Vá a uma livraria, compre um livro, poste nas redes sociais com #desafiodaslivrarias e desafie 3 amigos a fazerem o mesmo!!
Pois é, meus queridos… Nos últimos meses, nós amantes de livros temos nos deparado com o mais triste dos cenários: as livrarias estão fechando as portas por todo o Brasil!! Que o mercado editorial estava em crise nós já sabíamos, mas nunca podíamos imaginar que veríamos as principais redes de livrarias fechando suas lojas, com dívidas milionárias! É de cortar o coração ver esse tipo de coisa!!!
E se quisermos mudar isso, temos que mudar nossas atitudes no dia-a-dia. Temos que olhar para nosso umbigo e ver onde estamos errando! Não são só livrarias e as editoras que precisam repensar suas ações… Nós também temos que parar de reclamar e colocar a mão na massa!!
Pensando nisso, Marcos da Veiga Pereira, sócio diretor da Editora Sextante e presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), lançou a campanha #DesafioDasLivrarias e todos estão convidados a participar!!
1 – Vá a uma livraria;2 – Compre um livro;3 – Poste nas redes sociais com #desafiodaslivrarias4 – E desafie pelo menos três amigos a fazerem o mesmo!
Vamos aproveitar esse Natal e presentear as pessoas que amamos com livros!
CAmis!
Gostei muito da iniciativa e vou ver se consigo participar.
Valeu pela diulgação.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy.
Já fui lá comprar meus livros!! Rs…
beijos
Sim, eu tenho que ir a uma e comprar um livro, geralmente faço as compras via internet porque é muito mais prático para mim, mas poxa, queria que as pessoas pensassem que piratear é injusto.
Oi, Greice.
É uma pena que hoje em dia as pessoas só consigam enxergar o próprio umbigo.
Vivemos em uma cultura do egoísmo e as pessoas só querem saber daquilo que elas podem se aproveitar!!!
A ideia da pirataria está tão marcada na cabeça das pessoas que vejo gente baixando centenas de livros que nunca nem vão ler! Elas só querem ter, ter e ter!!
Eu costumo comprar muitos livros pela internet também, até porque ando comprando a maioria em ebook, mas sempre que posso vou até uma livraria e compro alguma coisa para dar de presente!
Beijos
Oi, Camila!
Tenho observado essa crise das livrarias com grande preocupação, assim como a maioria de nós que amamos livros. Aqui onde moro só tem uma livraria e nem é uma das mais famosas, então para que ela deixe de existir também não é tão difícil. Não conhecia esse Desafio das Livrarias e achei muito legal. Quero tentar participar nesse natal.Obrigada por divulgar o vídeo, ele é muito importante no nosso momento atual. Beijos!
Jéssica Martins
castelodoimaginario.blogspot.com
Oi, Jéssica.
As pequenas livrarias são essenciais para a literatura e é uma pena que estejam sendo engolidas!!
Me corta o coração ver lojas de livros sendo transformadas em cafeterias e revendedoras de jogos de vídeo game.
Espero que nossos esforços pela literatura surtam efeito!
Beijos
Olá, Camila, tudo bem?
A ideia até é interessante, a iniciativa é bem “divertida”, mas… não é a primeira crise, não será a última crise. E a culpa dessa vez é mais das editoras que escolhem “quem lançar, quem promover, em quem investir”, os valores cobrados das livrarias e a falta de contrapartidas. Talvez o grande diferencial dessa crise seja a força que – agora – nós leitores temos, nós podemos fazer algo: podemos comprar livros de quem queremos, livros de autores brasileiros, diretamente com os autores brasileiros. Temos em nossas mãos a chance de mostrar para as grandes editoras – e as médias e pequenas e também para as “falcatruas” espalhadas por aí – que quem importa é o final da linha, nós, quem compra os livros, então vamos atualizar o desafio: entre em contato com seu autor predileto, veja se ele tem livro físico e compre com ele. Incentive o trabalho regional… Talvez as editoras entendam o recado.
Oi, Bel.
Entendo perfeitamente seu ponto de vista, apesar de não concordar com parte dele.
O importante é que podemos fazer alguma coisa para ajudar!!!
beijos
Sou apaixonada por livros desde que me conheço por gente e me corta ver a situação das livrarias do nosso país. Com certeza vou participar e comprar livros para todos nesse ano!
Beijão da amiga Vilminha
Oi, Vilms.
Também me corta o coração.
