Leitora Compulsiva

O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams (Edição Ilustrada)

o guia do mochileiro das galáxias edição ilustrada douglas adams chris ridell editora arqueiro blog leitora compulsivaTítulo: O Guia do Mochileiro das Galáxias – Edição Ilustrada

Título Original: Hitchhiker’s Guide to The Galaxy – Illustrated Edition

Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias #01

Autor(a): Douglas Adams

Editora: Arqueiro

Ano: 2021

Páginas: 320

Tradução: Carlos Irineu da Costa, Leonardo Alves, Marcia Heloisa Amarante Gonçalves e Paulo Henriques Britto

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Magazine Luiza

***




Lançado originalmente no ano de 1979, O Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams completa 42 anos agora em 2021 e, considerando que esse é um número de grande importância na trama – e por consequência para todos os fãs desse clássico – nada melhor do que comemorar esse marco com uma linda edição especial, lançada aqui no Brasil pela Editora Arqueiro.

Apesar de já ter aqui na estante meus exemplares velhinhos dos livros da série e ter ainda a edição digital do volume único lançado no ano passado, quando vi essa edição em capa dura com ilustrações do Chris Riddell (responsável pelas ilustrações de Coraline), sabia que precisava de um exemplar na estante.

Sobre o que é “O Guia do Mochileiro das Galáxias”?

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro de uma série de ficção científica bem humorada que conta a história de Artur Dent, um cara super comum, até um pouco molengão, que é resgatado minutos antes da Terra ser destruída, por seu amigo alienígena (que Arthur não sabia que era alienígena) Ford Prefect. Ford estava disfarçado na Terra para fazer pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia para quem quer se aventurar pelo Universo…

Graças aos conhecimentos de Ford, os dois conseguem pegar uma carona em uma nave alienígena bem a tempo de escapar da morte e partem pelo Universo, se aventurando, enfrentando inimigos, fazendo amigos, salvando o dia, descobrindo novos mundos…

Essa série tem de tudo um pouco: tem naves, saltos no tempo, lasers e extraterrestres, golfinhos… Tem críticas à burocracia, à política, ao tédio e a várias coisas que são beeem típicas de nós humanos. Mas o que essa série tem de especial é o humor e o sarcasmo típico dos ingleses e, logicamente, tem ainda uma toalha – item essencial na mochila de um aventureiro das galáxias.

Além das belas ilustrações, o que diferencia essa edição das demais é o “Um guia para o Guia”, texto escrito pelo autor Douglas Adams, em que conta como surgiu a ideia do livro e como foi a experiência dele ao longo dos anos.

O que esperar desse livro?

O Guia do Mochileiro das Galáxias é considerado um clássico no mundo todo! Um tipo de leitura obrigatória para quem curte uma literatura non-sense e cult. Ele é o primeiro livro de uma trilogia de 4 livros, composta por 5 livros! Não entendeu nada, né?! Pois é… na verdade o que começou como uma trilogia, ganhou um quarto volume… e depois um quinto… Bom, se bem que algumas pessoas não consideram o quinto livro como o quinto livro da série e sim como um livro relacionado! Tá achando tudo muito louco??! Então que tal saber que essa série tem um sexto livro?! Pois é, tem! Só que ele não foi escrito por Douglas Adams, que morreu em 2001 e sim por Eoin Colfer (dos livros do Artemis Fowl). O livro se chama “E tem outra coisa…”.

E toda essa maluquice de quantos e quais livros compõe essa série é perfeita para mostrar para vocês que essa não é uma série tradicional! E nem por isso deixa de ser muito boa! A série é, até hoje, uma das minhas obras literárias favoritas da vida, então sempre me derreto em elogios para falar/escrever sobre ela.

O humor de Douglas Adams é refinado e inteligente. Nada de pastelão! Hum… Mentira… Tem um pouco de pastelão sim… Mas um pastelão refinado e inteligente!!! Rs… Mas muito se engana que a história criada por Douglas Adams tem o objetivo apenas de fazer rir! Por trás do humor, o autor faz críticas incríveis aos seres humanos, deixando muito claro que NÓS NÃO SOMOS O CENTRO DO UNIVERSO (mesmo que algumas mães insistam em dizer o contrário para seus filhinhos). Rs!!!

Cada um dos personangens dessa história tem uma personalidade única e nos cativa de maneira diferente. Alguns nós vamos adorar, outros vamos odiar, mas tudo isso só torna tudo ainda melhor!

É por isso que amei poder ter em mãos essa edição ilustrada pelo talentosíssimo Chris Riddell, o mesmo ilustrador da edição de Coraline lançada pela Intrínseca! Os traços do ilustrador combinaram perfeitamente com a história e gostei demais de ver a representação deles para os personagens. Alguns desenhos são exatamente como eu imaginava, outros nem tanto! Rs…

O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro atemporal, que sempre terá uma vaga no panteão dos clássicos da ficção e continuará despertando o amor de leitores bem humorados por todo o mundo! Claro que essa história não vai agradar todo e qualquer tipo de leitor, mas mesmo assim é um marco da literatura moderna.

Sobre o autor e seus outros livros…

Douglas Adams é autor da famosa série O mochileiro das galáxias, cujos títulos incluem O guia dos mochileiros das galáxiasO restaurante no fim do universo, A vida, o universo e tudo maisAté mais, e obrigado pelos peixes! e Praticamente inofensiva, todos publicados pela Arqueiro. Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952, e morreu aos 49 anos, em 2001.

Os cinco livros clássicos podem ser encontrados separadamente ou em edição volume único. Para quem quer se aventurar nesse universo, eu recomendo a lindíssima edição em volume único lançada em 2020, em capa dura e pintura trilateral. É a coisa mais linda! Eu tenho essa edição em ebook, mas sonho com esse volume físico!!

Essa edição ilustrada de O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma edição comemorativa dos 42 anos de publicação do livro! E se a Arqueiro lançar os outros livros da série em capa dura e versão ilustrada, os fãs ficarão bem contentes!!! Rs…

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

8 comentários sobre “O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams (Edição Ilustrada)

  1. rudynalva

    Camis!
    Já tive oportunidade de ler esse e os outros livros da série.
    Na época até gotei, porque gosto muito do humor ácido que o autor imprime, porém hoje não sei se leria novamente, refletindo, são muitas ‘loucuras’, mesmo para um livro de ficção.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Eliane

    Olá Camila
    Já vi esse livro aqui e acolá mas nunca tinha lido nenhum a resenha a respeito dele .Não imaginava que é ficção científica ..
    Parece ser uma serie bem divertida mas ao mesmo tempo bem crítica em relação a humanidade
    Gostei da sua resenha bem leve e divertida tambem .
    Bjs

  3. Angela Cunha

    Todos os anos no Dia da Toalha eu me cobro por nunca ter lido o Guia rs
    Eu tenho um pé atrás(resumindo, pouco cérebro) para ficção científica, mas penso que com essa mini resenha, encontrei meu caminho.
    Até pelas ilustrações que fiquei muito curiosa para ver e sentir todo esse universo!!!
    Já vou lá dar uma namorada!!!
    Beijo

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Angela.
      Acho que não é necessariamente cérebro que a gente precisa para ler esse livro, mas sim bom humor.
      A história se tem muito de viagens pelo espaço, mas no fundo as coisas tem mais a ver com saber rir da própria desgraça! Rs…
      Se conseguir dar uma chance, depois me conta!
      beijos

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Ahh esse é um clássico que ainda preciso conferir, tenho certeza que essa versão ilustrada é ainda mais bacana de ser lida, já que teremos imagens desse universo que inspirou tanto outros livros.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!