Leitora Compulsiva

O Circo da Noite, de Erin Morgenstern #Resenha

o circo da noite erin morgenstern resenha editora morro branco blog leitora compulsivaTítulo: O Circo da Noite

Título Original: Night Circus

Autora: Erin Morgenstern

Editora: Morro Branco

Ano: 2022

Páginas: 448

Tradução: Isadora Prospero

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)




No ano passado a editora Morro Branco publicou uma nova edição do livro O Circo da Noite da autora Erin Morgenstern que havia sido publicado em 2012 pela Intrínseca. Como eu gostei muito dessa história quando há li há 10 anos, resolvi comprar um exemplar e fazer uma releitura!

Hoje conto para vocês – outra vez – o que achei desse livro!

o circo da noite erin morgenstern resenha editora morro branco blog leitora compulsiva

Sobre o que é “O Circo da Noite”?

O Circo da Noite nos conta a história de uma competição entre dois mágicos: Celia e Marco. Talvez mágico não seja o melhor termo para definí-los… O que eles fazem é uma verdadeira manipulação da realidade. Cada um deles carrega consigo o estilo de seus mestres, justamente os responsáveis pela disputa. Desde pequenos, Celia e Marco foram preparados para competirem entre si, mas não conhecem um ao outro.

O cenário dessa disputa é o Cirque des Revês – literalmente o Circo dos Sonhos, um circo todo em preto, branco e cinza, que abre ao anoitecer e fecha ao amanhecer. Nesse circo, as tendas e números são criados para dar a impressão que a platéia está sonhando mesmo!

Além dos dois “jogadores”, temos inúmeros personagens incríveis envolvidos indiretamente nessa competição e que tem grande importância na história: o dono do circo, o engenheiro, a figurinista, a contorcionista, a cartomante, o relojoeiro, os filhos dos domadores de feras…

Enquanto o circo viaja pelo mundo, arrebatando multidões e fiéis seguidores, novas tendas e novos números vão sendo acrescentados por Celia e Marco, numa espécie de composição a quatro mãos. Essa harmonia entre eles só podia resultar em algo mais, em um amor profundo e mágico!

O que esperar desse livro?

Quando comecei a ler esse livro na primeira vez, achei que não me entregaria a ele… Até a página 200, acreditava que não estava me empolgando. Mas foi então que percebi que a intenção do livro é justamente essa e nessa releitura eu já estava bem preparada para o que encontraria. Não há um grande clímax, uma luta e nem nada que nos deixe desesperado para ler mais… A história é tranquila, fluida… e ao mesmo tempo extremamente envolvente. Os capítulos são adicionados ao livro como as tendas são acrescentadas ao circo, de maneira serena…

Aos poucos fui percebendo o quanto estava envolvida na trama e, mesmo já sabendo o final, eu fiquei querendo ler mais e mais, mas tudo isso de uma forma tranquila, sem desespero ou ansiedade. Me apaixonei novamente por Bailey, pelos gêmeos, pelo sr. Friederick e seus “sonhadores”… Torci muito para que Celia e Marco pudessem ao menos empatar nessa competição.

Me apaixonei ainda pelos pequenos trechos entre capítulos que narram a sensação sentida pelos visitantes do Cirque des Revês… Pude me sentir realmente dentro da história!

Esse livro é perfeito para quem procura uma história mágica e sem grandes tensões!

Sobre a autora e seus outros livros…

Erin Morgenstern é escritora e artista multimídia que descreve todos os seus trabalhos como “contos de fadas, de uma forma ou de outra”. É ganhadora dos prêmios Alex e Locus e suas obras foram publicadas em diversos idiomas ao redor do mundo. Erin é formada em Teatro pela Smith College e atualmente vive em Massachusetts.

Além de O Circo da Noite, a Editora Morro Branco também publicou o livro Mar Sem Estrelas e já está na minha lista de desejados.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

8 comentários sobre “O Circo da Noite, de Erin Morgenstern #Resenha

  1. Atraentemente Evandro

    Essa capa está linda demais. A Editora Morro Branco caprichou nos detalhes dessa edição. Achei interessante, mesmo sem grandes tensões a trama consegue prender a atenção do leitor. O estilo de escrita é muito importante na hora de construir um enredo.

    Evandro

  2. Larissa

    Oi, Camis! Acho esse cenário do circo tão fascinante! Com certeza dá um toque todo especial à leitura. E achei bem interessante essa manipulação da realidade. Um livro que, sem muitos acontecimentos de fazer o leitor surtar, entrega emoção e magia.

  3. Alecia Rodrigues

    Tenho curiosidade nas obras dessa autora, você comentando sobre o livro me lembrou de uma trilogia que também não é cheio de tensões e um climax que é A terra partida da N K jemisin!

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Que releituras são sempre muito bacanas né, ainda mais quando em edições diferentes, embora já tenha lido algumas coisas (boas) sobre o livro, ele não conseguiu assim despertar minha vontade de ler, mas vira e mexe ele aparece nas minhas redes e quem sabe um dia eu não decida que preciso lê-lo

  5. Eliane

    Lembro do outro livro da autora que também tem uma capa muito bonita. Muito interessante o fato da autora conseguir prender o leitor mesmo que a trama não possua grandes acontecimentos.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!