Leitora Compulsiva

Meme – Desafio Nacional

Esse Meme me foi passado pelo Will, do blog Vício de Cultura e gostei muito de responder!! A proposta é responder as questões abaixo agora e voltar a fazê-lo no fim do ano. Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço.

1 – QUANTOS LIVROS NACIONAIS HÁ NA SUA ESTANTE??
Não sei se minha conta está certa, mas acho que hoje em dia tenho uns 56 livros nacionais de literatura na minha estante. Isso me fez lembrar que não sei onde foram parar meus livros nacionais clássicos que li quando estava na escola. Tenho a impressão que minha mãe fez uma doação!! Preciso  descobrir…
2 – QUANDO E QUAL FOI O ÚLTIMO LIVRO NACIONAL QUE VOCÊ COMPROU?
O último livro nacional que eu comprei foi do Pobre Não Tem Sorte 2, da Leila Rego, mas ainda não li.
3- O QUE ACHOU DELE?
Como não li ainda, vou comentar sobre o último nacional que eu li, ok?? O livro foi o Entre o Amor e a Amizade e achei bom. A história e os personagens são tão reais que me peguei conversando com eles. Senti como se os personagens fossem da minha turma de amigos.
4- DENTRE OS LIVROS NACIONAIS QUE VOCÊ JÁ LEU, QUAL MAIS TE DESAGRADOU E QUAL MAIS TE SURPREENDEU?
Não gosto muito de falar sobre livros nacionais que me desagradaram, mas fiquei com um trauma tão grande em relação a um livro, que não tem como não falar. Ano passado li um livro chamado Um Mundo Perfeito e achei um livro confuso. Achei que a proposta do autor até era interessante, mas no final não entendi nada. O problema foi que fiz um comentário no Skoob dizendo que não tinha gostado do livro e passei a ser perseguida por “fãs” do autor.  Bom, foi a maior decepção!! Só pararam de me perseguir quando comecei a reunir provas para processar “essas pessoas”. Por essa razão, classifico esse livro como a pior experiência literária que já tive, nacional ou não!!
Sobre as boas surpresas, não posso escolher um só!! Sou muito fã dos livros da Vivianne Fair, da Paula Pimenta, da Leila Rego, da Bianca Briones e de vários outros autores.
5- O QUE ACHA QUE FALTA AOS AUTORES NACIONAIS PARA QUE A BARREIRA DO PRECONCEITO DOS LEITORES SEJA VENCIDA?
Acho que realmente falta investimento em publicidade!! Os leitores brasileiros são um tanto traumatizados em relação à literatura nacional, tendo em vista que foram obrigados a ler os clássicos quando estavam na escola!! rs… Mas acho que falta informação para os leitores. As pessoas precisam conhecer mais os livros. Não adianta a história ser boa, se a capa é ruim ou de baixa qualidade. As livrarias precisam abrir mais espaço nas estantes de destaque!!
Quando a capa é interessante e o livro está bem destacado na estante, as pessoas param para olhar o livro e isso ajuda muito!!
Mas faço um alerta: existem livros bons e ruins em qualquer lugar. Tem autor nacional ruim por aí que fica se fazendo de coitadinho e de discriminado! Aí é demais, né??
6- CITE 3 LIVROS NACIONAIS QUE VOCÊ ESPERA LER EM BREVE:
Pretendo ler o Pobre Não Tem Sorte 2, da Leila Rego e as continuações de Dragões de Éter, do Raphael Draccon.
7- INDIQUE 5 BLOGS PARA RESPONDER ESSE DESAFIO:
Dessa vez não vou indicar ninguém, ou melhor, vou indicar todo mundo que queira responder esse desafio!! rs…

18 comentários sobre “Meme – Desafio Nacional

  1. William

    Ahh Milla, adorei as suas respostas, concordo com várias delas! õ/
    Eu vivo te passando esses memes né? Mas não precisa aceitar todos não viu? Só os que mais gostar, porque afinal você tem vários posts para fazer! hehehe

    Adorei as respostas mesmo! 😀

    Beijos,
    Will

    1. Camila

      Oi Will,
      Você escolhe uns memes ótimos para me passar!!
      Já fiz até o post com o meme que você me passou hoje! Eu guardo esses posts e vou intercalando com as resenhas quando dá! rs…
      Beijos

