Leitora Compulsiva

Desafio Realmente Desafiante de SETEMBRO: George Orwell – A Revolução dos Bichos

Confesso que o Desafio Realmente Desafiante do mês de Setembro foi relativamente fácil para mim! Isso porque a tarefa do mês era ler um livro de um autor já falecido. E como vocês sabem, além do desafio propriamente dito, ainda me obrigo a ler algum livro que eu já tenha na estante e que esteja esperando por uma chance!!

Já tinha decidido que iria ler (ou reler) algum clássico e minha primeira escolha foi Admirável Mundo Novo, que ainda não resenhei por aqui. Mas foi então que o Denis me lembrou que tínhamos A Revolução dos Bichos, de George Orwell na estante… E quando vi que a nossa edição tinha apenas 96 páginas, decidi que ele seria perfeito!! hahahaha

Para quem não conhece, A Revolução dos Bichos é um livro escrito em 1945 e foi imediatamente classificado como uma sátira sobre a Revolução Russa (1917), chegando a ser usada, de maneira equivocada, como propaganda anticomunista. A intenção de Orwell era de fazer uma crítica ao rumo que o socialismo tomou na União Soviética.  Ao longo de todo o livro podemos identificar as figuras de Lênin, Stálin, Trotsky, sem prejuízo de reconhecer o partido comunista, os capitalistas e o povo trabalhador.

O livro conta a história dos animais da Granja do Solar, pertencente ao Sr. Jones. Cansados da vida miserável e indigna a que são submetidos e liderados por um grupo de porcos, os animais expulsam o fazendeiro e seus peões, passando a se autogovernar, acreditando no trabalho e na igualdade entre todos os bichos!

Livre dos humanos, os animais acreditam que poderão viver em harmonia, tirando total proveito de todo o seu trabalho. Mas aos poucos surge uma necessidade de liderança e os porcos, mais inteligentes que os outros bichos, assumem esse papel e estabelecem uma rotina de trabalho a todos. Apesar de pregar a igualdade entre todos, os porcos se concedem certos privilégios, sempre com a desculpa de que aquilo é o melhor para todos na fazenda.

Com o passar do tempo, os ideais de igualdade são deixados de lado. As idéias são impostas à força. As condições dos animais se tornam ainda pior do que eram no tempo do Sr. Jones… Os verdadeiros heróis são esquecidos e a corrupção toma conta do “governo” dos bichos…

Impossível não se deixar convencer pelos argumentos de George Orwell, que era socialista. A crítica feita por Orwell não era contra o socialismo, mas contra o governo de Stalin que “traiu” os ideais da revolução e adotou um sistema totalitário e corrupto na extinta União Soviética.

A Revolução dos Bichos é um livro pequeno, mas seu conteúdo nos faz refletir. Vale a pena ser lido, principalmente nessa época de eleições…

*** Créditos – resenha escrita com a ajuda do meu professor de história particular, o Denis! rs…

24 comentários sobre “Desafio Realmente Desafiante de SETEMBRO: George Orwell – A Revolução dos Bichos

  1. vivbc

    Poxa, esse foi um dos primeiros livros que li na minha vida. E um dos primeiros filmes que assisti sobre um livro! Mas eu li em inglês, estudava na Cultura Inglesa e ia cair numa prova. Nunca me arrependi e desde então ele é, de longe, um dos meus favoritos.
    Nunca li um livro que fosse realmente assim tão bom. O que chegou perto foi do Ray Bradbury…

  2. A. C. Lyoko

    Oi Camila o/

    Não li esse livro ainda, mas pelo o que você diz ele é do tipo que te abre os olhos para algumas coisas da sociedade. Eu sei como é porque foi como me senti ao ler “Ouro, Fogo & Megabytes” do Felipe Castilho (um dos que te recomendei). Espero poder ler esse em breve, adoro ficções nos quais nos fazem refletir =)

    Beijos!

  3. lilly_rodrigues

    Já tinha ouvido muito falar nesse livro… Fiquei realmente interessada, mas assustada, pois sei tão pouco sobre a Revolução Russa e ainda esse fim de semana comecei uma leitura (via wikipedia) sobre o assunto!

    Camila, pede o Denis pra me recomendar um livro de história?

      1. Lilly

        Boa noite Camila, eu queria algum material para realmente conhecer e entender o que aconteceu durante o século passado…

        Quer dizer, a vida do ser humano mudou drasticamente e eu quero me inteirar de tudo o que aconteceu, efetivamente, principalmente na EUROPA.

  4. Fernanda

    Oi Mila,

    Nossa eu já li, mas te confesso que não lembro quase nada. 😛
    Eu li na época da faculdade, faz séculos kkkkkkkk
    Gosto muito da escrita do autor, já li dele também aquele 1984 que amei.

    beijos

  5. Viviane Machado

    O que acho engraçado é que a TV sempre passa esse filme voltado para as crianças TODO NATAL. Ele não é para crianças propriamente, principalmente por ter coisas tão tristes…creio que o livro deve seguir a mesma linha, não é? O filme já meio que me choca; acho que o livro não deve ser diferente..rs Beijos!

  6. Aione Simões

    Oi Camis!
    Apesar de conhecer o livro e de querer lê-lo, eu não sabia que ele era uma crítica à Revolução Russa, o que o torna ainda mais interessante!
    Gostei da explicação histórica do livro!
    Beijão!

  7. carolinaduraes

    Oi Camila, tudo bem?
    A primeira vez que eu li esse livro eu não havia entendido a profundidade do tema (vou assumir a minha imaturidade rs). Quando tive a oportunidade de reler, esse livro realmente me fez pensar bastante. Vale muito a pena…
    Beijos

  8. Maura C. Parvatis

    Oi, Camila!
    Eu gosto bastante desse livro, li ano passado mas assisti o filme em 2007.
    A crítica dele é muito boa, na escola o estudamos como sendo ”sátira da Revolução Russa” e conseguimos – a sala toda – notas boas, aí li o livro e um pouco mais velha compreendi perfeitamente a crítica que ele fez algo que não entenderia aos 13 anos, mesmo tendo uma linguagem simples e ágil.

    Beigos!

  9. Jayane

    Já tinha ouvido falar desse autor,mais o livro A revolução dos bichos não sabia do que se tratava eu sei muita ignorância minha,gostei do conteúdo apesar das poucas paginas.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!