Muito embora o título desse post seja ‘Eventos Literários’, acho que na verdade ele deveria se chamar “Bienal do Rio: Eu não fui, mas me dei bem!” Rs…
Recente rolou a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e, mais uma vez, eu não fui!! Lógico que vontade não me falta, mas essa época do ano é sempre ruim para mim por causa do trabalho e nunca consigo tirar uns dias para ir até lá… Para a minha sorte, no entanto, moro em São Paulo e muitas editoras aproveitam para fazer eventos por aqui também e tive a oportunidade de conhecer muitos autores bacanas!
O primeiro evento ‘extra-Bienal’ que participei aconteceu em 25/08 e foi o lançamento do livro “O Vilarejo”, do autor Raphael Montes. Mas antes de falar do evento, quero contar uma historinha…
Em 2013 participei de um evento organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, chamado Paulicéia Literária. Fui ao evento para conhecer os autores Scott Turow e William Landay, mas acabei conhecendo também um jovem escritor brasileiro chamado Raphael Montes.
Durante o evento descobri que o Raphael tinha publicado um livro chamado “Suicidas” e ele falou sobre o seu trabalho com tanta empolgação que saí de lá super curiosa. Procurei o livro para comprar naquela semana, mas não encontrei, então acabou que o tempo passou e me esqueci dele! (Eu sei… Que feio!)
Em 2014 voltei a ouvir falar do Raphael Montes, mas dessa vez ele já não era mais o jovem autor desconhecido… Rs! Ele publicou o seu segundo livro, chamado “Dias Perfeitos“, que saiu pela Companhia das Letras. O sucesso do livro foi enorme e com isso ele ganhou o status de revelação nacional!! Vi vários amigos resenhando o livro e dizendo maravilhas e eu, dessa vez, consegui comprar o livro… mas ainda não li!! rs…
Em julho desse ano, a Suma de Letras anunciou o lançamento do terceiro livro do autor, chamado “O Vilarejo“. Eu que não sou boba pedi um exemplar pela parceria. Só que muitas coisas na parceria mudaram e fiquei sem saber se ia receber o livro ou não.
E agora eu volto ao evento do dia 25 de agosto, que aconteceu na loja da Cia das Letras, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional aqui em São Paulo.
Cheguei lá mais ou menos uma hora antes do início do evento. Levei meu exemplar de ‘Dias Perfeitos’ e, na dúvida, decidi comprar um de ‘O Vilarejo’. Fui para a fila de autógrafos e como eu tinha que esperar mesmo, decidi abrir o livro e dar uma lidinha…
Uma hora depois e quase chegando a minha vez, já tinha terminado de ler o livro e estava animadíssima. O livro é incrível!!! Ainda vou fazer a resenha dele aqui, mas já adianto que amei! E olha que sou super medrosa para histórias de terror!! kkkkk
Finalmente chegou a minha vez. Primeiro conheci o ilustrador do livro, Marcelo Damm e adorei o desenho que ele fez no livro ali na hora! Na sequência fui atendida pelo simpaticíssimo Rapahel Montes. Contei para ele sobre o Paulicéia Literária e batemos um papinho rápido!!
Uma pena que eu não estava com minha máquina fotográfica, mas consegui um registro desse encontro.
Eu comecei a ler ontem a noite, mas precisei parar pq estava com medinho, rs.
Tô adorando. Vou terminar na hora do almoço.
Bjksss
Ah! As fotos estão lindas!!
Oi, Lê.
A essa hora você já deve ter terminado!
O que achou do final?!
Beijos
Oi Camis, que história curiosa. E agora você não só tem a oportunidade de ler um livro dele, como também ainda pegou o autógrafo. Que legal!
Bjs, Rose.
Oi, Rose.
Agora eu tenho dois livros dele! kkkk
Não vejo a hora de encaixar o ‘Dias Perfeitos’ na minha agenda de leitura!
beijos
Mooorro de medo de livros de terror e me falaram suuuper bem dos livros dele! Mas quando me resumiam a história. ..aí tinha mais medo ainda!!! Rsrsrs
Oi, Vi!
Sou bem cagona para livros de terror, mas gostei muito desse livro!
Como ele é curtinho, dá para arriscar! hehehhee
beijos