Essa crise já vem de longa data, mas agora que a coisa toda explodiu, as pessoas começaram a se conscientizar!!
Também dei uma porção de livros de Natal! Rs…
Beijos
Olá, tudo bem ? Eu estava bem disposta a participar, fui na livraria Saraiva no Shopping aqui próximo de casa, quase cai para trás. Como só tenho comprado versão em ebook por conta do Kindle, me assustei ao ver os livros com valores médios de R$ 50.
Desta forma, tive que deixar para a próxima.
Oi, Gi.
Que pena!! Infelizmente nos acostumamos com os preços de livros congelados e agora que as editoras tiveram que subir os preços, ficamos chocados!
Beijos
Ola…
Acredito que ess seja uma das correntes mais incríveis de 2018 e algo que deve ser seguido ate 2019, 20 e por ai vai…
Vou essa semana na livraria fazer a minha parte.
Beijos
Oi, Mayara.
Parabéns por aderir a campanha!
Vamos tentar comprar pelo menos um livro por mês?!
Beijos
Ah, que legal o desafio. Acho que nos dias de hoje estamos precisando dar uma movimentada e fazer as pessoas comprarem mais livros!
Oi, Andressa.
Se a gente ajudar, tenho certeza que vamos conseguir mudar as coisas!
beijos
Olá, Camila!
Eu acho essa proposta muito boa, mas não gosto muito de ficar postando fotos ou vídeos nas redes sociais. Sou mais de fazer só resenhas mesmo.rs Todavia, uma das coisas que mais faço na minha vida é indicar livros. Todos os dias. Ao ponto das pessoas enjoarem.kkkkkkk E este ano eu comprei muitos livros. Tanto online quanto nas livrarias físicas. Foram muitos livros mesmo! Cheguei a exagerar e me sentir um tanto culpada, pois tenho livros demais acumulados para leitura. Porém, também fico feliz de ter feito a minha parte.
Além disso, também ganhei vários livros, pois todos que me conhecem sabem que é o melhor presente para mim. E claro que darei livros de presente neste Natal.
Também me entristeceu muito essa crise das livrarias, sobretudo quando vi as notícias sobre a Saraiva. Eu deixei de comprar nessa livraria online, pois o estresse para os livros chegarem era enorme e tive que ir no Reclame Aqui para conseguir ver o problema resolvido. Todavia, na livraria física eu costumo comprar bastante e quando soube da situação fiquei arrasada. 🙁
Bjs!
Oi, Luna.
Eu te entendo porque também prefiro fazer minhas resenhas por aqui!
Mas qualquer forma de ajudar é válida! Só de fazer resenhas e incentivar a leitura você já está fazendo um ótimo trabalho!
beijos
Tinha visto alguns comentários nas redes sociais, mas não conhecia a fundo a premissa do desafio, mas espero que alcance muitas pessoas e que passamos a incentivar cada vez mais a leitura em nosso meio, pois faz muita falta.
A gente já viu que brasileiro é bom em mobilizações!! Rs…
Quem sabe a gente implaca mais essa?! Rs…
Beijos
Olá!
A ideia do projeto é realmente ótima, o que vem acontecendo com todas as livrarias nessa crise do país é lamentável de ser ver. Estamos vendo várias livrarias fechar, mas infelizmente são poucas as coisas que podemos fazer.
Se eu conseguir ir à livraria ainda esse ano, irei aderir ao desafio. Ótima postagem!
Oi, Ana.
Espero que possa participar!!
Nós sempre podemos ajudar incentivando a leitura!!
Beijos
Olá!
Estou doida para participar desse desafio mas infelizmente a crise das livrarias está bem grande, a mais próxima que tinha da minha cidade fechou e fiquei chateada por não poder ter feito a minha contribuição.
Torcendo para que essa fase ruim passe.
Beijos!
Caramba, Cá.
Que triste isso!
Mas vamos continuar incentivando a leitura do jeito que a gente pode!
beijos
Oi Camila,
Esse desafio é emocionante, mas só funciona para as pessoas que tem livrarias nas cidades. Na minha cidade tinha 2, mas, infelizmente, fecharam.
Eu gostei muito de você ter feito essa postagem e vou indicar para vários amigos, acho importante comprarmos nas livrarias.
Feliz 2019!
Beijos,
@umoceanodehistorias_
Ai, Bruna.
Que coisa mais triste!!!
Que em 2019 apareça uma boa alma para abrir uma nova livraria na sua cidade!
beijos