  2. Cacá

    Sei que não tem nada a ver com livros nacionais, mas falando em mães que doam livros, um grande trauma que tenho é a doação que a minha fez de uma coleção completa da Agatha Christie que ela tinha, antes que eu pudesse ler (porque eu era criança e ela não me deixou). Trauma eterno! rss
    E o último nacional que eu li também foi o livro da Bianca. E senti a mesma coisa que você, que os personagens bem que podiam ser meus amigos!
    Quanto a ser perseguida por fãs de autor só porque você expressou sua opinião… melhor nem comentar… =/

    Beijos

    1. Camila

      COMO ASSIM????? Ela doou a coleção inteira??? Nossa! Entendo sua revolta!! Isso é chocante e esse tipo de coisa não se faz!! Uma lição para lembrarmos quando tivermos nossos filhos!!
      O livro da Bianca é ótimo, né??
      Beijos

      1. Cacá

        Entende a minha dor?! Como disse trauma eterno! Até hoje reclamo com ela. E eu sou tão apegada aos meus livros, não me desfaço de nenhum. Tenho até os livros de história infantil de quando era criança. Quando me mudei no fim do ano o que mais me preocupou foram meus livros. Meus amigos até tiraram sarro que arrumei minha estante de livros antes mesmo do meu guarda-roupa… hihi

        Beijos

        1. Camila

          Hahaha,
          Quando me mudei a primeira coisa que levei para o apartamento novo foram meus livros!! rs… Embalei todos com o maior cuidado, coloquei nas caixas e levei cada caixa no meu carro! Não quis arriscar com o pessoal da mudança!! rs…
          Já minhas roupas, taquei numa mala e foi de qualquer jeito!! hehehhe
          Beijos

  3. Fernanda

    Ei Mila,

    Adorei as respostas, eu estou esperando o meu PNTS 2 chegar, estou curiosa para ler.

    Como assim Dragões de Éter não foi o que mais te surpreendeu? afff rsrsrs, brincando ^^

    bjoo

    1. Camila

      Oi Nanda,
      Eu gostei demais do Dragões, mas infelizmente ainda não consegui ler os outros dois livros!! rs…
      Ai como eu sinto falta do tempo que não trabalhava em escritório! Era tão bom ter mais tempo para ler! hehehe
      Beijos

  4. mkalves

    Gostei dessa história de meme. Fiquei refletindo sobre minha relativa displicência para com os nacionais… pensarei a respeito porque tenho dedicado ênfase especial nos clássicos…
    Então tens um sony… sou curiosa sobre o funcionamento de diferentes modelos de e-reader, apesar de muito satisfeita com o kindle.
    abraço grande!

    1. Camila

      Oi Maurem,
      Não fico muito preocupada em saber se um livro é nacional ou não! O que eu gosto mesmo é de livro bom!! rs… Acho importante saber separar o que é bom do que é ruim, independentemente da origem do autor do livro!!
      Sobre o e-reader, estou gostando muuito do meu sony!!
      Beijos

  5. alinedal

    Oi Camila!!! Então, gostei do seu post. Mas assim ,livros nacionais até que saem bastante (trabalho em uma livraria), mas não são necessariamente de literatura, tem muita coisa de auto-ajuda e religião. Por exemplo, hoje no shopping em que trabalho, o André Vianco foi lá fazer noite de autógrafos(sei que é autor de terror). Mas os títulos nacionais que mais saem, são o “Agape do Padre Marcelo, e Batalha do Apocalipse de Eduardo Spohr.

    1. Camila

      Oi Aline,
      Pelo menos a boa notícia é que os livros nacionais vendem, não importa o gênero!! Mas o Batalha do Apocalipse é um grande sucesso mesmo!! Me lembro que a fila para autógrafos na Bienal era imensa!!
      Beijos

  6. Tatiana Leite

    Nossa, que absurdo esse pessoal te perseguindo! Onde já se viu uma coisa dessas? Agora ninguém mais tem direito a uma opinião? Ainda bem que pararam, mas é uma pena que tenham parado nessas condições somente…
    Não interessa se é nacional ou não: todo lugar tem um livro bom e um livro ruim, isso é fato. E gostar ou não de um livro também é relativo – cada um sabe o que mais lhe agrada!

    Também acho que a literatura nacional deveria ser mais divulgada aqui no Brasil, principalmente pelas livrarias… =)

    Adorei as suas respostas! Beeijo! ;3

    1. Camila

      Oi Tati,
      Ainda bem que esse foi um caso isolado, tanto pela falta de qualidade do livro quanto pela atitude do autor! O bom é saber que a literatura nacional está ganhando destaque!! Espero que chegue o dia em que ninguém mais divida os livros em nacionais ou não!! Rs!!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!