Leitora Compulsiva

Gilmar Duarte Rocha – Um Morto Na Minha Cama

Título: Um Morto na Minha Cama

Autor(a): Gilmar Duarte Rocha

Editora: Livrus

Ano: 2013

Páginas: 224

Sinopse no Skoob

***

Na semana passada recebi o contato de uma assessora da Livrus e ela gentilmente me apresentou esse livro, me falou um pouco sobre a história e perguntou se eu estaria interessada em receber um exemplar digital para a avaliação. Na hora eu pensei na enorme lista de livros que tenho aqui na fila, mas eu não tinha como dizer não!! rs… Ela me mandou o livro e, já que eu tinha terminado  um livro naquele mesmo dia, resolvi começar a ler esse.

Uma das coisas que atiçou a minha curiosidade sobre esse livro é o fato dele ser do gênero literário chamado “Farsa” e eu nunca li nada desse tipo. Para quem não sabe o que é, a própria sinopse do livro explica a farsa como o “gênero literário onde predomina o tom cômico e satírico, e que recorre, via de regra, ao absurdo, aos equívocos, ao quid pro quo, à caricatura, às situações ridículas. A farsa visa ainda a subversão de valores da ordem institucional estabelecida, fazendo com que este gênero tenha grande atratividade junto às classes populares. O caráter cinematográfico, que permeia toda a história e que não é novidade em obras desse estilo, é reforçado por pitadas de elementos modernistas e o uso abundante de personagens de diferentes naipes.”

Ah… vá! Até parece que vocês também não ficaram curiosos?! rs…

Ainda não?! Vocês não tem ideia do que se trata essa história?? Hum… Então deixa eu resolver isso!! rs…

“Um Morto na Minha Cama” conta a história de Maxwell da Silva. No dia do casamento de um de seus melhores amigos, Maxwell acorda com uma ressaca violenta e simplesmente se depara com um defunto na sua cama. Max não tem a menor ideia do que aconteceu na noite anterior e entra em pânico. O que será que ele fez com aquele homem gordo que está ali? Tomado pela certeza de que foi ele o causador da morte do sujeito, Max decide que precisa se livrar do corpo e é aí que começa toda a sua via crucis.

O mais engraçado é que logo de cara ficamos sabendo o que aconteceu com o morto e como ele foi parar na cama de Max. Tudo não passou de um mal entendido gigantesco, mas Max não sabe disso! E as situações enfrentadas por Max são no mínimo ridículas. O pobre coitado passa por cada coisa inacreditável que é impossível não rir, ainda que algumas dessas coisas sejam meio trágicas! rs…

A história se passa em Brasília e é bem bacana, para quem conhece a cidade, imaginar os cenários descritos.

Uma das coisas muito bacanas sobre esse livro é que ele foi inicialmente publicado em 2005, em uma edição muito modesta e reduzida. Os leitores gostaram muito do texto, mas ficaram frustrados com o final, então pediram para o autor continuar a história e salvar o Max de um triste fim!! Atendendo aos pedidos do público, o autor decidiu continuar a trama e republicou o livro, agora em sua versão extendida. O autor inclusive chega a mencionar no livro que ficou em dúvida se deveria fazer essa versão maior ou se deveria publicar um segundo volume, mas para nossa sorte, decidiu pela primeira opção! rs…

Decididamente eu nunca tinha lido nada parecido com esse livro e adorei! O enredo é envolvente e a narrativa me cativou. Os acontecimentos são tão absurdos que eu simplesmente não consegui parar de ler. Fiquei o tempo todo tentando imaginar como toda essa loucura iria terminar!! hehehe

Se alguém ficou interessado, o livro pode ser encontrado na versão digital no Site da Livrus.Net e na versão impressa na Livraria Cultura. Foram os únicos lugares em que encontrei o livro!!

Para terminar, deixo com vocês o convite para o lançamento do livro que vai rolar em Sampa hoje à noite (sexta-feira). Farei de tudo para estar lá!!

Convite Um Morto na Minha Cama

18 comentários sobre “Gilmar Duarte Rocha – Um Morto Na Minha Cama

  1. Ethyene Cristina Aguirre de Lima

    Estou louca para ler este livro, já tentei achar na Saraiva de Santos mas não achei nem aqui e em nenhum site para baixar =/

  2. Gih

    Ok, ok, conseguiu captar a minha atenção. Nunca tinha ouvido falar desse gênero literário e agora fiquei com vontade, mas o nome do livro bastaria para me deixar curiosa.
    Beijos,
    Gih

  3. Elis Mathias

    ‘farsa’, nunca havia ouvido falar nesse genero literaril.
    Parece ser engraçado, voce ja procurou ler outros livro desse mesmo genero??
    beijokas

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Elis!
      Ainda não encontrei nada do mesmo gênero, mas sei que existe!
      Quando tiver um tempo, vou pesquisar mais!
      Beijos

  4. Natalia Medeiros

    atender ao pedido de fãs e algo inacreditável!
    Como sempre suas resenhas nos deixam ansiosas para devorar cada pedacinho dos livros citados, e com esse não foi diferente! estou ansiosa para lê-lo, mas ainda sem dimdim para compra-lo,rsrsrs… então com sua licença convido a todos a participar da promo que está acontecendo aqui no leitora compulsiva.
    Sei que quando tiver a oportunidade de ler, ficarei encantada e me tornarei mais uma fã!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!