of Coco Pinchard (2012), deu origem à famosa série de comédia romântica de Coco Pinchard. Atualmente mora na Eslováquia com seu marido Ján Bryndza, com quem escreveu o romance satírico Lost in Crazytown (2013).

O Último Suspiro é o quarto livro da série de ficção policial da Detetive Erika Foster. Os três primeiros livros são: A Garota no Gelo, Uma Sombra na Escuridão e Sob Águas Sombrias. O próximo livro se chamará Sangue Frio e tem lançamento anunciado para o próximo mês de maio.

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

36 comentários sobre “O Último Suspiro, de Robert Bryndza #Resenha

  1. RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Camis!
    Não tive oportunidade ainda de ler nenhum livro da série.
    Gosto também de ler pelo início, mas como falou que pode ser lido de forma independente, se tiver oportunidade, lerei, mesmo perdendo o desenvolvimento pessoal da protagonista.
    Gosto de livros que nos fazem refletir sobre assuntos importantes.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Aline Martins de Oliveira

    Oi Camila! Também sou apaixonada pela escrita do autor, e embora esteja ainda terminando o segundo volume, confesso que a detetive é demais e de longe minha favorita! Essa pegada de suspenses policiais sempre me atraíram demais, e com essa levada de protagonistas mulheres, tão ou mais competentes que os velhos policiais, parece fazer tudo mais gostoso de ler. Mal posso esperar por esse volume! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com

  3. Ana Caroline

    Olá, Camis.

    Parece ser aquele tipo de leitura que você começa e não quer largar enquanto não soluciona o caso.
    Eu também prefiro ler os livros na ordem, assim não perco nada, principalmente essas evoluções que vão acontecendo durante o passar dos livros.
    Adorei a premissa, não conhecia o autor, mas já anotei a dica aqui. Espero que goste da leitura do próximo livro também!

  4. Elis Souza

    Nada mais atual que um assassino que escolhe suas vítimas pelas redes sociais né… Essa história tem todos os elementos que curto em um bom romance policial.Também não gosto desse negócio de ler fora da ordem, a curiosidade já bateu forte aqui. Quero saber mais sobre a detetive e principalmente porque ela estava fora da equipe de investigação kkk. Esse autor é muito bom! Precisamos agradecer a primeira editora que apostou nele aqui no Brasil né, já que lá fora ele já é bem reconhecido.

  5. Luna

    Deu para perceber o quanto você é apaixonada pelo autor!rs Infelizmente, eu ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo. 🙁 Quero muito ler estes livros, principalmente O Último Suspiro, pois sua resenha me deixou muito curiosa, ansiando por descobrir quem é o assassino e por que ele cometia esses crimes bárbaros. Também quero vê-lo ser detido por esta detetive que você admira tanto e que imagino que também irei admirar quando ler, pois amo protagonistas fortes e inteligentes.

    Já quero muito ler!

  6. Blog Livre Lendo

    Deu para perceber mesmo sua empolgação e o quanto você adorou essa leitura!
    Não conhecia esse autor, nem mesmo as obras. Não sou muito fã de romances policiais, mas gostei do fato de cada livro ser único e não depender dos demais.

  7. Camila de Moraes

    Olá Camis,
    Eu gostei muito do primeiro livro do autor e acho que ler na sequência faz bastante diferença justamente pelos pontos que você destacou.
    Ainda vou demorar um pouco pra chegar nesse volume, mas acho que tem tudo pra me agradar principalmente por ver que é um crime isolado dos anteriores.
    Ótimas e animadoras considerações.

  8. Carolina Trigo

    Oi, Camis!
    Eu já tinha lido diversas resenhas sobre os outros livros do autor, mas eu não sabia desse último lançamento dele, tanto que não tinha reconhecido. Só fui descobrir que era o mesmo autor de A Garota No Gelo no final da sua resenha.
    Eu amo livro policial, mas ainda não tinha ficado muito interessada nos primeiros volumes. Mas lendo a sua resenha, eu fiquei MUITO curiosa com esse quarto livro. Estou até pensando em ler fora da ordem, rsrs.
    Sua resenha está muito boa. Parabéns!
    Bjsss

  9. cris

    Oi Camis!
    Escuto muito falar dos livros de Robert Bryndza, mas ainda não li nenhum, já coloquei na minha lista de desejados, adoro suspense policial e esse mistério sobre mortes. Parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber quem é o assassino e como Erika vai conseguir pegá-lo, bjs!

  10. Leitura Enigmática

    Não conhecia a obra, mas fiquei bem interessado na história que parece ser intensa e repleta de surpresas. Anotei o nome, pois minha curiosidade está bem aguçada para saber da sua história na íntegra. Excelente dica.

  11. Andressa Ledesma

    A editora está lançando vários livros dessa série e eu estou amando, apesar de até o momento só ter lido um. kkk
    Gostei muito da resenha, e que bom saber que dá para ler fora de ordem.
    beijos

  12. Maria José

    Olá, amei conferir suas considerações sobre esse livro, eu quero muito ler algo do autor, achei super interessante ter um caso independente em cada livro e ao mesmo tempo podermos ir acompanhando a evolução dos personagens e da protagonista no decorrer da série.

  13. Jéssica Melo

    Olá Camila, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série, eu também prefiro ler esse tipo de livros que tem casos diferentes em cada livro na ordem cronológica para acompanhar o desenvolvimento dos personagens *-* Pelos seus comentários o enredo desse parece estar bem bacana e com um bom mistério para a detetive solucionar *-*

  14. Ivinah Campos

    Ainda não li nada do autor, mas fiquei bem curiosa com a serie toda, principalmente porque as capas estão muito instigantes. O enredo também me deixou bem curiosa e já quero ler imediatamente.
    beijos

  15. sousalays

    Olá!
    Me interessou bastante o livro, adoro histórias policiais e com investigações, as minhas preferidas são as de Sherlock Holmes rsrs. Mas esse livro parece ser uma leitura que flui de forma bem prazerosa. Achei a descrição da personagem Chefe Erika um pouco parecida com Veronica Mars rsrs bem daquelas que gostam de meter o nariz onde não são chamadas. Assim que esvaziar minha pilha de livros, vou me arriscar nessa aventura investigativa 🙂
    Abraços e mi lbeijos.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!