Leia.Seja. é uma campanha realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) para difundir a mensagem do valor do livro e seu papel transformador na sociedade!
No 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro e, para comemorar, a Editora Arqueiro sugeriu uma bela Blogagem Coletiva para falarmos sobre a Campanha Leia.Seja. criada pelo Sindicato Nacional dos Editores de LIvros – a SNEL.
Nessa campanha, que tem por objetivo o incentivo à leitura, Bernadinho, Bela Gil, Cauã Reymond, Pedro Bial, Washington Olivetto e Baby do Brasil se transformaram em personagens clássicos da literatura, mostrando que os livros nos permitem viver as mais diversas vidas!!
Afinal, quem é que não leu Harry Potter e se sentiu como um jovem bruxo dentro de Hogwarts?! Que garota não suspirou e se apaixonou por Edward Cullen junto com a Bella?! Quem não se sentiu a própria Katniss fugindo pela arena de Jogos Vorazes ou o próprio Robert Langdon decifrando os enigmas em Código Da Vinci?!
Esse é o verdadeiro poder dos livros! Eles nos permitem ser os personagens, viver suas vidas durante aquele curto espaço de tempo. Livros nos dão novos desafios, novas paixões, novas alegrias e tristezas! Os livros nos permitem viajar e conhecer novos mundos, novas culturas…
Quando eu era criança ouvi um ditado que dizia: O inteligente é aquele que aprende com seus próprios erros, mas o sábio é aquele que aprende com o erro dos outros!! E isso gravou em mim… Quando lemos um livro, avaliamos constantemente os erros e acertos dos personagens! E se aprendemos com isso, nos tornamos sábios!! O ditado não dizia que esses outros tinham que ser pessoas de verdade, né?! Rs…
LEIA.SEJA.
Campanha de valorização à leitura transforma personalidades em personagens de clássicos da literatura
Bernardinho, Washington Olivetto, Baby do Brasil, Bela Gil, Cauã Reymond e Pedro Bial estrelam peças que circularão pelo país em comemoração ao Dia Nacional do Livro.
O Sindicato Nacional dos Editores de Livros realiza uma campanha para valorizar o papel transformador da leitura, convidando toda a sociedade a compartilhar sua paixão pelos livros.
Lançada na Bienal Internacional do Livro Rio – onde estampou painéis, instalações e vídeos e fez sucesso com modelos caracterizados circulando pelos pavilhões do Riocentro –, a Leia.Seja. se prepara ganhar o país no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, numa divulgação conjunta em espaços públicos, bibliotecas, lojas e plataformas virtuais, com apoio das livrarias, editoras, distribuidoras e entidades do livro.
Ao longo de todo o mês, o público será estimulado a postar nas redes sociais qual o personagem literário mais marcante de suas vidas, a exemplo de diversos autores, editores, jornalistas nacionais e internacionais que já deram seus depoimentos para os perfis da Leia.Seja. no Facebook (www.facebook.com/leiaseja) e no Instagram (@leiaseja).
Criada pela agência WMcCann, a campanha é protagonizada por um time de personalidades do esporte, das artes cênicas, da música e da comunicação, convidadas a incorporar personagens icônicos da literatura brasileira e mundial. O técnico de vôlei Bernardinho se vestiu de Capitão Rodrigo, de “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo; o publicitário Washington Olivetto e a cantora Baby do Brasil fizeram Visconde de Sabugosa e Emília, de “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato; a apresentadora Bela Gil virou a Capitu de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; o ator Cauã Reymond se fantasiou do protagonista de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes; e o jornalista Pedro Bial aparece como o detetive de “As aventuras de Sherlock Holmes”, de Arthur Conan Doyle.
O conceito da ação parte da ideia de que, quando lemos, nos tornamos parte da história – ler estimula a imaginação, a criatividade e a inspiração; faz rir e chorar, refletir e viajar. Nas peças, as personalidades dão vida aos personagens, lendo trechos dos títulos escolhidos. Assim que fecham os livros, voltam a ser eles mesmos, com o semblante transformado pelo prazer e a reflexão que uma boa leitura oferece.
O grupo foi fotografado e filmado por Miro, um dos mais consagrados fotógrafos brasileiros, em cenários que remetem às obras. As imagens publicitárias serão utilizadas em anúncios impressos, mídia digital e urbana.
