Leitora Compulsiva

Christopher Paolini – Eragon

Esse é um dos poucos livros que eu li depois de ter visto o filme. Na verdade eu não tinha conhecimento do livro até ver o filme, então… Fiquei ensaiando um tempão para comprar o livro e acabei ganhando de presente no começo desse ano. Encontrei um super promoção no Submarino e aproveitei para comprar os outros dois da coleção. Mesmo com os livros em mãos, só agora tomei coragem pra ler. No começo era falta de tempo, depois era porque eu estava sempre comprando livros novos e nunca tinha tempo para os ‘velhinhos’ na estante. Acho que isso mostra que estou comprando mais livros do que dou conta de ler… Preciso refletir!!!

Finalmente superado todos os desafios e dilemas resolvi que estava na hora de ler a série, que recebeu o nome de Ciclo da Herança e é composta por 3 livros: Eragon, Eldest e Brisingr. O último livro foi lançado em 2008 e há notícias de que o autor está preparando um quarto livro (ainda sem nome). Então acho melhor eu ler os que já foram lançados antes que o novo livro fique pronto! rs…

Um fato interessante é que o autor acabou de completar, em 17 de novembro, 26 anos. Novinho, né?! Pois é… E ele começou a escrever a trilogia quando tinha apenas 15 anos.

O livro conta a história de como um jovem comum e sem importância se torna um respeitado e admirado Cavaleiro de Dragões. Eragon deixa sua cidade e o que restou de sua família e parte para uma incrível aventura ao lado de seu dragão – Saphira. Durante todo o caminho que segue, Eragon irá enfrentar as mais desafiadoras aventuras ao lado de Brom, amigo e professor, e descobrirá que ser um Cavaleiro de Dragão é muito mais importante do que se pode imaginar. Ele terá que tomar decisões e irá amadurecer rapidamente. E tudo isso para estar pronto quando tiver que enfrentar o governante do Império, um ex-cavaleiro que estará disposto a tudo para se manter no poder. Durante sua jornada, Eragon conhecerá magos, elfos, anões e um espectro muito malvado. E terá que descobrir se podem confiar em quem o cerca.

Gostei muito do livro e obviamente me lembrei muito do Senhor dos Anéis. Acho que o autor foi claramente influenciado por Tolkien, já que até mesmo desenhou um mapa da região onde a história acontece e se preocupou em criar uma língua antiga usada especialmente por elfos. Mas a semelhança em nada diminuiu a criatividade do autor e a capacidade de fazer o leitor se apaixonar pela história. Bom… pelo menos eu me apaixonei e já comecei a ler o segundo volume.

Para quem assistiu o filme e ficou desanimado, o livro é muito mais atraente! As coisas são narradas com muito mais detalhes e fazem muito mais sentido no livro do que no filme. Eu sempre começava a ler um capítulo achando que saberia o que ia acontecer e sempre me surpreendia. Alguns personagens não mencionados no filme são adoráveis e enriquecem a narrativa, como é o caso de Angela. Fica a dica de leitura!!!

E para quem estiver interessado: a trilogia completa está à venda no Submarino por apenas R$ 29,90!

0 comentários sobre “Christopher Paolini – Eragon

  1. Camila Mosqueira

    É incrível como vc tem o poder de me deixar com vontade de ler aquele livros que eu já havia riscado da minha lista a muito tempo. Vc acertou em cheio, o fato de ter me desanimado com o filme me fez desistir do livro tb. Se eu já não tivesse comprado mais do que deveria com certeza aproveitaria essa super promoção do submarino. Aliás, eles estão uma loucura com relação a séries de livros. Tá tudo baratinho!

    1. Camila

      Até que o filme não foi de todo mal, mas é bem sessão da tarde! O livro é bem mais legal mesmo! Só tome cuidado com os livros do Submarino. Eu ganhei o primeiro livro de aniversário (comprado numa livraria comum) e depois quando comprei os outros dois na promoção do site, percebi que existe uma diferença na qualidade dos livros. Os livros do Submarino são inferiores, ainda que editados pela mesma editora. Para você ter uma idéia, eles não tem orelha! Mas são bons se pensarmos quanto eles custam!

    1. Camila

      O filme só conta a história do primeiro livro. E conta mais ou menos. Por isso ele termina deixando uma sensação de ‘o que vai acontecer agora’. E como não fizeram mais filmes, para saber o final dessa longa história, só lendo mesmo! hehe

  2. Camila Mosqueira

    Este foi o problema, eu tb achei mto sessão da tarde, assim como o filme das Crônicas de Nárnia, que tb é mto infantil. Uma trilogia que eu gostei muito (apesar de nao ter terminado o último livro ainda) foi das Fronteiras do Universo, do Philip Pullman. Fizeram um filme bem legalzinho do primeiro livro, mas não finalizaram ele com o mesmo “gostinho de quero mais” que tem no final do livro, então acho que não fez mto sucesso.. É uma pena.

    1. Camila

      Depois que vi o primeiro filme do Crônicas de Nárnia decidi que não veria mais nenhum. Achei o livro lindo, uma forma muito fofa de mostrar Deus para as crianças. A idéia de apresentar o Leão se sacrificando por eles… é lindo e com certeza quero ter o prazer de ler com meus filhos um dia. Mas o filme mostrou personagens bem bobinhos… Por isso prefiro os livros! hehehe
      Já ouvi falar super bem do Philip Pulman mas ainda não consegui ler nada dele! Vou colocar na minha lista!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!