“O Brasil precisa com urgência de uma revolução de cidadania e ética, e acreditamos que a leitura tem um papel fundamental a desempenhar nessas áreas. A campanha ‘LEIA.SEJA.’ quer mostrar exemplos de pessoas reconhecidas pelo público em geral, que tiveram suas trajetórias marcadas pelos livros de diferentes maneiras”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL. “Nosso desejo é que essa ação reverbere pelos meses seguintes, estimulando o hábito da leitura ao redor do país e propondo uma conscientização sobre o seu valor”, completa.
Pereira comemora os passos da ação até o momento. “Começamos a campanha Leia.Seja. com o pé direito na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com excelente repercussão e envolvimento do púbico. Nessa primeira fase da campanha, conseguimos alcançar mais de 1,1 milhão pessoas nas redes sociais. A partir de outubro, peças começarão a ser veiculadas e estarão decorando as livrarias de várias partes do Brasil, e contamos com o engajamento de todos nas celebrações do Dia Nacional do Livro”, diz.
“Leia.Seja.” nas redes sociais
Em pouco mais de um mês de presença nas redes sociais, a Leia.Seja alcançou uma média de mais de 37 mil pessoas por dia no Facebook e, no Instagram, a hashtag #leiaseja foi registrada em mais de 1.400 publicações públicas.
Com mais de 13 mil curtidas, a fanpage da campanha no Facebook reúne depoimentos de personalidades e leitores sobre obras que os inspiram, além de charadas, dicas e curiosidades sobre o universo literário.
Divida sua paixão pelos livros através de seu personagem favorito. Use as hashtags #LeiaSeja e #DiaNacionalDoLivro, marque nossos perfis nas redes sociais (@leiaseja) e divirta-se! Vamos juntos celebrar o valor do livro na sociedade.
E aí?! Vamos agitar essa campanha nas redes sociais?! Acessem o site da SNEL e baixem as imagens da campanha! Escolham a preferida de vocês e postem com usando #LeiaSeja e #DiaNacionalDoLivro!! Vocês podem ainda criar a própria foto de vocês, como seus personagens prediletos! Afinal: Leia.Seja.!!!!
Camis!
Acho esse projeto fantástico e estimula demais as pessoas que ainda não tem o hábito da leitura, a partir do momento que pessoas de destaque e conhecidas, passam a ler trechos de livros.
“Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.” (George Lord Byron)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Oi, Rudy.
Achei o projeto lindo e espero que mais gente se apaixone pela leitura!
Beijos
Oi Camila, tudo bem com você? Eu amei essa campanha e achei as fotos lindas. Acredito que vão chamar muito a atenção e despertar a curiosidade do público.
Bjkas
Essa campanha ficou linda!
Espero que surta efeito!
Beijos
Ah, Camis, o livro, na minha opinião, foi uma das melhores coisas que o homem inventou neste mundo. Deveria ser considerado uma das 7 maravilhas!
E é bem como você disse mesmo, nós podemos aprender muito com os livros. Eles são fontes infindáveis de conhecimento. Por isso gostamos tanto, né?
Beijos!
Oi, Sandra.
Como não amar algo que pode nos levar para tantos lugares e nos permite viver tantas vidas maravilhosas???!
beijos
Olá, Camila!
Já vi a campanha durante a Bienal do Livro e fiquei encantada, pois é realmente o sentido do que a leitura faz com a gente. Nos tornamos mais analíticos, vemos nossos erros e acertos pelos olhos dos personagens e até mesmo queremos dar uma de cupido com eles!
Além do mais, ver as celebridades dando uma de cosplayers é sempre divertido! Até hoje fico pasma com as fotos do Bernadinho e do Bial. Não era uma coisa que você esperava deles por aí.
Acabei não falando sobre livros no dia 29, mas vou dar um jeito de fazer jus a campanha e mostrar como o hábito de ler é tão importante para todos!
Um abraço!
Oi, Leticia.
Acho que existe uma parcela da população no Brasil que vê as celebridades como exemplos e querem fazer tudo o que eles fazem. Então por que não usar isso para a leitura?! Hoje já sabemos que um livro que é mostrado em uma novela acaba vendendo muito mais… Então se as celebridades saíssem por aí carregando um livro embaixo do braço, tenho certeza que mais gente leria!
Por isso achei essa campanha tão legal!
Beijos
menina, não sabia disso não! E olha que tirei várias fotos com esses posteres!! rsrsrs Pena que demorei pra comentar aqui! :/
Oi, Vi.
Sem problema. Acho que a Campanha não tem prazo de validade!
Ainda vale a pena divulgar!
beijos